sexta-feira, janeiro 13

(Crônicas Vampirescas) Entrevista com o Vampiro

Título: Entrevista com o Vampiro
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama, Sobrenatural
Editora: Rocco
Especial: As Crônicas Vampirescas

O primeiro livro das Crônicas Vampirescas é o mundialmente famoso Entrevista com o Vampiro, quem não conhece o filme com Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst (quando era uma menina) deve correr para ver. E já se sabe que está em produção um novo filme baseado no livro, mas hoje vamos falar de livro, então vamos ao que interessa!?
- Fique quieto. Agora vou sugá-lo até a verdadeira fronteira da morte, e quero que fique quieto, tão quieto que quase possa ouvir o fluxo de sangue em suas veias, tão quieto que possa ouvir o fluxo deste mesmo sangue nas minhas.São sua consciência e sua vontade que deverão mante-lo vivo.

O livro começa com Louis contando a um repórter porque decidiu se tornar um vampiro, ele nos fala de seu irmão, como ele morreu, e como se sentiu culpado por essa morte, deixando assim sua fazenda a um administrador e indo para Nova Orleans, lá ele conhece um vampiro, esse vampiro precisa da fazenda de Louis, e em troca o vampiro lhe concede a (coloque o adjetivo que você preferir) de se tornar um vampiro também.

Então Louis nos conta como foi a extraordinária experiencia de transformação, o terror da primeira alimentação e como Lestat, o vampiro, foi um péssimo professor. Logo nos primeiros momentos Louis já sabia que detestava Lestat e seus modos, mas Lestat, parasita como é, tinha que manter Louis, e tudo o que ele significava, por perto, por isso o amedrontava com 'os segredos que só ele podia contar' Louis não acreditava, mas vai que...

Os vampiros passam a viver na fazenda de Louis, entre festas e caçadas à escravos nas fazendas vizinhas, mas os escravos de Louis não eram bobos e logo perceberam que os patrões não eram coisa boa. De volta a Nova Orleans o relacionamento dos dois vampiros só piora, até que Louis acaba sucumbindo a sua sede de sangue e atacou uma garotinha que chorava a morte de sua mãe, para o deleite de Lestat, é assim que Cláudia entra nessa história para complicar ainda mais as coisas.
Ele me olhou. Eu não disse nada. Eu bem poderia estar bêbado. Podia ver a curiosidade em seu rosto, a suspeita. Seguiu-a até o saguão. E então ouvi-o soltar um gemido comprido e proposital, uma mistura perfeita de fome e luxuria
Essa foi uma releitura, e posso dizer que me diverti mais da primeira vez que li, mas é inegável a qualidade da escrita de Anne Rice, é tão imersiva que você se sente andando pelas ruas e becos sombrios das cidades junto com esses trágicos personagens, mas não vou negar que para algumas pessoas o livro pode ser um pouco pesado, por causa do excesso de palavras, os floreios e as descrições vividas, acaba se tornando um pouco longos, mas para mim isso é o que torna esse livro tão maravilhoso.

Os personagens são os grandes astros. Lestat é um dos personagens mais fascinares da de todos os tempos, na minha opinião, ele é lindo, sensual, sedutor, sarcástico, egocêntrico, mal, aristocrático, decadente, tudo de mais fascinante que um vampiro pode ser. Louis é o mocinho, se alimenta de animais, procura proteger os mortais, especialmente de seu hospede indesejado, tem sede de conhecimento, guardião de sua própria humanidade, um romântico, e muitas vezes um tolo, até conhecer Claudia, o demônio infantil, sedenta, manipuladora, inteligentíssima, cruel e furiosa, uma mulher com toda a suas necessidades sensuais no corpo de uma criança de 5 anos.
- E agora tu és excomungado da terra - murmurou ela, fazendo o eco de sua voz ergue-se sobre as ruínas. - E agora tu és excomungado da terra, que abriu sua boca para receber o sangue de teu irmão de tua mão. Quando tu fores o solo, ele não te dará a força da terra. Um fugitivo e um vagabundo, tu estarás na terra... e onde quer que tu estejas, a vingança deverá descer sobre ti sete vezes.
Minha parte preferida é o terço final do livro, não vou falar muito para não correr o risco de falar demais, adoro o teatro de Vampiros, e os personagens que aparecem ali como o Santiago, um dos atores e mímicos, o espetáculo que Louis vai assistir é tão tenso e carregado de erotismo, deve ser incrível de se assistir. Também temos Armand, não tinha prestado muito a atenção nele na primeira vez que li, e agora acho que se tivesse que escolher eu gostaria de ser como o Armand, ele conseguiu se encontrar nesse mundo, ele tem todos os defeitos dos vampiros, mas o jeito que ele lida com as coisas, a aura de calma e sabedoria que ele passa, tudo isso me faria segui-lo, estou doida para ler o livro dele.

Indico o livro para quem gosta de uma leitura mais rebuscada, é um livro com uma sensualidade quase palpável, mas sem apelar para o sexo, também preciso falar que os vampiros não liga muito para identidade de gênero, também é um livro para quem gosta de um ritmo mais melancólico, por mim todos deveriam ler, mas como disse você precisa estar preparado.

Quero um Armand para mim >.<

13 comentários:

  1. Olá!
    Eu sempre vejo ótimas críticas para esse classico da Anne Rice, mas confesso que não desperta minha vontade de ler não. Na literatura em si, não sou muito adepto a vampiros. Na realidade, é a criatura sobrenatural que menos gosto, então, ignoro livros desse tipo KKK, mas fico feliz que tenha sido uma leitura tão positiva.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Daniele, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora e já vi diversas vezes esse livrinho para vender, fiquei apaixonada e interessada, até hoje estou a namorar ele na livraria quando o encontro, dica anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Acredita que nunca assisti ao filme e olha que o elenco é maravilhoso hein!!
    Também é a primeira resenha que leio da obra e estou intrigada para saber mais detalhes sobre Louis e sua transformação em vampiro e como Lestat foi um péssimo professor, além de outro detalhes que a trama nos apresenta.
    Adorei conferir suas impressões e me deu mais ânimo saber que há preparativos para uma nova adaptação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Nunca li esse livro nem sabia do filme, mas apesar de ser sucesso, não arriscaria, porque tem vampiros, o que já é suficiente para me afastar da trama.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani! Já adorei a resenha só por ser da Anne Rice! Amooo os livros dela!
    Ainda não li Entrevista com o vampiro, só Pandora. E mesmo nesse que li, Lestat e Armand são citados e me interessei bastante por eles.
    Hugs

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii!!!

    Eu não conhecia esse livro... Na realidade eu não curto muito o enredo. Maaaas fiquei feliz em ver que há sensualidade, as vezes eu sinto falta disso...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dani.

    Você sabia que Armand tem 14 anos? Talvez tenha até menos. Quero é um Marius. Não ele não é citado em Entrevista, mas em O Vampiro Lestat.

    Detesto com todas as forças tanto o livro quanto o filme Entrevista, pq os dois colocam Louis como "virtuoso" e Cláudia como "vítima" do detestável Lestat...

    Aconselho a ler os 12 livros da saga. São 12 mesmo? Nunca lembro. Alguns são bem fraquinhos, mas outros... ah! Apaixonantes.

    [Spoiler] Não leve tão seriamente a morte de Cláudia.... kkkk

    #Bel Góes#

    ResponderExcluir
  8. Que livro bacana. Adorei a historia, parece ser muito forte o livro ne? Fiquei interessada em ler!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Tenho duas amigas no clube do livro aqui do estado que amam Anne Rice e vivem me perturbando para ler pelo menos um livro dela. Eu até estou pensando em conhecer o trabalho da autora e ver esse grande detalhamento que ela faz dos lugares que parece Poe, mas confesso que não gosto de vampiros e evito ler livros com esses seres sobrenaturais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie, "Entrevista com vampiro" definiu o meu parâmetro para histórias com vampiros (daí a minha imensa dificuldade com a trilogia Crepúsculo). Eu me lembro de ter acabado o livro me sentindo sugada e a penúltima criatura da face da terra. O livro é maravilhosamente bem escrito e intenso. Justamente por isso, ao contrário de você, não consegui reler até hoje. Talvez um dia eu tente. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Lendo sua resenha me lembrei de uma colega da escola que amava essa série, ela comprava um a cada mês, nós fazíamos as compras juntas na mesma livraria, ela um livro da série e eu um livro que estivesse louca para ler!

    ResponderExcluir
  12. Olá, vi quando iniciou esse projeto aqui no blog, e tava curioso para ver tua opinião de Entrevista com o Vampiro, e adorei mesmo ver que teve alguns pontos parecidas com as minhas. Quero muito reler esta série e você conseguiu despertar essa vontade em mim.

    ResponderExcluir
  13. Comprei Entrevista com vampiro em 2015 e espero ler em breve. Amo o filme, e li a HQ com a história de Claudia, que aliás é muito boa. Meu primeiro contato com a autora foi broxante, li aquele livro da Bela e odiei. Mas sinto que irei gostar muito deste. Adorei a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir