quinta-feira, fevereiro 9

(Crônicas Vampirescas) O Vampiro Lestat

Título: O Vampiro Lestat
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama, Sobrenatural
Editora: Rocco
Especial: As Crônicas Vampiresca

Sinopse:
O romance acompanha o vampiro através dos séculos, sua infância aristocrática, seu desbunde como ator no mundo cênico de Paris, sua transformação em estrela de rock, que enfeitiça milhares de fãs. O leitor conhecerá um charmoso e inquietante Lestat, em busca de um significado para sua existência, que o levará a seus ancestrais e ao elo perdido dos bebedores de sangue.

Olá pessoal, depois do meu amado Entrevista Com o Vampiro, será que os próximos livros das Crônicas Vampirescas conseguem ser tão encantadoras quanto o primeiro livro?
"E uma parte importante deste milagre imprevisto era a curiosa inocência daquelas pessoas bem no meio de toda essa liberdade e riqueza. O deus cristão estava tão morto quanto estivera no século XVIII. E nenhuma nova religião mitológica sugira para substituir a antiga."
O livro começa com um prólogo mostrando Lestat acordando do sono em que se colocou na década de 1920, ele ouve nossos sons, e se apaixona por eles e é um grupo de rock que resolveu ensaiar perto de sua casa (cemitério), e após estar forte o suficiente, ele se junta a tal banda e, explode ganhando vídeo clips, e um livro contando a história do Vampiro Lestat. E é a história narrada nesse livro que leremos aqui. Isso mesmo, é um livro dentro do livro.

Nesse livro Lestat conta que ele era o mais jovem dos filhos de um nobre falido na França, ele não tinha perspectivas de herdar alguma coisa, também não seria 'um bom partido', em fim ele era mais pobre que seus súditos, e o que ele mais queria era fujir desta sina, tentou ser padre, mesmo sendo ateu, depois fugiu com uma trupe de atores de rua, mas as garras de seu pai sempre o agarrava e trazia de volta, assim foi até conhecer Nicolas, o filho de um mercador que vivia no vilarejo sobre a proteção do castelo dos Lioncourt, e mais uma vez decidiu fugir, mas desta vez a mãe de Lestat resolve ajudar.
"Estava encantado com o mundo da música rock - o modo como os cantores podiam gritar sobre o bem e o mal, se proclamar anjos e demônios, enquanto  os mortais se levantavam para aplaudir. Às vezes, pareciam a pura personificação da loucura."
Já em Paris os dois amigos se juntam a um teatro, Nicolas é um ótimo violinista, mas está 'velho demais' para ser aprendiz de um grande mestre, então ele toca no teatro, já Lestat era um faz tudo, mas ele era tão empolgado e amava tanto o teatro que acabou ganhando uma chance, e não demorou muito para um ser das trevas reparar nele.

E 'numa bela noite de Lua' ele foi sequestrado e levado para uma torre, onde foi transformado, herdou uma mega-hiper-uber fortuna e vê seu mestre morrer tudo em questão de horas. Depois disso ele aprende a usar seus poderes quase que sozinho, compra briga com quase todos os Vampiros de Paris, faz suas próprias crias, e conhece um ser mítico até mesmo para os Vampiros.
"Estava eu fazendo aquilo? Estava lambendo aquele sangue a menos de cinco centímetros daquele morto? Estava meu coração palpitando com cada lambida, a menos de cinco centímetro daquele jovem morto que Magnus levara para lá, assim como me levou? Aquele jovem que depois Magnus condenou à morte e não à imortalidade?" 
Sabe aquele Lestat fútil, entediado e maléfico da visão de Louis em Entrevista com o Vampiro, a dona Anne Rice desconstrói ele mostrando seu lado da história (inclusive no Filme tem uma cena bem rapidinha que corrobora o que acontece neste livro) e tem várias coisas que aconteceram de um jeito no primeiro livro, vemos que não foi bem daquele jeito. O que não muda é sua impulsividade e sua grande paixão, paixão pela 'vida' afinal é isso que ele mais gosta de fazer, ele não fica chorando por ser uma criatura 'demoníaca' não se esconde nas criptas, ou castelos longinquou. 

Outra coisa bem interessante é conhecer um pouco da mitologia que moldou a sociedade vampírica de Anne Rice, conhecemos os 'pais' da espécie, e como eles mesmos se tornaram vampiros, também ficamos sabendo como eram os vampiros em diversas épocas, como no Império Romano, entre os Celtas, durante a Renascença, é bem interessante.
"Opus resistência a ele. Por instinto, senti seus olhos ficarem opacos, como se uma parde tivesse sido erguida para bloquear as janelas de meus pensamentos. E mesmo assim senti tamanha ânsia por ele, um desejo imenso de concordar com ele, de segui-lo e ser conduzido por ele, que todos os meus desejos do passado pareciam não ter nada. Ele era tão misterioso para mim quanto Magnus fora. Só que era belo, de uma beleza indescritível, e parecia haver nele uma complexidade infinita e profundeza que Magnus não possuía."
E eu não posso terminar sem falar de alguns personagens que conheci aqui, (na verdade já conhecia, mas esse é outro assunto) Marius, esse sim é um Vampiro antigo, e carrega um fardo muito grande em forma de duas estátuas de que depende a vida de todos os vampiros. Tem a Gabriele, tenho sentimentos divididos por ela, mas gosto do espirito livre que ela tem. Tem uma personagem citada aqui que me deixou com muita vontade de conhece-la, que é a Pandora.

Para os fãs de Louis, ele aparece lá no final para seu deleite, e para os fãs de Armand (eu :D ) também vai ter uma bela desconstrução do personagem, e o quanto ele também foi responsável pelo 'calvário' de Louis , Armand meio que é o que Lestat foi para Louis, na minha opinião, e isso só me fez ficar mais fã dele, isso sem falar que eu morria de vontade de apertar suas bochechas de anjo de Caravaggio >.<
"- Oh, mas é sempre uma caricatura, você não percebe? - ele disse com a mesma brandura - A cada vez a morte e o despertar o espírito mortal, de modo que um vai odiá-lo por por ter romado sua vida, outro vai cair nos exessos que você despreza. Um terceiro sairá louco furioso, e outro um monstro que você não pode controlar. Um terá ciúmes de sua superioridade, outro vai excluí-lo."            
O livro é muito bom e instigante, dei quatro OYO porque tenho uma queda pelo Lestat do Entrevista, não que esse não seja bom, mas tenho uma quedinha pelos vilões, e quando eles viram mocinhos, perdem um pouquinho do charme, mas mesmo assim o livro  animou muito, e deixou um gancho #$%¨&@#$¨ para o próximo livro AHHHH

Indico para todos que gostam de histórias com muito mistério, sombrio e sexy ao mesmo tempo.

13 comentários:

  1. Oi Dani!
    Adoro a escrita na Anne Rice e virei fã, mesmo lendo apenas um livro dela, o Pandora.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre Lestat e ainda mais sabendo que ele tinha a banda haha
    No livro Pandora também aparece um pouco dos vampiros originais, meio que tratados como deuses e acho muito interessante.
    Resenha excelente!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Faz tanto tempo que li as crônicas, muito antes de ter o blog, as vezes penso em reler para resenhar, pra estar mais fresquinho na memória...

    Tenho a mesma opnião que você sobre o Lestat, gostei dele mais "malvadinho". rs
    Ainda não li o livro novo sobre ele, mas pretendo.

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
  4. Conhecia a autora somente por nome, mas nunca pesquisei sobre suas obras. Confesso que fiquei um tanto perdida por não conhecer nada sobre os personagens, portanto vou procurar mais afundo sobre suas obras para consequentemente ler, afinal, fiquei intrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Também amo vilões e prefiro que eles permaneçam assim. Ainda não li nada da autora, mas queria muito fazê-lo, porque todo mundo além de achar a escrita e as histórias dela maravilhosas, dizem que ela tem uma escrita mais gótica, e como nunca li nada parecido, queria muito conhecer.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Acredita que ainda não li nada da autora?
    preciso anotar essa dica, e também se encontro a ordem da leitura para ver por qual eu começo.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Acho que você já sabe que não sou a maior de livros com vampiros, mas gostei da sua resenha. SIM, também tenho uma grande queda por vilões hahahaha
    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oiii, ttudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler os livros dessa autora que você nem imagina, até hoje só li comentários realmente positivos e quem sabe uma grande ideia começar por essa edição, adoro os vilões!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Lestat é uma das história que sempre quis ler da Anne Rice. Sou louca por livros sobrenaturais mas ainda não tive oportunidade de realizá-la. Gostei de saber que é um livro dentro de um livro e do que posso esperar. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro ainda, mas tenho gostado de como você tem se aprofundado no tema de vampiros por aqui. Fiquei encantado pela premissa do livro e o quanto ela se desenvolve, e ainda mais por ser bem diferente do que andam lançando por ai sobre o tema. Não conhecia a autora, mas parece-me que me encantaria pela a escrita da mesma.

    ResponderExcluir
  11. Hahaha... Também tenho uma quedinha pelo Lestat do Entrevista mas fiquei bem curiosa para conhecer esse outro lado. E o que me deixou ainda mais interessada no livro foi você ter dito que ele mostra um pouco da mitologia da sociedade vampírica da Anne Rice.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Olha, eu nunca li nada da Anne, mas estou fazendo a coleção das Crônicas Vampirescas de tanto que uma amiga fala e ama tudo em relação a Anne Rice. Um dia, claro, pretendo lé, né, não vou só comprar.... errr... rsrs. Sério, vou ler.
    O engraçado é que essa minha amiga sempre fala pra eu começar por este segundo livro, pq ela acha o Entrevista com Vampiro um livro bem maçante e até chato às vezes, mesmo ela sendo mega fã da Anne. rsrsrs
    Enfim, foi bacana ler sua resenha pra saber um pouco mais, pois eu não fazia ideia de muita coisa. Então é bacana pq desperta o bichinho da curiosidade. ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Acredita que eu adoro histórias com vampiros e nunca li Anne Rice? Eu vi o filme Entrevista com Vampiro faz muito tmepo, confesso que não me recordo muito da história. Também tenho queda pelos vilões, risos... Mas gosto quando os autores desconstroem um personagem diante de nossos olhos, acho que isso é que me fascina, a natureza deles. Sua resenha está contagiante, não vejo a hora de ler!!! Ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir