quinta-feira, março 17

(Maravilhoso Mundo Stephen King) Dança da Morte

Dança da Morte
Stephen King
Terror 
Editora Suma das Letras

Sinopse
Uma poderosa arma biológica, conhecida formalmente como Projeto Azul ou "Capitão Viajante", acaba presumivelmente com grande parte da população do planeta. Apenas uma pequena parcela da população é resistente ao vírus, que é extremamente mortal. A primeira parte do romance abrange 19 dias e discorre sobre a quebra e destruição da sociedade em cenas bastante gráficas. O romance prossegue, na parte dois, entrelaçando odisséias da travessia do país de um pequeno número de sobreviventes, incluindo uma estudante colegial grávida (Frances Goldsmith), um trabalhador de fábricas desempregado do Texas (Stuart Redman), um errante com ensino superior (Harold Lauder), um viajante surdo-mudo (Nick Andros), um músico pop insatisfeito (Larry Underwood), e um professor de sociologia pessimista (Glen Bateman). Eles se afogam juntos por seus sonhos compartilhados de uma mulher psíquica idosa que eles viam como um refúgio. Esta mulher, Abigail Freemantle (conhecida como 'Mãe Abigail'), se torna a líder espiritual dessa turma de refugiados, que tentam reestabelecer uma sociedade democrática na cidade Boulder, do Colorado. Enquanto isso, outro grupo de sobreviventes incluindo um ladrão de bens públicos, um incendiário (Trashcan Man), e o ex-chefe do Departamento de Polícia de Santa Monica são impelidos a Las Vegas, Nevada, por outra entidade, um ser mau e sobrenatural conhecido como Randall Flagg, o "homem negro," ou o "homem andante." O comando de Flagg é tirânico e brutal, ainda que efetivo. Na parte três, o palco final é montado quando os dois grupos tomam consciência de si, e cada um reconhece o outro como uma ameaça para sua sobrevivência, levando à resistência do bem contra o mal, envolvendo uma arma nuclear perdida.

Olá pessoal hoje o vou falar desse calhamaço que teve dois lançamentos, um em 1978, uma versão bem mais curta, diz a história que a editora falou para King cortar umas centenas de páginas ou eles mesmos o fariam,  King então cortou as páginas. Já em 1990, o autor consegui publicar seu livro na integra, ele também atualizou a obra para 1990, e foi essa a edição que li, mas ela vai ficar com a ordem cronológica como se fosse de 1978, então vamos lá.


A história começa com um acidente em uma base secreta, onde se testava patógenos, em casos assim era para todos serem eliminados para não soltar o que ali estava, mas alguém conseguiu escapar, por tempo suficiente para causar o estrago, isso não é spoiler, acontece logo nas primeiras páginas narrando como a Capitão Viajante foi liberada e como ela dizimou 99% da população e destrói o mundo que conhecemos para que King possa criar seu próprio mundo.
"Mostre-me um homem ou uma mulher solitários e lhe mostrarei como são santos. Dê-me dois e eles se apaixonarão. Dê-me três e eles inventarão essa coisa encantada que chamamos de ‘sociedade’. Dê-me quatro e eles construirão uma pirâmide. Dê-me cinco e eles transformarão alguém num pária. Dê-me seis e eles reinventarão o preconceito. Dê-me sete e em sete anos eles reinventarão a guerra. O homem pode ter sido feito à imagem e semelhança de Deus, mas a sociedade humana foi feito à imagem e semelhança de Seu oposto."
A Segunda parte é a jornada por esse mundo pós-apocalíptico  onde os personagens vão, consciente ou inconscientemente, um lado em uma guerra entre o bem e o mal representados por RF ou O Homem Escuro e a idosa Mãe Abigail, no começo todos os personagens principais estão separados  e ao longo da jornada eles vão se reunindo até chegar ao seu destinos (uma das duas forças). Aqui a história enrola um pouco, mas dependendo do grupo acompanhado naquele capítulo a história fica mais ou menos rápida.

A terceira e última parte, os sobreviventes, já estão reunidos com o lado que escolheram, ´q nessa parte que conhecemos mais sobre o lado maligno, vemos as cidades de cada lado se desenvolvendo, tem os momentos mais tensos e também é quando um dos lados tem de dar um passo a mais para colocar fim as tensões entre os dois lados.

Como acontece em basicamente todos os livros de King que já li, os personagens são muitos e todos bem estruturados e tão diferentes entre si, é tanta gente que poderia facilmente me confundir com todos eles, mas isso não acontece, sempre vou babar com essa facilidade de Steve para construir personagens tão marcantes, pena que meu personagem favorito ....

Uma coisa que une todos os personagens são seu sonhos, são eles que os fazem se mover e escolher para qual "entidade" cada um vai, e assim vamos percebendo quais as prioridades do próprio ser humano, as duas cidades são quase que iguais os dois lados querem restabelecer a energia, a ordem, mas a diferença entre elas está principalmente na ambição de seus moradores, ou mesmo na escolha covarde do tipo 'aquele lado tem mais chance de ganhar', e assim fulano vende a 'alma ao diabo'.

O ritmo de leitura varia muito no decorrer das 1200 páginas do livro (aliás como a estrutura do livro é dividida em três, se o livro fosse dividido em uma trilogia, não assustaria tanto o pessoal) no meu caso achei a leitura de alguns grupos mais empolgante que outros e na parte final, algumas conversas mais políticas foram um pouco maçantes, mas concordo que elas são importantes para o desenvolvimento e a mensagem que King quis passar daquela sociedade pós-apocalíptica.

Uma vez King falou que A Dança da Morte era seu Senhor dos Anéis, e se você já leu o clássico da fantasia, vai encontrar várias referencias em a Dança da Morte, a mais bizarra é o olho do Homem Escuro, King também gosta de por muitas referências musicais, que são bem legais.

É claro que eu indico para todos, mas se você se assusta com o tamanho da obra, faça como eu disse anteriormente, finge que é uma trilogia.

15 comentários:

  1. Olha se tem um autor que eu não tenho a menor vontade, inclinação. Seja o que for para ler e o King.
    Tenho amigos que adoram ele. Mas eu sinceramente não gosto do gênero e não me vejo lendo ele jamais RS
    Mas sua resenha está ótima, parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostei da sua sinopse, mas não sei porque não consigo ler nada do Stephen, na verdade os livros dele não conseguem me prender, nem a sinopse dos livros dele me atraem, acho que eu tenho algum problema, já que todo mundo ama os livros dele,kkkkk.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, esta aí um autor que pretendo nunca ler! Não que ele não seja bom, mas como sou muito medrosa sempre fujo de seus livros e filmes baseados nos livros dele..

    mesmo assim li sua resenha e achei muito boa, pra quem gosta do gênero parece ser um livro ótimo!

    beijos
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente um calhamaço mesmo, mas que gostaria muito de ler. Principalmente agora que li sua resenha e deixou uma vontade enorme de ler e ter este livro na coleção. Vou tentar adquirir para minha coleção.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Acredita que nunca li nada desse autor? Sempre estou para começar um livro, mas deixou para depois. Não sei nem dizer o que não me conquista, acredito que como sempre tem bons elogios, fico com medo de colocar muita expectativa e acabar não gostando.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu estou lendo um livro do King já tem um ano (Sério...) O livro é muito bom, mas ele está enrolando muito para engatar na trama e isso me deixa bem desmotivado. É o Sob A Redoma, livro gigante, mas vou fazer esforço para continuar. Eu não sei se quero ler mais alguma coisa dele, não gostei muito do estilo de escrita, mas quem sabe não é? As histórias que ele cria são espetaculares... enfim heuhehue
    Abraço! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Minha primeira leitura do Stephen foi ano passado, li Joyland e confesso, que fiquei
    com muito medo de ler, sempre ouvia as pessoas falaram que os livros eram "assustadores" mas achei super legal, gostei mesmo e quero ler mais livros dele.
    ótima resenha.
    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha.
    Nunca li nada do Stephen, por ser um gênero que eu não curto, mas sempre vejo ótimas resenhas de seus livros e muito elogio ao seu trabalho.
    Tem algum livro dele, que seja mais "leve" pra me indicar?

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem vários, já faz um tempo que ele está aventurando em outros gêneros, Mr Mercedes tem uma pegada mais policial por exemplo. O que eu mais gosto é As Quatro Estações, que tem 4 noveletas com histórias mais leves, se achar mais interessante assista aos filmes Conta Comigo e Sonho de Liberdade que são adaptações de duas das quatro que tem nesse livro.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi!!!


    Nunca li nada do King, porém cabe ressaltar que esse Srº. tem meu respeito, quase todos os clássicos que conheço da história cinematografica são baseadas em suas obras. O fato dele se comparar ao Senhor dos anéis é louvavel, afinal ele tem bagagem para isso. Não lembro ou recordo de ter lido nenhuma resenha especificadamente sobre esse livro, mas a dinâmica que o mesmo e o mesmo transmiste atraí qualquer leitor e se torna interessante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie

    kkkkkkkk vou fingir que é uma trilogia!
    Sou muito fã do gênero então nem preciso dizer o quanto eu gosto de SK.
    Esse está na minha lista de leituras e claro, adorei sua resenha.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, ainda não li nada do King, mas vou fazer de tudo pra ler algo dele ainda esse ano.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Para aqueles que nunca leram King: vão em frente e leiam! Ele é tachado como um escritor de terror, mas ela é muito mais que isso. Considero o King um escritor dramático. Ele escreve sobre pessoas, e o faz com maestria. Portanto, leiam King e sejam transportados para outro nível de leitura!

    ResponderExcluir