Mostrando postagens com marcador Literatura Nacional. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Literatura Nacional. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, abril 17

(Baú da Dani) Leituras de Março


Olá galera, como anda as leituras?

Como Fevereiro comecei a ler um monte de coisas e não acabei nada, tirei Março para terminar essas leituras (aiai, preciso parar com essa mania, mas quando estou ansiosa acabo fazendo essas loucuras), chega de choradeira e vamos para as leituras?

quarta-feira, março 15

(HQ) O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos

O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos
Vários Artistas nacionais
Editora Draco

"Em sua morada em R'lyeh Cthulhu,
 morto, espera sonhando"

Olá pessoal hoje nossa coluna sobre HQ é especial, porque dia 15 de março de 2017 faz 80 anos que Howard Phillips Lovecraftum dos maiores nomes da literatura de horror morreu, e para não deixar essa data passar em branco, trago para vocês a Antologia produzida pela editora Draco que reúne 8 histórias de artistas nacionais inspiradas no universo Lovecraftano ilustrada em preto branco e verde.

H.P Lovecraft escrevia um tipo de horror denominado Terror Cósmico, que se resume em que o universo é hostil e abominável e a vida é incompreensível ao ser humano. Ele publicava seus contos na revista Weird Tales e mantinha contato por cartas com vários escritores, chegou até a fundar um grupo de escritores e todos contribuíam para criar um universo com terrores e monstros, dentre eles Clark Ashton Smith (Abandonados em Andrômeda), Robert E. Howard (Conan), Robert Block (Psicose), Frank Belknap Long (Os Cães de Tíndalo) e August Derleth que depois da morte de Lovecraft reuniu todos esses contos e criou o que chamou de"Cthulhu Mythos".

segunda-feira, setembro 12

(Resenha) #22 Vidas Secas - Graciliano Ramos

Título: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Gênero: drama; literatura nacional

Desafio #22 Livro que deveria ter lido na escola e não leu

O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário - e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
Bem, eu sempre fui uma boa aluna, li todos os livros que os professores pediram, até me esforcei para ler o Guarani do José de Alencar, mesmo me perdendo nas enormes descrições e aguentando o pó daquela edição da biblioteca, mas o restante da turma pediu para a professora mudar, e ela resolveu trocar por Senhora, do mesmo autor, ainda bem, assim pude parar de  ler sem culpa e ler um dos melhores livros que li naquela época. Embora devo confessar que minha escola não obrigava muito os alunos a lerem, mas tinha algumas amigas, e vivíamos na biblioteca lendo principalmente os livros da coleção vagalume <3 Lembro que muitos amigos meus leram Graciliano Ramos, mas acabei não entrando na onda, então foi por isso que escolhi ele para esse desafio!

segunda-feira, setembro 5

(Resenha) #22 O Cortiço - Aluísio Azevedo

O Cortiço
Aluísio Azevedo
Drama
Desafio #22 Livo que Deveria Ter Lido na Escola e Não Leu.

Olá pessoal, mais um tema espinhoso no nosso Desafio, normalmente os livros que devemos ler já nos causa aquele sentimento de revolta, nada do que somos obrigados a ler é legal, na maioria das vezes já começamos a ler com certa má vontade e perdemos histórias que podem ser muito boas.

Eu deixei de ler dois livros, e escolhi O Cortiço, porque é um livro que queria ler, estava gostando da história e principalmente da narrativa, mas como disse la na Revelação, tenho alergia a certos papéis, e os dois volumes que peguei teve o mesmo problema, acabei desistindo, lendo uma outra coisa, depois outra e assim esqueci do livro, até que o Desafio me lembrou, e, emfim, vamos terminar essa leitura.
"E o fato é que aquelas três casinhas, tão engenhosamente construídas, foram o ponto de partida do grande cortiço de São Romão"