sexta-feira, abril 21

(Dicas) #34 Livro com uma cor no título


Yoo, hoje nossas dicas serão para dar mais cor aos seus livros!

Qual é a sua cor favorita? Com certeza ela diz muito sobre você e sua personalidade, e nos livros não poderia ser diferente, confira a paleta de cores literárias que separamos para vocês.




A Vida em Tons de Cinza, Ruta Sepetys
O que esperar das cores da paizagens da Sibéria? O cinza costuma ser uma cor muito triste ainda mais quando a protagonista é uma artista.
Sinopse: Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos. Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria. Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos. A vida em tons de cinza conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor. Para construir os personagens de seu romance, Ruta Sepetys foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes dos gulags. Este livro descreve uma parte da história muitas vezes esquecida: o extermínio de um terço dos povos do Báltico durante o reinado de horror de Stalin. Para Estônia, Letônia e Lituânia, essa foi uma guerra feita de crenças. Esses três pequenos países nos ensinaram que a arma mais poderosa que existe é o amor, seja por um amigo, por uma nação, por Deus ou até mesmo pelo inimigo. Somente o amor é capaz de revelar a natureza realmente milagrosa do espírito humano.

Hibisco Roxo, Chimamanda Ngozi Adichie
As tradições Africas são muito fortes e também diferentes das nossas, mas no catolicismo o roxo é a cor da penitencia e se encaixa bem a vida sofrida de Eugene.
Sinopse: Protagonista e narradora de Hibisco Roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente "branca" e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente. 

A Louca Debaixo do Branco Fernanda Young
Nem preciso falar que o branco é a mesma coisa que vestida de noiva né! Embora também seja uma alcunha para fantasma, rsrs.
Sinopse: O que existe por debaixo do véu de um casamento? Em A louca debaixo do branco, a escritora e apresentadora de TV Fernanda Young dá forma à fantasia de vestir-se de noiva, para depois despir-se, em sessões de fotos com os maiores fotógrafos do país. Sonhos, felicidades e frustrações são traduzidos em imagens e também nos textos, escritos a partir de uma série de entrevistas que a autora fez com famosos e anônimos sobre o assunto.



O Rei de Amarelo Robert W. Chambers
A cor da loucura e delírio, uma explosão emocional, um acesso de fúria. Uma cor que possui uma forte intensidade e atormenta o homem, a cor favorita de Van Gogh.
Sinopse:'O Rei de Amarelo' é uma coletânea de contos de terror fantástico publicada originalmente em 1895 e considerada um marco do gênero. Influenciou diversas gerações de escritores, de H. P. Lovecraft a Neil Gaiman, Stephen King e, mais recentemente, o escritor, produtor e roteirista Nic Pizzolatto, criador da série investigativa True Detective cujo mistério central faz referência ao obscuro Rei de Amarelo. O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro - mais precisamente, a uma peça teatral fictícia - e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A peça 'O Rei de Amarelo' é mencionada em quatro dos contos, mas pouco se conhece de seu conteúdo. É certo apenas que o texto, em dois atos, leva o leitor à loucura, condenando sua alma à perdição. Um risco a que alguns aceitam se submeter, dado o caráter único da obra, um misto irresistível de beleza e decadência. Esta edição reúne, além dos contos do Rei, seis outros que alternam entre o sobrenatural e a realidade, em épocas e geografias diferentes. A introdução e as notas do jornalista e escritor Carlos Orsi, ajudarão novos leitores a mergulhar na bem construída mitologia do autor.

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles
Verde a cor na natureza e também do amadurecimento da juventude e do frescor.
Sinopse: Reunião de narrativas escritas entre 1949 e 1969, Antes do baile verde é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles.
As situações narradas são as mais diversas. Em "A caçada", um homem fica a tal ponto intrigado com uma velha tapeçaria encontrada num antiquário que acaba por mergulhar na cena retratada na peça, como se tivesse participado dela numa outra vida ou numa outra dimensão. Já no macabro "Venha ver o Pôr-do-Sol", um rapaz leva sua ex-namorada a um jazigo de família abandonado. Conflitos amorosos também são tema de "Apenas um Saxofone", "Um Chá bem Forte e Três Xícaras", "O Jardim Selvagem" e "As Pérolas". Mas o enfoque é sempre diverso e surpreendente. Em "O Menino", por exemplo, uma infidelidade conjugal é observada de modo oblíquo, pelos olhos de um garoto que vai ao cinema com a mãe.
Mas o escopo humano e literário de Lygia não se restringe aos dramas de casais. "Natal na Barca" é uma pequena parábola, com final epifânico. "Meia-noite em Ponto em Xangai" é o balanço que uma prima-dona da ópera faz de sua vida solitária e vazia. Em "O moço do Saxofone" um motorista de caminhão hesita em ir para a cama com uma mulher casada numa pensão de beira de estrada. Em "A Janela", um louco visita um bordel dizendo que é a casa onde seu filho morreu.
Com sua prosa segura e elegante, alternando com desenvoltura gêneros e vozes narrativas, a autora expõe aqui no mais alto grau sua capacidade de seduzir e emocionar o leitor.

O Mistério do Trem Azul Agatha Christie
Talvez o porque a autora escolheu essa cor também seja um mistério! ;)
Sinopse: Um milionário norte-americano compra um colar de rubi conhecido como "Coração de Fogo" e presenteia a sua filha, Ruth Kettering. É um colar maravilhoso, muito cobiçado por ladrões e colecionistas.
Durante a viagem no “comboio azul” em direção a Nice, Ruth é estrangulada e o "Coração de Fogo" é roubado. Por pura ironia, um dos passageiros era Hercule Poirot, que será encarregado por Rufus Van Aldin, pai de Ruth, de descobrir o assassino. A situação é complexa, mas Poirot contará com a ajuda de outra passageira, Katherine Grey, para resolver o mistério.


Tem muitos outros livros com cores nos títulos tentamos não repetir muito as cores mas se tiverem mais sugestões podem deixar nos comentários e nos ajudar a colorir um pouco nossas imaginações.

16 comentários:

  1. Ah que incrível essa postagem menina, fiquei encantada pelas escolhas e pelos títulos também, Hibisco é o livro que mais tenho vontade de ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?!!?Adorei a postagem... De todos aí eu conheço Hibisco Roxo e digo que é uma leitura obrigatória a todas as pessoas.
    A Chimamanda tem muito a nos ensinar e anos empoderar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse desafio! Sem contar que eu leria todos os citados e a maioria ainda não conhecia. A ideia da Fernanda Young para o livro A Louca debaixo do branco é bem original e digamos, que bastante inusitada. Excelente post.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  4. Ah que bacana, eu adoro posts assim pois acabamos conhecendo livros novos! Parabéns. Muito legal!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembrei de Azul da Cor do Mar, da Marina Carvalho, porque azul é a minha cor favorita. Outra opção é O papel de parede amarelo, da Charlotte Perkins Gilman. Obrigada pelas dicas. Há alguns ali que eu não conhecia. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas postagens aleatórias de desafios! E excelentes escolhas a sua! Tem tantos livros com cores no título que a gente até nem se da conta... Apenas quando aparece um desafio assim é que ficamos pensando!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Essa já é a segunda postarem nesse estilo que leio por aqui, e ao contrário da anterior, essa eu conheço todos os títulos citados kk. Quero muito ler A Vida em Tons de Cinza pois tem uma sinopse bem linda. Um título que poderia ter citado na lista seria o Vermelho Como Sangue da Salla Simukka. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Legal a brincadeira, adorei. A Capa de A Vida em Tons de Cinza é linda <3 Fiquei curioso depois de ler a sinopse, mas confesso que não me recordo se algum dos que eu li, tem a cor no titulo. Se tinha, não me lembro KKK. Mas adorei as dicas

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Alguns que me vem a memória é A Rainha Vermelha, Lua Azul, Cinquenta Tons de Cinza... rsrsrs enfim... é difícil lembrar quando a gente tenta kkkk
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Que post criativo. Ameeei!
    Até conheço alguns que se encaixariam no post, porém, poucos eu li. Do que li só me lembro de A Rainha Vermelha, Cinquenta Tons de Cinza e A Bolsa Amarela .
    Ah, tenho muita vontade de ler alguma obra da Lygia Fagundes Telles. Ela parece ser ótima!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, achei super legal essa coisa de falar um pouco sobre a cor presente no título. Ainda não li nenhum dos livros citados, mas Hibisco Roxo já está na minha lista de desejados faz tempo.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Essa postagem é muito criativa. Já tinha visto em outro blog e estou, até agora, procurando livros com cores nos títulos e não encontrei na minha estante. Estou louca para ler O rei Amarelo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Adorei as dicas de livros através de cor. Achei magnifico e criativo. Dos livros citados infelizmente ainda não realizei a leitura de nenhum, mas tenho bastante vontade de conhecer O Rei Amarelo, afinal falam que é um clássico.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá meninas! Amei a postagem de vocês, ficou muito legal. Nunca tinha parada para fazer um associação assim. Dos títulos que vocês apresentaram, fiquei curiosa para ler A Louca Debaixo do Branco, deve ser uma história muito boa. Vou anotar aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Daniele.
    Gostei desse critério para indicação dos livros.
    Desses, já li Hibisco Roxo e "A Vida em Tons de Cinza" está na lista para leitura futura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dani!!!
    Adorei a ideia da palheta de cores que vocês fizeram e as dicas dadas :)
    Agatha Christie é rainha diva em seus livros e sou louca para ler todas suas obras e "O Mistério do Trem Azul" entrou na lista de livros para ler. Também, achei interessante o contexto de "A Louca Debaixo do Branco" e de "O Rei de Amarelo" são dicas mais que anotadas ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir