segunda-feira, março 7

(Resenha) #13 Fortaleza Digital

Fortaleza Digital
Dan Brown
Sextante
Ficção Científica
Quem guardará os guardiões?
 Esse foi o primeiro livro publicado pelo autor em 1998, já com o estilo marcante da sua narrativa em ritmo frenético de tirar o fôlego e uma riqueza de cultura e pesquisa.

Qual o limite da privacidade? Será que justificável bisbilhotar um cidadão de bem em pol de uma suposta segurança? Mas afinal como saberemos se ele de fato é do bem? Para Ensei Tankado, isso era errado, violava os direitos humanos. Quando ele descobriu que o supercomputador TRANSLTR,seria capaz de descriptografar qualquer código em minutos, o que significava  ter acesso a qualquer e-mail, sem que o usuário sequer desconfiasse. Ensei pediu a sua demissão  no ato.

Strathmore o vice-presidente da NSA - National Security Agency, (a mesma de Edward  Snowden, lembram dele?) tentou convencê-lo que eles iriam acabar com o terrorismo, mas não teve jeito Ensei estava indignado e tentou alertar toda a comunidade sobre as violações de informações pela NSA, então Strathmore acabou destruindo a credibilidade de Ensei salvar o supercomputador de uma exposição. Ninguém sabia da existência dele, e isso que garantia que ele pudesse operar livremente.
- Todos temos o direito de guardar segredos - disse. - Um dia eu farei com que isso volte a ser possível.
Anos depois Ensei entrou em contato com o vice-presidente, ele teria construido um algorítimo que o TRANSLTR não seria capaz de decifrar o Fortaleza Digital. Strathmore levou esse algorítimo até o supercomputador e já passadas 15h sem que tivesse quebrado o código, resolveu chamar  a sua melhor criptóloga, Susan Fletcher, além de também colocar no caso seu noivo David Becker, um professor de línguas enviando ele até a Espanha no necrotério de Sevilha, para tentar encontrar alguma pista sobre a chave do código nos pertences de Tankado, sim ele é morto logo no inicio do livo.

Os capítulos que mais gostei foram os com o David, ele é gentil, boa pinta, inteligente, sagaz, corajoso, etc, um perfeito mocinho de Hollywood. Enquanto a trama se passa, literalmente, concentrada com o pessoal da NSA tentando resolver o código, a gente vai acompanhando as intrigas, as revelações, traidores. Na Espanha nós conhecemos Sevilha, em busca de algo que ele acha que pode ser uma pista corre a cidade toda, com uma ameaça nas costas que ele só vai se dar conta quando quase morre, muita ação e correria como em Código da Vinci.

No livro tem muito mais personagens, mas ele não se atenta muito nos background de quase nenhum personagem, a história foca mais é na busca pela chave do código.

Recomendo para todos que gostam de livros de ação, de tecnologia, de aprender várias coisas novas e de Dan Brown =)

14 comentários:

  1. Estou louca para ler algum livro deste escritor, pois acho que vou gostar, já que o gênero que ele escreve me interessa bastante.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu achava que esse livro fosse sobre uma parada totalmente diferente. Viajei muito hahahaha

    http://www.magoevidro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que o fato do livro focar na chave do código deixa a história intrigante.
    Parece até uma ironia, mas esse livro cairia bem nos dias atuais.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu realmente aprecio muito a escrita deste autor, gostei demais por mais que tenha lido apenas um livro. Adorei a sua resenha, me deixou bem curiosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca li nada do autor?
    Só vi os filmes baseados no Código da Vinci e tal, mas morro de medo de pegar o livro pra ler e achar chato. Sempre tenho a impressão de que todos aqueles códigos, pistas me deixaram um pouco confusa.
    Já coloquei Fortaleza Digital algumas vezes na minha lista de desejos também, mas sempre tirei... quem sabe um dia eu adquira e compre, todo mundo sempre fala tão bem dos livros do autor.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem ? Não conhecia o autor, não sou muito chegada a esse gênero Literário , mas parabéns pela resenha está incrível .

    ResponderExcluir
  7. Hello!

    Um dia ainda vou ler todos os livros do Dan Brown, amooo a escrita dele.
    Ainda nao li Fortaleza Digital, falta de oportunidade mesmo e acabei esquecendo.
    Ele realmente escreve pra gente ficar sem folego com suas historias, adorei relembrar mais da historia, que eu li a sinopse na epoca.
    Vou ler com certeza!

    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Nunca li nada do Brown, na verdade nunca me interessei mesmo, então não sabia que esse livro era tão bom assim... Enfim, não é uma leitura que eu faria agora, mas com certeza mais adiante tentarei lê-lo!

    ResponderExcluir
  9. Ai que saudade!!!

    li esse livro em 2006...devorei ele...eu adoro o autor e as ideias malucas dele!!!

    amei a sua resenha e fiquei com vontade de reler!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Até hoje, eu só li Inferno, do Dan Brown... tenho vontade de ler Fortaleza Digital já por ser um outro personagem principal, pq Robert Langdon eu já conheço kkkk

    Adorei a resenha :D
    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tudo bom?
    Li esse livro ainda adolescente. Lembro de ter me apaixonado pela escrita do Dan!
    Adorei sua resenha, me fez ter saudade desse livro, acho que vou reler em breve hahahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, tudo bem?
    Confesso que sou um amante de Dan Brown, mas Fortaleza Digital ainda está na minha infinita lista de livros a ler! Agora, após ter lido a sua matéria só me fez ter mais vontade de lê-lo!
    Em compensação, não gostei das adaptações de Anjos e Demônios e Código da Vinci.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  13. Oi, a sua resenha esta ótima, mas não despertou nem um pouco a minha curiosidade. E ainda não li nada do autor, mas tenho bastante curiosidade de conhecer a escrita dele, sempre vejo elogios.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse livro em 2012! Eu estava numa onda de ler Dan Brown. Ele me desanimou um pouco, aí acabei não lendo todos os livros dele.
    Dan Brown sabe como fazer suspense e livros cheios de pistas e códigos e blablabla mas achei esse livro bem fraquinho. Eu devorei ele pois adora a narrativa do Brown, mas não gostei muito do final.
    Apesar disso eu recomendo a leitura sim. É instigante. Só não é um dos melhores livros dele.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante
    Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir