segunda-feira, maio 30

(Resenha) #17 O Guia do Mochileiro das Galaxias 5 - Praticamente Inofensiva

O Guia do Mochileiro das Galáxias #5 - Praticamente Inofensiva
Douglas Adams
Editora: Sextante
Ficção Científica, Humor

"Tudo o que acontece, acontece. Tudo o que, ao acontecer, faz com que outra coisa aconteça, faz com que outra coisa aconteça. Tudo o que, ao acontecer, faz com que ela mesma aconteça de novo, acontece de novo. Isso, contudo, não ocorre necessariamente em ordem cronológica."

Chegamos ao último livro da trilogia de 5 aclamada pelo universo Nerd.

Pelo nome desse volume já fica a dica que nosso planeta Terra terá bastante importância. Isso porquê "Praticamente inofensiva" é o que define nosso planeta no verbete do Guia dos Mochileiros, escrito por Ford Prefect.
Enviara quinze anos de pesquisa sobre um único planeta e eles resumiram tudo em duas palavras. "Praticamente inofensiva." 

Nesse livro Douglas nos apresenta um universo paralelo onde a Terra não foi destruída, nessa Terra vive Tricia Mcmillan, uma outra versão da Trillian Mcmillan de todos os livros anteriores. Além de um Novo Guia pode ser potencialmente uma arma.

A cada livro Artur Dent vai ficando mais simpático, ao contrario de Ford que um mala sempre. Uma pena que Zappod e Marvin não apareçam nesse livro, a própria Trillian pouco dá as caras também.

O que eu mais gostei nesse volume foii que o autor retomou o seu humor inteligente e sagaz presente nos primeiros volumes, embora o final, pra mim ficou um pouco a desejar. Apesar da enrolação característica do Douglas o livro flui muito bem e rende boas risadas, mas vai chegando o final e você pensa "não vai dar tempo de resolver tudo, vamos Douglas o livro está acabando", rsrs.

Pesquisando sobre o autor, li que ele era conhecido por detestar os "deadlines"e que ele se arrependeu de ter publicado os dois últimos livros, isso explica o final apressado e as críticas sobre editores do 4° livro.

O ideal é ler todos de uma vez, para conseguir entrar de cabeça no universo maluco e incrivelmente inteligente do Guia dos Mochileiros.

Veja os livros da série e as resenhas que o Poyozo já escreveu o/
#1 - O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979)
#2 - O Restaurante no fim do Universo (1980)
#3 - A vida, o Universo e Tudo mais (1982)
#4 - Até mais, e obrigado pelos peixes (1984)
#5 - Praticamente Inofensiva (1992)

A primeira coisa que devemos saber sobre os universos paralelos, explica o Guia, é que eles não são paralelos.
Também é importante saber que eles não são, estritamente falando, universos, mas fica mais fácil tentar compreender isso um pouco depois, após compreender que tudo o que você havia compreendido até então não é verdade.
O motivo pelo qual não são universos é que qualquer universo em particular não chega exatamente a ser uma coisa, mas sim uma maneira de compreender o que é tecnicamente conhecido como MGTC, Mistureba Generalizada de Todas as Coisas.
A Mistureba Generalizada de Todas as Coisas também não existe na prática — é apenas a soma total de todas as maneiras diferentes que haveria para compreendê-la, caso existisse uma.
O motivo pelo qual não são paralelos é o mesmo pelo qual o mar não é paralelo. Não significa nada.
Você pode fatiar a Mistureba Generalizada de Todas as Coisas do jeito que quiser e geralmente vai acabar com algo que alguém vai chamar de lar.
Por favor, sinta-se à vontade para enlouquecer agora.

19 comentários:

  1. Oiii Caroline, tudo bem?
    Menina eu morro de vontade de ler essa obra, mas sempre perco as promoções loucas do sub hauahuahauah e diante dessa sua resenha, por mais que seja o quinto volume, só me incentivou, lerei cm toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu ainda não li nenhum livro dessa série? Mas é claro que tenho muita vontade de adquirir a coleção. Sei que sempre surgem promoções boas na Internet, e vou ficar de olho agora. Enfim, espero mesmo ler. Vou procurar mais informações a respeito.
    Boas leituras ;)
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica de ler todos de uma vez e a curiosidade sobre o autor não gostar da questão dos prazos de entrega. Não sabia dessas duas coisas.
    Gosto de livros bem-humorados, mas sinceramente ainda não tive vontade de ler essa série. Tenho adiado bastante, mas ainda pretendo conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nenhum dos livros da série e mesmo não sendo o meu gênero favorito eu tenho curiosidade em ler todos esses livros. O pessoal fala tão bem e a sua resenha também me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu ia comprar os livros a algum tempo a trás, mas acabei opitando por outra coleção porque não tinha dinheiro pra ficar com as duas kkkk mas sempre tive vontade de ler a série, acho as capas lindas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Nossa, olha, eu considero você uma guerreira. Eu não consegui continuar essa série. Faltou só esse volume pra mim, mas o quarto foi muito confuso, ai acabei finalizando ele e desistindo desse último. O intelecto do autor não dá pra mim. Que bom que você conseguiu entender tudo. Pessoalmente, não pretendo retomar a leitura, até porque meu personagem favorito morreu no quarto, então :(

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Eu ainda não li nada da série. Não é um livro que eu leria de cara, mas vejo falar bastante e eu fico muito curiosa.
    Sua resenha só reforço minha curiosidade. Vou aguardar alguma promoção.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Ainda nao li nenum livro do Guia do Mochileiro das Galáxias, mas ja tenho todos aqui.
    Como eu ja vi o filme, fico com preguiça e tenho tantos livros pra ler hehe.
    Bom saber que nesse livro o autor continua com o seu humor inteligente e sagaz.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Ooi! Tudo bem?
    Eu fiquei confusa, porque nunca li os anteriores, mas sempre acho as capas dos livros bem interessantes. Não sei b se é uma leitura que para mim fluiria, mas quem sabe?!
    Parabéns pela resenha!
    Beeijos e boas leituras.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu ainda não li nenhum livro da série mas morro de curiosidade para conferir essas obras. Espero poder em breve embarcar nessa leitura e gostar tanto quanto você.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler essa série e sempre quando passa o dia da toalha, que foi há alguns dias, lembro e penso que já deveria ter começado! Acho que vou colocar na meta de leitura. :D
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Acredita que não li nenhum dos livros dessa série? Eles nunca me despertaram o interesse, por isso sempre deixei de lado a leitura. Espero mudar isso, e ler o primeiro, quem sabe eu acabe gostando da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Quero muito ler essa série.
    Essencial para todo nerd né?
    Não sei pq fico adiando...
    Vou ler em breve!
    Adorei a sua resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi

    😯Acredita que eu não li nenhum livro dessa série? Nunca me senti muito atraída por ela.
    Mas gostei do que li aqui...mostrou que estou meio enganada....

    Bjs☺

    ResponderExcluir
  15. Oi

    😯Acredita que eu não li nenhum livro dessa série? Nunca me senti muito atraída por ela.
    Mas gostei do que li aqui...mostrou que estou meio enganada....

    Bjs☺

    ResponderExcluir
  16. Gente do céu! Eu não fazia ideeeeia que os livros fossem tão antigos! :O O terceiro saiu no ano que eu nasci! :O To bege! rsrs
    Eu tenho visto falarem tanto por conta do dia da toalha que fico até curiosa, parece ser bem divertido. :)
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito legal sua resenha, eu já tentei ler mas não consegui hahaha realmente não é meu tipo de livro mas mesmo assim, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Parece ser bem legal, mas os livros nerd não são a minha praia. Douglas mostrou que, quando se faz com pressa, sai ruim, vide o que você escreveu sobre Douglas e as críticas ao quarto livro.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nunca li esse livro, mas só escuto coisas boas sobre ele. Parece ser uma leitura bem divertida e gostei de saber o que é MGTC, agora poderei explicar melhor rsrsrs beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir