quinta-feira, novembro 8

Bullet Journal, o que é, do que se alimenta, como se reproduzem?


Olá galera, tudo bem?

Hoje o nosso post vai ser bem diferente do que vocês costumam ver por aqui, e já vai ser uma preparação para uma nova fase do nosso Blog, mas isso falaremos mais para frente. Bom então do que vamos falar por aqui então?


@rydercarrol

Vamos falar do famosos Bullet Journal, ou Bujo, para os íntimos rsrs, para quem segue a Dani no Insta, já sabe que ela é entusiasta do gênero há um bom tempo, e agora resolvemos trazer um pouco desse conteúdo aqui para o blog.

Outra página do método original criado por Ryder Carrol
(log mensal)
Mas porque falar disso agora? Bom o mês de novembro costuma ser o em que a comunidade aficionada por Organização/Produtividade abre a temporada de organização do próximo ano, é a época ideal para ver o que ainda dá para fazer esse ano e planejar o próximo ano, as famosas metas e resoluções de ano novo, é justamente em novembro que começa a pulular nas redes posts no estilo "porque não consigo cumprir minhas metas" e coisas do tipo.

Também acho uma boa começar o Bujo nessa época, porque você vai montar as primeiras páginas do caderno com mais tranquilidade, ainda mais para quem é iniciante e quer colocar tudo aquilo que vê nas comunidades de fotos em de uma vez só.

Então resolvi começar essa série agora justamente para te dar um conselho importantes, Comece pelo Básico.

acervo pessoal
Sei que o método é explicado a exaustão por diversos blogs, especialmente aqueles que não podiam deixar passas a modinha, mas depois somos bombardeados de imagens deslumbrantes de verdadeiras obras de arte em formato agenda, fazendo com que muitas pessoas se sintam intimidadas, e sem criatividade (WTF precisa de criatividade para fazer uma lista de tarefas a fazer no dia?), então resolvi resgatar a origem do Bujo.

acervo pessoal
O método foi criado por Ryder Carroll, ele se sentia incomodado de ter que usar várias agendas para cada papel da vida e as vezes aparecia uma oportunidade de trabalho em um ambiente de lazer e ele anotava em uma agenda pessoal e acabava esquecendo porque não havia anotado na agende de trabalho, o Bullet Journal surgiu como uma forma de anotar tudo em um lugar só, então ele criou um método para organizar essas informações nesse caderno que são divididas em 5 seções:

  • Índice - para saber onde informações importantes estão;
  • Key/Legenda - para saber o que significa os símbolos escolhidos por você;
  • Future log - para eventos pré-agendados no decorrer do ano;
  • Log Mensal - para eventos pre-agendados no decorrer do mês
  • Log Diário - a lista de tarefa diárias, que também pode servir como diário, anotando observações sobre o dia e as tarefas concluídas.
Não se preocupem que falarei deles detalhadamente no decorrer da série de posts sobre o bujo.


acervo pessoal

O pulo do gato do sistema são os bullets, os símbolos que você coloca na frente de cada informação, para dizer se aquilo é uma tarefa, um evento, uma observação, se é prioridade, etc, etc.

Dani, mas não tem só isso nos Bujo do Pintrest ou do Instagran, essas páginas de Habbit Tracker, assistidos, lidos, rastreador de tudo quanto é coisa, são adições feitas ao método, e isso você pode ir acrescentando com o tempo a medida que que você precise ou pegue confiança.

O que eu preciso para começar?
De um caderno (absolutamente qualquer um) e uma caneta (também qualquer uma), só.

Essencial quando comecei
o metodo
Mas eu queria elaborar um pouco mais?
Então invista no que achar melhor, mas acho melhor começar pelo básico, para não gastar com coisas caras que vão ficar sem uso depois.

Mas, e você Dani, o que usa?
Uso um Caderno quadriculado, o mais barato que eu conseguir encontrar no comercio, uma caneta nanquim 0.05 Uni Pin Fine line, lapiseira (preciso rascunhar antes), borracha. Basicamente isso, ultimamente, depois de quase três anos de uso, comecei a usar Washitape e caneta marca texto, para enfeitar, também uso adesivos e figuras que imprimo, ou boto a mão torta para desenhar um doodle.

Nossa, tem um monte de coisa aí que não faço ideia do que seja, Washitape, Doodle, Habbit Tracker?
Calma pessoal, vou explicar tudo isso no decorrer da série também, por isso convido a todos a nos acompanhar e se você não quiser fazer um pelo menos o tal Bujo vai deixar de ser um bicho de sete cabeças.

Aqui mostro o ultimo log mensal que fiz, com colagem, lettering (false caligraph), as fitas são as whashi tape.
Para finalizar vamos deixar um presente para vocês, uma Lettering (outra palavrinha complicada dos bujo) com os meses do ano para você começar seu Future Log.


11 comentários:

  1. Post super explicativo!
    Eu adoraria ter paciência pra fazer um, mas sou muito ansiosa, e isso dificulta muito.

    ResponderExcluir
  2. Amo Bujo, já conhecia bem como funciona e amei como você explicou, de forma clara, bastante objetiva. Para mim, acho difícil de se adaptar, mas isso tem a ver claro com a maneira como eu particularmente prefiro me organizar. Porém, acho Bujo super legal e uma opção muito válida, mesmo para quem não é muito experiente com os doodles ou lettering.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Os cadernos que você mostrou são muito bonitos e tal, mas acho importante ressaltar que é preciso manter um equilíbrio na estilização também. Não da para gastar mais tempo anotando uma tarefa do que o tempo que você vai levar para fazê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, por isso estou trazendo as fotos do criador do método, que são as duas primeiras, para mostrar que o método é simples, a pate da decoração é mais terapêutica que funcional, o importante mesmo é só anotar o que você precisa fazer no dia seguinte.

      Excluir
  4. Eu não tenho muito paciência, mas acho lindo que usa, é uma maneira super criativa de se organizar.

    ResponderExcluir
  5. Interessante, não sabia disso, mas qualquer forma de organização é válida, alguns se adaptam melhor escrevendo/desenhando o que tem de fazer, outros não. O importante é usar o método que funcione, só assim para dar conta de todas as atribuições do mundo moderno.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei a ideia! Nunca tinha ouvido falar do Bullet Journal, mas eu sou uma grande fã do Planner para me organizar. O que gostei do Bullet, é que ele com certeza vai sair muuuito mais em conta do que o Planner e ele seria feito totalmente por mim.
    Vou acompanhar as próximas lições para ver se faço o Bullet para 2019, em vez de gastar uma fortuna com o Plannet.

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani, tudo bem?

    Sou apaixonada pelo estilo de organização do Bujo, mas como não sou uma pessoa dedicada e organizada, tenho consciência de que o abandonaria na primeira semana, por não ter saco de ficar fazendo todos os detalhes. Tentei me adaptar com o planner e também não funcionou, acho que sou da época das agendas mesmo haha
    Espero que tenha mais lições de como organizar o Bujo, creio que vá ajudar muitas pessoas. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amo o Bujo, mas ainda não ganhei coragem para criar o meu. Adoro a dedicação que quem os cria tem, a forma como os organiza e tudo é tudo e tudo.
    Este ano comprei um planner para iniciar em Janeiro. Espero me organizar, mas o bichinho do Bujo continua cá.
    Vou guardar este post e todos que você fizer sobre o tema e pode ser que para o ano ganhe coragem.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  9. É um estilo de organização que demanda paciencia. Mas o resultado deve ser ótimo.
    Sou do blog virulência mental.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo postagens assim, bem organizadas e explicativas.
    Eu ja tive super problemas com misturar compromissos de agendas e acabar perdendo alguns eventos.
    Estou curiosa para saber mais e mais sobre.

    ResponderExcluir