segunda-feira, setembro 12

(Resenha) #22 Vidas Secas - Graciliano Ramos

Título: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Gênero: drama; literatura nacional

Desafio #22 Livro que deveria ter lido na escola e não leu

O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário - e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
Bem, eu sempre fui uma boa aluna, li todos os livros que os professores pediram, até me esforcei para ler o Guarani do José de Alencar, mesmo me perdendo nas enormes descrições e aguentando o pó daquela edição da biblioteca, mas o restante da turma pediu para a professora mudar, e ela resolveu trocar por Senhora, do mesmo autor, ainda bem, assim pude parar de  ler sem culpa e ler um dos melhores livros que li naquela época. Embora devo confessar que minha escola não obrigava muito os alunos a lerem, mas tinha algumas amigas, e vivíamos na biblioteca lendo principalmente os livros da coleção vagalume <3 Lembro que muitos amigos meus leram Graciliano Ramos, mas acabei não entrando na onda, então foi por isso que escolhi ele para esse desafio!


Já no primeiro capítulo vemos Fabiano, sua esposa, os dois filhos e a cachorra Baleia, como retirantes, procurando um lugar pra se assentar. A viagem é dura assim como a terra, mas as coisas acabam dando certo e eles acham um lugar para morar. Então a partir daí conhecemos mais cada um dos membros da família tem seu próprio capítulo, (inclusive a cachorra) aí descobrimos seus desejos a simplicidade e as amarguras.

Fabiano é um homem bem turrão, um vaqueiro e não é bom com as palavras, já que não conhece muitas delas, as vezes se compara a um animal, e sua falta de habilidade com as palavras acabam o prejudicando, gravando nele um ódio e desejo de vingança. Já Sinhá Vitória que até sabe um pouco de contas tudo o que deseja é poder deitar em uma cama confortável. Em meio a isso temos os filhos (sem nomes) o mais velho e o mais novo, vêem o pai como modelo e como todo criança, são curiosos por perguntar acabam mas pouco tem de respostas. A Baleia sempre acompanha o menino mais velho, ajuda caçando e se contenta com os ossos, sua maneira simples e prática de pensar, acho que o livro inteiro poderia ser do ponto de vista dela. =)

O livro tem muitas palavras que eu não conhecia, expressões típicas nordestinas, o que contribuiu bastante para a ambientação, apesar de eu mesma me sentir como Fabiano que não entendia muito bem o que as outras pessoas lhe diziam... Essa história também não fala muito sobre o passado, o que aconteceu antes deles partirem, eles se assentaram e pronto, a história começa. 

É um bom livro para se refletir, tentar entender a resignação e chama de uma nova vida sonhada.
Indico pra todos que ainda não leram, é bem curtinho e ainda conhecemos uma parte ainda atual do nosso Brasilsão.

14 comentários:

  1. Oi
    Lembro quando li esse livro, na época da escola ainda.
    Graciliano Ramos tem uma escrita atemporal. Mesmo sendo um livro "antigo", sua história continua atual. Os problemas, as pessoas, o país...
    Bj

    ResponderExcluir
  2. A minha escola também não obrigada a ler esses clássicos, não... Por isso eu não li e até hoje fico meio assim por todos os comentários... Quem sabe um dia, né?
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente tenho pavor de ler livros clássicos, principalmente porque sofri no ensino médico por causa disso. Fiquei até traumatizada em ler por conta disso acredita? Mas agora pelo jeito as escolas estao mudando, porque esses dias que estava trabalhando na livraria nobel, uma menina veio comprar o livro novo da Cecelia Ahern e fiquei bastante feliz por usar ele como prova. Acho que seria muito melhor se as escolas deixassem os alunos escolherem livros mais atuais, porque sinceramente esses assim é bastante cansativo por conta da linguagem. Gostei da sua resenha. A história é interessante e não faço descaso, mas não é algo que eu realmente leria por agora.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Eu infelizmente não fui uma boa aluna como você kkkkkk era raro eu ler livros que os professores pediam, pois não curtia ler.
    Nunca ouvi falar no livro antes, e infelizmente a premissa não chamou minha atenção, mas acho legal conhecer palavras que não usamos mais ou expressões nordestina.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Esse é um dos livros que mais gostei de acompanhar durante o ensino médio e também para prestar o vestibular. Simplesmente sou apaixonada por Baleia e seus preás.
    É uma trama que traz uma realidade ainda vivida por muitos no nordeste brasileiro, o que é de partir o coração. Me emocionei muito com a obra e já estou pensando em ler pela terceira vez.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Então eu fui do tipo fujona não lia nenhum livro obrigatório acho que por sempre ser do contra (rebelde) acabava indo as aulas na biblioteca e lia outras coisas eu não gostava da escrita dos autores literatura clássica não era o meu forte pior de tudo era que acabava tirando notas boas sempre fui boa ouvinte e nas aulas minha professora fazia um resumo e eu acabava me dando bem nas provas.
    Hoje em dia eu costumo ler um clássico de vez em quando até por entende-los melhor agora e digo até que foi bom não ter cedido ao obrigatorio afinal não ia amar tanto os livros como amo hoje se tivesse sido forçada a ler.
    Adorei sua resenha ta anotado aqui mais um classico paa minha lista
    bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho medos desses livros mais clássicos rs Acho que é trauma,na escola não era uma regra, mas peguei professores que se empenharam e nos fazer ler e isso foi muito bom e acho que hoje em dia as escolas poderiam deixar os alunos escolherem e justificarem a escolha pois a leitura é importante na formação. Gostei da resenha e da sinopse também, da para ter um gostinho da escrita do autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Li muito por obrigação no ensino médio, mas só gostei de um ou outro. Esse eu não li, mas a professora fez um panorama dele, e minha opinião não é das melhores.

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro no colégio e lembro que gostei, mas a linguagem realmente não é muito fácil de lidar. De qualquer maneira, quero reler para relembrar o enredo e matar as saudades da Baleia!

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu nunca li o livro, na verdade preciso urgentemente ler mais clássicos e espero conseguir um ou dois até o fim do ano pois to até com vergonha hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Menina, eu tentei ler O Guanari mas também não deu certo. Fiquei feliz em saber que a professora mudou pra uma legal .
    Gostei da sua resenha e mesmo não sendo um livro que quero ler, gosteibde saber mais por vc.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Bom, vou ser sincera, adoro um bom clássico, mas os da época de colégio foram poucos que li e gostei,hahaha e nem me lembro quais foram. O Guarani eu li e nem me lembro se gostei ou não, O Retirante não sei se já li. Por agora não leria, mas adorei a sua resenha, quem sabe mais pra frente eu não me anime.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Hello! Tudo bem?
    Ai essa capa! Quer me matar é so usar cachorrinhos em capas, e olha que essa ta com uma cara de sofrimento que mta dó!
    Ainda nao li Vidas Secas, mas sei do que se trata a história e ate fico curiosa.
    Me incomoda mto essas palavras dificeis, corta demais a leitura.
    Gostei da resenha, foi bom relembrar um classico.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Menina, eu tive que ler esse livro para a escola haha
    Eu confesso que a história não foi muito boa para mim não, li empacada praticamente. A sua resenha está muito boa e de uma forma ou outra é importante se ler esses clássicos nacionais.
    Que bom que você gostou a obra.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir