segunda-feira, março 28

(Resenha) #14 Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros
Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Suspense 
A canção comunal dos pássaros aumenta e chega ao auge antes de baixar de tom, contorcer-se e ultrapassar os limites. Malorie a ouve como se estivesse dentro dela. Como se estivesse presa em um aviário com milhares de pássaros malucos. Parece que uma gaiola se fechou com todos eles dentro. Uma caixa de papelão. Uma caixa de pássaros. Bloqueando o sol para sempre. O que é isso? O que é isso? O que é isso?
Não Abra os Olhos.


Caixa de Pássaros conta a história de Malorie que descobre que vai ser mãe solteira e enquanto isso escuta notícias na Tv que coisas muito estranhas estão acontecendo. Pessoas estão morrendo, cometendo suicídio, elas olham para alguma coisa e ficam loucas. O pânico assola a população elas começam a cobrir as janelas das suas casas com cobertores e não saem mais de casa, só comem comidas enlatadas. Quando a única pessoa que mora junto de Malore também morre, louca, sua irmã Shannon, ela decide ir até uma casa onde abrigam sobreviventes, "um local seguro" dizia o anúncio de George em um classificados.
Ele espera. E, quanto mais espera, mais assustado fica. Como se o silêncio ficasse mais alto. Como se estivesse prestes a escutar algo que não quer ouvir. No entanto, quando não ouve nenhum outro barulho, Felix lentamente começa a se convencer de que estava errado. Poderia ser alguma coisa no poço, claro, mas também poderia ser no rio. Ou na floresta. Ou na grama. Pode ter vindo de qualquer lugar ali fora.
O livro não segue uma ordem cronológica, ele alterna entre o passado e o presente, começando com Malorie e apenas as duas crianças na casa do anúncio, no dia onde eles saem da casa a procura de um abrigo melhor, e para isso devem seguir de barco pelo rio, isso de olhos vendados, e com a eminência de algo seguindo eles a todo instante. Nos capítulos do passado, 4 anos antes, conhecemos os moradores do Refúgio: Tom, Dom,  Felix, Cheryl, Olympia, Jules e seu border collie Victor e Gary o último a chegar.

Os personagens são muito bem construídos, Malorie mesmo passando por tanta turbulência, vai ficando cada vez mais forte e corajosa. Tom, depois que George morre acaba virando o líder da casa, e não se acomoda por detrás dos grossos cobertores que tampam as janelas, ele quer, uma vida melhor no "Novo Mundo". Dom era descrente,a cada pessoa que batia à porta querendo abrigo, ele logo pensava nas provisões. Gary é o mais sinistro.

A narrativa é bem densa, o autor consegue levar o leitor para dentro da obra. Nós também não abrimos os olhos. Passei o livro todo querendo descrição sobre as criaturas, se tem ou não, terão de ler.

Achei que ia ficar com mais medo, porque sou meio medrosa, mas fiquei mais tensa e quando terminei de ler, me lembrei do "o Nevoeiro" do Stephen King, a minha reação com ambos foi a mesma, coração apertado, chorei.

Não sou de falar de capas, mas essa está perfeita assim como o livro!

Recomendo para todos que gostam de Thriller psicológico, para quem quer se surpreender com novas narrativas.



19 comentários:

  1. tô doida para ler esse livro ♥
    É um livro que leva o leitor a querer ler a história rapidamente. Se tu disse que sua reação foi parecida ao ler O Nevoiero, com certeza a leitura parece muito boa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline, tudo bem?
    Sempre quis muito ler esse livro, desde seu lançamento. Esta na minha lista de desejados e é claro que ainda pretendo ler. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conferir.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Esse livro tá na minha lista faz um bom tempo, sempre vejo resenhas positivas sobre ele mas ainda não o li pq sempre acabo colocando outros na frente. Adorei sua resenha e pretendo ler ele em breve. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! To doida pra ler esse livro, comprei na Bienal passada e ainda não peguei ele. O mais doido é que sou medrosa, não leio terror, mas todas as resenhas que li dele foram tão boas e me deixaram tão curiosa, que vou me aventurar.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho estado muito interessada por esse livro, e além d'eu só ver opiniões positivas sobre ele, adoro estórias que mexam com o psicológico! Ele já estava na minha lista há muito tempo, pretendo adquiri-lo logo. :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca para ler esse livro e também acho que o meu medo é maior na minha expectativa, porque pelos comentários que eu vejo ninguém fica assim tão assustado quando eu imagino que vou ficar. Acho o enredo muito intrigante e o livro está na minha lista de compras até o final do ano, espero que eu goste dessa leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Tenho vontade de ler, mas fico aflita só com a premissa. Pretendo ler um dia, mas não agora. Com certeza será uma boa leitura para sair da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  8. Acho esse livro incrível, o autor conseguiu passar toda a emoção da personagem, durante a leitura eu sentia a sensação de claustrofobia, como se meus olhos também estivessem tampados! Adorei!
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Nunca li uma resenha ruim sobre esse livro.
    Fico arrepiada quando leio a sinopse dessa obra rs. Será medo antes mesmo de ler? haha
    Quero muito ler, mas vou ver se encaixa com minhas leituras de abril e vi que está lendo O Médico e o Monstro....amo esse livro!

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oioi!
    Já ouvi maravilhas do livro Caixa de Pássaros, tenho ele aqui, mas ainda nao consegui ler.
    EU tb sou medrosa e que bom que nao sentiu medo e sim ficou tensa.
    Gostei de saber que a narrativa é bem densa, acho q combina com a historia.
    Vou ler sim.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Quero muito ler esse livro!
    E vc falando do " O Nevoeiro" fiquei com mais vontade ainda.
    A capa realmente é perfeita!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. GEEEEEEEEENTE. Adoro esse livro. Faço todo mundo ler. É perfeito. Eu fiquei vidrada. Ficava imaginando como seria se eu vivesse no mundo do Caixa. Sério.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Essa capa é realmente muito linda ♥
    Estou namorando esse livro há um bom tempo. Inicialmente eu não sabia muito o que esperar, mas depois de procurar mais informações sobre ele, foi quase que amor á primeira vista. Ontem mesmo quase o comprei na Black Night, porém... :/
    Só acho que essa alternância entre passado e presente pode ser meio confusa, mas acredito que não atrapalhe a leitura. Espero poder ler esse livro logo *-*
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, pela sua resenha fiquei curiosa para ler o livro, ainda que tema algo irreal demais, a premissa é bem interessante, só lendo para saber né?! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá, pela sua resenha fiquei curiosa para ler o livro, ainda que tema algo irreal demais, a premissa é bem interessante, só lendo para saber né?! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  16. ain

    mas o final é arrasador feito O Nevoeiro???? Estou com esse livro pra ler e também sou meio medrosa...mas sabendo que não te deu tanto medo, vou ler logo!

    adorei a resenha!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu estou simplesmente louca para ler esse livro. Não consigo ver a hora de finalmente colocar as minhas mãos nele e começar a leitura. Já ouvi gente dizendo que morreu de medo e pessoas, como você, que falou não ter sentido tanto medo assim. O que eu ainda não vi? Gente falando que não gostou dele.

    ResponderExcluir
  18. Ah que vontade que eu tenho de ler esse livro.
    Bom saber que não sentiu tanto medo, esse é meu maior empecilho até agora,rsrs
    sou muito medrosa mesmooooo!
    kkkk,
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Comprei esse livro, mas ainda não o li. Pretendo fazer isso em breve, pois estou doida de curiosidade para conhecer essa história. Gosto muito de um bom suspense. Embora eu aprecie uma capa bonita, não costumo ler ou deixar de ler um livro por causa da capa, mas concordo com você, essa está muito bonita, e creio que bem de acordo com o livro, ao menos é o que me parece.

    Tatiana

    ResponderExcluir