quarta-feira, fevereiro 15

(Dicas) #31 Uma Graphic Novel




Olá pessoal, nesse desafio o tema pode ser meio confuso, afinal o que é uma Graphic Novel? Se procurarem acharam algumas definições, mas no geral esse termo é usado pra se referir a uma História em Quadrinhos que são lançadas em livrarias, geralmente em volume único. Porém, devido ao alto padrão das histórias e desenhos, toda graphic novel acabou virando sinônimo de obra de arte.

Existe muito tipos de histórias e separei algumas dicas para cada tipo de estilo, vamos lá?


Laços, Victor e Lu Cafaggi - Ghapic MSP
Faz algum tempo que a turminha mais conhecida do Brasil está ganhando várias HQs chamadas de MSP (Mauricio de Sousa Produções) onde vários autores nacionais recriam o universo e os personagens da Turma da Mônica.
Laços talvez seja a história que mais tenha feito sucesso, foi feita uma continuação e já anunciaram que nesse ano sairá outra.

SinopseO Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Magali e Mônica e, claro, um plano “infalível".Em Laços, os irmãos Lu e Vitor Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.


Grant Morrison (roteiro), Dave McKean (arte)
Nunca fui fã de super-heróis e de ler aqueles montes de revistas, mas sempre gostei do Batman. Nessa HQ o clima é bem adulto e sombrio, fazendo jus ao nome no Asilo, e o universo de H.P. Lovecraft. 


Sinopse: "Asilo Arkham – Uma Séria Casa em Um Sério Mundo" é um impactante conto de horror psicológico protagonizado por Batman e praticamente todos os internos do Asilo Arkham, o lar dos criminosos insanos de Gotham. Liderados pelo Coringa, esses pacientes - Duas-Caras, Chapeleiro Louco, Crocodilo, Cara de Barro, Espantalho e muitos outros - dominam as dependências do lugar e tomam como reféns seus empregados. Eles pretendem libertar os pobres funcionários, mas somente se uma condição for cumprida: o Homem-Morcego deve se entregar... e se tomar um deles!

Maus - A História de um Sobrevivente, Art Spiegelman
Todo mundo sabe que o Holocausto foi uns dos piores episódios da humanidade e nessa HQ baseada na vida de um sobrevivente, que era o próprio pai do autor, é um desses clássicos que todo mundo tem que ler um dia, simplesmente um clássico, não tenho o que falar. Leia!

Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia.  Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.




Solanin, Inio Asano
Tem uma faze que a gente fica perdido, não sabemos o que fazer da vida, Solanin é uma história do cotidiano, jovens que querem ser livres e aproveitar a vida. Uma HQ extremamente sensível e com personagens humanos, sentimos todo amor, tristeza e desilusões desses grandes amigos.
A HQ lançada aqui no Brasil está dividida em dois volumes em formato de mangá.

Sinopse: Em Solanin, do premiado quadrinista japonês Inio Asano, o jovem casal de namorados Meiko e Taneda decide dar uma virada em suas vidas e ir atrás de seus sonhos de música e liberdade.


Três Sombras, Cyril Pedrosa
Para alguns pais é difícil aceitar que seu filho tem que sair debaixo das suas asas e ganhar seu próprio mundo. Tês Sombras é uma linda e emocionante fábula com traço em preto e branco em pincel. 

Sinopse: Joachim e seus pais levam uma vida tranquila em uma pequena casa no campo. A aparição de três sombras no alto de uma colina, no entanto, corrói a harmonia da vida em família e enche os pais de dúvidas. Seriam viajantes? Por que estão rondando a casa? A cada tentativa de aproximação, as figuras misteriosas desaparecem. Logo, eles percebem que as sombras estão ali para buscar Joachim. Recusando-se a aceitar esse fato, o pai foge com o filho em uma viagem febril e desesperada, sempre com as sinistras sombras em seu encalço. Joachim deixa assim seu mundo idílico pela primeira vez para viajar por terras hostis em um navio precário, onde conhecerá um mundo cercado de adultos trapaceiros e imorais. Três Sombras é um romance de aventura, com contornos épicos, e que explora sutilmente questões de ordem filosófica e moral.




O caçador de pipas em quadrinhos, Khaled Hosseini, Fabio Celoni, Mirka Andolfo

Exitem muitas HQs inspiradas em romances e essa é baseada no livro de mesmo nome, é um novo ponto de vista sobre essa linda história.

Sinopse: Amir e Hassan. A inesquecível história de uma amizade que ultrapassou todas as barreiras. Uma história de perda e de uma dolorosa redenção contra o pano de fundo de paisagens, rostos e a cultura de um país castigado pela violência e pelos conflitos. Um país que continua lutando para recuperar a esperança.Baseada no grande best-seller internacional, hoje já um clássico, um romance em quadrinhos para encher os olhos do leitor.

E a dica bonus é Blacksad que estampa a capa deste post! Boa leitura e diversão!

16 comentários:

  1. Eu comprei uma outra Graphic Novel, chamada Sopa de Salsicha, de um autor nacional, o Eduardo Medeiros. Muito legal e divertida. Também vi outras na livraria e acho super interessante esse tipo de leitura!
    Um Abração!
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Caroline
    Eu gosto de HQ, mas tudo depende de qual é e Gostei bastante do seu post.
    O caçador de pipas é meu livro preferido da vida e nem sabia que tinha ele em quadrinhos rs
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol
    Esse ano estou aderindo o lado nível da vida e HQs. Quero muito ler Lacos da Mônica. Sempre vejo o pessoal falando super bem dela.
    Já tentei ler Solanin, mas parei no primeiro volume. Apesar de bonita, achei o desenvolvimento muito lento e não tive paciência pra acabar

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Tu acredita que nunca li nada assim? Fiquei encantada lendo a sua postagem e vendo como que é, gostaria muito de um dia desses ter a oportunidade!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Eu gosto de graphic novel, tem umas que são mesmo encantadoras, fico horas as vezes analisando os detalhes dos desenhos.
    Tenho Asilo Arkham, acabei comprando ela depois de começar a jogar no PS3 os jogos do Batman.
    Eu desejo muito Maus, esta a um tempo na minha lista e espero comprar logo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não sabia que tinha o caçador de pipas em quadrinhos, já tentei ler os livro umas três vezes mas fiquei entediada e parei, de repente assim ao menos entendo melhor o enredo e talvez com uma visão mais formada sobre a história consiga enfrentar o livro. Mas o que mais quero ler dessa lista é Laços, sou apaixonada por Turma da Mônica. *-*

    ResponderExcluir
  7. OIii!

    Acho muito bacana quando pegam um livro e tranformam em GN. De todos os que você citou, eu tenho vontade de ler os da turma da monica. Todos na realidade, sei que tem vários e eu queria conhecer os enredos...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Graphic novel é muito amor! eu não leio com frequência porque não conheço muitos, mas adorei as dicas que você deu no post, um título melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei das dicas, apenas li e tenho uma graphic novel, que confesso que não gostei muito mas fiquei encantada com os desenhos, realmente é uma obra de arte. Tenho vontade de ler "maus"

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Achei bem interessante sua explicação sobre o que é considerado um Graphic Novel, bem esclarecedor.
    Gostei das dicas, mas a que fez os meus olhos brilharem foi a última sobre O caçador de pipas. Desconhecia e fiquei bem curiosa para saber como foi desenvolvido esse novo ponto de vista.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Eu não acompanho esse estilo, mas fiquei feliz com o seu post que ficou bem esclarecido.
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo muitos graphic novels e me interessei mto pelas suas dicas.
    Eu to pra ler esse Maus - A História de um Sobrevivente, me parece ser bem triste, mas to curiosa pra ler.
    Um que recomendo mto é Nimona.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito de ler graphic novel, mas quero muito mudar isso. Por enquanto estou começando com algumas HQ's diferenciadas e quero depois partir pra cá. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Confesso que nunca li HQ's, já li livros cujo roteiros vieram de HQ's famosos, mas nunca uma HQ em si, fora os quadrinhos clássicos da infância. Pretendo ler em breve, quero expandir os gêneros ao máximo esse ano e a sua seleção vaim e ajudar muito na escolha!

    Talita
    Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Nossa, faz tempo que não leio uma HQ.
    Acho bem interessante, apenas não li mais no momento. Vou anotar as dicas para poder conferir futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Oi! Nossa! Eu não fazia ideia que tinha uma Graphic Novel de O Caçador de Pipas, que interessante ^^ eu adoro HQ's e mangás, são leituras rápidas e visualmente incríveis. Valeu as dicas.

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir