quarta-feira, janeiro 27

(Nerdices) 1° Joga Rio Preto

Oiii pessoal!! No último dia 17 de Janeiro, aconteceu o 1°Joga Rio Preto, Encontro de jogadores de Boardgames, na lanchonete do clube da APDC, organizado pelo grupo Cronologia Board Game, foi muito divertido, além de cobrir o evento, jogamos e revemos velhos amigos *---*


Já vamos começar agradecendo os apoiadores do evento
Mas vocês devem estar se perguntando, o que é, afinal, esse negócio de Boardgames? Bem a grosso modo nada mais é que jogos como War e Banco Imobiliário - só que não :P. Para uma melhor definição convidamos o Nilberto do Cronologia para tirar essa dúvida e contar um pouco mais para a gente sobre o evento.

Entrevista com o Cronologia Board Game
Poyo: Poderia falar um pouco mais sobre o Boardgames para quem não conhece?
Cronologia: Claro! Os jogos de tabuleiro modernos ou simplesmente "boardgames", não são necessariamente modernos, basicamente são aqueles criados baseando-se num tema, e na grande maioria das vezes é assinado por um autor ou pela equipe de uma editora. O boardgame moderno mais conhecido infelizmente é o Monopoly (mas a maioria conhece como Banco imobiliário por aqui). Digo infelizmente pois ele definitivamente não é o melhor exemplo de boardgame divertido, existem milhares de opções para os mais variados gostos, então risque Monopoly da sua lista (pode riscar o WAR também rs), existe todo um mundo de jogos que talvez você não conheça, mas que é capaz de agradar a qualquer pessoa de qualquer idade.

Poyo: Pode nos contar um pouquinho mais sobre o Cronologia?
Cronologia: O grupo/blog Cronologia Boardgame surgiu no começo de 2013, era apenas um blog para conteúdo, mas felizmente graças ao blog fomos fazendo novas amizades atraindo novos jogadores e hoje somos um grupo relativamente grande (tem muito espaço pra crescer ainda), o acervo somado dos membros do grupo é um dos maiores que você pode encontrar por aqui na região, e se você não tem um jogo não precisa se preocupar será muito bem vindo pra jogar com a gente as mesas estão sempre precisando de mais um (desde que você não seja um maluco, psicopata, assassino ou qualquer derivação disso rsrsrs).

Poyo: E como surgiu a ideia de fazer um evento?
Cronologia: Já faz um bom tempo que o evento vem sendo planejado para ser focado no público jovem, adulto e idosos também. O principal objetivo é reunir os jogadores de todo a região (que sabemos serem muitos e que muitas vezes ainda não se conhecem) e também mostrar os jogos modernos para aqueles que não conhecem.
Ficamos surpresos com o resultado do evento, o pessoal parece ter gostado bastante, já estamos até planejando o próximo, queremos tornar isso periódico e cada vez melhor, afinal apesar do enorme trabalho que isso dá com certeza nos divertimos muito também rsrsrs.

Agora vou deixar com você algumas fotos do encontro o/

Quem apareceu por lá, além de poder comprar vários jogos disponíveis do Dwarf Store e do DMB Game Club. Pode jogar de graça vários títulos, tanto nacionais quanto importados, com monitoria para explicar as regras.

Ninguém ficou desamparado, e os meninos estavam sempre dispostos a ajudar

E o pessoal se divertiu demais.

Olha só a Carol aqui do Poyo aprendendo a jogar Quartz.

Também teve o  campeonato de Krossmaster, jogo super fofo de estratégia onde cada participante monta um time com miniaturas de personagens com alguns poderes e tem que derrotar o inimigo. 

É possível jogar on-line, mas a graça é colecionar os bonequinhos :3 olha só o cuidado que os meninos tem, o jogo parece ser super estratégico, e...

... até a Dani, que não faz nem ideia de como joga, comprou uma 'fofurinha' para ela XD

Outra atração que foi um sucesso foi o playtest do RPG PSY*RUM, acabava uma sessão e já começava outra! Gostoso saber que foi super bem aceita a proposta.

O jogo mais pedido foi o lançamento da Grow aqui no Brasil do jogo Card War - Adventure Time, sim, é hora da aventura, foi baseado em um episódio do desenho! É bem semelhante ao card game Magic, e Summoner Wars, onde o jogador tem um baralho de cartas com habilidades e um terreno (uma carta que fica na mesa).

E a Dani, só ficou batendo foto? Não, também brincamos um pouquinho, está vendo o vermelhinho ali na foto? É o bandido mais maluco do pedaço, distribuindo pipoco e socos a torto e só a torto mesmo XD. E o Rosa da Carol que não atirava em ninguém mas que também ninguém acertava! O jogo é super divertido, todos jogadores são ladrões de trem de filmes de faroeste, e cada carta representa a ação dos personagens, o divertido é que é escolhido todas as ações para depois realizar cada uma delas, e as vezes as coisas não saem como o planejado, soco no ar, o Xerife move, muitas risadas na mesa! Detalhe, além de divertido rápido e fácil, é muito bem feito, esses vagões montados de papel e o cenário são um charme a parte.

O evento foi um sucesso, superando até as expectativas, em dado momento todas as mesas estavam ocupadas com diversos jogos. 

 Parabéns pessoal do Cronologia, e que venha mais eventos.

E, especialmente para os que estão em Rio Preto e região, não deixe de seguir o Cronologia nas redes sociais para ficar por dentro das Jogatinas promovidas pelo grupo.

E aí pessoal, o que vocês gostam de fazer quando estão livres? Já conheciam os Boardgames? Se não que tal conhecer algo novo e se surpreender em quanto pode ser divertido? Nos conte e vamos bater papo aqui nos comentários, até próxima o/

5 comentários:

  1. Olá!
    Eu gosto muito de jogos de mesa, mas nunca teve nada desse tipo por aqui na minha cidade! até porque ela é muito pequena. Achei bem bacana as suas fotos, e você deve ter se divertido muito!
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Ola que encontro bacana hein, ainda mais para quem ama esses jogos, eu gosto e jogo com minha filha de vez em quando, são ótimas distrações e diversão garantida. Adorei as fotos do evento, meu pai mora próximo a Rio Preto. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Deve ter sido bem legal, para encontrar pessoas e bater um bom papo. Eu não gosto muito de jogos, já gostei no passado rs
    AS fotos ficaram ótimas, mostrando a diversão garantida.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  4. Nossa que bacana Carol :)
    queria tanto que ocorressem eventos como esse aqui na minha cidade ou ao menos nas redondezas... Acho isso tudo muito bacana e fiquei bem curiosa quanto a alguns desses jogos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi! Adorei a entrevista, e gostei bastante desse evento parece muito divertido. É lamentável que aqui na minha cidade não ocorrem esses tipos de eventos, pelo menos eu nunca ouvi falar de um ou algo parecido.

    Gostei do blog e já estou seguindo! :D

    http://espacogiih.blogspot.com

    ResponderExcluir