quinta-feira, agosto 18

(Maravilhoso Mundo Stephen King) A Auto-Estrada

A Auto-estrada
Stephen King
Drama
Suma das Letras

Sinopse
Um homem parado no meio da rua é entrevistado. Suas palavras são uma ácida crítica à construção de uma rodovia interestadual. Ele é Barton George Dawes, funcionário de uma lavanderia, que recentemente perdeu seu único filho, vítima de um tumor inoperável no cérebro.
Esse é o ponto de partida de A Auto-Estrada, um suspense psicológico eletrizante que alia a marca consagrada de Stephen King ao ponto de vista muito particular de seu alter ego Richard Bachman. O lugar é o Meio-Oeste americano; o ano é 1973, época de inquietação política e social nos Estados Unidos, da Guerra do Vietnã e do governo Nixon. No momento, Bart tem sua vida absolutamente desintegrada por um profundo luto. Por conseqüência, todas as relações de sua vida se fragilizam, entre elas o casamento. A construção da auto-estrada traz à tona um novo embate: sua esposa decide vender a casa onde moram para a empresa responsável pela obra que, por sua vez, pretende demoli-la. Em conflito, Bart se mostra pouco capaz de separar-se do imóvel, interligado afetivamente à sua infância e à memória do filho. Com o casamento em ruínas e já sem emprego, o desnorteado protagonista entra em uma loja para comprar duas armas e muita munição. A amizade com um traficante de carros usados facilita o acesso de Dawes a todo tipo de material explosivo. Aí tem início uma implacável jornada cujo foco é destruição das obras da rodovia, sua inimiga declarada. Publicado originalmente em 1981, A Auto-estrada aborda a transitoriedade da existência humana como causa do grande fracasso de uma sociedade em amadurecimento. ?O livro foi um esforço para dar sentido à dolorosa morte da minha mãe, que faleceu um ano antes da publicação, vítima de um prolongado câncer. A doença a levou embora tirando dela cada pedaço, e eu fui deixado em aflição e sofrimento, balançado pela aparente falta de sentido em todas as coisas. "A Auto-Estrada é um livro que tenta profundamente parecer bom e encontrar algumas respostas para os mistérios que envolvem a dor nos seres humanos?, explica Stephen King. 


É pessoal, não existe autor unânime, King é meu amor? É! E vai continuar sendo, mas quando a gente pega para ler toda a obra de um autor, pode descobrir aqueles livro que não vai te agradar e, para mim, esse foi um. Vamos saber porque?
Aqui temos Bart Dawes, um funcionário exemplar e esposo amoroso, mas ele tem problemas, e são problemas muito sérios, e todos esses problemas derivam de um único Grande Problema: a construção da extensão da auto-estrada 784, que vai desalojar tanto a casa quanto o trabalho (uma lavanderia, onde ele é gerente) de Bart, e todos dependem dele para encontrar novos locais para morar/trabalhar com as indenizações que receberia, mas Bart tem outros planos, lutar contra o sistema de forma quase psicopata.
— O senhor se importaria em nos dar sua opinião sobre toda esta cerimônia, Sr...Dawes.
— Não, não me importaria. A voz era baixa, agradável.
— Filmando — disse o cinegrafista.
O homem de camisa branca disse, ainda em tom agradável:
— Eu acho que é uma merda.
Tá a história tem tudo para ser super interessante, mas como já disse em outras resenhas o personagem precisa me conquistar e o Bart não conseguiu. Bart é uma pessoa turrona demais para o meu gosto, para ter uma ideia nem ele gosta dele mesmo (sim, nosso herói conversa com seu alter-ego), e eu vejo ele fazendo tudo para se prejudicar, criando inimizades em todos os cantos, e depois fica se lamuriando "ai, ninguém me entende, todo mundo me odeia, alguém está tramando contra mim".

Mas tá, só um personagem ruim não é todo o livro, já dei mais estrelas para um livro que também detestei a protagonista, então outra coisa que realmente não gostei foi o ritmo, a escrita de King continua muito boa, mas toda aquela conversa de cabeças duras onde ninguém recua, deixou tudo muito lento, arrastado, e eu entendo que tudo serve para dar um clima de indignação, vemos a espiral descendente da loucura de Bart, e até mesmo a critica social que King gosta de fazer em seus subtextos, aqui é um pouco mais claro, mas realmente, não sei se foi o Bart, ou por eu não ter gostado da abordagem, mas não funcionou, e me senti perdendo tempo, e isso é terrível.

Vou indicar o livro para que gosta de dramalhões com um ritmo mais lento (não consigo classificar esse livro como terror de jeito nenhum), e para aqueles que como eu tem a ambição de ler toda a obra de King. Eu não indico para iniciantes na obra do autor.



17 comentários:

  1. Meu irmão adora esse livro kkkkkk.
    faz o tipo "ler todas as obras do King" eu até evito pedir indicação pq ele sempre diz que é ótimo.
    Adorei a resenha quando for pedir algum do king emprestado para ele vou fugir desse.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  2. Oi
    EU ainda não li nada desse autor mas tenho muito interesse por um outro título dele. Obrigado por alertar que não é indicado para iniciante de Stephen King... vou deixar a dica anotada para quando estiver mais confortável com o autor. A sua apreciação foi muito boa, principalmente pela sinceridade...Continue nessa linha... Parabéns

    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Devo ser de outro mundo pois não li nada do autor ainda kkk
    Por um lado foi bom saber que você não gostou de uma obra de King porque muitas pessoas que conheço e que gostam do autor praticamente colocam em um pedestal todas as suas obras.
    Uma pena que o personagem seja dessa forma tão turrão e cabeça dura, realmente deve deixar a leitura meio forçada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,

    Normalmente quando gostamos de um escritor lemos tudo dele e nos deparamos com cada loucura que nem acreditamos sermos do escritor kkk.

    Eu li apenas 3 livros de King e não fui cativada tanto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu não posso falar nada do autor, pois nunca li um livro dele rsrs Sério, até hoje não li nenhum livro do autor, só tenho indicações para ler. Quem sabe um dia eu comece, por enquanto só vou aumentando a lista kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oiii, como vai?
    Eu já tive algumas oportunidade de ler os livros do autor e essa obra que tu trouxeste, ainda não tive como ler, sempre quando encontro está em promoção, porém em edição econômica. Adorei tudo que falastes e quero mais postagens assim <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Bom,nunca li nada dele e com certeza depois de ler a sua resenha, eu não irei começar por esse. É chato quando lemos um livro e ele não nos pega de jeito algum e personagem lamurioso me mata de ódio,kkk.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Realmente é bem chato quando lemos um livro que não gostamos de nosso autor favorito. A Auto-Estrada tem uma premissa muito interessante, mas o fato de ser parado demais desanima. Nunca li nada do autor e vejo que não começarei por esse. Sua resenha ficou ótima :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    não sei se leria esse depois da resenha e ainda não conhecia mas muuito legal a dica e a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu adoro as obras do King, mas ainda não tive oportunidade de conferir essa. Em breve vou iniciar a leitura e venho lhe contar o que achei.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu comecei a ler os livros do King faz pouco tempo, ainda não li esse. Bom saber que o livro não é tudo isso, vou me manter afastada, tem muitos outros livros do autor que valem a pena serem lidos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Como assim... 2*?
    Eu adorei esse livro. A forma como King escreve é muito legal nesse livro. Tem seus pontos negativos sim, mas 2*... naaam...
    Www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa, acredita que nunca tinha escutado falar desse livro?!
    Adoro qdo os blogs trazem diferentes leituras para gente e com isso conhecemos mais autores e livros.
    Mas dessa vez eu passo, haha.
    Nao sou tão fã do autor e sendo um livro lento, aí que nao animo de ler mesmo.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniela...
    A sua resenha me deixou bem surpresa... nunca vi uma resenha assim sobre o livro do King. Para te falar a verdade ele não é o meu estilo de leitura e ao ter você declarando que é um dramalhão lento?
    Definitivamente não lerei....

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Preciso ler algum livro desse autor, só ouço maravilhas dele e até hoje não li nenhum livro. Na verdade não li nada, porque sempre tive problemas com livros de terror, e eu sempre via os livros dele como só de terror rsrsrsrs... Mas de uns tempos pra cá venho querendo ler alguma coisa dele. Vou anotar o nome desse livro para ler futuramente.

    ResponderExcluir
  16. Não leio muito esse autor porque ele não escreve muito o meu tipo de gênero literario, mas eu tenho muita vontade de explorar a escrita dele um dia.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu amo Stephen King, mas esse livro eu não li ainda. Que pena que você não se agradou muito do livro, mas acho que nem mesmo um autor maravilhoso como King pode agradar sempre. Ainda assim eu pretendo ler A Auto-estrada. Eu também tenho a ambição de ler toda a obra do autor. :)

    Tatiana

    ResponderExcluir