quarta-feira, setembro 23

(Maravilhoso Mundo Stephen King) Carrie

Carrie - A Estranha
Stephen King
Terror, Drama
Editora Suma das Letras

Snopse:
Carrie, a estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.


Resenha:

Carrie é uma garota solitária com uma mãe maluca, colegas mesquinhos e cruéis que se divertem em insulta-la, e o gene TC (telecinesia).

Tudo começa com Carrie se tornando mocinha e achando que vai se esvair em sangue, por incrível que pareça, não sabia que isso acontece com todas as garotas, e é ridicularizada por suas colegas, Carrie é salva pela professora Desjardim, mas o TC de Carrie já havia acordado, e quando tem a felicidade de ser convidada para o baile e cultivar o sonho de que sua vida mudaria, a 'pegadinha' mais cruel de todas destrói todas as ilusões de Carrie de ser finalmente aceita pelos colegas, ela destrói o baile e tudo mais que estiver em sua frente.

“Mas quase ninguém descobre que seus atos, na verdade, magoam realmente os outros! Ninguém fica melhor, as pessoas só ficam mais espertas. Quando fica mais esperto, você não para de arrancar asa de mosca, só imagina um motivo melhor para fazer isso”

Stephen King tem o dom de criar personagens únicos e verdadeiros, você acredita de verdade no arrependimento de Sue, na honestidade e caráter do Tommy, na frieza e crueldade de Billy (para mim o mais ruim dos personagens do livro), no senso de justiça sem perder a humanidade da professora Professora Desjardim (achei ela até um pouco parecida comigo). A mãe de Carrie é um destaque no elenco, fanática religiosa, amarga e controladora além de não dar paz para a própria filha ainda causa mais embaraços e vergonha para Carrie na escola. Outro destaque é Chris uma garota mesquinha, mimada, humilha os outros só para se sentir melhor e quando não tem seus desejos atendidos apela para o papai, oh menina nojenta!! E tem a própria Carrie, que apesar de todas as pedras colocadas em seu caminho ainda tem forças para desejar algo melhor para sua própria vida, mas eles não permitiram...

A escrita do livro é apresentada a partir de inserções de trechos de livros, jornais, dossiês dando um certo ar verídico aos acontecimentos do livro o que é bem interessante, ele também usa desse artificio para explicar fatos passados. A parte final é um inquérito montado para apurar o Caso Carrietta White. 

“Mas a expressão ‘sinto muito’ é o xarope das relações humanas. É o que se diz quando se derrama uma xícara de café ou se joga uma bola fora numa partida de boliche com as garotas da turma. Mas sentir realmente o que aconteceu é raro como o amor verdadeiro”

O livro é muito bom, a leitura é facial, como o próprio Steve diz o livro é cru, mas nem por isso é ruim, acho até o contrário, só não esperem o terror gore ou mesmo assustador que estamos acostumados com o cinema sangueira de hoje, aqui o negócio é mais psicológico. Considero um ótimo livro para quem quer entrar no Maravilhoso mundo de Stephen King.

Dou 4 estrelinhas.

13 comentários:

  1. Olá!

    Não tive a oportunidade de ler o livro (está na minha lista), mas se for tão bom como o filme (o penúltimo que fizeram), então sei que não me arrependerei da leitura. Ótima resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Sou uma super fã de Stephen King. Já leu a Torre Negra? Ou conhece algo da saga do autor? É uma das minhas favoritas e super recomendo. Quatno a Carrie, foi o primeiro livro que li do autor, e até hoje acho muito foda. haha ótima resenha!


    Beijos,
    Kamylla Prado.
    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li, morro de vontade o pessoal que leu fala maravilhas, ainda estou decidindo se vou incluindo entre outras leituras do King, ou se lio tudo de uma vez só.

      Excluir
  3. Sempre comento isso, mas sou daquelas que tem muito vontade de ler Stephen King, mas que tem medo! kkkkk Tenho alguns em mente como Sob a Redoma e Christine, que parecem menos terríveis. Não sei se um dia conseguirei ler qualquer coisa diferente disso, mas espero que um dia possa ler Carrie.
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não li, mas tenho muita curiosidade conhecer a história de Carrie, tão bem comentado por todos.
    Acho que é o tipo de história que me agrada, sem contar que é do mestre Stephen King.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani! Nunca li esse livro, mas já li criticas ruins sobre o filme baseado nele. Só tive a chance de ler algo do King uma vez e, particularmente, não curti muito. É claro que não devemos desistir do autor na primeira vez. Também sei que não vou desistir dos livros dele. Vou dar mais um chance e porque não começar com Carrie? ;)

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro o King, adorei sua resenha e amei seu blog 😍

    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Assisto o filme e adorei, vou ler o livro e espeto gosta tanto ou mais do que gostei do filme, o trabalho do autor na maioria das vezes tem crítica positiva.
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!
    Esse foi o único livro do Stephen King que li e eu amei. Confesso que fiquei com um medinho, mas eu não sirvo de base, sou muito medrosa, kkkk.
    Como vc disse, o livro é de um terror mais psicológico mesmo. E é bem interessante as explicações que o autor dá para a telecinese.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu tenho esse livro aqui na minha estante e pena que não sobrou um tempinho para ler ainda, já que sou super fã das obras do King, espero ler ele em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu nunca li nada do autor, já até falei isso aqui, por ter medo de algumas temáticas, nunca assisti esse filme justamente pelo medo, mas confesso que fiquei animada em relação a leitura. Acho que o livro tem uma versão que dá mais vontade de acompanhar e até mesmo torcer pelos personagens.

    Gostei da resenha!

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Dani, nunca li nada do Stephen King e confesso que por ter trauma relacionado a terror/suspense acredito que não vou ler, mas sei que a escrita dele é fenomenal e essa é uma das grandes obras dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esse livro digital, e ele está na fila pra ler, porque tenho muita vontade de conhecer a escrita do King, e como você disse, Carrie é uma ótima porta de entrada para perceberem o terror psicológico.

    ResponderExcluir