segunda-feira, setembro 21

(Resenha) #5 o guia do mochileiro das galáxias 3 - A vida o universo e tudo mais

O guia do mochileiro das galáxias 3 
A vida o universo e tudo mais
Douglas Adans 
Ficção Cientifica, Humor
Editora Sextante

"Fatos importantes extraídos da História Galáctica, número dois: (Reproduzido do 21 Livro de História Galáctica Popular do Siderial Daily Mentioner's.) Desde que esta Galáxia surgiu, vastas civilizações cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida na Galáxia deve ser (a) similar a um enjôo marítimo, espacial, temporal, histórico ou similar e (b) imbecil."


O livro começa com Artur dando o seu grito de horror matinal ao acordar e se lembrar onde estava. Ele estava perdido no espaço tempo na Terra pré histórica, sozinho, sem poder conversar com ninguém, durante cinco anos, exceto por uma vez que Wowbagger, um imortal que já estava cansado de não ter mais nada pra fazer, principalmente nas tardes de domingo, resolveu gastar todo o seu tempo e dinheiro insultando o universo, em ordem alfabética. 

Nesse terceiro volumes conhecemos o robôs do planeta Krikkit, que querem reunir artefatos para libertar seu planeta que foi preso por causa das atrociades que eles cometeram ao perceber que não estavam sozinhos no universo, e resolveram aniquilar tudo. Para impedir que isso acontecesse Slartibartfast recrutou Artur e Ford Prefect, que estava mais interessado em ir em uma festa que salvar o mundo. 

― Meu médico diz que tenho uma glândula de senso de dever malformada, além de uma deficiência natural em fibras morais ― grunhiu para si mesmo ― e portanto estou dispensado de salvar Universos. 

Conhecemos também  Agrajag, uma pobre criatura que em todas as suas reencarnações era morta por Artur Dente, mosca, barata, coelho, vaso de petúnias... Todas as suas desventuras renderam bons capítulos.
Adorei a forma como a nave do Slartbastfast  se esconde através do POP, problema de outra pessoa, onde ninguém consegue enxerga-lá por que simplesmente não é problema delas. Seu sistema de navegação bistromatica também é sensacional.

A Bistromática em si é apenas uma nova e revolucionária forma de entender o
comportamento dos números. Assim como Einstein observou que o tempo não era absoluto, mas algo que dependia do movimento de um observador no espaço, e que o espaço não era absoluto, mas dependia do movimento do observador no tempo, hoje sabemos que os números não são absolutos, mas dependem do movimento do observador nos restaurantes. O primeiro número não-absoluto é o número de pessoas para quem a mesa está reservada. Ele irá variar no decorrer das primeiras três ligações para o restaurante e depois não apresentará nenhuma relação aparente com o número de pessoas que realmente estarão presentes, ou com o número de pessoas que irão se juntar a elas depois do show, partida, festa, filme, ou ainda com o número de pessoas que irão embora ao ver quem mais apareceu por lá.
O segundo número não-absoluto é a hora real de chegada. Este numero é hoje
conhecido como um dos mais bizarros conceitos matemáticos, uma reciproversexclusão, um número cuja existência só pode ser definida como sendo qualquer outra coisa diferente de si mesmo. Em outras palavras, a hora real de chegada é o único momento no tempo no qual é impossível que qualquer participante do grupo chegue de fato. A recíproversexclusão tem, atualmente, um papel vital em diversos campos da matemática, incluindo a estatística e contabilidade, além de fazer parte das equações básicas usadas na engenharia dos campos de Problema de Outra Pessoa.
O terceiro e mais misterioso não-absolutismo de todos diz respeito à relação entre o número de itens na conta, o valor de cada item e o número de pessoas na mesa, assim como quanto cada uma delas está disposta a pagar. (O número de pessoas que trouxeram algum dinheiro é apenas um subfenômeno desse campo.)
Gostaria que os outros personagens tivessem aparecido  mais, o Marvim aparece apenas no começo e no final do livro, como sempre muito rabugento e deprimido, a Trillian como sempre a mais sensata de todos, ela fala pouco mais é a única que realmente faz alguma coisa, sem ela era perigoso o livro nunca acabar, e Zapod, como sempre o mais palhaço e insano de todos, foi o menos deu as caras ( as duas caras no caso) foi o que menos teve importância também, com ele ou sem ele não teria feito muito diferença.

Senti que  livro ficou meio enrolado com muitas tramas meio espalhadas, e só deu uma guinada nas 50 últimas páginas, onde todos se encontram, e enfim salvaram as Galaxias, ou não.

De qualquer forma Douglas Adans é um gênio, mesmo esse livro sendo de 1982 ele é muito atual, a forma como ele descreve situações corriqueiras criando situações descabidas, muitas vezes para refletir sobre a importância que damos para tantas coisas sem importância...

Aconselho muito toda a série do Guia pra quem gosta de questionar o senso comum, e pra quem gosta desse universo Nerd.



Nota 4 estrelas.

20 comentários:

  1. Eu tenho a coleção completa. Ganhei em um sorteio. SORTUDA, né? Só que estou devendo a leitura dos livros para euzinha mesma. kkkkkkkk Todos que vejo falando sobre, falam muito bem. Pena que esse ficou um pouco enroladinho no início, mas mesmo assim tenho certeza que deve ser uma ótima obra.
    Ficaria muito feliz em receber sua visita também. Te espero lá no meu blog.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO essa série! O Douglas soube mesmo criar uma série atemporal, super gênio!
    O guia do mochileiro das galáxias é um must-read para qualquer fã de ficção cientifica!
    Muito legal sua resenha Carol, você fez dos outros livros também?
    Beijos, Ju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não fiz dos anteriores, mas a próxima resenha será sobre o 4° livro, já que o tema será livros engraçados, quando ler todos posso fazer uma resenha completa!
      vlw Ju!

      Excluir
  3. Gente, que sensacional, gostei bastante da sua resenha, sempre ouvir falar da obra, mas nunca tive a chance de ler. Se não for incomodo, passa lá no canal para se inscrever de volta ? agradeço desde já, abraço

    http://ideiasliterariasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Recentemente tive meu primeiro contato com a obra do Douglas Adams e mesmo que não tenha ficado completamente satisfeita, gostei do que encontrei e fiquei curiosa para conferir a serie do Guia.
    Já vi outras pessoas dizerem que os livros são enrolados, mas acredito que o humor e a criatividade façam valer a pena, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Tenho os livros da série aqui e ainda não li.
    Tenho muito interesse em ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie! Eu louca para comprar essa coleção. =D
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pela sua resenha que está incrível! Devo confessar que essa série não chama minha atenção, eu não leria ela no momento, mas quem sabe mais para frente eu posso dar uma chance :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Parabéns pela resenha! Não faz meu gênero, mas fico feliz em ver que você gostou. Pra quem gosta do universo Nerd, é um prato cheio essa série...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Caroline, ganhei recentemente os cinco livros da história e estou bem curiosa pela leitura porque envolve um mundo geek e ele é tipo o pai de quem gosta de coisa geek.
    Meu namorado é pirado no autor e me deixou curiosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Minha trilogia de cinco favorita. Eu não posso e nem sei descrever o quanto eu amo esses livros. Acho tão importante que as pessoas conheçam essa história, porque ela é tão incrível. <3 aa aaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. OIii!

    Menina, acho que eu sou a unica que ainda não li esse livro HAHAHAHA Sou muito curiosa para conhecer esse livro e a escrita do autor. Todos adoram a escrita e todas as resenhas são super positivas. Tenho um amigo que adora todos os livros, inclusive resenhou pra mim um :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Olha sinceramente? Eu nunca tive muito interesse em ler esse livro.
    Todos comentam bem sobre ele e tudo mais, mas seilá, eu ainda não tive a coragem
    para ler a série, porque não é nada pequena né? Mas espero um dia poder ler pelo menos o primeiro para saber um pouco mais. Gostei bastante de tudo que você contou, mas eu não sei se pegaria para ler no momento. Mas enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-cancao-de-alanna.html

    ResponderExcluir
  13. Eu já tive muitas e muitas oportunidade para comprar os livros da série, mas realmente a premissa não chama minha atenção nem um pouco.
    Eu não sabia que os livros foram escritos em 82 e que mesmo sendo nessa época a linguagem é atual.
    Fiquei realmente feliz com sua resenha, muito bem escrita,

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não li sua resenha completa por que a coisa que mais tenho medo no mundo é spoiler e eu quero muito começar a ler essa série!! Parece ser bem legal e bem levinha

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu tenho uma enorme curiosidade em ler essa série, sempre que vejo em promoção quase compro, mas acabo adiando. Parece ser um livro muito divertido e de alguma forma possa passar algum aprendizado. Espero algum dia poder conferir a série. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Esse livro (assim como toda a coleção) é a cara do meu noivo. Sei que ele tem planos de ler, mas até agora não encontrou tempo (ele também é blogueiro).
    Já li várias resenhas positivas, tenho amigos que adoram a série... mas eu nunca me interessei em ler. Quem sabe um dia? hahaha
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  17. Seeeeeeeempre vejo esse box em promoção no submarino, na verdade já vi todos os livros por 29,90, mas nunca tive interesse.
    pelo que vejo é um livro para crianças, jovens e adultos... E apesar de amar questionar o senso comum, não sei, não consigo me interessar.
    Bjs
    Tay do Let it Shine ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Não consegui gostar dessa série, tive que tentar quatro vezes para conseguir ler o primeiro volume. Mas entendo o sucesso e sei que muitas pessoas amam essa história. Mas infelizmente não funciona para mim.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Quero bastante ler essa série, mas toda vez entra outro livro no caminho... Quero muito pular essa enrolação para lê-lo <3 Muito orgulho nerd.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Instagram


    ResponderExcluir