quinta-feira, julho 20

(Cronicas Vampirescas) Merrick

Título: Merrick
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama, Sobrenatural
Editora: Rocco
Especial: As Crônicas Vampiresca
Sinopse: Merrick é uma mulher misteriosa, possuidora de exótica beleza e de incríveis poderes relacionados ao vodu. Uma bruxa preparada desde criança para ser a detentora de poderes mórbidos, responsáveis por suas glórias e também por todas as suas desgraças. Procurada por David Talbot, um ex-estudioso do oculto transformado em vampiro, ela narra sua saga repleta de erotismo, magia, horror e sangue. E tenta trazer Cláudia, a mulher condenada a viver para sempre presa em um corpo infantil, de volta à vida, atendendo a um pedido do atormentado vampiro Louis. Neste livro a autora brinda seus fãs com mais um clássico gótico, provando que a beleza e o horror, o trágico e o sublime, a morte e a ressurreição são apenas faces da mesma moeda.

E dando sequencia a saga dos Vampiros de Anne Rice, dessa vez conheceremos um pouco mais da Saga das Bruxas de Anne Rice, como esses dois mundos da autora se juntam, e será que ficou bom?
- Eu tenho meus sonhos - disse ele, sussurrando. - Sonho que ela virá e me dirá que está em paz e me mostrará a coragem para fazer o que devo fazer.
Neste livro nosso narrador é David Talbot, que já vem aparecendo nas cronicas com mais destaque desde A História do Ladrão de Corpos, e ele vai contar a história de Merrick, uma linda garota que faz parte do Clã Mayfair, a famosa família de Bruxos da autora, a garota desde pequena já conhecia desde pequena muitos segredos e magias que fazem seu clã poderoso, mas ela faz parte do ramo "de cor" da família, e por mais que ela possa se passar por branca, ela possui um amor e um orgulho por sua família negra que prefere permanecer com eles, mas agora sua unica parente viva e protetora está próxima da morte e a manda para a Tamasca (uma organização de estudiosos do oculto), e é assim que David e Merrick se conhecem.

Os dois passam por diversas aventuras envolvendo misteriosas civilizações da America central, magia vodou, espíritos guardiões, mas o que tudo isso tem haver com as Crônicas Vampirescas, o start do livro é o pedido de Louis para conversar com o espirito de Claudia, e só Merrick e sua magia pode ajudar.
De fato, Merrick manteve a convicção durante todos os anos da sua juventude, como a conheci, de que a leitura era o segredo das coisas.
Nesse livro Anne Rice voltou a velha forma sensual sem precisar apelar para o erótico, nós voltamos para a Nova Orleans e a exuberância tropical, Merrick é linda e voluptuosa com sua pele morena,  olhos verdes e belas curvas da o tom, o coitado do David fica na mão dela o tempo todo, as vezes eu ficava me perguntando quem era o adolescente cheio de hormônios na história.

A ação aqui é mais intensa que nos últimos três livros, David e Merrick andam por muitos lugares, fazem seus vodous, enfrentam espíritos ancestrais, mas ao mesmo tempo a autora peca um pouco no excesso de descrição, que acabou arrastando um pouco a leitura, mas em compensação deixou as cenas muito vividas me fazendo entrar em cada cenário onde as ações estão correndo.
- A vida pertence a quem está vivo.
Fora o excesso descritivo, senti um pouco de falta dos vampiros, as vezes a autora voltava até Louis no tempo presente, e acabaram sendo as cenas em que a leitura mais fluiu, mas no geral o livro foi bem interessante e acrescenta novos elementos fascinantes a série, será que teremos uma melhor visão da magia e da espiritualidade de mátris africana nos próximos livros? Só lendo os próximos.

Uma coisa bem interessante é a discussão sobre questões de cor e gênero, sobre orgulho de ser quem é, e tempos uma visão sobre religião de matriz africana que é celebrada lá nos Estados Unidos, não sei o grau de fidelidade, mas mesmo assim é bem interessante.
- Mas o que é a falta de descanso para o espírito, Louis? - perguntou ela perguntou ela, em tom de familiaridade. - Você acredita num purgatório, ou se trata apenas de uma treva na qual os espíritos definham, incapazes de procurar uma luz que os possa guiar?
Indico o livro para aqueles que gostam de romances densos, e discussões sobre raça e gênero em meio a um mundo exuberante e exótico.



Ps: Imaginava a Merrick como a Rianna, acho que ela ficaria perfeita como a personagem se fosse atriz.  

8 comentários:

  1. Quando comecei a ler a imagem que me veio na cabeça da Merrick foia a da Alicia Keys, acho que ela também ficaria legal no papel. A Rihana é uma ótima aposta também! Confesso que conheço a autora, mas nunca li nenhum livro dela. Esse livro parece ser bem eletrizante e que prende o leitor do início ao fim. Realmente é uma ótima indicação. abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mais parece, ser otimo, pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tipo de história, acho que a pessoa aqui tem uma queda por histórias de vampiros haha
    A estrutura da narração também me pareceu ser muito boa, cheia de detalhes! Amo isso <3
    Adorei conhecer o livro, quero colocar na minha lista de leituras futuras!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, nunca li os livros da Anne, mas morro de curiosidade. Gosto bastante desse universo de vampiros e dizem que os livros dela são os melhores.
    Adorei conhecer a trama pelo seu texto. E como gosto de coisas detalhadas, acredito que irá me agradar.
    Parabéns pela resenha, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, tudo bem?

    Não conhecia a autora ou seus livros, mas já fiquei com a pulga atrás da orelha, pois sou uma apaixonada por vampiros e esse mundo sobrenatural. O livro parece ser muito bem desenvolvido e com elementos que conseguem envolver o leitor. Já fiquei aqui muito curiosa querendo ler. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito conhecer a escrita da Anne Rice, tenho muita curiosidade e gostei muito da sua resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Parece ser muito legal, não curto muito o gênero, mas estou pesquisando para comprar para uma amiga que ama o livros assim, acho que ela vai amar <3 Amei a resenha e obrigada por compartilhar sua opinião conosco, é muito bom ter uma opinião antes de comprar né? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já li alguns livros da Anne e sou apaixonada pelos livros dela. Ainda não li esse, mas está na minha lista a algum tempinho!

    ResponderExcluir