segunda-feira, janeiro 30

(Resenha) #29 Mil dias na Toscana

Título: Mil dias na Toscana
Autor: Marlena de Biasi
Gênero: romance, autobiografia romanceada

Desafio #29 Livro que se passa em um lugar que quer conhecer

Olá galera, nosso desafio nos pediu para ler um livro que se passa em um lugar que queremos conhecer, e eu quero loucamente conhecer a zona rural da Itália, então escolhi um livro que se passa na encantadora Toscana.
"(...) Este lugar com 200 almas é uma bom ponto para recomeçar. O Lugar, as almas e agora nós perdidos no tempo. O lugar, as almas e agora nós agarrados a um antigo pedaço de terra no qual a Toscana, a Úmbria e o Lácio se encontram. Ouço Fernando se remexer nas coisas, tropeçar nos caixotes restantes. Ele está cantando e os sons que produz são muito doces."
San Casciano dei Bagni
O primeiro livro, Mil Dias em Veneza, acaba com Marlena e Fernando indo para a Toscana, e esse livro começa com eles indo para a Toscana, mas Marlena não está muito feliz, os três anos que ela passou em Veneza fez ela aprender a amar a Perola do Adriático, e logo na mudança o casal passaram por um perrengue, as pessoas que estão fazendo sua mudanças são imigrantes ilegais, e a polícia os para, mas os policiais concordam em deixar a mudança terminar escoltando-os até sua nova casa.

Chegando lá, enquanto eles levam a mudança para dentro da casa, uma pessoa da Vila resolve ajuda-los, então apareceu mais outro, e mais outro, e uma grande festa começou, onde Marlena irá conhecer pessoas muito importantes em sua vida. Gente, com uma recepção dessa como não se apaixonar pela Toscana.
"A conta dos aperitivi, bruschette, pelo menos 150 flores fritas, salame, prosciutto, no mínimo dois quilos de pici e um rio de vinho tinto é mais barata que um almoço rápido para duas pessoas no Harry's Bar. Há uma enorme diferença de custo de vida entre o campo e a cidade. Fernando e eu tentamos tranquilizar Vera quando Barlozzo entra."
Banhos Romanos perto do vilarejo de San Casciano
Eita livro que dá fome, Marlena, antes de começar a escrever romances, era chef (acho que na verdade ela continua sendo) e crítica de restaurante, então o que você pensar sobre comida, vai ter por aqui, incluindo receitas no fim de alguns capítulos. Temos várias aventuras gastronômicas pelo livro, como a colheita de uvas que o casal participa, a colheita de castanhas, azeitonas, e é dessa forma que vamos conhecendo vários locais lindos, e o povo sofrido, mas alegre do lugar.

Mas o livro não é só isso, através de Barlozzo, conhecemos um pouco da história do lugar, (e talvez de toda a região rural da Itália) pessoas pobres, camponeses explorados pelos nobres, que não tinham nada, se vê a caminho da Guerra e ao voltar, se encontram talvez até mais miseráveis do que quando estavam no front, e como esse sentimento moldaram grande parte das pessoas dos vilarejos, que prontamente abandonavam suas casinhas onde se amontoavam com a família, para se amontoarem em prédios padronizados.
Um dos locais que Marlena e Fenando conheceram o Monte Amiata
"- Portanto, a vida, por definição, é efêmera - continua o duque. - Toda energia que gastamos tentando concertá-la, torná-la segura, salvá-la e protegê-la nos deixa muito pouco tempo para viver. A dor, a morte ou qualquer outra praga não nos poupa porque somos cuidadosos,porque temos seguro ou, Deus nos livre, poque temos dinheiro o suficiente. Muito bem. Então, como entendemos exatamente como queremos viver, como queremos gastar nosso tempo"
Além da história de Marlena  e Fernando continuar daquela forma que já vimos no livro anterior, com Fernando tendo suas crises de humor (vou chamar de fernandices, porque o meu é do mesmo jeito) Marlena deu um basta, quer ficar emburrado, tá? Só não me enche o @#$%. Mas a parte mais bonita do livro é a história paralela entre Barlozzo e Floriana, gente que história mais sofrida, digna dos romances dramáticos.
"- Que a vida é um mistério maravilhoso e aterrorizante."
Indico para todos que gostam de uma boa história de dia a dia, com muita informação sobre um lugar lindo, com muita comida e com um romance triste de fundo.

21 comentários:

  1. Ah, Toscana! Também sonho em conhecer, na verdade, ir primeiro até Florença. Ainda não li este livro, acredita? Só conhecia o de Veneza, não sabia sobre este que você resenhou. Obrigada, vou procurar por ele! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh que legal! Adoro livros que mostram um pouco de locais diferentes!

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi! Tudo bem?
    Eu li "Mil dias em Veneza" há alguns anos e confesso que não gostei muito, viu?! Não lembro de muita coisa, mas lembro que o ritmo de leitura foi extremamente lento, com poucos diálogos e excesso de descrições.
    Acho que a única coisa de que gostei mesmo, foi das receitas ao final do livro.
    Uma coisa que me animou em relação a "Mil dias na Toscana" foi o fato de Marlena dar um basta em Fernando. O humor inconstante dele me deu nos nervos desde o livro anterior.

    Parabéns pela resenha, mas acho que ainda não estou con saudades desse casal rs.

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  4. Hello!
    Não conhecia esse livro Mil dias na Toscana e ja vi que tem coisas lindas e meio chatinhas hehe.
    Foi otimo ler sua opiniao aqui, ainda nao sei se leria o livro, mas morri de rir de vc falando "fernandices" hahaha.
    Não é mto o tipo de livro que leio,m as foi bom conhecer mais aqui.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Itália que berço de História e de muitas aventuras da Humanidade.

    Li muitos livros que se passam na terra do macarrão e do pão que sempre associo o país a culinária haha.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Só de ler sua resenha já me bateu aquela fome rsrs
    Adorei saber suas impressões e a leitura parece ser bem divertida, além de conter uma ambientação muito rica em detalhes de um lugar maravilhoso que um dia espero conhecer.
    Gosto de romances com um leve toque de drama e acho que esse segundo volume me agradaria mais do que o primeiro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    O enredo do livro parece ótimo! Essas histórias que nos fazem viajar por outros lugares são uma delícia! E bom... também adoro cozinhar.
    Quem sabe não dou uma chance ao livro futuramente.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani
    Sabe que adoro livro que abordam bem o lugar que temos como pano de fundo? As comidas, entre outras coisas. Acho que é a primeira resenha que leio desse livro gostei muito. Parece ser ótimo. Que bom que gostou tanto.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas só de falar que tem receitas, já sei que vou ficar com vontade.
    Gostei dessa dica, e fiquei curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oiiii!

    EU não conhecia esse livro ainda mas gosto desses enredos mais do dia a dia e gostei da resenha!
    Parece ser um livro envolvente e que nos faz viajar, o que é ótimo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter achado a premissa interessante não é um livro que eu leria. Não por agora pelo menos. Mas gostei da sua resenha. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Nossa, fiquei imaginando o local e morar lá rsrsr Deve ser uma delícia. Gostei da premissa do livro, deve ser uma leitura bem gostosa, legal saber que tem receitas que podemos testar. E toda história na Itália tem aquele ar romântico né. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  13. O que me chamou atenção no livro além dessa linda capa, foi as cenas destacadas em sua resenha, como chef e crítica une comida e um lugar lindo, não conhecia o livro e já deixei a dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Nossa confesso que talvez não leria esse livro. Ele é meio interativo? Apesar de falar dia a dia e de lugares, não me interessei na premissa. Deixo a dica passar!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O que mais me chamou atenção nesta narrativa, foi a chance de conhecermos um lugar completamente diferente. Adoro este tipo de leitura, e de como temos tão bons casos na literatura, da mistura de romance e conhecimento. Pretendo ler o livro logo logo.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Adoro romances biográficos, ainda mais quando tem comida no meio! A vantagem de livros assim é que dá vontade de viajar por todo o mundo. Adorei a resenha e agora to com fome por causa dela hahaha

    ResponderExcluir
  17. Puxa! Adorei sua resenha. Na verdade, eu me senti lá. Deve ser maravilhoso passar uns dias na Toscana, benbendo um bom vinho, queijos maravilhosos e apreciando o esplendor da zona rural italiana. Amei! Super anotado!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  18. Hi baby, tudo bem? não conhecia o livro mas pela sua resenha deve ser uma agradável leitura, com lugares inspiradores e comidas de dar agua na boca hehe! parabéns pela ótima resenha

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Ai Toscana... quem sabe um dia eu e você não vamos nos conhecer?
    Não conhecia os livros mas fiquei encantada com ele e já vou anotar em um bloco o nome e a autora para comprar e ler mais tarde e espero gostar tanto quanto você mostrou na resenha que gostou.

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Itália... uma país que certamente iria adorar conhecer! Achei muito interessante ter receitas nos finais do capítulo, com certeza iria morrer de fome lendo esse livro hahaha Adorei a resenha e a sua dica, espero poder ler muito em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oie!!
    Nossa não conhecia o livro, mas achei a premissa muito interessante... ah minha amada Itália!!! Como amo esse país.
    Achei a sua resenha muito bem escrita, entretanto, não sei, o livro em si não me chamou a atenção, então, vou deixar para a próxima.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir