segunda-feira, outubro 3

(Resenha) #23 A Queda de Atlântida

Título: A Queda de Atlântida 
(Teia de Luz e Teia de Trevas)
Autor: Marion Zimmer Bradley
Gênero: fantasia

Desafio #23 Livro que ainda não leu do autor que ama

"Todos os eventos não passam de consumação de causas anteriores, percebidas claramente, mas não apreendidas com nitidez. Quando a melodia soa, até o ouvinte mais inculto pode compreender que deve terminar com uma determinada tônica, embora não seja capaz de perceber por que cada compasso sucessivo deve levar ao acorde conclusivo. A Lei do Carma é a força que leva todos os acordes à mesma tônica, que espalha as ondulações de uma pequena pedra largada num remanso, até que ondas gigantescas afundem um continente, muito tempo depois de a pedra sumir e ser esquecida. Esta é a história de uma pedra assim, largada no remanso de um mundo que submergiu muito antes de os faraós do Egito empilharem uma pedra sobre outra." - Os ensinamentos de Rajasta, o Mago


O primeiro livro que li da Marion foi As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia, e já emendei os outros 3 livros. Depois li DarkOver e adorei as histórias, são vários livros e até agora meu favorito é o A Herança dos Hasturs, Pra esse desafio revolvi escolher uma outra série dela, e coincidiu de ser o segundo livro sobre Atlântida esse ano, o primeiro foi o Kull =)
o que dizer de um sábio homem que assumiu o compromisso de propagar a Luz, mas cuja caridade é tão grande que se recusa até a proteger os inocentes, com receio de prejudicar os culpados? Se esse é o caminho da Luz, então eu digo: Que venha a Treva!
Nesses livros temos a história as duas irmãs Domaris, a mais velha, protetora e com seus cabelos vermelhos como os raios do sol e Deoris, a menor, impulsiva e com cabelos negros como a noite. As duas são unha e carne.

No livro Teia de Luz o foco é em Domaris, e a apresentação da trama. Domaris que é uma sacerdotista conhece o Micon, o príncipe de Ahtarrath, um Reino em Atlântida, cego e muito doente. Micon vítima de tortura por causa de seus poderes sobre a natureza e sobre a tempestade. Os dois se apaixonam casam e tem um bebê. Deoris que era muito grudada na irmã, acabam se afastando, conforme ela vai crescendo também vai trilhando o caminho da casta dos sacerdotes, influenciada por Riveda, um Túnica Cinzenta, que além de um curandeiro um mago.

Já no livro Teia de Trevas, o foco é em Deoris e nele as coisas acontecem, se descobre quem torturou Micon e porque, as tragédias vividas pelas irmãs e suas frustrações no amor, a maternidade e o carma que nós carregamos.
Mas há uma teia... uma teia de trevas envolvendo a todos Nós; e enquanto o tempo existir, nunca poderá ser afrouxada ou desfeita. É o carma.
A escrita da Marion é bem fluida e em 3° pessoa, os acontecimentos são em ordem cronológica, então não ficamos sabendo de tudo o que aconteceu quando não estava acompanhando aquele personagem, o que é normal, mas esperava mais de alguns personagens, achei que iria fazer algo grandioso mas parece que foi esquecido além de várias pontas que dariam muita trama ainda.
Sabe por que o Templo é cinzento... por que todos nos vestimos de cinzento? Ela sacudiu a cabeça, sem dizer nada. — Porque a cor é por si mesma uma vibração e cada cor possui uma vibração própria. O cinzento permite que a vibração seja transmitida livremente, sem a interferência da cor. Além disso, o preto absorve a luz, enquanto o branco a reflete e aumenta; o cinzento não faz nenhuma das duas coisas, apenas permite que a verdadeira qualidade da luz seja vista exatamente como é. 
Esse não foi o melhor livro que li dela, mas vale pra conhecer mais sobre o Universo de Avalon.
Aliás esse livro fala-se muito em carma e há muitas teorias sobre a relação das duas irmãs com as personagens de As Brumas.

Na cronologia os livros podem ser lidos na ordem:
• A Queda de Atlântida
• Os Ancestrais de Avalon
• Sword of Avalon (ainda não publicado no Brasil)
• Os Corvos de Avalon
• A Casa da Floresta
• A Senhora de Avalon
• A Sacerdotisa de Avalon
• As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia
• As Brumas de Avalon - Rainha Suprema
• As Brumas de Avalon - O Rei Veado
• As Brumas de Avalon - O Prisioneiro da Árvore

Indico pra quem gosta de Fantasia e do Universo de As Brumas de Avalon.
De onde vêm os sonhos?
Ah! Ainda não acabou, rsrs, esse mês as Ilustrações vão ficar junto com as resenhas, por causa do Especial de Halloween.

E como o InkTober já começou preparei o Ilustrando seguindo o tema e não tinha como não pensar em Yin-Yang!

Domaris a Luz e Deoris as Trevas.
Não quis fazer em circulo porque elas sabem e tiveram que andar sozinhas, e a posição fetal não combina com nenhuma das duas, principalmente com Domaris.

Usei uma penbrush da Sakura, ela está meio gasta então as cerdas ficam um pouco incontroláveis, hehe

Até a próxima e continuem acompanhando o desafio o/

21 comentários:

  1. Fiquei bem curiosa para conhecer o Universo de Avalon, Carol.
    Uma pena que esse livro não tenha sido o melhor, não é? Ainda não li nenhum, então não posso opinar com precisão. Mas confesso que quero conhecer sim.

    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah! Marion é muito amorzinho, gente ♥
    As brumas de Avalon são meus queridinhos da estante, estão tão acabadinhos que chega doer meu coração. Tenho outros livros dela tbm, mas não li esse ainda. Gostei de saber que ele tem uma ligação com Avalon, isso pra mim já torna a leitura interessante já que tenho uma quedinha infinita para o paganismo e tudo relacionado a ele. :)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra de Marion, mas tenho muita vontade de conferir a série As brumas de Avalon.
    A premissa da obra é bem interessante e fico triste que os personagens não tenham atendido a suas expectativas e que você esperava um pouco mais deles.
    Adorei a ilustração e concordo que não tinha como não pensar em Yin-Yang!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    muito legal sua resenha, não conhecia o livro mas fiquei interessada já que o enredo é bem diferente e rico, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu adoro o universo de As Brumas de Avalon, mas ainda não tive a chance de ler essa obra. Gostei muito das suas considerações e adorei a cronologia da ordem literária, vou anotar aqui.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Sua resenha está ótima! Pena que fantasia não está entre meus gêneros preferidos.
    Essa cronologia vai ajudar os fãs a seguir a ordem da leitura. Que maravilha!


    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, já li alguns livros sobre o universo de Avalon mas não é algo que eu curta muito, mas olha, fiquei apaixonada pelo sua ilustração, está maravilhosa, fiquei alguns minutos apenas encarando ela, parabéns

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!
    Fiquei curiosa em relação a história.
    Aliás, que ilustração linda! Queria ter esse dom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Dá autora só li a saga "As Brumas de Avalon" e já fiquei mega curiosa com esse livro, pois a escrita da autora é mega envolvente!! Achei a ilustração muito bonita!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. As Brumas de Avalon eu tenho e está aqui na fila há tempos esperando sua vez, mas nem sabia que a autora tinha livros sobre Atlântida, aliás não entendi bem se são dois livros ou um, ou um volume único com duas histórias diferentes... Enfim, achei bem legal as personagens das duas séries terem relações entre elas, e agora quero conhecer essa história também.

    ResponderExcluir
  11. Não curto fantasia de jeito nenhum. Queria muito entender o porque ...
    Mas a Gaby do blog vai curir muita coisa porque ela é louca por Brumas de Avalon...
    Vou indicar a ela!

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Me indicaram muito as brumas de avalon, pois eu sou fã do universo do Rei Arthur, infelizmente ainda não tive tempo de ler. Não sabia que a autora tinha outra série que se comunica com as brumas. Pena que essa série não é tão boa, mas acho que não resistirei, quero ler tudo, já que é o mesmo universo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gosto dessa fantasia literária,e As Brumas de Avalon é uma série perfeita. E se você diz na resenha que quem leu poderá gostará de A Queda de Atlântida, que já me apaixonei, vou busca ler a série.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Sempre vejo elogios em relação a série Brumas de Avalon, porém nunca me chamaram a atenção ao ponto de eu ler. Tenho uma pitada de curiosidade, mas há tantos outros livros que quero ler e quem fazem mais o meu estilo. E o mesmo aconteceu com A queda de Atlântida, não me fisgou :/

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carol!

    Ótima dica, e a ilustração está fantástica! Esse desafio, o número 23, pede pra colocar um livro ainda não lido de um autor que ama? Ficou faltando alguma coisa no título, acho ;) Ficou livro que ainda não rs

    Beijos

    www.leitorasinquietas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, arrumei lá, muito obrigada!
      E que bom que tenha gostado da dica =D
      bjs

      Excluir
  16. Olá! Já faz tempinho que tenho vontade de ler Brumas de Avalon, mas não sabia que tinha tantos livros para ler em sequência para entender tudo rs. Mas vou encarar esse desafio e ler todos eles (prometo que tentarei). Mas adorei sua resenha, aliás, você sempre mandando bem nas ilustrações!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Caroline!

    Não conhecia a história, mas me interessei bastante. É um livro diferente e eu já gostei, vou adicionar à minha lista. Obrigada pela dica!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Adoro a foma como você conduz suas resenhas.
    Como amo muito fantasia, tenho a série das Brumas de Avalon e confesso que na época em que li, alguns livros eu curti mais do que outros. E achei bem bacana você ter colocado a cronologia para quem quiser acompanhar desde o começo.

    Parabéns pela resenha e antes que eu me esqueça: QUE IMAGEM LINDA!!! <3

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  19. Me lembro que no ano retrasado eu queria muito ler As Brumas de Avalon, mas o tempo foi passando e ano passado acabou que comprei outras series. Não tenho vontade de ler mais, pelo menos não por agora. Esse que resenhou, não me pegou muito não, mas quem sabe mais pra frente eu não mude de ideia.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie!!
    Adoro a autora, amei as Brumas de Avalon e nossa, não conhecia esse livro.
    Sua resenha está perfeita e que desenho lindo!!!
    Anotei a dica

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir