segunda-feira, abril 11

(Resenha) #15 As Horas

As Horas
Michel Cunningham
Drama
Editora Companhia das Letras 

Olá, hoje vamos conhecer um livro ganhador do Premio Pulitzer, decidi ler As Horas, porque já havia assistido ao filme, faz muito tempo e não me lembro mais de muitas coisas do filme, mas uma coisa me lembro muito bem, que é o fato de ter gostado demais.
"... Richard saiu atrás dela, pôs-lhe a mão no ombro e disse: "Olá, viva, Mrs. Dalloway". O nome de Mrs. Dalloway tinha sido ideia dele uma opinião manifestada numa noite tipo dormitório de bêbados, quando lhe garantiu que Vaughan não era o apelido adequado para ela. Devia, disse-lhe, ter o nome de uma grande figura da literatura, e, enquanto ela se pronunciara a favor de Isabel Archer ou Ana Karenina, Richard insistira que Mrs. Dalloway era a única e óbvia escolha. Havia o pormenor do seu primeiro nome verdadeiro, sinal demasiado evidente para ser ignorado, e, mais importante ainda, a questão do destino..."

Na história acompanhamos um dia na vida de três mulheres separadas uma da outra por quilômetros de distância, e por décadas de idade, mas unidas por um livro Mrs Dalloway
  • Em 1023, Virginia Wolf está começando a escrever Mrs Dalloway, ela está prestes a receber a irmã e os sobrinhos, ela pensa em como lidar com os empregados como sua irmã, mas o que mais a domina é sua vontade de voltar para sua querida Londres, mas para isso suas dores de cabeça e as vozes precisam sumir...
  • Em 1949, Laura Brown é uma dona de casa normal de Los Angeles, ela tem um marido maravilhoso que a ama, um filho lindo de 3 anos que a idolatra, e está gravida, ela tem tudo para ser considerada feliz, seu marido Dan está fazendo aniversário e ela quer fazer um bolo e retribuir todo esse amos, mas algo dentro de Laura não vai bem...
  • Em 199X Clarissa Vaughn está preparando uma festa para um amigo que ganhou um premio literário, ao mesmo tempo seu passado bate na porta, e ela reflete sobre as coisas que deixou para trás, as coisas que poderiam ter sido, as escolhas que fez e sobre envelhecer e ver os jovens repetindo o passado.
" ... Ela sonhou com um jardim e sonhou com uma frase para o seu novo livro - que frase? Flores, alguma coisa relacionada com flores. Ou alguma coisa relacionada com um jardim? Estava alguém a cantar? Não, a frase apagou-se, e na realidade não tem importância, pois Virginia ainda conserva a sensação que ela deixou atrás de si. Sabe que se pode levantar e escrever."
O livro é muito bonito, sensível, delicado e melancólico. O autor escreve o cotidiano de três mulheres tão diferentes entre si, e tão reais, e mesmo algumas das discussões propostas por ele no livro, não fazerem parte da realidade de algumas pessoas, ela cai como uma luva para outras. Cada capitulo intercala uma das três protagonistas, são três histórias bem diferentes, mas que possuem pontos em comum, 1- as três vão dar uma pequena festa, 2- as três tem medo de falhar e 3- as três tem um momento banal durante o dia que deflagra uma crise. 

Eu me senti muito tocada pelo livro, queria falar tanta coisa, mas as palavras simplesmente não me vem, o livro tem tantas mensagens em suas páginas, como o relacionamento mãe/filho, amor livre, momento deixados para trás, abandono do lar, o medo de falhar, suicídio (aliás foi o melhor livro que trata do assunto que eu já li). E muitos desses temas já passaram por minha cabeça, eu sou tão ansiosa e tenho tanto medo de errar que sofro muito por antecedência.
"Ela devia estar lá, não devia? Devia estar ao fogão, com o seu roupão novo, pródiga de conversa simples e encorajadora. No entanto, quando abriu os olhos há minutos (já depois das 7 - quando ainda habitava parcialmente o seu sonho, uma espécie de mecanismo trepidante, numa distância remota, um bater regular como o de um gigantesco coração mecânico, que parecia estar a aproximar-se), apercebeu-se da sensação abafada e úmida à sua volta, da impressão de não estar em lado algum, e soube que ia ser um dia difícil. Soube que ia ter dificuldade em acreditar em si mesma, nas divisões da sua casa, e quando olhou para este livro novo na mesa-de-cabeceira, posto em cima do que acabara de ler a noite anterior, estendeu maquinalmente a mão para ele, como se ler fosse a única e óbvia primeira tarefa do dia, a única maneira viável de efetuar a transição do sono para o dever."
Não li o livro Mrs Dalloway, mas pelo que andei fuçando várias situações que acontece no livro As Horas fazem referencia ao livro de Virginia Wolf, algumas até eu percebi, isso sem falar nos trechos do livro que aparece nos capítulos de Laura, porque ela está lendo o Mrs Dalloway e também temos alguns detalhes do planejamento de Virginia para o livro.

O único porem que vi na edição que li (em e-book) foi justamente  os trechos do livro nos capítulos de Laura, as vezes parecia estranho, daí no final do paragrafo ficamos sabendo que era o livro, não sei me confundiu um pouco e, algumas vezes precisei voltar para entender,
"Tira o frasco da prateleira e ergue-o para a luz. Contém pelo menos trinta comprimidos, talvez mais. Volta a pô-lo na prateleira.

Seria tão simples como alugar um quarto de hotel. Tão simples como isso. Imagina como poderia ser maravilhoso deixar de ter importância. Imagina como poderia ser maravilhoso não se preocupar mais, ou esforçar-se, ou falhar."
Indico para todos que estejam com vontade de ler um drama sensível e bonito, que tem muito para falar, mas sem ser invasivo. 

14 comentários:

  1. Oi,
    gosto muito de lviros onde o autor se preocupa em criar vários protagonista e sabe levar a história de uma forma que o leitor se envolva
    Eu já assisti o filme também, mas nunca li o livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal não conhecia essa obra, mas fiquei curiosa pela premissa, e você soube dar curiosidade mais ainda.
    Parabéns pelo trabalho.
    Eu nunca vi nem o filme, mas o livro me chamou a atenção mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei a sua resenha, amo quando o autor cria vários protagonistas interessantes e que sabem cativar o leitor. Admito que pela capa eu não leria, mas, a sua resenha me convenceu completamente, irei colocá-lo na minha lista e lerei em breve. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Acredito que essa obra não deve ser tão fácil de ler né? Como são várias histórias é preciso um bucado de atenção e gostei disso, pois eu acredito que esses livros que não são tão imediatos conseguem nos passar a verdadeira mensagem ao seu tempo certo e normalmente são histórias que nos marcam de uma forma especial. Gostei muito da sua resenha e quanto ao livro, talvez eu não leia no momento mas com certeza deixarei anotado como indicação.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa.. o livro parece incrível!
    Gostei muito da premissa e sobre tudo o que falou sobre ele.
    Tem tudo para me agradar sobremaneira... dica mais que anotada, não devemos nunca deixar um livro com tanto a ensinar fora da nossa estante!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adoro drama, ainda mais quando trazem lições.
    Esse livro parece ser intenso e emocionante, e a ligação entre as três mulheres deve ser bastante interessante.
    Pretendo ler. Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,
    A sensibilidade e a apresentação do cotidiano de diversos personagens simultaneamente é a marca registrada de Michael.
    Na A Rainha da Neve, o autor escreve parecido com esse enredo, mas é a vida de dois irmãos que moram juntos que é evidenciada aos leitores e demonstrar as fraquezas e o caos pessoal de cada um para nos sensibilizar para nossa humanidade.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie! Eu tb vi o filme, mas o livro não li. Ele parece realmente muito bom e eu adoro livros onde há histórias diferentes sendo intercaladas, tendo elas pontos iguais e característicos. Se o filme já é bom, o lindo deve ser melhor ainda. ^^
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu gosto de livros que trazem histórias distintas, mas que se intercalam. Eu ainda não conhecia essa história, mas estou bem curiosa para poder conferir. Fiquei encantada com a sua resenha, e não sabia sobre o filme.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei ler Virginia Woolf este ano e estou amando. E achei muito legal este livro trazer referências da obra dela. Gostei da premissa do livro, por falar da vida de três mulheres super diferentes, parece ser cheio de reflexões e bem emocionante, com certeza leria. Resenha ótima, parabéns.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Ainda não li nada da Virginia e sequer conhecia esse livro, mas gostei da premissa. Pretendo sim dar uma chance, mas não por ora, por causa do meu TCC.

    ResponderExcluir
  12. Olha, ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas o filme é simplesmente bárbaro. No filme eu gostei muito da forma como a vida de cada uma das três mulheres tinha relação com as outras. Já está na minha lista!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Ei, tudo bem?
    Adoro histórias que entrelaçam mais de um protagonista e que foquem no cotidiano dessas personagens. Tenho certeza de que vai ser uma ótima leitura para mim e espero curtir bastante. Ainda não li Mrs. Dalloway, mas fiquei com vontade de lê-lo também depois do que você disse.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Esses tempos não estou no clima para este livro, mas creio que seja algo temporário, pois adoro a premissa.Mas, essa capa é horrível! Credo!

    bjs :*
    www.isaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir