quinta-feira, setembro 29

(12mesesdePoe) Setembro - O caixão Quadrangular


Olá Galera, finalzinho de mês e Mestre Poe vem nos contar mais uma de suas fascinantes histórias, que este mês ´O Caixão Quadrangular, vamos lá?

O Caixão Quadrangular


"Oh! muita bagagem, decerto - disse então para mim mesmo. - Algo que ele não deseja pôr no porão, algo que deve ficar sob suas vistas...Ah, achei! Uma pintura ou coisa semelhante.. . Deve se isso o que ele andou trocando com o Nicolino, um judeu italiano. Essa idéia me satisfez e pus de parte minha curiosidade por essa vez.conhecia muito bem as duas irmãs de Wyatt, e que moças amáveis e inteligentes eram elas! Ele havia-se casado recentemente, de modo que eu nunca vira sua mulher. Muitas vezes me falara a respeito dela, porém no seu habitual estilo entusiasmado. Descrevia-a como de uma beleza surpreendente, muito inteligente e prendada. Sentia-me, por isso, grandemente ansioso por conhecê-la.

O jovem narrador nos conta sobre uma viagem que fez até Nova York, ele estava animado com os passageiros inclusive, encontrando um amigo, o jovem artista Cornélio Wyatt. Antes da viagem, nosso narrador foi resolver assuntos quanto a seu camarote ele descobre que seu amigo artista tinha três camarotes as sua disposição: um para si e sua mulher, um para duas irmãs, e ou excedente. Isso chamou a atenção de nosso narrador, pois cada camarote tinha dois beliches!

Não bastasse esse detalhe peculiar, temos também o mistério da mulher de Cornélio, porque ele não apresentou a mulher ao amigo? Mais tarde, depois que o  navio zarpou, nós ficamos sabendo mais pormenores dessa família, onde todos parecem agir de forma muito estranha.

Mas o mais estranho mesmo é aquele caixão quadrangular, o que sera que está guardado dentro dele? Seria uma quadro? Uma falsificação? E porque um caixa tão grande foi guardado no camarote do casal e não no camarote excedente?

Dani: Nesse conto temos todo um mistério ao redor da família Wyatt, o Marido se mostra calado, tendo crises histéricas repentinamente, as irmãs, antes alegres, agora se encontram caladas e sisudas, e a Esposa agindo de forma completamente fora dos padrões, flertando com os rapazes na frente do marido, o que será que aconteceu com essa família? Mas o que mais chama a atenção no conto é a curiosidade do narrador com o tal caixão.

A história foi meio um hibrido, teve um pouco de clima investigativo, um pouco de romantismo sombrio, de 'narrativa náutica' (Poe parecia ter um gosto pelas coisas do mar, e ele trata desses assuntos em outros contos)

Mas, infelizmente, esse conto  não conseguiu suprir minhas expectativas, achei que tinha coisas demais acontecendo, era uma família excêntrica, um caixão misterioso, uma viagem de barco não muito tranquila, acho que tinha história para muito mais páginas, e acabou tendo um desenvolvimento meio atropelado.

Carol: Gostei bastante desse conto, me fez lembrar das minhas leituras de Agatha e Doyle. A história é bem levinha, até tem um pouco de suspense e apreensão em algumas partes, mas no geral a visão curiosa do nosso locutor traz até um pouco de humor.


Ficou curioso para ler?
No blog da autora do Desafio, tem todos os contos para download, todos são bem curtinhos.
O ano já está quase acabando não deixe essa oportunidade passar e se livrar de todos os preconceitos (se tiver) desse grande autor!
Para quem quiser acompanhar o desafio é só acompanhar os links
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

13 comentários:

  1. Oiii, fui desafiada a pouco tempo para ler esse livro, mas confesso que não me agradou tanto que eu larguei o livro, não sei, ou não era o momento ou realmente não e para mim, mas gostei muito do parecer, e sempre bom ver a opinião de outra pessoa sobre um livro que as vezes não funcionou para você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu ainda não li nada do autor, então não sei se vou gostar do conto. Talvez mais para frente eu decida ler e quem sabe acabe gostando.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir

  3. Oi!
    São poucos os contos do autor que chamam a atenção e infelizmente esse não foi um deles. Saber que o desenvolvimento foi corrido me deixou desanimada em realizar essa leitura, mas tenho curiosidade em ler algo do autor por isso irei ler as postagens anteriores do desafio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu tenho curiosidade em conhecer coisas do Poe mas esse conto particularmente não me atraiu. Não sou a maior fã de famílias excêntricas, então já fico desanimada para ler

    ResponderExcluir
  5. Oie
    eu nunca li nada do autor mas sempre tive vontade por ver muitos elogios e gostar do gênero então bela dica, tentarei ler algo dele em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Vejo muitos elogios para o autor. Ainda não tive a oportunidade de ler nada dele, mas confesso que até agora nenhuma obra me chamou a atenção. E como não sou muito de ler coisas do gênero, deixo a dica passar :/

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Poe é amorzinho ♥ Eu gosto bastante.
    Fazia tempo q não via atualizações dessa meta que alguns blogueiros começaram no inicio do ano. Fico feliz que gostaram da leitura!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Eu li e gostei bastante desse conto, porque essa história acaba falando dos julgamentos precipitados e ideias mirabolantes sem ter os fatos concretos que me lembrou demais dos métodos de Sherlock.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, super quero ler Poe, só li alguns contos que continham no livro história extraordinárias e lembro que gostei muito e sua resenha desse conto me deu vontade de voltar para ler coisas novas do autor

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Eu não sou muito fã de contos, viu?! Acho que não encaro mesmo se for do Poe rs
    Fiquei feliz por vocês terem gostado (embora o conto não tenha suprimo as expectativas da Dani), mas vou passar essa dica.

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  11. Hello! Tudo bem?
    Já li alguma coisa do Poe e nao acho que essa coca cola toda nao.
    Esse conto mesmo nao me chamou mto a atenção, ate vc que é fã achou medio, imagina eu que nao sou fã hehe.
    Valeu pela dica, mas essa vou deixar passar.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Nunca li nada do autor, acredita?!
    Não curto muito contos, são poucos que chamam minha atenção, inclusive esse não foi um deles. Não achei a premissa interessante, talvez por não se tratar que algo que gosto. :/ Que pena que ele supriu as expectativas!

    ResponderExcluir
  13. olá, nunca li nada do autor por não curtir contos. Mas, esse tem uma premissa legal. E eu adorei o seu sistema de blog. Eu tinha postagens em dupla assim tbm! ;)

    www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir