quarta-feira, janeiro 11

Especial Agatha Christie

Olá pessoal, hoje teremos um especial em homenagem aos 41 anos da morte da Rainha (ou Dama) do crime, Agatha Christie.

Nascida dia 15 de Setembro de 1890, Agatha Christie se tornou um dos autores mais bem sucedios do mundo, segundo o Guines ela só perde para Shakespeare e a Bíblia, O Caso dos Dez Negrinhos (que agora se chama, E Não Sobrou Nenhum) é o romance policial mais vendido do mundo, e está no Top10 contando todos os gêneros de livros, então porque não falar dessa grande autora que ganhou inclusive o título de Dame da Coroa Britânica.

Mas como nós do Poyo gostamos de fatos estranhos, é isso que vou contar para vocês.

Lago Silent Pool, foi perto daqui que o carro foi encontrado
Vocês sabiam que Agatha Mary Clarissa Miller protagonizou um caso digno de seus livros, sim dia 3 de dezembro de 1926 seu marido, apaixonado por outra pessoa, queria o divórcio, então ele saiu de casa para passar o fim de semana com a amante e uns amigos. Ao chegar em casa, uma dessas residencias bem lindas que costumam a aparecer em seus livros, Agatha não encontra o marido, então ela resolve sair de casa, na manhã do dia 4 seu carro é encontrado em um barranco perto de um lago todo aberto, com os faróis acesos, seu casaco e mala ainda dentro do carro.

É lógico que esse sumiço causou uma forte comoção quando foi divulgada, mais de 15.000 voluntários participaram das buscas, incluindo por aviões, foi a primeira vez que aviões foram utilizados para buscas na Inglaterra.

Hotel onde a Dama foi encontrada
Depois de 11 dias de buscas, encontraram Agatha em um hotel por um amigo. Ela chegou até o hotel de taxi com uma pequena maleta e se hospedou sobe o nome de Teresa Neele (que é o sobrenome da amante do marido, olha só que coisa, né?), ela disse que era da Cidade do Cabo e estava de luto pela morte do filho, inclusive ela colocou um anúncio em um jornal pedido informações de parentes que vieram da Africa do Sul. A Policia só foi encontrá-la no dia 19 de Dezembro, rondando um penhasco.

É lógico que essa história toda deu o maior bafafá, e uma polêmica foi gerada, algumas teorias foram lançadas para tentar entender o episódio.
Manchete da época

1 - Será que foi uma jogada de marketing, ela tinha lançado um livro (O Assassinato de Roger Acroyd), se bem que não acho que seja, já que o livro estava em primeiro lugar nas listas de mais vendidos, para que tudo isso se o livro já era um sucesso?

2 - Ela queria punir o marido, por ser um #$¨%&*, se foi ou não, acho que o ex-marido deve ter ficado bem preocupado, já pensou? Eu acho que ele deve sim ter se sentido responsável pelo ocorrido, já pensou se ela se mata?

3 - Que ela sofreu um acidente carro e teve um caso de Amnesia Psicogênica, ela ficou confusa sobre o que estava acontecendo, será?

A verdade é que o fato nunca foi esclarecido, até mesmo em sua auto biografia ela não comentou com atenção esse episódio, mas existe uma corrente que diz que no livro O Retrato", publicado sob o nome de Mary Westmacott, que conta a história de uma moça que pensa em suicídio após ser abandonada pelo marido, a autora contou o episódio

Max Mallowan, Agatha Christie e
 Leonard Woolley em Ur, 1931
De qualquer forma Agatha Christie continuou em alta, seu livros continuaram vendendo muito bem, ela se separou do marido dois anos depois do ocorrido, foi com um amigo, Leonard, para uma escavação arqueológica onde conheceu seu segundo marido (14 anos mais novo) se casou dois anos após seu divórcio. Ficou ainda mais famosa, escreveu livros que explodiram, rodou o mundo participando de escavações arqueológicas, em fim melhor impossível.

É muito 'Mestra' *---* 

Tem como não amar essa mulher?

Já li vários livro da Rainha do Crime, são tantos que já nem lembro mais de vários, o que é ótimo pois posso ler de novo sem me preocupar de já saber quem é o culpado XD, mas meus preferidos eu sei muito bem, e vou deixar aqui para vocês:

1- Cipreste Triste
É um livro muito triste e melancólico, e eu virei fã da Elinor, ela é tão frágil, e teve que ser muito forte.
Elinor Carlisle é uma bela jovem, noiva de Roderick Welman e sobrinha da esposa do tio dele, Laura Welman. Viúva, Laura tem Elinor como sua herdeira natural caso venha a falecer sem deixar testamento. Um dia, Elinor recebe uma carta anônima insinuando que sua herança pode estar ameaçada por uma jovem que tem ficado muito próxima de Laura, a linda e encantadora Mary Gerard, filha de um dos empregados. Preocupados com isso e com a saúde de Laura, que está cada vez pior, Elinor e Roderick se dirigem à Mansão de sua tia. Ao chegarem lá, Roderick se vê repentinamente apaixonado por Mary.
Não demora para que Laura faleça, antes de deixar um testamento, tornando Elinor sua única herdeira. Após isso, Elinor, profundamente ferida por amar demais Roderick, termina o relacionamento, disposta a tudo para esconder como verdadeiramente se sente. Os três jovens seguem rumos distintos, mas quando Mary é misteriosamente assassinada, a única suspeita é Elinor, que tinha todos os motivos e a oportunidade perfeita para cometer o crime.
Mas as aparências não são o suficiente para convencer Hercule Poirot, que vai a fundo para descobrir a verdade

2 - A Terceira Moça
Ao contrário da Elinor, Norma é bem forte e independente, ela está crente que alguém a quer morta e não vai ficar se escondendo, prefere pegar o possível assassino antes!
Uma jovem chamada Norma Restarick procura Poirot para dizer-lhe que pensa que cometeu um homicídio. No entanto, ela vai embora logo em seguida, porque acha que ele é velho demais para ajudá-la.
Poirot tenta descobrir quem é a garota e, uma de suas primeiras descobertas, é que ela conhece a sua velha amiga Ariadne Oliver, autora de romances policiais. Ao refazer os passos da garota, Ariadne descobre que ela divide um apartamento em Londres com duas outras jovens(Claudia e Frances), por isso ser chamada de "terceira moça". Além disso, tem um pai e uma madrasta com os quais não tem um bom relacionamento, e um namorado suspeito, chamado David Baker.
Enquanto Poirot e Ariadne investigam, vêm à tona vários fatos sobre os amigos e familiares da moça, tramas paralelas, ligações, e mais mistérios. O detetive acha que todos os fatos são peças de um quebra-cabeça, porém não consegue formar o quadro completo e extrair a verdade.
Afinal de contas, quem morreu? E como? Foi mesmo ela quem matou? Se não, por que acredita que sim? O que há por trás de tudo isso?

3 - E Não sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos)
Que livro intrigante, ele meio que inspirou várias obras de suspense, isso sem falar que ele tem um dos finais mais surpreendentes de todos os tempos, sendo até hoje aclamado.
Mas falar o quê do livro que é o suspense policial mais vendido do mundo?
Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.

E aí, gostaram de conhecer um pouco da vida da grande Dama do Crime, bem interessante né? E você já leram algum livro da autora? Tem algum preferido? Conte para nós.

16 comentários:

  1. Mestra? Essa mulher era uma vanguardista pra época! Não é a toa que seus livros são tão lidos e relidos no decorrer dos anos!
    Amei seu post especial, meninas!
    Sorteio da Coleção Percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  2. Olá;

    Eu simplesmente sou apaixonado pelos Livros dela.
    Adorei o seu blog, muito Lindo.

    Gostei muito do Post. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse post. Eu já decidir que deste ano não passa, eu preciso ler uma obra dessa mulher. Chega de passar vergonha rsrsrs. Bj

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bacana o seu post e conhecer mais essa autora. Eu nunca li nada dela e isso é vergonhoso! Sou muito curiosa pra ler pois ouço falarem muito bem!!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caracasssss, para ver como a gente nunca pode conhecer as pessoas de verdade né. Acho que ela realmente sofreu um lapso porque amar é assim né, mas que legal isso adorei a sua matéria, não fazia ideia!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu simplesmente amo Agatha Christie. Uma mulher a frente de seu tempo, escrevendo um tipo de literatura q não tinha lugar p mulheres. Né.
    Adorei a história q vc contou.
    Ja li tudo que foi publicado dela.
    Gosto muito de A mansão hollow, assassinato no expresso do Oriente, cartas na mesa,o caso dos dez negrinhos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada desta autora, mas acredita que eu conhecia essa "curiosidade" sobre a vida dela? Em um episódio antigo de Doctor Who passava algo sobre isso e fiquei curiosa, então fui pesquisar se era invenção do seriado ou havia acontecido. Claro que nos seriado muito do que foi mostrado foi fantasioso, mas eles se basearam exatamente nesta curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Cara, eu adoro a Agatha, mas não sabia dessa história não, que loucura né? hahahahaha adorei! E adorei mais ainda essas suas teorias. Não acho que tenha sido marketing, embora sempre ajude né?
    Gostei bastante da postagem e espero ver mais desse estilo por aqui!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oie, eu me lembro da minha cara de tacho quando acabei de ler "Assassinato no Expresso do Oriente", porque eu NUNCA iria prever aquele final. Seja com Hercule Poirot ou com a Miss Marple, Agatha Christie é imbatível para deixar a gente maluco tentando montar o quebra-cabeça! Excelente texto! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Gente, que história maluca! hahaha Eu li O Assassinato de Roger Acroyd e Morte no Nilo e gosto muito de sua escrita, não é das minhas favoritas, mas se me derem para ler, eu leio!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nossa, que história! Digna de seus livros mesmo! Nunca li nada dela, mas estou pensando em ler sim! Minha mãe sempre fala que as histórias dela são ótimas! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  12. Que história incrível essa do sumiço de Agatha hein, parece que ela tornou-se personagem dos livros que escrevia. E que bom que no fim tudo ficou bem e ela ainda deu a volta por cima e tentou a felicidade em outro casamento. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da autora, mas com certeza pretendo fazer isso em breve. Parabéns pelo post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Daniele, sua linda, tudo bem?
    Que alegria encontrar esse especial em seu blog, cresci lendo os livros da autora, a considero minha Diva, para mim, não existe e não existiu ninguém igual a ela. Rainha do crime é um título muito merecido. O Caso dos Deze Negrinhos é um dos meus favoritos. Eu li em um especial que ela escreveu um livro matando seu detetive Hercule Poirot, mas que a editora dela e seus fãs e amigos pediram para ela não fazer isso, e o livro foi guardado em um cofre e ela continuou escrevendo mais histórias dele. Sobre os sumiço dela eu já tinha lido, mas não sabia dessas teorias. Eu acredito que ela fez tudo consciente, que ela não queria ser encontrada. O mesmo acontece comigo, eu li os livros dela quando estava na escola, por isso não lembro dos assassinos quando releio algum livro, risos... Adorei seu especial!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu não conhecia esses detalhes!
    Eu já li alguns livros da autora, mas sei preciso ler muito mais. Li bem poucos mesmo, e a cada detalhe que vejo da autora, percebe o quanto estou atrasada com a minha leitura.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu post, afinal sou um eterno fã da autora, e conhecê-la ainda melhor, assim como suas obras é sempre gratificante. E você conseguiu fazer uma intensa pesquisa de sua vida literária, e isso me agradou bastante.

    ResponderExcluir
  16. Oie, Danielle! Eu não sabia que a Rainha tinha passado por isso! OMG!! Que cara estúpido! ai ai ai
    Que bom que ela superou.
    Eu amo E não sobrou nenhum, mas também tenho um fraco pelo mais famoso dela, O Assassinato no Expresso do Oriente, pois ele foi um dos que mais deu nós na minha cabeça. Ainda tenho vários dela para ler, por exemplo os dois outros que você comentou aqui.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir