quinta-feira, abril 13

(HQ) Vincent

Título: Vincent
Roteiro e arte: Barbara Stok
Gênero: Biografia, drama


Vincent van Gogh (1853-1890) e sua mente torturada conceberam uma arte fascinante que transcendeu sua própria história para se tornar um dos mais expressivos e maravilhosos conjuntos de pinturas jamais concebidos. Nesta graphic novel de traços pop originalíssimos, Barbara Stok retrata de forma delicada e luminosa os últimos anos da vida do pintor holandês, passados na França, onde encontrou não apenas seu fim, mas também a natureza e a luz que imortalizou em seus quadros.


Oi Oi, hoje trago pra vocês um pouco sobre e o quadrinho que retrata a vida do famoso pintor Vincent Van Gogh.

Recentemente li o livro Cartas a Théo, que tem resenha no blog e um amigo me indicou essa versão desenhada pela Barbara Stock.


Com um traço simples e cores vibrantes conhecemos a história do talentoso, mas perturbado pintor, durante seu período em Arles, um dos mais produtivos e onde aconteceu as mais famosas histórias com o caso da sua orelha decepada.

Barbara também ilustra a estadia de Vincent no santório de Saint Remy e quando ele passa um tempo com seu irmão Théo.

O que é bem legal nessa HQ é que ao contrário do Livro Cartas a Théo, onde temos somente os relatos de Vincent, no quadrinho podemos acompanhar o sentimento dos outros personagens principalmente do próprio Théo, irmão de Vincent e responsável por bancar a carreira do irmão.

Apesar do pintor ter sérios problemas de personalidade, é inegável que ele adorava pintar o que ele acreditava, fugindo do convencional e estudando bastante e todos os dias, nunca satisfeito com seus quadros.



Barbara Stok é uma artista alemã e ganhou um prêmio muito importante no país o Stripschapprijs que prestigia artistas com a obra Vincent, com isso a obra foi publicada em diversos países inclusive aqui no Brasil pela editora L&PM.

Essa é uma leitura super rápida e super indicada para quem gosta de artes!


18 comentários:

  1. Oi, Caroline!
    Eu adoro quadrinhos. Esse é uma ótima pedida, pois além de ser um quadrinho ainda retrata a vida de um pintor tão ilustre.
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não tenho muito contato com quadrinhos, achei essa bem interessante e vou fazer a leitura assim que me surgir uma oportunidade. A vida do pintor parece ser bem bacana, adorei a resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa que HQ bacana esse em? Eu conheco um pouco da história do Vicent e acho ela bem interessante. Pelas fotos que você postou da pra ver que o traço é bem lindo mesmo. Espero ter a chance de ler em breve. Adorei a resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa HQ, mas notei que ela é bem interessante.
    E gostei bastante dos traços dos desenhos, de forma singela, conta certinho a história do pintor.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    MDS! Faz tanto tempo que não leio um quadrinho, é uma pena, pois eu adorava quando mais nova. Eu gostei dos traços dessa HQ, porém o enredo dela não me chamou a atenção.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Não conhecia essa HQ ainda, mas já me interessei. Também achei que as ilustrações estão fofíssimas! Dica anotada, parece ser uma ótima maneira de conhecer um pouco sobre o pintor.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não conhecia essa HQ, mas depois de ler sua resenha é uma leitura que quero fazer, pois adoraria conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira desse pintor tão famosos.

    ResponderExcluir
  8. Que abordagem interessante! É uma forma muito boa de apresentar a vida e a obra de Van Gogh para quem ainda não conhece. E os traços da artista são bem diferentes do padrão que costumo ver, o que é delicioso por oferecer uma nova forma que amplia a experiência. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Não costumo ler quadrinhos, mas adorei esse, pois fala sobre Van Gogh, que foi um excelente pintor! Dica anotada aqui.

    ResponderExcluir
  10. Que cultura nessa postagem gente, Daniele eu apaixonada pelo Vincent e agora que vi sua postagem fiquei bem interessada em adquirir a obra, parece ser encantadora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carol!
    Eu simplesmente AMEI essa HQ. As cores, os traços, tudo tão lindo. Ainda mais retratando a vida de Vincent de uma maneira tão bela. Vou querer <3

    ResponderExcluir
  12. Oiiii tudo bem??

    Eu tenho, já li, e realmente é maravilhoso, conta a história dele de uma forma fabulosa.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Estou encantada com essa edição, amei a dica, gosto de quadrinhos e com certeza vou procurar por esse na livraria.
    Nunca li nada sobre Vincent van Gogh e agora não tenho mais desculpa para não saber algo mais sobre ele.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Achei muito fofa esta HQ! Não sou lá apreciadora de artes, mas acho que eu iria gostar, afinal, sou curiosa por vários assuntos e acho que conhecimento nunca é demais.
    =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  15. bah

    que legal,

    faz muito tempo que não leio quadrinhos, mas sempre gostei bastante e a premissa desse me agradou muito!!!

    Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Não conhecia o quadrinho, apesar de Vincent ser um nome bem conhecido por mim na leitura, e adorei. De fato os traços são simples, mas as cores vibrantes fazem a diferença. Gostei e por isso dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Não conhecia esse quadrinho, mas tenho que te confessar que apesar de interessante e a diagramação ser simples, mas bem bonita... infelizmente não conseguiu me despertar tanta a atenção, então vou deixar a dica passar por agora

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Oiee Caroline ^^
    A única coisa que eu sei a respeito do Van Gogh é que ele só ficou famoso depois que morreu, e também sobre ter cortado a própria orelha. Parando para pensar agora que li a sua resenha, não sei por que nunca procurei saber mais sobre ele *-* gostei bastante dessa HQ, já foi para a listinha de desejados ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir