segunda-feira, abril 10

(Resenha) Guerra Mundial Z

Título: Guerra Mundial Z
Autor: Max Brooks
Gênero: Ficção Científica
Desafio #32 Um livro que se passa no futuro
O relatório oficial era uma coletânea de dados frios e duros, um "relatório pós-ação", objetivo, que permitiria às gerações futuras o estudo dos acontecimentos da década apocalíptica sem ser influenciadas pelo "fator humano". Mas não é o fator humano que nos relaciona tão profundamente com nosso passado?  
Oi pessoal, devo dizer que fiquei bem chateada, perdi a oportunidade de ler uma ficção científica da melhor qualidade como os clássicos do Asimov, que eu nunca li, reler Duna que é uma série que eu amei, ou até ter lido mais um livro da Marion Zimmer sobre Darkover, mas acabei escolhendo minha pior leitura até agora... bem mas vamos a resenha, primeiro.


O livro é sobre relatos de sobreviventes dessa tal guerra Z, dez anos se passaram desde o fim da guerra e o relatório contendo as entrevistas desses sobreviventes era uma coletânea de dados frios e duros. Para que essas histórias não se perdessem o jornalista responsável pelas entrevistas é aconselhado a escrever um livro que não excluísse os "fatores humanos" e mantendo sua presença o mais invisível possível, ou seja nesse livro não tempos personagens principais, o mais perto disso é esse entrevistador.

Os capítulos são separados por entrevistas e os nomes deles são sobre a cidade do entrevistado, o que é um ponto bem bacana, conhecemos várias cidades pelo mundo e o que estava acontecendo por lá durante a guerra. Os capítulos são dispostos também em uma crescente começando com ALERTA o início do primeiro caso na China e começando a proliferação. depois vai para a CULPA com os EUA subestimando a epidemia, e com a GUERRA em si.
Fui assistente; foi o Dr. Silva que realizou o procedimento. Ele era cardiocirurgião de prestígio, trabalhava em casos importantes no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Um cretino arrogante, até para um cardiologista. Destruiu meu ego ter de trabalhar com ele... Sob as ordens... daquele imbecil, que me tratava como se eu fosse um residente de primeiro ano.
O que eu particularmente não gostei, foi como a história foi escrita, achei os entrevistados, mesmo sendo de várias nacionalidades e culturas, eram bem parecidos, além de serem chatos, e ficava pensando, foram eles que sobrevieram... Não comprei a ideia de um livro como se fosse um documentário real, apesar de achar que a crítica abordada nele é bem interessante sobre a politica e sociedade.

Esse pra mim foi o caso que o filme é mais legal que o livro.

Lembrando que essas são as minhas opiniões, se alguém leu e gostou deixe ai nos comentários, mas de qualquer forma indico para todos os fãs de ficção cientifica e zumbis! 

23 comentários:

  1. Eu vi o filme há algum tempo e gosto muito, sempre que passa em algum canal eu revejo. Eu não sabia que tinha um livro e pelo que vi na sua resenha, concordo com você, o filme parece mesmo ser melhor.

    ResponderExcluir
  2. Oiie, tudo bem?
    Eu vi apenas o livro, e acho incrível! Quando soube do livro tive que colocar na minha lista. Ouvi muitas críticas a respeito da adaptação, a maioria dizendo que o livro era melhor. Bom... acho que só lendo pra descobrir mesmo, né?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nossa, eu não sabia que tinha um livro!
    Eu só assisti ao filme, e para mim não foi nada surpreendente, achei o filme bem fraco até.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adoro tanto o filme quanto o livro. Claro que o filme tem mais ritmo, mas o livro faz uma reflexão e crítica a política mundial que não consegue ser retratada no filme!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    É realmente chato quando o autor não consegue caracterizar personagens diferentes, assim fazendo todos parecerem iguais. Eu estava louco para ler esse livro, mas depois da sua resenha acabei desanimando.

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  6. Não sou grande fã de zumbis, então nem livro nem o filme me fazem muito a cabeça... rs... saber que a leitura não te agradou muito só me afasta um pouco mais da leitura desse livro. Já acho zumbis um troço dificil de engolir, ter de lidar com sobreviventes tão dificeis de engolir quanto, é de matar... rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    Concordo com você plenamente que o filme é melhor que o livro haha, porque na adaptação tem mais enredo e embasamento teórico e os personagens acabam agrandando mais e além do livro parece mais um documentário do que ficção científica propriamente dito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de coisas de zumbi. Todo mundo ama e tal, mas para mim não funciona. Vi o filme porque tinha o Brad Pitt hahaha sou dessas.
    E aí leio sua resenha e vejo que não estava perdendo nada!
    Partiu voltar para os livros da Marion Zimmer!

    ResponderExcluir
  9. Oii! Já tinha assistido ao filme, mas não sabia que também tinha o livro. Gostei bastante do filme, ainda mais pelos zumbis correrem ao invés de andarem se arrastando como vemos nos filmes desse gênero kkk. Poxa, que pena que você não gostou do livro, achei a estória bem interessante e fiquei curiosa pelo fato livro ser escrito como documentário. Vou tentar ler um dia para comparar com o filme. Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Caroline
    Não sabia dessa outra edição desse livro. COnfesso que não tenho muita vontade de ler o livro, mas veria o filme. E ouço que o filme nao é bom, mas você me diz que o filme é melhor que o livro, então não sei bem o que pensar do livro rs
    Mas só lendo para saber, né? Gostei de ver sua opinião.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Heiii, tudo bem?
    Não sabia que existia o livro desse filme.
    Eu confesso que odiei o filme, achei bem parado e o final eu ja sabia, descofiei da cura logo de cara.
    Enfim, nao gostei do filme e o livro me interessou menos ainda.
    Uma pena que vc que gostou do filme, naos tenha dado certo com o livro.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Admito que nunca me interessei muito por esta história, sempre achei que ela não se encaixava muito no meu perfil de leitora, agora eu tenho certeza hehhe

    Infelizmente às vezes a gente encontra histórias ou narrativas que não nos convencem e neste caso acho que também não serei convencida.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Não é meu tipo de história. Sou muito impressionável e prefiro outros estilos. E foi uma pena que não te agradou. Mas bola pra frente, que você vai encontrar algo de que não goste mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Minhas amigas viram o filme e odiaram, e pela sinopse e sua resenha, com certeza é uma leitura que não apreciarei, enfim, parabéns pela sinceridade na resenha.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, pelo que eu entendi o livro tinha tudo pra ser uma excelente leitura mas não deu certo né? O assunto é interessante mas acho que o formato do livro também não me agradaria. Infelizmente!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas! Não li o livro, só assisti ao filme e gostei bastante. É chato quando o livro desanda né, eu fico irritada demais quando isso acontece, que bom que o filme foi melhor, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Me sentindo uma ET rsrsr não conhecia o livro e nem o filme. Mas tbm não faz muito meu estilo de leitur. Uma pena não ter curtido a leitura, pelo menos salvou com o filme. Valeu pela dica bjs

    ResponderExcluir
  18. Oii, não conhecia esse livro e acho que não leria. Já li um livro que era uma espécie de documentário, e não curti tanto assim. Mas gostei da sua resenha e sinceridade quanto a não gostar do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?!?! Confesso que quando vi o filme fiquei bem chocada com a qualidade duvidosa dos efeitos... mas o livro em si tem uma pegada excelente e uma escrita bem fluida, apesar do tema.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, Caroline.
    Uma pena você não ter gostado muito do livro.
    Eu não sei nada sobre essa Guerra Mundial Z e talvez esse livro seja bom para eu saber um pouco sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Não sou muito fã desse estilo de narrativa, acaba sendo monótono e como você falou não foi uma leitura legal.. eu já assisti ao filme e amei, então não irei destruir a imagem que eu tenho dessa Guerra haha...

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. OiiiI!

    Eu não gosto de livros nesse estilo e confesso que esse em especifico não me ganha. Achei interessante ter algumas criticas na obra, mas mesmo assim, não foi o suficiente para me deixar curiosa... Enfim, gostei da sua resenha e da sinceridade... mas não leria

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  23. Oi Caroline, sua linda, tudo bem?
    Eu vi o filme e gostei muito. Mas achei que a forma como o livro abordou a história não conseguiria prender minha atenção. E saber que os personagens são chatos, me desanimou mais ainda. Por isso dessa vez irei passar a dica. Gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir