segunda-feira, janeiro 11

(Dicas) #12 Não-Ficção


Olá pessoal,

Hoje temos mais dicas aqui no Poyo, e dessa vez o tema é Ler uma Não-Ficção, então já escolheram uma?


As não-ficções são bem amplas como já falei lá na revelação e, para falar a verdade, escolher dicas de livros dessa categoria foi um pouco difícil para mim por que eu não leio muitos livros dessa categoria ultimamente. Quando estava na escola lia bem mais, mas com o tempo fui abandonado, então fiz uma seleção mais clássica.

Então vamos as dicas:

Confissões - Santo Agostinho
Escolhi esse livro por que ele junta auto-biografia e filosofia em um único livro, e também por que ele ditou todo pensamento deu um tempo, nunca li esses pensadores que formaram as bases de uma religião, e como sou uma estudiosas das culturas, acho que deveria ler pelo menos um deles, né?

Sinopse
Uma das mais belas e intrigantes obras de Santo Agostinho, Confissões envolve filosofia, razão e religião. A fé suportada pela razão é o que encontramos neste livro. O confronto entre a razão e a fé, onde uma comprova a existência da outra, fundindo-se em uma só linha de pensamento. Santo Agostinho foi o primeiro filósofo a refletir sobre o sentido da história e tornou-se o arquiteto do projeto intelectual da Igreja Católica. Obra de extraordinária riqueza, antecipa o cartesianismo e a filosofia da existência e funda a filosofia da história.


Assim Falou Zaratustra - Friedrich Wilhelm Nietzche
Gente não sou fã de filosofia, aliás não tenho a mínima paciência, sei lá esse povo que senta na cadeira e fica ali pensando no mundo como ele acha que devia ser, isso eu já faço o tempo todo, mas tem alguns que até falam coisas que fazem sentido, acho que filosofia é algo muito pessoal, existe autores para todos os gostos e ideologias, escolhi Nietzsche por ser Nietzsche

Sinopse
Após dez anos de isolamento na montanha, Zaratustra decide voltar ao convívio dos homens, a fim de passar adiante o fruto de sua contemplação e anunciar a vinda do "Übermensch", ou "super-homem". A tarefa do profeta, contudo, será tortuosa, pois poucos são os eleitos e muitos os seus inimigos.
"Assim falou Zaratustra" é um romance filosófico em que Nietzsche toma o nome do sábio persa criador do Zoroastrismo para esmiuçar algumas das questões fundamentais de sua obra, tais como a auto-superação e a necessidade de se libertar de qualquer força que iniba ou limite a vida e a vontade do indivíduo
Nietzsche é tão influente como controverso. Sua crítica à moral e aos valores judaico-cristãos — um dos aspectos mais marcantes de sua obra — não raro desperta a hostilidade de leitores e estudiosos. Contudo, suas contribuições marcaram decisivamente o pensamento ocidental e são leitura obrigatória para qualquer interessado em filosofia.


Sabres e Utopias - Mario Vargas Lhosa
O autor ganhador do Nobel de literatura é famoso por suas ficções, mas ele escreveu esse ensaio (que faz parte das não-ficções) onde ele fala de diversos assuntos de forma cítica. O nome da obra já da uma ideia do que se trata o livro

Sinopse
Nos artigos reunidos neste livro, o autor fala sobre os mais diversos temas - política, direitos humanos, literatura e artes plásticas, economia e história. Acima de tudo, Vargas Llosa se mostra um defensor aguerrido da democracia e da liberdade. Ele ataca tanto os regimes militares de direita, corruptos e violentos, quanto as ditaduras de esquerda, que prometem utopias mas entregam somente repressão e autoritarismo. Com respeito ao Brasil, ele faz análises sobre a situação política, com críticas à relação entre Lula e Fidel Castro, e constrói relatos sobre grandes nomes da literatura - como Euclides da Cunha e Jorge Amado -, em textos selecionados especialmente para esta edição.


Uma Breve História do Mundo - Geoffrey Blainey
Gente sou apaixonada por história, especialmente as dos primórdios da civilização, aprender como os povos começaram a se estabelecer e foi se moldando ao longo do tempo até chegar ao que é hoje.

"É como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento", afirma o Prof. Geoffrey Blainey, um dos mais aclamados historiadores da atualidade. Em Uma Breve História do Mundo, o autor faz um balanço da fantástica saga da humanidade, magistralmente compilada desde seus primórdios até os frenéticos dias em que vivemos.
Sem jamais perder o foco, Blainey vai mais além: descreve a geografia das civilizações e analisa o legado de seus povos. O leitor deve se preparar para uma viagem inesquecível: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios.
Uma Breve História do Mundo vai entrelaçando a história de um povo a outro, de forma didática e vibrante. Distante de formalismos, o livro instiga e envolve o leitor página por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos levaram aos dias de hoje.




Entendendo Jung: Um Guia Ilustrado - Maggye Hyde e Michael MacGuinness
Carl Jung, discípulo de Sigmund Freud, nesse livro ilustrado sobre a vida dele e suas questões sobre a religião e sobretudo sobre a alma humana, uma leitura muito didática e rica de conhecimento. Como adoramos histórias em quadrinhos e criar histórias é uma grande fonte para conhecer os arquétipos na construção de um personagem.

Sinopse
O livro conta também o início, meio e fim da amizade de Jung com Freud. Este não admitia discordância de suas conclusões, não estava aberto a outras possibilidades. Por isso, houve a cisão com seu amigo Jung, que compreendia que a psique humana estava fundamentada em outras coisas além da sexualidade.
Assim, Jung enveredou pelo estudo dos significados dos símbolos, dos mitos e das tradições divinatórias da humanidade. Desenvolveu uma verdadeira "psicologia mística". Para diferenciar seu método da psicanálise freudiana, Jung o denominou psicologia analítica.
A abordagem de Jung atraiu muitos seguidores, principalmente mulheres que eram ex pacientes. Parece-me, aqui, que isto coincide com aquela afirmação comum a místicos e espiritualistas, de que a espiritualidade possui um caráter feminino.



Osamu Tezuka: Uma biografia em mangá - Toshio Ban
Nessa biografia em 4 volumes em histórias em quadrinhos no estilo japonês, conta toda a trajetória do desenhista que é considerado o "pai do mangá moderno". Nessa coleção vemos a dedicação e como ele deu duro para conquistar tudo o que ele conseguiu, e também sobre as suas malandragens para cumprir os prazos super apertados.      

Sinopse
O livro é uma biografia, e conta o começo da vida de Osamu Tezuka, autor de mangás e animês que conjuga características raras de se ver em um artista: é pioneiro de diversas técnicas, revolucionou uma linguagem e, depois disso e de tantos anos, continua ostentando o título de ser o maior de sua arte.


O que não falta são opções, se tiverem mais, podem comentar, e quais livros já leram com esse tema?
Até a próximas, bjos o/

36 comentários:

  1. Ola gostei das dicas e irá me fazer sair de minha zona de conforto, o que mais me chamou atenção foi Osamu devido a ser uma Biografia em estilo Mangá, que sai bem do usual. Os demais não chamaram tanto minha atenção. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Nossa, já li tantos livros não-ficção que vai ser difícil falar todos! Um que eu gostei muito foi o que conta a história do Hawking. :) Desses listados, interessei-me por "uma breve história do mundo".

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    As dicas são ótimas, mas é um gênero que não me atrai. Eu gosto mesmo é dos livros de ficção, aqueles que envolvam bastante romance. Já li alguns livros de não-ficção e eles não me conquistaram, por isso que não persisto neles.
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Bacana esse post como eu sempre falo que é um desafio ler um livro cono essés porque é uma forma de sair da minha zona de conforto.
    Adoro as dicas do seu blog, e de todos gostei do Ozamu.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniele, tudo bom? Olha, taí um gênero que é muito difícil eu ler. Acho que dos que você citou, o que talvez desse pra ler é o "Uma Breve História do Mundo".
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom esse não é um gênero que me desperte interesse mas eu sei reconhecer quando um livro é bom, mesmo que ele não me interesse. Mas dessa vez, infelizmente, nenhum desses me chamou atenção e passo as dicas, mas provavelmente tem uma galera que vai gostar bastante.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu não sou muuuito fã de não-ficção, li muiiito pouco porque eu não consigo me envolver muito na leitura. Eu gosto de ser parte da história e com esses eu não consigo. Mas estou a meta desse ano de sair da zona de conforto. E espero fazer isso em breve!
    Dicas são sempre bem vindas! Obrigada :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esses livros não chamaram minha atenção, sei lá... Quando o assunto é não ficção prefiro biografias como o livro do Renato Russo que estou doidinha para ler!
    Um beijo e fica para a próxima dica!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Super pertinente seu post. As vezes fico querendo revezar um romance com algo real e nem sempre tenho boas indicações. Anotei todas e já sei o que vou ler quando estiver afim de uma leitura real!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga sinceramente eu não leria nenhum dos livros que tu separou
    Eu acho que não faz muito bem meu gênero viu?!
    Eu estou em outra fase também, mas mesmo assim gostei das dicas.
    Me parece que muita gente vai gostar do gênero e de alguns livros.
    Mas eu mesma pessoalmente não curto muito, por isso eu passo rs


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-pandemonio.html

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    para falar a verdade, não curto esse gênero rsrs é muito difícil para mim!
    Lá no meu blog, tem uma colaboradora que só faz resenha desses livros, vou mostrar o post para ela e quem sabe temos uma resenha de um desses.
    Obrigada pelas dicas.
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Não sou fã de livros Não - Ficção,e confesso que não me interessei por quanse nenhum deles o único que me chamou atenção foi Uma Breve História do Mundo,pois assim como você me interesso bastante por esse tipo de leitura..de imaginar como foi determinada civilização o que eles fizeram como viviam e tal.. esse acho bem bacana :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamento-de-janeiro-editora-arqueiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei esse post e os livros que colocou como indicação. Eu gosto bastante de Nietzche, e adoro esse livro. Mas concordo que filosofia não é pra todos, eu mesma demorei muito tempo pra me interessar. Eu ainda não li, mas estou com muita vontade desde o lançamento é o Uma Breve História do Mundo. Já peguei na mão várias vezes, mas ainda não comprei. Os outros eu conheço mas não cheguei a ler.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniele.
    Não o hábito de ler não ficção, e assim como você li mais na época da escola mesmo.
    Mas o livro uma breve história do mundo está na lista de desejados, a proposta dele é interessante.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  15. É bem raro eu ler livro não ficção, eu foco em ler livros de auto ajuda, já tentei ler biografias mas não consegui ler não.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Muito obrigada pelas dicas!
    O livro sobre Santo Agostinho foi o que mais me chamou atenção, e o que eu leria desses que você apresentou. Eu leio não ficção, mas não são todos que acabam me agradando.
    Gosto mais de estórias reais e emocionantes, mas como Santo Agostinho é bem espiritualizado, acho que me daria muito bem com esse livro.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  17. Eu geralmente não curto não-ficção, é um gênero que não me atrai. Pode ser que tenha algum livro que mude isso, mas os que você citou nenhum me atraiu. Mas ótimas dicas!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Essas dicas são ótimas para quem não ler livros desse tipo, acho isso necessário para sair da zona de conforto e tal. Sei que Uma Breve História do Mundo deve ser bem interessante e enriquecedor. Foi o que mais gostei.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Ultimamente, eu não sinto o mínimo interesse em ler um livro não-ficção.
    Eu não consigo me envolver com a estória.
    Acredito que para quem goste esses livros são uma boa dica, como não é meu caso deixarei passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olha embora tenha gostado muito das dicas acho que não leria nenhum dos livros citados por você, pois realmente não fazer meu estilo sabe.

    ResponderExcluir
  21. Uma breve história do mundo foi o livro que mais me chamou a atenção. Não sou muito de ler não-ficções . Sei lá, acho que sou meio avoada mesmo e gosto de me enfiar nas fantasias e ficções kkk Mas adoraria ter a oportunidade de ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adoro livros assim. Assim Falou Zaratustra é um dos livros favoritos do meu namorado, ele me deu pra ler e espero gostar! Jung eu estudei na faculdade e não apreciei muiito a teoria dele. Acho que as teorias sobre subjetividade humanas são todas potencialmente verdadeiras, mas algumas a gente se identifica mais do que outras. Enfim, fiquei até com vontade de ler esse guia ilustrado sobre ele!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que também não sou muito de ler não-ficções, adoro ler uma fantasia e romance, e acabo ficando muito presa nesses livros do gênero.
    Mas se fosse escolher um pra ler, seria...Uma Breve História do Mundo, pois gostava bastante de história quando eu estudava.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não sou fã de não-ficção pois não consigo me conectar com a história e nem consigo me sentir atraída por nada do gênero. Sei que sair da zona de conforto trás sempre um grande aprendizado mas dessa vez vou deixar a dica passar, quem sabe em outro momento, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Daniele, para ser sincera eu não li e não me interessei em nenhum desses livros, eu raramente gosto de algum que seja não-ficção, mas talvez um dia eu dê uma chance a eles.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Eu não gosto de livro de Não-Ficção porque gosto de livros diferentes da realidade. O meu objetivo na leitura é conhecer pessoas novas e mundos novos e a Não-Ficção não me trás isso. Para mim a leitura é monótona e chata.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. Gente do céu, um de não ficção acho que leria um biografico, esses que você citou eu tentei o Zaratrusta, mas achei muito chato , sinceramente, não vou fingir que amei para me fazer de cult...kkkk
    O livro que mais me atraiu dai foi a da História do Mundo, mesmo assim não é minha praia não, hahahah.
    Boa sorte Dani.
    Beijos
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Tenho sérios problemas com não-ficção! Não consigo me apegar de maneira alguma aos livros, a leitura não me prende e me lembra mt minha época de fundamental em Colégio, eramos obrigados a ler e depois fazer um redação! Realmente não pretendo ler livros do tipo!

    ResponderExcluir
  29. Oi Daniele!
    Não é de costume pra mim ficar lendo não ficção, apesar do gênero ser amplo.
    Acho que o que falta é aquele primeiro livro pra me apaixonar!
    Sobre suas sugestões, acho que vou dar uma olhada em Uma biografia em mangá, me interessei :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Dani,
    Eu quase nunca leio não-ficção então os livros citados por ti só conheço de ouvir falar.
    De todos o que mais chamou minha atenção foi Assim Falava Zaratustra. Depois de ter filosofia na faculdade fiquei bem apaixonada.
    Para não-ficção gosto de ler histórias mais pesadas ou que narram acontecimentos chocantes. Há um da editora V&R, chamado Garota Oculta, que fala sobre uma menina escrava e quero ler faz tempo.
    Também li O Último Trem de Hiroshima e foi horrivelmente triste e chocante. Mas valeu a pena cada lágrima.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Não sou muito fã de não-ficção, mas me interessei pelo livro de história haha Sempre gostei da matéria na escola, e continuo interessada até hoje. Sobre os de filosofia: passo longe.
    Adorei o seu post, sempre bom contar com dicas de outros gêneros :)
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Os três primeiros livros são parte da minha lista de compras literária, como professora Estudei muito Santo Agostinho e tenho muita vontade e curiosidade de saber mais sobre a vida e os feitos para a educação que ele fez .
    Os demais livros são de autores consagrados e gostaria muito de ter a oportunidade de lê-los.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Acho que estou a muito tempo na minha zona de conforto, o mais curioso é que eu sai da minha zona de conforto lendo livros sobre doenças e dramas e agora minha zona de conforto se tornou muito mais ampla. O.O Não ficção é um gênero que não leio, acho que nunca li um livro que não fosse ficção, mas vendo suas indicações percebi que posso achar alguns dentro de período históricos e dessa forma a leitura não se tornará cansativa, pois gosto muito de ler sobre história.

    Beijos e até logo! Anotando as suas dicas. :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Dani!
    Apesar de o gênero não-ficção não ser um dos meus gêneros preferidos, eu quero muito ler "Assim Falou Zaratustra", já até tenho ele aqui em casa, falta só criar coragem para ler, porque apesar de ser um livro pequeno a linguagem dele é bem pesada e um pouquinho cansativa.

    Beijos1

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    eu não conhecia nenhum dos livros que você indicou. Na verdade não gosto desse tipo de história. Mas pra quem gosta deve ser livros maravilhosos.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir