segunda-feira, fevereiro 6

(Resenha) #29 Neve de Primavera

Título: Neve de Primavera
Autor: Yukio Mishima
Gênero: romance, drama, romance histórico

Desafio #29 Livro que se passa em um lugar que quer conhecer

Gente sou louca pelo Japão, gostaria muito de um dia na minha vida poder conhecer Tokyo, Yokohama e muitos templos, e é claro durante o início da primavera, outro motivo que me fez escolher esse livro foi o título.
- Kiyo, o que você faria se, de repente, eu não estivesse mais aqui? - Perguntou Satoko, as palavras se atropelando num apressado sussurro.


O Marquês Matsugae, sem muita tradição na nobreza, envia seu filho Kiyoaki bem novinho, para a casa do Conde Ayakura, para que ele aprendesse como se portar e assumir um lugar na corte, Satoko, filha do Conde, dois anos mais velha, acaba sendo uma de suas únicas amigas. Mas essa educação acabado por tornar Kiyoki um jovem fleumático.
- Se você não estivesse mais aqui? Porque? - Apesar de todos os esforços em demonstrar um estudado descaso, a resposta de Kiyoki traía insegurança. Era o que Satoko queria.
Quando ele está com seus 19 anos encontra Satoko, e a apresenta ao seu amigo Honda, que a acha muito bonita, Kiyoki mantendo a sua fria indiferença sabia o quanto ela era bonita e que ela gostava dele. Mas Satoko era uma jovem com atitudes, ela realmente está apaixonada, e seus jogos de palavras acabam ascendendo a ira, a paixão e a tristeza desses dois.

— Não posso lhe dizer porque — respondeu ela habilmente, jogando tinta nas águas claras do coração de Kiyoaki, não lhe dando tempo de levantar defesas.
Uma história linda de amor com jovens insensatos vivendo um amor proibido. Kiyoki ao longo do livro vai perdendo sua apatia contida e mostrando toda a sua doçura, enquanto Satoko mostra a sua força. Honda, o único amigo de Kiyo, é um jovem sério e tem a posição de observador, apesar de não interferir muito no relacionamento dos dois ele está sempre pronto para ajudar o amigo, sempre em seus diálogos e aparições no livro ele fala sobre questões de politica, tradições e filosofias que parece ser o alter ego do próprio Mishima. Honda é o personagem que está presente em toda a série Mar da Fertilidade.

Mesmo que a o romance seja o ponto central, o livro aborda muitos temas como plano de fundo, como a reencarnação, a reverência ao Imperador como um Deus, além da ocidentalização e o declínio das tradições, assuntos que o autor estava intimamente ligado. Tudo isso escrito de uma forma lírica, e sedutora sob o ponto de vista de um jovem extramente humano, já havia escrito na resenha do Kafka à beira mar do Murakami que Mishima era meu autor japonês favorito, isso porque só havia livo Confissões de Uma Máscara, mas agora reitero. É um livro pra ficar guardado no coração.
Ele a trespassou com o olhar. Sempre fora assim. Era por isso que ele a odiava. Sem o menor aviso ela conseguia mergulhá-lo em inomináveis ansiedades. E a gota de tinta se espalhou, opaca e cinzenta, nublando tudo que em seu coração até então fora translúcido.
Como se trata de um romance de época, talvez uma leitura complementar ajude o leitor a se situar, mesmo não sendo obrigatória para se entender a obra. O período que se passa é o começo da Era Meiji, (1852-1912onde cita que o avô de Kiyoaki foi um samurai que foi um herói durante a Restauração Meiji, talvez um dos períodos mais famosos da história do Japão, onde teve importantes reformas politicas, a abertura do portos e o início da ocidentalização e modernização no país. O livro também é citada a guerra Russo-Japonesa (1904 e 1905) que disputavam em os territórios da Coreia e da Manchúria.  Até a morte do Imperador Meiji e os primeiros anos da Era Taisho.

Mishima viveu durante a Era Showa (1926-1989) que foi marcada pelas bombas atômicas e derrota na 2° Gerra Mundial (1947), e o absolutismo do Imperador foi revogado, tirando o status de Deus a simples mortal. Muito nacionalista e apegado as tradições Mishima ingressa um grupo que quer que o Imperador seja restituído de seus poderes, não obtendo exito ele realiza um Seppuku (suicido ritual) em 1970.
"Mas agora que essas guerras antigas acabaram, um novo tipo de guerra acaba de começar: é a era da guerra de emoção. O tipo de guerra que ninguém pode ver, só sentir. A guerra que os estúpidos e insensíveis nem vão perceber, mas é séria. Os jovens que foram escolhidos para empreendê-la já começaram a lutar. E você é um deles, não há nenhuma dúvida sobre isso perdendo até a capacidade de empatia com o sofrimento alheio, não podia imaginar um coração mais naturalmente adequado do que o de Kiyoaki para ser um tal vaso de paixão pura, resistente e frio como o vidro temperado." - Shigekuni Honda
Indico pra todo mundo que goste da cultura japonesa, romance e romances históricos. e indico a tetralogia toda e todos os livros dele também!

Os livros da tetralogia Mar da Fertilidade são:
*Neve de Primavera (Haru no Yuki)1968
*Cavalos em Fuga (Honba)1969
*O Templo da Aurora (Akatsuki no Tera)1970
*A Queda do Anjo (Tennin Gosui)1970

24 comentários:

  1. Normalmente essas coisas de conde e marquês já dão um nó na cabeça da gente. com esses nomes em japonês então o bug foi certo, até agora não me situei. Que bom que gostou tanto da leitura - eu levaria um mês pra conseguir saber assimilar quem é quem no livro... e olha que sou leitora assídua de romances históricos... kkkkkkkkkkkkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante, me pareceu que o autor fez uma boa pesquisa com dados históricos para compor o enredo. Gostei porque foge do eixo literatura inglesa/norte americana ou brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Adorei sua resenha.
    Parece um livro bem escrito.
    Adoro livros que retratam a história e confesso, tenho uma caidinha pelo oriente todo,principalmente a cultura japonesa. Mas dá para sentir que o livro não é para qualquer leitor, parabéns pelo texto.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Menina, eis uma curiosidade que tenho: conhecer mais da literatura japonesa. Seus textos são muito inspiradores porque me indicam um bom caminho a ser seguido. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu também sou louco por cultura japonesa e tenho muita vontade de visitar o país também. Nunca tinha visto nada a respeito da obra e agora vendo as datas de lançamento dos mesmo eu fiquei um tanto quanto envergonhado kkjj. Achei a proposta bem interessante e como você deu nota maxima, só me deixou com mais vontade de ler agora. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá linda,

    Eu amei esse enredo que você explicou de forma bem detalhada - até nos sitou historicamente - porque descobri que existe romances de época que se passam no lindíssimo Japão e isso já me deixou louca para conhecer essa série.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, e na realidade eu só conhecia por nome, mas nunca tive muita curiosidade sobre ele. Gostei da sua resenha, gostei de saber da ambientalização e da estrutura que houve para compor a obra.
    Dica anotada para ler mais pra frente (sabe como é, série vou demorar um pouco)

    beijinhos,

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia esse livro mas gostei muito do que você apresentou sobre ele, principalmente a ambientação que a trama traz e que parece ser incrível. Não costumo ler muitos livros que se passem no Japão ou em qualquer outro lugar da Ásia, por isso fiquei bastante interessada em conhecer esse, ainda que seja uma série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lararissa! É uma série, mas os livros não são uma continuação, então podem ser lidos separadamente.
      Beijos

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e, apesar de estar querendo ler livros que se passem em outros países além dos EUA, Brasil e Inglaterra, estou tentando fugir de romances. Acho que estou procurando algo no estilo do livro "Livre", sabe? hehe' enfim.... mas eu gostei da premissa de "Neve de primavera" até, só não o leria por ora.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá ! sua paixão por Tokyo, parece com a minha que amo Paris. Com esses nomes vc sabe quem é o masculino e feminino da história? esses nomes são bonitinhos, mas emparelhou minhas idéias. Esse livro me parece interessante, porém não faz meu gênero. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como gosto muito da cultura oriental, assisto muitos desenhos, filmes e leio mangás e livros além de ouvir muita música, já estou acostumada com os nomes rsrs. Mas tem alguns livros europeus que tem tantas consoantes que também fico bem confusa, isso é normal com tantos países nesse mundão né, o jeito é dar apelidos, hehe.

      Excluir
  11. Oi, Carol.
    Sou uma admiradora da cultura oriental e gosto sempre de expandir meu repertório literário, então acho que esse livro será ótimo! Já anotei a dica e vou procurar por ele!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Que legal, eu amo romances de época e não conhecia nenhum japonês. Achei muito interessante a história, então com certeza procurarei para ler em breve! Parabéns por tua resenha!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Não sei quase nada de história, história japonesa menos ainda. E tenho problemas para entender a cultura deles, é uma realidade muito diferente, tanto que li um livro de autor japonês e achei a experiência bem frustrante. Fora que esse Honda que fala sobre questões de politica, tradições e filosofias dificilmente me agradaria. Não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  14. Uau, parece ser uma história incrível, não lembro de ter ligo algo parecido.
    Fiquei super ansiosa para conhecer mais a fundo este livro, que pelo visto consegue ser tão bem construído que não se foca apenas no romance e contempla algo mais amplo.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Admito que não leio muito literatura asiática, logo não conhecia essa obra. Mas achei bacana porque é um relato ficcional tendo plano de fundo um fato real. Adorei mesmo sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Gente adorei saber que é um romance de época, e bem diferenciado afinal está se passando no Japão <3 Fiquei bem interessada e sua resenha me deixou mais curiosa ainda. AMEI <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Que livro diferente... eu nao tenho costume de ler esse tipo de livro, sabe? Por conta disso, acho que eu nao leria esse livro não.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Eu simplesmente amo estes romances de época com veia histórica, ainda mais um lado histórico que ainda não conhecemos com costumes e tradições diferentes do que estamos acostumados. Já coloquei o livro em minha meta e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  19. Não gosto de romances de épocas, mas uma coisa que eu gosto muito é conhecer a cultura de outros paises, ainda mais se for o passado deles,e esse romance parece trazer isso junto com o casal, então acho que é uma leitura que eu faria.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu já consegui perceber que você adora a cultura japonesa hahha Eu, por outro lado, não curto muito, mas amo romances de época, então esse livro no momento está uma incógnita para mim. Mas gostei muito da sua resenha e das suas considerações do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ola amei a premissa do livro, assim como os temas abordados no livro além do romance que amo, não conhecia o livro e já fiquei muito curiosa com a escrita, a capa está linda, sua resenha foi perfeita em destacar os pontos positivos. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Não conhecia o livro e achei bem interessante. Não conheço muito da cultura japonesa e acho que seria interessante para entende-lo. Minha prima é super fã e vou até indicar esse livro para ela.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir