quarta-feira, outubro 26

(Halloween Nights) Dicas Clássicos


Olá galera macabra.

Hoje nós vamos falar dos grandes clássicos do Terror, esse ano resolvi criar vergonha e ler os grandes clássicos que moldam esse, que é meu gênero favorito.

Aqui nós vamos conhecer um pouco mais da trilogia que ajudou a moldar o terror moderno e como esses quatro livros podem ser vistos até hoje em diversas obras.

Opa como assim quatro, não era uma trilogia? sim! Mas existe uma quarta obra que pode sim ser incluída entre os três mais famosos, vamos conhecer!
Antes de mais nada vou colocar as obras pela ordem em que li, não por preferencia, ou importância, poderia por cronologicamente, mas poderia ficar naquela ' Ahh mas esse falou primeiro que aquele sobre tal assunto', então decidi usar o meu critério.


Drácula


Li esse livro ainda no tempo da escola, no principio estava achando meio arrastado, mas depois que os eventos começam a suceder é difícil parar.

O Livro conta a história de Jonathan Harker, um jovem advogado, que vai até a Transilvânia, para completar a venda de um imóvel em Londres. Harker está em sua missão em um local cercado de mistérios sedutores e superstições, e acaba prisioneiro do Conde. Mais tarde, em Londres, sua noiva Nina começa a padecer de uma estranha doença que parece roubar-lhe o sangue, e por traz de todos esses mistérios está o Conde Drácula.

Em Drácula vemos como principal caminho para o mal a Sedução, aliás uma das maiores metáfora para o sexo é o 'beijo do Vampiro' e o êxtase que ele causa. Também temos o parasitismo, afinal o Vampiro precisa causar danos a outra pessoa para sobreviver, se ele tirar sangue demais de sua vítima, vai mata-la.
Em o Advogado do Diabo, Al Pacino é o sedutor, que suga tudo
de bom na vida de Keanu Reeves. Esse filme muito bom.

Temos muitos seres que utilizam da sedução nas produções, seja cinema, TV, livros entre outros, como diversos tipos de Demônios, que através de vários sortilégios indus suas vítimas a fazer o que querem, essa é a parte bonita do vampiro, quando partimos para seres grotescos que sugam suas vítimas, daí fica mais feio, mas são Vampiros mesmo assim.

É interessante falar também de um tipo de Vampiro que pode aparecer em qualquer gênero, são os Vampiros de Energia, ou Pessoa Tóxica, sabe aquelas pessoas cujo único propósito é ficar te criticando e falando mal do que você faz, te colocando para baixo até que você fica tão acabado que já não tem vontade de fazer mais nada? É, meu amor, cuidado, pode ter um Vampiro do seu lado, huahuahua.

Frankenstein


Li Frankenstein ano retrasado instigada por um desafio muito bacana do blog Biblioteca do Terror, ele já tem resenha e ilustração aqui no blog também.

No livro temos o relato de Victor Frankestein, que não é o monstro, está em busca de sua criatura, ele está muito debilitado, e conta sobre sua paixão pelas ciências da Natureza, sua obsessão por recriar seu grande mistério que é a vida, e depois que consegue, não pode lidar com o horror que criou, fugindo de sua criatura.

Mas o que a criatura tem haver com as fragilidades do doutor, o que ele fez para merecer aquela reação? Viver? 

Frankestein traz para o terror moderno a figura do monstro, os monstros existem desde os tempos mitológicos, mas aqui temos um monstro criado pela ganância do homem, pela vontade de ele próprio se tornar o criador da vida. O que nossa criatura queria era apenas justiça, ele não pediu para ser trazido a vida.
Carrie e suas adaptações

Muitos Monstros modernos podem ser aqueles adolescentes estranhos e espinhentos que sofre bulling, como nossa querida Carie, (e quem seria sua criadora, a mãe fanática e extremamente repressiva, ou Chris a líder do bulling a Carie), que de repente se revolta contra toda aquela injustiça pronta para destruir todos aqueles que a humilharam. Mas o tema do Cientista Louco (e não precisa ser necessariamente um cientista, afinal de quem foi a brilhante ideia de levarem o King Kong para a cidade) que não vê consequências em seus atos, causando perdas e dores, também pode ser considerado um Monstro, então criador e criatura se tornam a mesma coisa.

O Médico é o Monstro

O Médico e o Monstro li esse ano, foi mais um livro que li instigada por um desafio, o #MLT2016 do grupo Booktubers do Terror, e gostei demais do livro, ele tem uma pegada mais detetivesca então já perceberam que foi meu favorito dos três.

Aqui conhecemos o Doutor Jekyll, um homem de bons costumes, frequentador das rodas da alta-sociedade, mas com ideias um pouco heterodoxas quanto a ciência, e de uma hora para outra se afasta da vida pública. Concomitante a isso, uma figura macabra e violenta passa a frequentar as noites de Londres,  Mister Hyde.

O Médico e o Monstro é basicamente uma história de Lobisomem, mas sem uma transformação em si, Mr Hyde é o doutor Jekyll sem as amarras da 'sociedade', onde ele precisa se portar com a moral e os bons costumes, Mr. Hyde é selvagem, não se importa com nada e ninguém, e passa por cima de tudo que está em seu caminho.
Arnie se transforma do menino bonzinho e respeitador, para um
homem furioso depois que adquire Christine, o Carro Assassino

Existem vários Médicos e Monstros por aí, por fora todo certinho, no escuro um ser monstruoso, seja porque sua personalidade é assim, ou porque está tomado por alguma doença ou entidade, como por exemplo Norman Bates em Psicose. Outro elemento do livro é um objeto (a poção no livro) que desencadeia a 'transformação' ( alguém aí se lembra do preciooosooo Um Anel?)

Também se encontra muito naqueles personagens que se encontram em um dilema moral, que decidem agir de forma de forma não muito aceita pela sociedade, por exemplo em casos de vinganças desmedidas, onde a pessoa fica tão obcecada que passa a agir exatamente igual ao alvo de sua vingança, ou até mesmo pior.

Existe muitos monstros por aí, prestes a escapar de suas casca boazinhas.

A Volta do Parafuso

Este é o quarto clássico, ele foi escrito tardiamente, Henry James, e contem elementos que poderíamos encaixar nos três livro anteriores, mas ele tem um elemento que é muito utilizado nas produções de horror.

Esse livro eu também li no Desafio #MLT2016, dos quatro achei que este tem o clima mais fantasmagórico, mas é um livro para se ler com calma e saboreando os momentos, se não corre-se o risco de não entender o que está acontecendo.

Aqui conhecemos a história de  uma jovem que é mandada para uma isolada Mansão para ser preceptora de duas crianças Flora e Miles, mas coisas estranhas e formas sombrias parecem rodear a casa, e principalmente as crianças, que em pouco tempo passam a agir de foma cada vez mais estranha.

Amityville é um clássico da casa assombrada.
Qual o elemento que A Volta do Parafuso trouxe para o horror moderno? Alguns podem dizer o Fantasma, e elas estão certas, afinal nos outros três livros, essa criatura que só pode ser vista por alguns, e que são incorpóreas só aparece aqui. Mas existe outro elemento, que é O Lugar Maldito, a Mansão Assombrada por seres que de alguma forma influencia e/ou assusta as pessoas que ali vivem.

Na minha opinião, as obras que tratam do Lugar Maldito, são as mais assustadoras, acho terrivelmente desconfortável aquela sensação de ser observado, ou observar aquela sombra 'escura demais' ali no canto. O título das obras normalmente já diz do que se trata tais Obras por exemplo A Casa Amaldiçoada, A Casa na Colina, a Casa da "coloque aqui qualquer nome de Família". Aliás vemos esse elemento em outros gêneros sempre que se evoca o sobrenatural e o misteriosos.

Finalizando

Nenhum desses livros são originais, ou melhor, os criadores desses conceitos, mas eles marcaram geração, se tornaram Clássicos Universais, as pessoas pinçam idéias e as modificam aqui e ali criando assim seus próprios Monstros, Vampiros e Lobisomens. E um exemplo disso é que Bram Stoker se inspirou muito em Carmilla de Sheridan Le Fanu (que eu também li este ano, e é lindamente sensual, sem apelar uma vírgula para o sexo) que conta a história de uma garota que é atacada por uma estranha doença do sangue, pouco tempo depois de abrigar uma belíssima e sedutora garota.

Agora um esclarecimento, eu não sou ninguém para apontar os outros dizendo esse aqui é uma obra de monstro, aquela é de vampiro, assim por diante, aqui estou mostrando só a Visão da Dani, sobre esses clássicos e suas inspirações no nosso terror moderno, tive essa idéia lendo o maravilhoso livro de Stephen King, Dança Macabra, onde ele mostrou sua visão dele sobre a produção de terror dos anos 50 a 80 (vai ter resenha desse livro por aqui logo mais, aguardem).

Estou adorando minha visita aos clássicos góticos, e vou mergulhar em outras aventuras no Castelo de Otranto, Fausto, O Retrato de Dorian Grey entre vários outros, aguardem resenhas!

Estão curtindo nosso especial?
Clique aqui no nosso selinho para acompanhar todas as nossas travessuras!

13 comentários:

  1. Oie
    Adorei as dicas. Conheço todos e vejo que nesse quesito temos gostos bem parecidos.
    Adorooooooo terror, suspense, thriller :)
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Gosto da grande maioria, acho que Carrie, A Estranha é mais uma vítima do que uma real vilã e gostei bastante de ler esse livro do King, fora a Torre Negra, dos que citou o único que não gosto é Amityville, mas é pq eu achei besta mesmo, e isso é questão de gosto... rsr

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu não conhecia A volta do parafuso. Parece interessante, mas sou muito medrosa kkkkk >.<

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Adorei as dicas dos clássicos que não podem faltar para ler nesse mês temático.
    Confesso que não é meu gênero literário favorito e, portanto irei negligenciar mais um pouquinho as dicas rsrs
    Foi ótimo saber um pouco mais sobre essas obras e mal posso esperar para conferir as resenhas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Daniele!

    Realmente, aí só tem clássicos! Sou apaixonada por Drácula! Vou me informar mais sobre os outros com certeza. Obrigada pelas dicas!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu só li o livro do Dracula, e gostei bastante da história assim como da narrativa. Foi um livro bem diferente do que estou acostumada a ler. Gostei bastante dessa dica.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não sou muito fã do gênero terror, porém nesse clima de Halloween ando bem interessada em conhecer obras do gênero. Já tinha ouvido falar de três do livros citados, e Drácula já está na minha lista de livros que desejo ler, adoro uma história de vampiro. Já os outros dois não tenho tanto interesse assim, mas existe em mim um pingo de curiosidade. Achei o post muito bacana.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse quarto livro! Os outros três estão na minha lista faz tempo, mesmo que eu não curta terror são clássicos que sinto que preciso ler. Me deseje boa sorte, espero conseguir não ter pesadelos... Rs...

    ResponderExcluir
  9. Olá! De todos, li apenas Drácula. Fiquei com vontade de ler A Volta do Parafuso, mas fiquei com medo rsrsrs Gostei bastante das dicas, sou medrosa mas as vezes me aventuro nesse gênero, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Drácula e o tio Frank são mesmo clássicos, não tem uma alma viva nesse mundo que não conheça e, de fato, eles são incríveis. Já li várias versões de Drácula, mas do outro não, enfim, ótimo post!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Cara... ADOREI ESSE POST!
    Sério! Curti demais a forma como você se expressou e confesso que tenho muita vontade de ler O Retrato de Dorian Grey.
    Parabéns,você mandou muito bem!
    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Falou em clássico e terror? já quero. Todos estes estão na minha lista de leitura. Já comprei Drácula. Mas falta os outros. Estou bem empolgada para fazer estas leituras. Sinto que irei gostar. ótimas dicas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto do gênero, nem para livros e nem para filmes mas ver dicas é bom, vai que algum me interessa... mas infelizmente nenhum desses me interessou

    ResponderExcluir