segunda-feira, agosto 22

(Resenha) #21 O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro

O Gigante Enterrado
Kazuo Ishiguro
Fantasia
Desafio #21 Livro Escolhido Pela Capa
Quando eu tinha a idade delas, tenho certeza de que eram os velhos os cheios de medos e crendices bobas, que achavam que todas as pedras eram amaldiçoadas e todos os gatos erradios eram espíritos malignos. Mas agora eu mesma fiquei velha, e o que vejo é que são os jovens que estão cheios de crendices.
Quem é que nunca pelo menos foi tentado a ler a sinopse de um livro só por causa de sua capa? As vezes , a editora fez um ótimo trabalho, mas o livro nem é tão bom assim, pra você pelo menos, ou perdemos a oportunidade de ler um ótimo livro por ter passado batido por ele. Ou ainda a capa te chama a atenção, a sinopse também promete, e de fato o livro é muito bom, mas talvez a capa poderia ser diferente, se Querig e seu bafo estampassem a edição iria ficar perfeito!


Certo dia o Sr. Axl levanta mais cedo que o habitual e se lembra de algumas coisas que havia estranhamente se esquecido, algumas até bem recentes, então quando sua mulher, Beatrice agora eles conversam e vão se lembrando mais coisas, e resolvem sair de sua pequena aldeia para ir encontro de seu filho a tempos esquecido.
Durante o caminho os dois velhinhos encontram Sir Wistan, um guerreiro saxão que está por aquelas bandas para cumprir uma missão do seu Rei,  mas que também acaba salvando um menino de criaturas. Edwin apesar de salvo, acabou sendo mordido e sua aldeia com medo que ele estivesse infecção queriam que ele morresse. Assim Sir Wistan, que viu muito potencial de um guerreiro no garoto, decide leva-lo consigo e acompanhar Alx e Beatrice também. Eles também conhecem Sir Gawain, um cavaleiro que apesar de velho ainda é muito habilidoso, sobrinho e último cavaleiro do Rei Arthur, e sempre pronto para cumprir sua missão com a dragoa Querig. Mas o que realmente move a trama é a névoa do esquecimento,

O senhor diz que o hálito de Querig mantém isso fora do seu alcance, mas será que não são apenas os anos que fazem isso, ou mesmo este vento capaz de transformar até o monge mais sábio num tonto?

A história é contada por um narrador até o meio do livro, quando todos os personagens estão juntos, depois eles se separam e a narrativa se alterna em primeira e terceira pessoa, achei um pouco confuso, além disso vai e volta no tempo com muitas lembranças, as vez elas começam no começo do paragrafo e no final termina já no presente. Apesar disso a narrativa é bem interessante, a gente vai lembrando das coisas junto com eles. Mas acho que vale uma segunda leitura pra pegar todas as pequenas sutilezas do autor, além do mais não conheço muito sobre os dois povos.

O que você preferiria, se esquecer das coisas que passou, boas e ruins, ou se lembrar de tudo, do amor mas também das guerras, da violência e terror ?

Ishiguro trabalha muito bem com o conceito de que o bom e o mal não são absolutos, talvez o mal seja um mau menor e o bem acabe trazendo mais mal e vingança.
Sem dar uma resolução e levantando mais perguntas.
Quando já não há mais tempo para salvar, ainda há bastante tempo para se vingar
Gostei bastante e indico pra quem gosta de livros de fantasia, com cavaleiros, pra quem gosta das histórias sobre o Rei Artur e também pra quem gosta de fábulas!

Versão US e UK das capas.
Ahhh, o responsável pela arte da capa dessa edição é o português Pedro de Kastro, suas ilustrações são incríveis.


15 comentários:

  1. Oi Caroline, realmente a capa chama a atenção, e a leitura parece ser completa com a narrativa em terceira Pessoa, para ajudar a não perder nenhum detalhe. Fiquei interessada no livro, já que vc citou Rei Arthur rs E pela mensagem que ele passa, sempre bom refletir.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    A capa desse livro foi a primeira coisa que me chamou a atenção, achei linda!!
    Eu conheço o autor de um outro livro, de gênero diferente. Quando vi o nome dele não imaginei que fosse uma fantasia.
    Gostei bastante da premissa e como adoro Rei Arthur e fábulas vou tentar ler sim!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei essa capa uma graça, eu sou dessas que sou levada pela capa, se ela for feiosa só leio a sinopse se o título me chamar atenção e as capas bonitas só compro se no pacote beleza, título e sinopse me atraírem... mas posso dizer que as capas são minhas determinantes... rsrs
    Amo livros de 'cavalaria' da era arthuriana... amei a dica, está mais do que anotada ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro tem uma capa linda, né?!
    Gosto muito de livros de fantasia e achei a premissa do livro bem interessante. Apenas a narrativa me pareceu um pouco confusa com isso de passado e presente, primeira e terceira pessoa, mas gostei bastante da sua resenha e daria chance ao livro só por conta dela.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já havia visto essa obra mas não sabia que se tratava de uma premissa tão intrigante, quero muito dar uma chance essa história e a capa está maravilhosa.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. A meio a capa também essa questão que o livro levanta é realmente intrigante eu não lembro da minha infância (nada mesmo) eu sei que tive uma infância boa morava na beira da praia minha família é bem grande e unida mais eu não consigo me lembrar de fatos não consigo me lembrar como era minha casa (que hoje não existe mais só o terreno) minha mãe diz que quando eu era novinha ela ficou muito doente e eu me apego ao fato de ter esquecido pelo medo que tive de perde-la. Ai eu te respondo a pergunta se para lembrar da minha infância for necessário lembrar do que passei quando minha mãe ficou doente eu não quero.
    Eu anotei esse livro aqui e com certeza vou fazer a leitura amei a resenha Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Realmente a capa é muito linda! Só achei muito confuso essas mudanças de narrados e o fato que no mesmo parágrafo estamos em dois tempos diferentes, talvez o autor deveria ter trabalhado isso melhor. Acho que preferiria lembrar de tudo o que aconteceu, o que não deve ser uma coisa maravilhosa também.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    essa edição é muito liiinda, eu adoro, uma pena que o gênero não me agrada muito mas o enredo está bem chamativo, quem sabe um dia eu de uma chance

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá lindona, Como está?

    Estou gostando muito de todos as postagens do blog. Já me sinto em casa por aqui haha

    Eu gosto muitoooooooooooo desse livro, porque fantasia épica é meu ponto fraco nas leituras e vi outro dia uma entrevista do Neil que elogiava demais esse livro. Peguei, li e me encantei pela narrativa e toda a construção metafórica que o autor criou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Já sei que durante a leitura vou ter que prestar bastante a atenção, pois sou bem distraida, e certeza que vou me perder em alguns detalhes kkk Um livro diferente que não conhecia, uma ótima indicação.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Ola a capa é linda mesmo, a premissa do livro em si não me chamou atenção, mas como o autor trabalha alguns pontos me despertou curiosidade. Não conhecia o livro pretendo ler assim que tiver um tempinho. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas já amei só pela capa! O trabalho está impecável. A história parece ser muito boa, vou anotar pra ler depois.

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem? Gostei bastante da tua resenha. O Gigante Enterrado foi uma das melhores leituras que fiz esse ano até agora; o que me surpreendeu, já que não costumo gostar tanto de fantasias. Fora que eu esperava que a leitura fosse arrastada, mas foi super rápida e envolvente. Me apaixonei pela escrita do autor e quero ler tudo dele :D
    Ah, essa capa é mesmo lindíssima! Até mais bonita que as estrangeiras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não tem leitor que nunca se apaixonou por uma capa e acabou se decepcionando, assim como não tem leitor que não se arrepende de ter demorado para ler um livro pois não curtiu a capa. E lógico, os contrários também são verdadeiros. adoro quando acho uma capa incrível e a história é tão boa quanto, mas confesso que tenho muitos livros na estante que comprei pela capa e ela é a parte mais legal do livro...rs
    Não conhecia a história - mas já tinha visto essa capa - e fiquei muito curiosa pensando nela e em como seria interessante realizar essa leitura. Eu não consigo decidir o que seria melhor, se lembrar de tudo ou se esquecer de tudo... acho que mesmo com o fator triste, e dor e tal acho que seria melhor lembrar... Mas, não seria fácil... nem um e nem o outro...
    Espero ter a chance de ler o livro...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Achei a capa bem interessante e a premissa despertou meu interesse.
    Gosto de fantasia e também de tudo sobre o Rei Artur! Essa mistura deve ser incrível e pretendo ler a obra sim, pois parece muito agradável e fluida.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir