segunda-feira, outubro 17

(Resenha) #24 Um gato de rua chamado Bob

Título:Um Gato de Rua Chamado Bob
Autor: James Bowen
Gênero: memórias

Desafio #24 Livro de Memórias
Esse livro estava nas minhas metas de leitura desde que li sobre ele pela primeira vez, não escondo de ninguém que sou uma gateira, perdi até as contas de quantos gatinhos já tive, e entre eles um lindo, esperto e conversador laranjinha de nome Kyo, então decidi que precisava conhecer o Bob, e o Desafio de Memórias se encaixou como uma luva.
Há uma citação famosa que li em algum lugar. Ela diz que recebemos segundas chances a cada dia de nossas vidas. Elas estão ali para serem agarradas, só que não costumamos agarrá-las.


A história começa com James (um homem quebrado, tentando se 'concertar' do problema com drogas, fazendo apresentações de rua para pagar suas contas e tentar se reabilitar) contando como encontrou Bob (um gato quebrado, todo machucado, tentando sobreviver às ruas frias de Londres) todo encolhido no capacho de uns dos vizinhos de apartamento, em um primeiro momento ele achou que o gato pertencia ao dono do capacho, mas dias depois o gato continua ali, então James toma a decisão de levar o bichano, e assim nasce essa bela amizade.

É assim que começa essa linda saga, descobrimos passagens muito tocantes da vida de James, ficamos sabendo de como ele como ele foi parar naquela situação, e por mais que ele corresse o risco de cair no melodramático, ele conseguiu colocar de uma forma que não ficássemos com aquela impressão de que o mundo conspirou contra o pobre James, muito pelo contrário, ele teve seus péssimos momentos aos quais ele julga serem motivos para o momento difícil que passa no momento, mas também admite que fez merda.

Mas o grosso de livro, James conta como Bob transformou sua vida para melhor, como ele voltou a ser um Alguém, uma Pessoa, por causa do gato, passou a ser enxergado, todos querem fazer um afago no gato, também tem aqui algumas passagens que reforçam algumas pesquisas que dizem que os animais de estimação ajudam no tratamento de depressão, especialmente aqueles autodestrutivos, quando uma pessoa sente que seus atos podem prejudicar fortemente uma criatura que depende dele, elas passam a agir com mais responsabilidade, lógico não funciona com todo mundo, você sempre tem que querer, isso com qualquer tratamento, mas funciona maravilhosamente com James.
Não sei por que, mas a responsabilidade de cuidar dele blindou-me um pouco. Senti como se tivesse um propósito extra em minha vida, algo de positivo a fazer por alguém - ou por um animal - além de mim mesmo. 
Mesmo não tendo passado por nada que James passou, eu acabei me identificando com várias coisa narradas por ele, já sofri tanto com um gato fugido, parece que ele nunca mais vai voltar, nossa não gosto nem de lembrar, ficava o tempo todo lembrando de um gato ou de outro. Tem uma passagem onde ele explica porque deu o nome de Bob ao gato, foi por causa de um personagem de uma série que James gosta muito Twim Peeks, um personagem meio o Médico e o Monstro, uma hora tranquilo, depois, do nada, o gato fica doido. Quando eu, Dani, resgatei meu Dexter, era fã da série Dexter, e meu gato, não sei o que aconteceu com ele antes, mas ele era muito antissocial, na verdade ele continua assim, só se relaciona com meu marido e eu, aiai. Já meu laranjinha Kyo, pulava no colo de quem quer que entrasse em casa XD
- Você ouviu isso, Bob - disse ele - Parece que somo, oficialmente, uma família.
Tenho certeza de que atraímos mais olhares do que o habitual enquanto andávamos por Islington depois disso. Devia estar com um sorriso tão largo quanto o Tâmisa.
Um Gato chamado Bob, é um livro incrível, a história é escrita de forma simples, que poderia facilmente pender para a autocomiseração, mas o autor, o próprio dono do Bob, decidiu mostrar a esperança, é um livro que aquece o coração, nos mostra que os pequenos momentos podem ser maravilhosos, basta você olhar com mais carinho, os momentos de perdão, também tem um pouco do 'ver o lado bom' de acontecimentos ruins.
Eu estava abobalhado. Tais atos espontâneos de generosidade não haviam exatamente feito parte da minha vida nos últimos anos. Atos aleatórios de violência, sim; de bondade não. Foi uma das maiores mudanças que Bob trouxe consigo. Havia começado a depositar minha confiança - e minha fé - nas pessoas novamente.
É claro que vou indicar esse livro para todo mundo, de vez em quando é bom largar aqueles livro cheios de romances complicados, crimes complicados, entre outras coisas complicadas e ler um livro cheio de amor e esperançada de um mundo melhor.

E para finalizar não posso deixar de falar que vem um filme por aí, e gente, sou dura lendo um livro, mas prevejo que vou chorar horrores com o filme XD

19 comentários:

  1. Olá...
    Eu também sou uma gateira com ORGULHO e também indico esse livro com ORGULHO ele é muuuuiiito bom!
    Li esse livro já faz uns dois anos e ele me deixou várias marcas, achei linda a evolução do James e como ele conseguiu se livrar do vício. Com certeza esse livro deveria ser lido por mais leitores, pois, a história além de real é simplesmente maravilhosa.
    Ele vai ser relançado, só que com a capa do filme, você sabia? Vi isso nas redes sociais...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro mas morro de amores por ele. Eu tenho certeza de que quando eu for ler eu vou gostar muito, o Bob é um gato que eu preciso conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Daniele, tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada por essa sua resenha e adoraria mesmo ter a oportunidade de realizar a leitura, parece ser aqueles livros lindos e emocionantes, ainda mais com um gatinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ah! Eu quero tanto ler esse livro, mas sempre acabo deixando de lado para fazer outras leituras. Bob é muito amorzinho, mas sou suspeita pq amo gatos... kkkkkkkkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Owm, amo gatos e como assim ainda não li esse livro?? Adorei sua resenha, muito bem escrita, me deixou mais instigada ainda. Quero ler esse livro pra ontem e o filme também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Achei a premissa do livro bem interessante e fiquei curiosa para saber mais de como James chegou em tal situação e também desse encontro com o gato todo quebrado tentando sobreviver.
    Minha vó ama gatos e já sofreu bastante com essas sumidas dos bichanos. Tadinha e a gente sempre tentando ajudar!
    Adorei a resenha e pretendo procurar a obra para ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Confesso que sou #TeamDog, mas acho esse livro bem interessante. Quando vi ele sendo divulgado, fiquei meio "??" Mas depois li a sinopse e fiquei bem curioso! Ótima resenha, me lembrou que preciso ler logo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Os animais são criaturas incríveis!
    Confesso que não li o livro, mas que estou doida para assistir ao filme. :D
    E, diferente de você, sou manteiga derretida, então, prevejo muito choro. rs
    Adorei conhecer o livro sob seu ponto de vista, me deu até vontade de ler. :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?

    Eu prefiro histórias com cachorros, mas confesso que sempre fui bem curiosa para saber sobre esse livro, adorei sua resenha e quem sabe dou uma chance para ele!

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Conheço o livro ,mas não li ainda e pretendo ler antes do filme, vamos ver se consigo. Ouvi muitos elogios sobre esse livro, então estou aguardando a oportunidade de ler! Adorei a resenha! Bj

    ResponderExcluir
  11. Amo os bichos, mas minha paixãozona mesmo é pelos cachorros. Esse livro tem cara de ser mega fofo, mas nunca me interessei em lê-lo.
    Tenho uma amiga gateira tb que ganhou esse livro pq ela tem um gato iguaaal ao da capa rsrs.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Esse é um de dos livros que pretendo ler, animais de estimação é uma doação de amor, e doar amor nos transforma, muito interessante a premissa do livro. ótima resenha. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Nossa, deixa eu te contar que eu tenho uma paixão alucinada pelos animais e é por isso que eu quero muito ler esse livro desde o seu lançamento.
    Eu sou chorona, sei que vou chorar horrores o lendo.
    Arrasou na resenha, parabéns

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Esse livro parece mesmo ser incrível! Eu ainda não o conhecia, mas tenho certeza de que me apaixonaria pela história. Fiquei imaginando cada detalhe que escreveu e minha vontade de lê-lo só aumentou!

    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu amo gatos e sempre tive desde que me entendo por gente, deve ser um livro apaixonante pra quem gosta tanto quanto eu, então bem legal a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu amo gatos e estou louca para iniciar a leitura desse livro. Gostei muito da temática e das suas considerações, espero ler em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Sabe que eu sempre pensei que essa era uma história fraca? Não sabia que se tratava de algo tão incrível, realmente amei essa premissa e com certeza lerei quando tiver a oportunidade!! Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  18. Modo choro ligado, eu li todos os livros do Bob, chorei em todos. Não vejo a hora de poder ver esse filme, tenho uns gatinhos em casa tb e amo cada um deles. Os felinos são os melhores rs.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Dani! Tudo bem?

    Sou gatólatra (existe essa palavra?) assumida. Tenho três filhos felinos e os amo demais. Quando vi uma reportagem no fantástico sobre essa história, fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Quando vi que ia virar filme e assisti o trailer, comprei meu exemplar e coloquei na fila. Tá aqui, esperando o momento certo.

    Ótima resenha!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir