segunda-feira, janeiro 16

(Resenha) #28 O Castelo Animado

Título: O Castelo Animado
Autor: Diana Wynne Jones
Gênero: Fantasia, romance

Desafio #28 Livro lançado no ano em que nasceu

O Castelo Animado (Howl's Moving Castle) foi lançado em 1986, quando nasci, e que surpresa minha saber que esse livro se encaixaria nesse desafio! Assisti o filme de mesmo nome produzido pelo meu estúdio de animação favorito, Ghibli, e adorei.
Seus olhos, amarelados e lacrimosos, fitavam-na do espelho, parecendo um tanto trágicos.
— Não se preocupe, sua velha — disse Sophie para o rosto. — Você parece ter bastante saúde. Além disso, essa aparência está bem mais próxima do que você é de verdade.  

Sophie uma garota de 19 anos, irmã mais velha de outras duas irmãs, sendo a mais nova filha de um segundo casamento. Sua mãe morrera e seu pai cuidou muito bem delas até que ele também morreu, a madrasta como não conseguiria cuidar das três meninas, arrumou algumas casas de amigos que pudessem ajuda-la. Martha a mais nova, foi morar com a feiticeira Annabel Fairfax, Lettie a do meio e a mais bonita, foi morar e trabalhar como aprendiz no Cesari's Café e Sophie que como era a mais velha e deveria herdar a chapelaria de seu pai ficou junto com a madrasta trabalhando costurando chapéus.

Mas um dia, a Bruxa das Terras Desoladas apareceu na chapelaria e sem motivo aparente transformou a jovem em uma senhora de 90 anos, então ela decide sair de casa e buscar o seu destino. Durante as andanças ela encontra o Castelo do Mago Howl, que como o nome diz é animado, não no sentido de feliz, mas no sentido de andar e parecer ter vida própria. Sophia tinha medo do mago, várias pessoas no vilarejo onde ela morava diziam que ele devorava os corações das moças bonitas, mas agora que ela estava uma velha decrépita, ela achou que ele até poderia ajuda-la a se livrar do feitiço.

Então nossa velhinha invade o castelo e encontra um demônio do fogo, Calcifer, que logo percebe que ela está sob um encantamento e promete ajuda-la se ela ajuda-lo a quebrar o contrato que o prende ao Howl, e um pacto com um demônio é realizado minha gente! Mas esse demônio é bonzinho e intempestivo como Howl.
Olhe para mim! Eu saio para buscar meu destino e acabo exatamente onde comecei, e ainda por cima velha como as montanhas!
O que dizer desse livro que é super fofo? A escrita da Diana é fácil, divertida e apaixonante. Existe muitas tramas e subtramas o que deixa a leitura muita rica e com vontade de ler novamente. Apesar da história focar mais na Sophie, todos os personagens são muito bem construídos principalmente o Howl, mimado, egoísta mas um amor, meu crush literário!

O Castelo Animado é o primeiro livro de uma série de mais dois volumes, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos. A Diana teve aulas e muita ajuda de seus professores, Tolkien e C.S.Lewis, então se você gosta desses dois grandes escritores, é leitura obrigatória!

A versão para cinema que falei lá no começo tem algumas diferenças do livro, principalmente com relação a alguns personagens que não aparecem como a irmã mais nova e outros criados. No livro também há a eminência de uma guerra, já no filme essa guerra está acontecendo. Mesmo com essas diferenças cada um é um obra fantástica que se complementam, tanto que foi até indicado como melhor filme de animação em 2006.


Com a chamada: O Brasil e o Mundo em 1986: Ano de emoções fortes com Plano Cruzado, tragédia da Challenger, a explosão de Maradona e acidente em Chernobyl, o blog Contando a história descreve como foi o ano que nasci, com alguns fatos que marcaram a história, infelizmente tristes... Quem tiver curiosidade pra saber como foi o ano em que nasceu tem muitos lá no link!

20 comentários:

  1. Aiiiiii céus! Sou apaixonada por Castelo Animado! Fiquei hiper feliz por relembrar a história de Sophie na sua resenha! Infelizmente só vi o filme, pois o livro parece estar esgotado.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhh que coisa mais linda esse livro gente! Eu to apaixonada e adoraria mesmo ter a oportunidade de realizar a leitura, a história é fascinante e envolvente!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda,

    Amo esse livro e sou completamente apaixonada pelo filme da minha produtora favorita de animes e desenhos animados <3!

    Só acho bem mala o Howl haha

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. OIii!

    Eu não li ainda esse livro mas é algo que eu preciso fazer em breve. Gostei do enredo e parece mais completo - claro - que o filme. Gente, e que professores hein?? Só gente boa instruindo a autora isso é ótimo!
    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ain que bacanaaaa, não conhecia esse livro mas ele me chamou muito a atenção tanto pela capa quanto pela história, e saber que tem filme me fez ficar mais mais curiosa. Parabens pela resenha. Amei!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que livro amorzinho! Fiquei curiosa para ler, será que ainda acho? Que louco ela fazer o pacto com o demônio. Imagino como deve ter sido uma jornada complicada para ela, espero que esse feitiço seja quebrado. Amei a resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Gente, ouvi falar da animação porque sempre acompanho os indicados ao Oscar, mas nem imaginava que a origem dela era um livro. Adorei saber disso. Vou ficar atenta e espero ter a chance de ler! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nao sabia que tinha o livro!!!
    Ameii saber, eu gosto demais do anime, me tocou demais e to loka pra ler O Castelo Animado.
    Super dica de leitura, e vou ler logo.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, não sabia do livro!
    Fiquei muito feliz em saber disso, e agora quero conferir para ontem.
    Estou bem intrigada para conferir esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que a animação era baseada em livros. O.o Não cheguei a olhar, mas é um dos títulos que eu pretendia assistir(tenho listinha com animações e animes). Quanto a ideia do projeto, tenho que dizer que adorei!

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    eu leio muitos livros de animação para o meu filho, mas esse não conhecia
    Obrigada pela dica, tenho certeza que vamos amar.
    Adorei a ideia do projeto
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    É o mesmo ano que o meu irmão nasceu!! :)
    Desconhecia sobre a obra e também a animação, mas confesso que fiquei bem intrigada para realizar a leitura após ver tantos elogios em sua resenha sobre a escrita da autora.
    Sem contar que sou apaixonada por fantasia e o enredo parece ser bem construído.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu pesquisei alguns títulos que saíram no ano em que nasci, e leria um do Gabriel Garcia Marquez. E nem preciso clicar no link pra saber o que teve em 94: o tetra, morte do Senna, FHC presidente... ano tenso haha sobre a obra, eu não a conhecia, mas achei uma fofura a história!

    ResponderExcluir
  14. Ai que fofura de livro! Não conhecia e adorei vê-lo aqui. Parece ser uma leitura bem interessante e envolvente. Já quero! Dica anotada :D Ah, nunca assisti ao filme, e já quero conferir também.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi
    eu conhecia o filme, não o livro! Achei a trama uma fofura, deu mega vontade de conhecer uma fantasia mais antiga e se ele vem recomendada pelo Tolkien e C. S. Lewis acho que merece ser anotado e lido!

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Imagino que um livro escrito por uma autora que tenha por influência direta Tolkien e C.S. Lewis deve ser de fato maravilhoso e eu não conhecia ainda, o que me deu uma enorme vontade de ler. Espero adorar a obra como você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa e encantada com a história. Quero saber o que irá acontecer com essa moça transformada em uma velhinha e se existe uma lição por trás desse acontecimento. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá.

    Que legal esse desafio, hein? Já fiquei até com vontade de fazer. Não conhecia esse livro, mas a premissa é muito boa e já quero ler. E também quero assistir o filme logo após de ler o livro, né? hahhaa Amei sua dica e já vou adc a minha lista de leituras.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  19. Que coisa mais fofa esse livro, estou encantada! Faz algum tempo que não leio nada do gênero, mas lendo a sua resenha fiquei morrendo de vontade de dar uma conferida na obra. Adorei a dica! ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Oi Caroline, sua linda, tudo bem?
    Não conhecia essa história e estou completamente encantada!!! Tenho certeza que através dela a autora irá passar mensagens lindas e fiquei muito curiosa com o Howl, depois de que ele se transformou em seu crush, risos...Não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir