sexta-feira, agosto 5

Dicas Olímpicas


Saudações leitores olímpicos!

Aproveitando o clima esportivo que toma conta de nossos corações em época de Olimpíadas, achamos bem interessante fazer uma listinha de livros com essa pegada para ler por esses dias.

É, eu sei que devíamos sair lá fora e praticar um exercício aproveitando o incentivo que essa época nos dá, mas, sabe com é... Tem gente, como nós do Poyo, que quando bate aquela vontade de praticar esportes, sentamos no sofá e esperamos a vontade passar XD. Não façam isso!!  Dá tempo para tudo, ler, assistir a programação esportiva e ainda praticar esportes.

Agora chega de lenga lenga, e que os jogos comecem, vamos as dicas:

1 - O Berro Impresso das Manchetes - Nelson Rodrigues
Começando a seleção com este que é um dos maiores cronistas do Brasil e se você pensa que ele só fala de futebol? E tudo isso com aquela 'sofrência'  que só o autor consegue por em um evento.

O homem que imortalizou o Fla X Flu escreveu também sobre outras modalidades esportivas: remo, boxe, alpinismo... Nelson Rodrigues cuidou das modalidades mais diferentes e conseguiu, de igual maneira, retratar o quadro épico nas glórias e derrotas de cada uma. Mais do que a aridez dos resultados, o que interessava ao cronista eram a atmosfera, os incidentes e os episódios que envolviam os atletas dentro e fora do palco de competição.
Um gol de placa da crônica esportiva nacional.

2 - Os Senhores dos Anéis - Vyv Simson e Andrew Jennings
Andrew Jennings é um dos reportes investigativos que descobriram os esquemas de corrupção na FIFA, mas antes mesmo dessa investigação tão famosa hoje em dia, ele já havia feito uma investigação sobre o COI, para quem gosta de relatos jornalistico é bem interessante. E seguindo essa linha já podemos esperar livros sobre os escândalos de Doping  que estamos vendo hoje, e isso é algo que gostaria muito de ler.

Este livro revela os fatos que a televisão e os jornais não contam a respeito das Olimpíadas e do esporte internacional. Não trata dos competidores que lutam pelas medalhas de ouro, mas do mundo oculto dos homens engravatados, dos homens que manipulam o esporte segundo seus próprios objetivos.

3 - Guia Politicamente Incorreto do Futebol - Jones Rossi E Leonardo Mendes Jr
Opa, não pode faltar o futebol, esporte dito o preferido do brasileiro (o Poyo prefere a Ginástica), quer entender um pouco mais desse esporte que desperta amor e ódio, para parecer entendido, mesmo que não entenda nada, e ainda com humor? Que tal esse guia?

Em ano de Copa, Guia Politicamente Incorreto do Futebol marca um golaço nas velhas ideias sobre o esporte.O jeito mais fácil de parecer especialista em futebol é repetir ideias com as quais quase tudo mundo concorda. Seleção brasileira de 82? Basta dizer que "foi a melhor que já tivemos, apesar de não ter conquistado o Mundial" e pronto: a turma do sofá vai te passar uma latinha e te olhar com respeito durante o jogo. Também é assim quando se fala sobre o Ricardo Teixeira ("Frio, mesquinho, sem escrúpulos!") ou o Galvão Bueno ("Esse não entende nada de futebol!").O problema é que, no meio dos clichês futebolísticos repetidos a cada escanteio, há teses cambaleantes e frangos historiográficos. São esses mitos o alvo do Guia Politicamente Incorreto do Futebol. Com coragem e conhecimento para defender opiniões divergentes, os jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior repassam quase tudo o que sabemos sobre futebol.A Seleção de 82 tinha talentos acima da média? É verdade, mas era ingênua e autoconfiante a ponto de mal se preocupar em estudar os adversários. Ok, Galvão Bueno pode não ser um mestre da técnica, mas sua capacidade de transformar o futebol numa novela dramática torna o esporte muito mais divertido. E lembra aquela história da Democracia Corintiana?Bobagem: a Democracia Corintiana era uma ditadura.Depois da história do Brasil, da política da América Latina e do Mundo, é hora de continuar o trabalho. É hora de jogar tomates nas verdades politicamente corretas sobre o futebol.

4 - Soco na Cara - Sir Arthur Conan Doyle
Quem disse que Arthur Conan Doyle só escreveu as histórias de Sherlock Homes? Não não, mas uma coisa é certa, ele gosta muito de Boxe, tanto que seu grande personagem praticava esse esporte, mas aqui nesse livro ele novamente junta investigação e boxe, mas deixa sua estrela de lado.

Quando Rodney Stone, filho de um oficial da Marinha Inglesa, é apresentado pelo tio aristocrata às emoções das apostas de boxe, são os reflexos rápidos e sua sede de conhecer o mundo que o levam desde os subúrbios de Londres até a alta sociedade inglesa em busca da próxima luta. O que ele não esperava, porém, é que esse brutal passatempo da classe trabalhadora pudesse colocá-lo no meio de uma investigação de assassinato que deixará marcas em seus entes queridos.
Com movimentos tão ágeis quanto os socos de um boxeador, sir Arthur Conan Doyle tece um mundo ao mesmo tempo aristocrático e proletário, um romance histórico com toques de mistério gótico sem igual entre suas obras. Com a mesma prosa magnética e instigante que eternizou Sherlock Holmes, Doyle demonstra aqui seu profundo conhecimento da sociedade inglesa vitoriana e sua paixão pela arte do pugilismo, repetidas vezes explorada nos livros e contos do famoso detetive da Baker Street.

5 - Corra, Abby, Corra - Jane Costello
Não é só de livros, suados e fedidos que vivem os livros de esportes, (XD) também podemos encontrar livos mais fofos e que também recorrem ao esporte para fazer a trama girar e passar sua mensagem.

Abby nunca foi de se preocupar com hábitos saudáveis. Aos 28 anos, ela acaba de fundar a própria empresa de web design, e sua rotina parece consumir todo o seu tempo. Ela não tem a menor ideia de quando foi a última vez que deu um beijo apaixonado. E o pior: mal tem tempo para comer, malhar então... nem pensar.
Mas quando sua melhor amiga a convida para participar de um clube de corrida, a jovem empresária encontra uma motivação: Oliver, charmoso e bem-sucedido médico que parece estar interessado em suas investidas. Seu primeiro dia de corrida, entretanto, não acaba como imaginou e ela jura que nunca mais vai correr. Até o dia em que sua assistente Heidi revela ser portadora de esclerose múltipla. A partir daí, Abby vê nas corridas uma forma de arrecadar fundos para a pesquisa da cura para a esclerose.
Só que ela precisa de muito fôlego para gerenciar a empresa, lidar com sua operadora de seguro para arcar com o prejuízo de um motoqueiro que ela atropelou por acidente, e ainda conquistar o Dr. Sexy. Mas o que Abby não imagina é que pode estar correndo atrás do homem errado... 

6 - Bebes Submarinos - Seth Casteel
Para os fãs de fotografias, temos esses bebes fofíssimos mostrando que aprender um esporte como a natação pode começar bem de muito pequenino, além das fotos serem lindas.

Seth Casteel provocou alvoroço na internet e nas livrarias do mundo inteiro ao apresentar suas fotos divertidas e inusitadas de cães adultos e filhotes mergulhando na água para abocanhar bolinhas e outros brinquedos. Agora, ele se supera novamente: desta vez, quem toma conta das piscinas são os bebês mais fofos de todos os tempos.
O fotógrafo que arrebatou o Instagram clica mais de sessenta crianças em seus primeiros meses de vida, o período mágico em que tudo é uma grande novidade. E, para realizar esse projeto, conta com a participação de escolinhas de natação infantil dedicadas a ajudar os pequenos a se tornar mais confiantes ao descobrir o mundo. Bochechas rechonchudas, dobrinhas apaixonantes e expressões da mais pura e inocente alegria — é irresistível.


Queria poder falar de filmes, animês e quadrinhos que também tem o esporte com tema principal de seus enredos, como Rocky, o clássico do Boxe. Slam Dunk, que é considerado por muitos o melhor quadrinho de basquete,  isso sem falar nos clássicos desenhos do  Pateta nas Olimpíadas, que sempre me fazem rir, e o doce Cobi, O Mascote Genial, um singela animação cujo personagem principal era o Cobi, mascote das olimpíadas de Barcelona 92, e passava na Tv Cultura. Quem sabe em um outro post falo mais sobre isso.

Para acabar nosso post olímpico essa música que é um marco e foi adotado com tema, e fala sério, quem não pensa em encarar uma maratona só de começar a ouvir, mas eu prefiro sentar e esperar a vontade passar XD.


A imagem de capa é da artista espanhola Mónica Carretero, que tem um blog lindo onde expões seus trabalhos, vale a pena conferir.

12 comentários:

  1. Oi linda,

    Super criativo essa postagem e até me lembra que tem Olimpíadas no Brasil kkk
    Vou ler esse livro do Sir Athur e Bebês submarinos porque me cativaram pela sinopse e capas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de morar praticamente ao lado de onde vai acontecer as Olimpíadas, não me animo. Essas Olimpíadas estão vindo carregadas de problema. Mas, achei a ideia de entrar no clima com livros bem interessante. haha

    http://www.eubrunocardoso.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha, Olimpíadas pra mim é só uma época de muto transito e dor de cabeça aqui no Rio.. To curtindo muito não! =/
    só conhecia dois desses livros e até achei a temática interessante, só tinha me esquecido dele. Obrigado por me lembrar e por dar outras opções tão legais!
    Postagem super criativa! Adorei!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha eu super entendo essa coisa de sentar no sofá e esperar a vontade de praticar esportes passar.
    Achei muito bacana as indicações, não os conhecia.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Oieee!!!
    Adorei a proposta do seu post! hahahahaha
    Gostei muito das suas indicações, mas a que de fato me chamou a atenção foi o Corra, Aby Corra.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Adorei a ideia do seu post.
    Ajuda a entrar no clima olímpico :)
    Boas dicas, mas gostei mais dos três últimos, que por sinal, já os li.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Adorei o post!! Super criativo!!
    Amei finalizando com Carruagens de Fogo, essa música mexe demais com minhas emoções!
    Ainda não li nenhum dos livros e já anotei alguns deles aqui.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a ideia do post. Bastante criativa, parabéns!
    Me interessei por Soco na cara e Corra, Abby, corra, acho que da lista são os únicos que eu leria.
    Dica anotada!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    O Guia Politicamente incorreto do futebol li e recomendo, os outros não conhecia, mas achei ótimas dicas. E assim como vcs, quando quero fazer esportes... bem não tenho muita vontade então nem perco meu tempo hahaha

    ResponderExcluir
  10. Conheço Corra Abby, mas ainda não fiz essa leitura, acho que pode ser uma boa oportunidade de fazer a leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii, como vai?
    Criatividade nota 1000 gente, me apaixonei por esse tipo de criatividade, eu não nenhum destes, ma pretendo com toda certeza <3 gosto de coisas que me tirei da minha zona de conforto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    que legal ter livros que abordam vários gêneros que agradam mais pessoas, eu ja li Corra Abby Corra e super vale para entrar no clima das olimpiadas, adorei o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir