segunda-feira, agosto 8

(Revelação) #22 Livro que Deveria Ter Lido na Escola e Não Leu


Oi oi pessoal.

E mais um tema espinhoso é proposto no nosso Desafio, sempre que pensamos em livros que Devíamos ter lido na Escola, logo pensamos nos livros da literatura clássica que na época que estudamos são basicamente sinônimo de coisa chata, mas muitas escolas escolhem livros diversos  e que eu considero leituras mais populares como Jorge Amado, eu, Dani, já li um livro da coleção vaga-lume para um trabalho escolar, e todos da sala podiam escolher entre três livros, todos da famosa coleção.

Vamos as nossas leituras?

Dani escolheu: O Cortiço, Aluísio Azevedo
Minha desculpa para não ler esse livro pode até parecer mentira, mas juro que é verdade, gente sou alérgica a alguns tipos de papel, quanto mais poroso pior, sinto os olhos coçar o nariz queimar e a garganta raspar, e a edição que peguei na biblioteca estava em péssimas condições, li até quase o meio e não deu mais, quando você se preocupa mais em respirar que entender a trama, é porque está na hora de parar, por que não peguei outra edição? porque comecei a ler outras coisa aí já era.....
Mas jé é tempo de terminar essa leitura o//

Sinopse:
Rio de Janeiro, século XIX. Se esse cenário lhe traz à mente reis, princesas e bondes, prepare-se para mergulhar em um retrato diferente da sociedade brasileira naquela época, composto de inúmeros personagens que, juntos, representam não apenas as mazelas sociais, mas também mostram até onde a vileza humana é capaz de chegar.


Carol escolheu: Vidas Secas - Graciliano Ramos
Lembro que esse livro era febre na minha escola, todo mundo estava lendo, e era até difícil de locar ele na biblioteca, mas na época não gostava muito do autor, mesmo não tendo lido nada dele, bem já que chegou esse desafio vamos ver o que o pessoal gostava tanto no livro!

Sinopse:
Em ´Vidas Secas´, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, ´Vida Secas´ é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca. ´Vida Secas´ representa ainda uma evolução na obra de Graciliano Ramos quanto ao estilo e à qualidade estritamente literária.

Pensamos se iriamos colocar dicas sobre esse tema, e decidimos que não, cada um terá que procurar na mente aquele livro que, por causa de uma desculpa qualquer, você não leu.

Boa leitura a todos!!

12 comentários:

  1. Oie...
    Só li verdades nesse post hahaha quando você é obrigada a algo a sua vontade de realiza-lo é mínima.
    Os dois livros que você citou eu tive que ler mesmo kkk vestibular... sabe como é...
    Mas teve um livro... O crime do padre amaro... Não caia em vestibular e eu não sou chegada em clássico. Não li,pesquisei na internet um monte de resume e montei um próprio.. quando eu fui apresentar, contei a história toda menos o final, quando a professora me perguntou o final falei que não contaria para não estragar a surpresa kkkkk tirei nota baixa nesse trabalho: /

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li vários livros bacanas no colégio, não lembro de ter deixado de ler algum que fui obrigada. Eu era muito certinha e lia mesmo sem gostar kkkkk.
    Eu li "O Cortiço" e gostei bastante. "Vidas Secas" eu não li, mas não lembro de pedirem na escola, rs.
    Confesso que hoje em dia fujo dessas leituras hahaha prefiro outros gêneros =P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Eu adoro os clássicos e nem reclamava que tinha que ler na época do colégio, na verdade, leio até hoje. Gosto muito mesmo.
    Nessas condições de ler por obrigação mesmo só lembro de Os Lusíadas, não que seja uma obra ruim, mas para mim foi muito arrastada mesmo.
    Desses citados, eu li os dois e gostei bastante.
    Uma coisa que me incomodava e lembrei lendo o post eram aqueles livros que as páginas eram como folhas de jornal, nossa, isso era a tortura para mim.
    Adorei o post!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu lembro que esse título foi tema de algum estudo para o vestibular, mas não cheguei a ler. Confesso que o livro não me interessou, e por isso acabei não lendo. No colégio, eu não me sentia atraída pelos livros indicados pela escola.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo teve que ler alguns desses clássicos na escola, né? Sinceramente eu não lembro quais eu li e quais eu não li, até pq na época era por pura obrigação mesmo rsrs.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Oi linda,

    Todo mundo leu alguma coisa que não gostou na escolha haha
    Eu li Macunaíma e Vidas Secas chorando porque não gostei na época. Só quando entrei na faculdade que li as obras e fui cativada pelos enredos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Adorei a coluna.
    Desses dois só conheço O cortiço, mas só conheço por titulo mesmo kkkkk nunca li e para falar a verdade nem sei se vou chegar a ler.
    Não sabia que vc tinha esse tipo de alergia, muito chato né. Mas que bom que conseguiu terminar o livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Confesso que li ambos livros, gostei bastante do primeiro, mas o segundo foi uma leitura muito complicada para mim e não consegui gostar da obra, embora tenha visto a adaptação dela e acabei apreciando.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Oie
    entendo como é isso de deixar o livro pra depois e não ler, teve alguns na escola que eu tive que ler e não li como Viagens na minha terra

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Como assim não leu O Cortiço??? É maravilhoso! Li na escola também. Um livro que gostaria de ter lido foi Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas eu não li porque a professora passou o filme pra gente rs

    ResponderExcluir
  11. adorei, o livro no meu caso seria Iracema do Machado de Assis, tive que ler ele para a matéria de literatura e simplesmente não conseguia sair da primeira página, sempre dormia, quando chegou o dia da prova tirei 0 pois não sabia nada que tinha no livro :(

    ResponderExcluir
  12. Li os dois livros na escola, mas não foram leituras que eu gostei, infelizmente. Acho que os que mais me marcaram foram Machado de Assis.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir