segunda-feira, setembro 5

(Resenha) #22 O Cortiço - Aluísio Azevedo

O Cortiço
Aluísio Azevedo
Drama
Desafio #22 Livo que Deveria Ter Lido na Escola e Não Leu.

Olá pessoal, mais um tema espinhoso no nosso Desafio, normalmente os livros que devemos ler já nos causa aquele sentimento de revolta, nada do que somos obrigados a ler é legal, na maioria das vezes já começamos a ler com certa má vontade e perdemos histórias que podem ser muito boas.

Eu deixei de ler dois livros, e escolhi O Cortiço, porque é um livro que queria ler, estava gostando da história e principalmente da narrativa, mas como disse la na Revelação, tenho alergia a certos papéis, e os dois volumes que peguei teve o mesmo problema, acabei desistindo, lendo uma outra coisa, depois outra e assim esqueci do livro, até que o Desafio me lembrou, e, emfim, vamos terminar essa leitura.
"E o fato é que aquelas três casinhas, tão engenhosamente construídas, foram o ponto de partida do grande cortiço de São Romão"

O livro começa mostrando como o português unha de fome, João Romão, conseguiu construir uma 'estalagem', onde ele alugava casebres e tinas para roupa, também conhecemos Miranda, outro português, que se muda no sobrado ao lado do cortiço de João Romão, e a rivalidade que eles tem. Depois começamos a conhecer o cortiço e sua fervilhante vida, formada principalmente das lavadeiras e seus maridos, quase todos trabalhando na pedreira do próprio João Romão, que também vende tudo que eles precisam.

O cortiço é bem eclético, acolhendo brasileiros pobres, portugueses desiludidos e empobrecidos, italianos imigrantes, todo tipo de pessoas, idosos à bebês, se amontoam em animados choradinhos, defendendo a 'bandeira' de seu cortiço contra o cortiço rival, o se protegendo uns contra os outros em querelas que sempre surge quando se junta tanta gente.
"... E continuou a sorrir, desvanecida na sua superioridade sobre o outro sexo, vaidoso e fanfarrão, que se julga senhor e que, no entanto, fora posto no mundo simplesmente para servir ao feminino; ..."
O livro é um marco do Naturalismo da literatura brasileira, e como tal possui algumas característica bem marcantes do movimento como o Ambiente restrito como microcosmo de toda a sociedade que é o próprio cortiço, a Preferência por grupos humanos marginalizados, as Patologias sociais (prostituição, traição, incesto) e Animalização dos personagens, aqui nós vemos esses seres humanos como animais mesmo, é tudo tão visceral, fisiológico, que acho que pode até incomodar um pouco os mais sensíveis, pois não tem muito floreio, a violência de machos brigando pela fêmea, os xingamentos, coisas que fazemos (ou ao menos pensamos) mas não estamos muito acostumados a ler ou ver em filmes/séries (tirando o Tarantino XD)

O personagens são incríveis, temos tantos além dos já citados João Romão e Miranda, e todos tem seu momentos de brilho, alguns mais que outros, mas todos são tratados com carinho pelo autor. Rita é uma das personagens que desencadeia diversos acontecimentos no cortiço, ela me lembrou um pouco uma personagem de Jorge Amado, uma mulata linda e espevitada que deixa um rastro de homens babando pelo caminho. Jerônimo, um português sério e forte que vem tentar a vida no Brasil com sua mulher, e aos poucos vai se abrasileirando. Pombinha uma doce e pura mocinha que está sempre ajudando os pobres moradores do cortiço. A Bruxa sempre aprontando. Bertoleza a pobre negra que sempre ajudou João trabalhando feito escrava. É muito personagem e eu amei o jeito que Aluísio cuidou de cada um, mesmo sem focar em nenhum porque o verdadeiro personagem é o Cortiço, e como, no final das contas, nós, humanos, nos adaptamos a qualquer situação para sobreviver, por mais triste que seja.
"O português abrasileirou-se para sempre; fez-se preguiçoso, amigos da extravagâncias e dos abusos, luxurioso e ciumento; fora-se-lhe de vez o espirito da economia e da ordem; perdeu a esperança de enriquecer, e deu-se todo, todo inteiro, à felicidade de possuir a mulata e ser possuído só por ela, só ela, e mais ninguém." 
Amei a escrita, foi muito fácil e gostosa, algumas partes muito tocantes, outras causavam uma certa repulsa, outras risos, o livro não te deixa quieto, é uma montanha russa de emoções, eu realmente me interessei pelo destino de todos os personagens, algumas pessoas recamaram do excesso de descrições, eu simplesmente não notei isso, achei na medida, outra coisa que pode incomodar são os adjetivos pouco utilizados ou esquecidos hoje em dia, que para falar a verdade eu até gosto. E por fim, o Fim, que pode ser meio frustrante, mas eu entendo a escolha do autor.

Indico para todos, acho que é um retrato muito verdadeiro do século XIX, e porque não, do nosso também, muita coisa não mudou de lá para cá, muitos falam que os cortiços de antigamente eram a semente de nossas favelas de hoje.


21 comentários:

  1. Ola
    Li esse livro há muito tempo. Estava na escola ainda e gostei muito.
    Depois de ler sua resenha, bateu uma vontade de reler alguns livros clássicos.
    Sei bem como é ter alergia. Eu tb tenho esse problema com livros, nunca compro em sebo por conta disso. São raras as vezes q compro livro antigo. Mantenho os meus, mas super bem cuidados por causa da alergia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Faz muito tempo que li a obra para poder prestar o vestibular e praticamente nem me lembrava mais do que se tratava até ler sua resenha rsrs
    Concordo que é um retrato bem interessante de algumas localidades e que não mudou muito de lá para cá. Uma obra que todos devem ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Li esse livro no colégio, há muitos anos atrás. Lembro que curti bastante a leitura!
    Mas hoje em dia, confesso, não leria novamente.
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Daniele, como vai?
    Menina que saudade de ler esse livro, confesso que para ti é um dos meus favoritos do autor, e além do mais é um dos meus queridinhos que me fez amar loucamente a literatura brasileira, linda resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu perdi esse "preconceito" de livros clássicos por causa da minha professora do ensino médio. Ela conseguiu me mostrar os detalhes das obras e o que ela queria passar de uma forma jamais vista por mim em algum professor. Li uns 2 até hoje por falta de tempo, mas são ótimos!!
    Inclusive, esse está na lista de clássicos já tem um tempinho e tenho muita vontade de ler! Ótima resenha, me animou a continuar haha'
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do desafio e adorei sua resenha.
    Esse é de fato um livro que todos deveriam ter lido, seja na escola ou não. É um clássico delicioso de ler.
    Sua resenha está ótima, tinha que mandar para os professores usarem na escola. Vai que aguça a vontade de ler? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Acredita que não li esse livro ainda? Sei que muita gente já fez , mas não consegui ainda... Achei ótimo ser uma obra atemporal! É bom poder nos identificamos, o lado ruim é que nada mudou :(
    Mas a resenha está ótima e espero ler esse clássico em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha, esse também é um dos livros que eu deveria ter lido na escola e não li. Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre ele aqui na sua resenha e espero poder ler a obra em breve, é um clássico que eu tenho certeza que vou gostar e, só para registrar, eu amo clássicos.

    ResponderExcluir
  9. Oie, eu li há anos esse livro e já na época gostei bastante del. Concordo com você que é um livro muito realista do século dezenove e nele vemos os sentimentos das formas mais vicerais. Sua resenha me deixou com uma vontade enorme de reler para relembrar toda essa trama e o nosso personagem principal que é o cortiço

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu não consigo me interessar por livros classicos brasileiros justamente por causa da escola e como era uma obrigação ler esses livros que eu fazia de tudo para fugir e não ler, tanto que nunca li O cortiço e isso é uma vergonha para uma leitora. Mas pretendo ir perdendo esse medo kkkkk.
    Amei sua resenha, fiquei mais animada, só que receosa sobre o final.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Li esse livro no ensino médio e confesso que não gostei tanto quanto deveria, pois foi muita coação para ler este livro haha. Ainda assim gostei da sua resenha e me deixou com vontade de dar uma chance novamente a essa história.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu li na escola e foi um dos poucos clássicos que adorei! Só não leio de novo porque não tenho tempo, mas a história é maravilhosa, atemporal e se encaixa perfeitamente nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  13. Oi. Comecei a ler o livro na época do vestibular, mas clml desistir de pretar um determinado vestibular, não li o livro até o fim. Sempre ouço falarem dele e de como ele é incrível. Mas até agora não tive tempo de voltar a ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani, tenho muita vontade de ler o cortiço. Lembro que mais nova tive que fazer um trabalho desse livro, nem me dei ao trabalho, hahaha. Mas hoje, com uma outra mentalidade, vejo uma ótima oportunidade de realmente conhecer a obra. Fora que acho sua ambientação um achado! As palavras não tão comuns, o final inadequado, enfim, fiquei bem curiosa.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Um livro clássico que eu sempre quis ler mas adiava é "o cortiço", sempre gostei do nome, nem sei porque mas adorava, e agora com sua resenha minha vontade de lê-lo voltou e eu estou super ansiosa, tenho muito que me familiarizar com clássicos da literatura brasileira, e lê-los por vontade própria é um começo

    ResponderExcluir
  16. Hello! Tudo bem?
    Eu li esse livro de Aluísio Azevedo na epoca da escola e na epoca eu tinha gostado.
    O cortiço foi um livro que li obrigada, mas depois gostei haha...
    Achei a capa linda, retratando bem o cortiço, que é o personagem principal ne?
    Adoro um classico e esse quero reler.
    Otimo post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Te falar que nunca me interessei, mas que amei sua resenha. Talvez por ter me mostrado a real de um livro que sempre foi uma obrigação a qual eu fugi rsrs.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  18. Oiee, eu posso estar errada, mas acho que assisti um filme da história desse livro. Será que estou doida?Hahaha. Essa capa ta linda, adorei. Eu li esse livro na época de escola e me lembro que apesar de ter gostado achei meio lento,hahaha. Tenho vontade de ler todos os clássicos que li naquela época,acho que estou mais madura para eles agora.Vou pensar nisso depois e O Cortiço com certeza está na lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Tudo numa boa?
    Eu também fugi desse livro na escola e até hoje não fiz a leitura mais uma coisa já esta clara para mim aqueles livros que eu fugia antes quando faço a leitura agora me pergunto o pq de não ter lido antes.
    Adorei a sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  20. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Eu tive que ler esse livro na escola e confesso que a realidade dele me deixou incomodada na época, não consegui gostar do livro. Não sei se hoje em dia, estando mais velha, veria o livro com outros olhos. Confesso que acho que não o leria novamente, fiquei com essa impressão sabe? Mas por ser um livro bem forte, acho que outras pessoas poderão gostar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie!!
    Eu li esse livro na época que eu estava no colégio. Foi um dos livros que eu mais gostei em relação aos clássicos... tirando Dom Casmurro... esse é sem dúvidas meu preferido, mas acho que não o leria novamente, não sei haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir