sexta-feira, janeiro 27

(Resenha) Mil dias em Veneza

Título: Mil dias em Veneza
Autor: Marlena de Biasi
Gênero: romance, autobiografia romanceada



Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.
Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.
Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista.
Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando.
Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.
À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.
Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.


Eu tenho muita vontade de conhecer a Umbria na Itália, minha família veio de uma região bem próxima, e fuçando descobri um livro que contavam as experiencias de uma pessoa nessa região, mas o livro é uma continuação, por isso resolvi pagar esse que é o primeiro livro da série para ler antes.


O livro começa com Marlena chegando em Veneza, e ao contrário do resto do mundo, ela não parece nem um pouco impressionada, na verdade ela não parece nem um pouco com vontade de voltar a cidade. Mas sua indiferença está prestes a acabar, logo na sua primeira noite, jantando com amigos, ela recebe a ligação de um misterioso italiano.
"De fato, La Marangona continua em silêncio quando me posto diante da torre. Não me viro para olhar para a basílica que está bem atrás de mim. Não percorro os poucos metros até a grande piazza . Não estou pronta ainda. Pronta para o quê? Digo a mim mesma que é simplesmente impossível entrar naquele que é considerado o mais divino salão do mundo toda desarrumada e carregando uma mala quebrada. Dou meia-volta, pego o vaporetto seguinte na direção da estação e desço em Rialto. Por que meu coração está disparado? Ao mesmo tempo que agora Veneza me atrai, também desperta minha desconfiança."
Mercados de Rialto
Assim Marlena e Fernando se conhecem, de uma forma bem 'do nada', mas Marlena decide dar uma chance ao destino, pouco tempo depois é Fernando quem vai visitar Marlena em seu pais, USA,ela caba se apaixonando por ele, que já era apaixonado, pelo menos por sua imagem, já fazia um bom tempo, então os dois decidem se casar e viver em Veneza, assim ela abandona tudo e vai viver essa aventura.

A narradora do livro é a própria autora, uma chefe de cozinha e critica de restaurantes, e ela conta uma parte de sua vida, que é quando ela descobre o amor já na meia idade, e como jogou tudo para o alto para viver essa paixão, e também como foi viver em um local totalmente diferente do seu, a solidão, a cultura, a língua, e as pequenas(enormes) chatices de seu futuro marido.
"- Pegue esse amor com as duas mãos e segure firme. Ele só aparece uma vez na vida."
A Marela é uma chefe, como eu disse, então esse livro também é uma experiencia gastronômica, as vezes dava até fome, e também é um guia de Veneza, então se prepare para muitos detalhes sobre a cidade, sobre a comida, e todas essas pequenas coisas que podem irritar quem prefere mais ação, ou aqueles romances de pega-pega meloso,

Ai ai, eu acho que não teria essa coragem toda, ou teria? Mas sei lá, largar tudo, tudo mesmo, para viver uma paixão, e se de repente o cara vira um monstro, para onde eu vou voltar, acho que sou conservadora demais nesse sentido, eu gosto de segurança, e a menos que eu conheça muito bem a pessoa, não me colocaria na posição de ficar totalmente isolada dos meus parentes e amigos, ainda mais em meio a pessoas com uma cultura diferente da minha.
Lindo
"A travessia no Marco Polo demora 40 minutos, cruzando a lagoa e descendo o canal da Giudecca até a ilha chamada Lido di Venezia, a praia de Veneza. Há 1.300 anos, era ali que moravam os pescadores e agricultores. Hoje sei que é um balneário fin-de-siècle decadente que, em seus dias de glória, recebeu literati europeus e americanos que iam ali descansar e jogar. Sei que sua cidadezinha de Malamocco, outrora a aldeia romana de Metamaucus, foi sede da república veneziana no século VIII, que o Lido abriga o Festival de Cinema de Veneza, e que lá existe um cassino. E Fernando me contou tudo isso tantas vezes que sou capaz de imaginar a pequena igreja da cidade e, na minha mente, consigo ver sua singela fachada de pedra vermelha virada para a lagoa. Sei que Fernando morou no Lido quase a vida inteira. Quanto ao resto, ainda preciso descobrir."
Outra questão que achei bem pertinente é uma passagem que Marlena que voltar a cozinhar, e Fernando trata isso como se fosse um Hobby, isso acontece muito, quando eu falo que quero bordar, ou desenhar, ou fazer trabalhos em madeira, as pessoas nos olham com aquela pegunta no ar. Tá você faz isso nas horas vagas, o que você faz para viver?

Agora, só falando um pouco de Fernando, as vezes ele me lembrava meu Fernando, e sua mania irritante de me deixar falando sozinha, ou o jeito tosco de encerrar uma questão, eu tinha uma certa esperança que os meninos um dia amadureciam, mas vendo o Fernando da Marlena, acho que vai demorar mais do que eu imaginava XD. Mas pelo menos o meu Fernando parece mais carinhoso que o dela :P

Gostei muito do livro, ele me deu exatamente o que eu esperava, mas não é uma leitura para todos, para que não gosta de muitos detalhes, e trivialidades, acho melhor esperar.

13 comentários:

  1. Que bacana o livro, não conhecia mas já me interessei bastante pela história, parece muito boa! E sua resenha ficou ótima, parabéns!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Você disse Itália? Quero! Não o conhecia, mas acho super legal livros assim, que tenham uma pitada de realidade mas sem perder o romance... Ah, você falou que ela é chef. Agora to com fome... rs

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro ainda, confesso que não me deixou muito animada não. Parece uma história boa mas nada muito espetacular.
    Quem sabe no futuro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu uma história bem interessante.
    Só fico na dúvida se eu gostaria de tantos detalhes assim!!
    Vou pensar!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem??

    Não conhecia a obra, parece bem interessante, principalmente o fato de ter toques de autobiografia. Dica anotada...

    Beijos
    #BelGóes#

    ResponderExcluir
  6. Daniele,

    Essa história é linda. Resenha muito bem feita, estou encantada com o enredo e essa história de amor que não tem a ver apenas com pessoas, mas amor pelo local. Veneza deve ser realmente encantadora! Obrigada pela dica. Abraços, Drica.

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não conhecia esse livro. Caso eu um dia vá ler ele, tentarei ter em mente que é baseado em fatos reais e que tem todo esse lado da gastronomia e da descrição do local. E sou como você: prefiro a segurança.

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Já tinha lido um livro que falava sobre a Itália também...amores, comidas e belezas naturais.
    Não teria coragem alguma de trocar a segurança de minha casa para ir atrás de alguém que conheci.
    Homens parecem nunca amadurecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii Daniele, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que fiquei apaixonada pela sua resenha e espero com toda certeza ler, a capa está linda e a história parece bem envolvente, ótima resenha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Desconhecia a obra, mas achei bem legal que a procurou para conhecer um pouco mais da Umbria, lugar próximo de onde sua família descende.
    A premissa é interessante e acredito que realmente não seja uma leitura para todos. Dessa forma, eu não consegui ficar curiosa para lê-la. A única coisa que me deixou intrigada é saber mais sobre a ambientação realizada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Acredito que não leria o livro, essa questão dele ser cheio de detalhes, acredito que torna a leitura chata e cansativa. E esses personagens acredito que não me conquistariam. Apesar da premissa ser bem interessante, esses pontos me afastam da leitura.

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante de sua resenha dani, e esse livro parece ser perfeito para mim, parece ter tudo que eu gosto.Além de me dar uma viagem turistica por um país que é sempre bom pqra viajar sentada na cadeira e ainda tem gastronomia que eu qmo, sempre estou procurando livros que tenham relação com essa area mas não seja necessriamente um livro de receitas, ja esta na minha lista

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei a sua resenha! Acho que não teria essa coragem de largar tudo também e ir para um lugar totalmente diferente e que não conheço ninguém. O livro me chamou muito a atenção e vou adicionar na minha lista de leituras.
    Beijos.

    ResponderExcluir