quarta-feira, dezembro 2

Entrevista: HQ “Quando os Átomos Dizem Adeus”









Oii, hoje vamos falar um pouco do projeto “Quando os Átomos Dizem Adeus”, uma história em quadrinhos que está buscando financiamento pelo Catarse.

Convidamos a Jess Oliveira para contar um pouco sobre essa HQ e incentivar os leitores a também fazerem parte dessa grande história de amizade.

"Nós dois já estivemos juntos por tanto tempo, passamos por tantas aventuras, tantas histórias que deveríamos ganhar um presente do próprio universo".


O que você faria se soubesse que seu melhor amigo vai morrer em breve?
Roteiro: Tchelo Andrade
Arte: Wagner Kurts
Cores: Nelson Zorzetto
Co-Produção Criativa: Jess Oliveira
Capa: Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo

Sinopse: Fernando era um menino muito quieto e solitário. Kaká era empolgado e muito alegre. Eles se tornam amigos e crescem junto, passando por muitas aventuras e histórias divertidas. Então quando adultos, é hora de anunciar a noticia cruel: Kaká vai morrer em breve. Fernando devido a um segredo obscuro que guarda desde sua infância, não consegue dizer adeus ao seu grande amigo e se afasta quando ele mais precisa. É nesse cenário que um homem misterioso chamado Alexyus Cruz surge para desvendar esse segredo e para ensinar um menino – atualmente adulto – às maravilhas que existem numa verdadeira amizade.
Jess, fale um pouco sobre vocês, faz quanto tempo que estão juntos produzindo quadrinhos.

Bem, nós somos um trio: O Tchelo é o roteirista, o Kurts é desenhista eu sou meio quem organiza o trabalho dos dois (ou tento). Eu estou com os meninos desde 2012 quando um belo dia eu tive que substituir o Kurts num evento e acabei ficando. O Tchelo e o Kurts são amigos desde pequeninos, desde que se conhecem fazem seus zines. Mas foi só em 2010 que eles começaram a produzir para outras pessoas. 

Vocês já lançaram alguns fanzines independentes e web-comics, por que resolveram partir para um financiamento coletivo?

Em 2013 lançamos Memento que é uma evolução de tudo que fizemos anteriormente. A partir disso, sentimos que era a hora de lançar um material mais elaborado e evoluído para as pessoas. Assim nasceu a ideia de lançarmos “Quando os Átomos Dizem Adeus” no Catarse. Uma história de amizade para todos os públicos.

A História fala sobre amizade, porque resolveram escolher esse tema?

Todo mundo tem amigos, uma história sobre amizade e os bons tempos. É comum várias pessoas sentirem falta de algum amigo querido que não vê frequentemente, devido a rotina adulta. É para relembrar os bons companheiros e as aventuras que viveram que queremos contar a história de “Quando os Átomos Dizem Adeus”.

Já vem trabalhando nela a quanto tempo? Quais as etapas do processo de produção?

Tudo começou com um conto do “Alexyus Cruz” em 2014. Naquele ano, nós já estávamos pensando em uma história para nosso próximo lançamento em 2015. A história de “Quando os Átomos Dizem Adeus” por ser tão única e atraente para todos os públicos foi à escolhida. Depois do conto, Tchelo fez o layout das páginas e o Kurts começou a desenhar tendo como base o conto original. Por eles se comunicarem bastante as páginas foram saindo sem dificuldade. A história também fala sobre Física Quântica, então parte da produção foi ficar estudando sobre essa ciência que pra mim é muito maluca.

Quais são as suas fontes de inspiração?

Bem eu gosto muito de Fables, Monster, Sandman, os Century Boys, Planetary...

Já eu sei que o Kurts gosta e é muito inspirado nos trabalhos do Lu Ming, Takeshi Obata, Andrea Sorrentino e claro do Mestre Toriyama.

Já o Tchelo é muito fã do Mike Carey, Brian K. Vaughan, Naoki Urasawa e vou mencionar também uma obra máxima e seu autor que mesmo não sendo de quadrinhos, influencia muito todos os trabalhos do Tchelo, que é o Conde de Monte Cristo de Alexandre Duma.

Muito criativa e diferente a proposta de fazer um mural virtual interativo, como surgiu essa ideia?

Bem, as histórias do Alexyus Cruz buscam ser muito interativas. Então além de somente uma HQ, nós gostaríamos de produzir algo que fosse além. Criar um laço, entre obra, autores e leitores. Afinal estamos falando de amizade.

Conte pra gente, quem afinal é esse tal de Alexyus Cruz? Ele aparece em diversos projetos, não apenas de quadrinhos, mas em vídeos também. Estamos curiosos, rsrs.

Eu nem sei como explicar bem isso acredita? Haha! Ele é um ser que aparece na vida daquele que encontra um fanzine misterioso. E então o Alexyus começa a fazer parte da vida da pessoa, dando conselhos e parecendo querer ajudar. Mas no fim ele não tem nada de herói e tem seus próprios interesses. Devido a ele aparecer e fazer parte de diferentes histórias dizem que ele não é personagem, e sim ator. Há várias teorias rolando por aqui, uma é que ele é o nosso chefe secreto e outra que ele é o amigo imaginário do Tchelo.

O que acham do cenário atual de quadrinhos, muitos artistas têm buscado financiamentos coletivos, feiras como FIQ e Comic Con Experience estão sempre cheias de artistas e lançamentos, isso os deixam animados para conseguir lançar sua HQ?

Acho incrível essa nova porta que se abriu ao quadrinho nacional! Muitos trabalhos maravilhosos eu tenho acompanhado! Cada dia mais vemos artistas maravilhosos nascendo e conseguindo lançar seus trabalhos!

Como tem sido os Feedbacks?

Bem, todos que estão conhecendo o projeto acham muito bacana pelo tema que fala sobre amizade e também ficam curiosos para saber como a física quântica entra nisso tudo. Mas amigo, só lendo para saber disso. Já adianto que é muito legal essa parte!

No Blog Poyozodance temos um desafio literário, gostaríamos de saber se está lendo algum livro no momento, e se nós te desafiássemos a ler um livro, qual você escolheria? O tema agora é um livro com o título em apenas uma palavra.

Eu estou lendo sim, O nome do Vento - O Temor do Sábio. Hmm nossa difícil huaha eu já li Hannibal...mas ler algo agora com apenas uma palavra nem sei se tenho.
"O Universo,Os Animais,As Artes,Somente possuem histórias por causa da raça humana.A melhor parte em ser humano é ter História.”                                                                                                                         — Alexyus Cruz. 
Jess, nós do Capivara Labs e do Poyozo Dance, gostaríamos muito de agradecer por terem respondido nossas perguntas e desejar muito sucesso a todos vocês, ficamos muito felizes em poder contribuir na divulgação de artistas nacionais ainda mais sendo daqui do interior de São Paulo também, e é claro, por serem super talentosos! Boa sorte pessoal!

E para conhecer um pouco mais o trabalho deles e apoiar o lançamento desse quadrinho, ele ficará disponível até o dia 12/12/2015 no catarse, por isso corram!

Para participar do Mural, mande seu material através da página Alexyus Cruz

Vamos espalhar essa ideia!

Links:
Página no Facebookl: Alexyus Cruz
Grupo no Facebook: Quando os átomos dizem adeus
Tumblr: Alexyus


30 comentários:

  1. Oiee ^^
    Ainda não conhecia o trabalho da Jess e dos colegas dela, mas a premissa da HQ parece ser interessante e muito bonita, por tratar de amizade. Gostei da sinopse :) Legal que cada um deles fica responsável por fazer alguma coisa, trabalho em grupo sempre dá ótimos resultados, e não tenho dúvidas de que "Quando os átomos dizem adeus" seja um resultado maravilhoso ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dryh!
      quando as coisas são compartilhadas os frutos são sempre ótimos, tenho certeza que será uma bela história, vamos torcer para que alcance a meta

      Excluir
  2. Olha que eu nem sou fã de HQ, mas gostei muito da história e goatei muito do trabalho deles.
    E vou conhecer e com certeza apoiar a obra! Acho muito legal incentivar nossos artistas nacionais! E cultura nunca é demais.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila, que bom saber que se interessou, sim é verdade cultura nunca é demais, e apoiar artistas brasileiros e manter a cultura perto da gente é melhor ainda *-*

      Excluir
  3. Olá, eu ainda não conhecia essa turma, mas por tudo o que li aqui todos são muito talentosos, achei a ideia de publicar com participações muito interessante, torço por eles. Eu gosto de HQs, não sou fã mas vez ou outra leio alguns, gostei muito desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim vamos torcer! O prazo já está quase acabando, tomara que dê tempo!

      Excluir
  4. Oie!
    Confesso que não se sinto tão atraída pelas HQ, já gostei muito, mas hoje elas não me atraem mais. Gostei do trabalho divulgado, e merece e muito ser divulgado em vários lugares zo/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carla, sim a intenção da entrevista é essa mesma, poder ajudar mais pessoas a conhecerem esse projeto.

      Excluir
  5. Oi,
    Não tenho costume de ler HQ, mas achei o trabalho das meninas mt legal!! O mundo anda precisando de pessoas que conheçam o valor de um amigo verdadeiro.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, uma amizade verdadeira é a coisa mais maravilhosa do mundo.
      Torcer para que esse projeto saia do papel!

      Excluir
  6. Oi!
    Apesar de não ler muitas HQ's achei essa bem interessante, e a entrevista com o autor, ele parece super talentoso e gente boa ^^
    Vou procurar mais detalhes do trabalho dele pra coloca-lo na minha lista de desejados.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que incrível! Adorei conhecer o projeto dessa equipe. A arte deles parece maravilhosa e a história me atraiu. Quem não gosta do tema amizade? Sempre rende cenas engraçadas e dramáticas. Com certeza, quero conferir esse trabalho. Vou divulgar seu post, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Francine! Muito obrigada por ajudar a divulgar!
      Ter bons amigos é ter ótimas histórias pra contar, não acha?
      Bjs!

      Excluir
  8. Oie
    Tudo bom??
    Eu goto de HQ, mas confesso que não sou muito empenhada. huhuhu
    Eu ainda não conhecia o trabalho dos três, mas eu gostei muito.
    Sobre o livro parece ser muito interessante e com uma pegada emocional por se tratar de amizade.

    =)

    ResponderExcluir
  9. Oiie, tudo bom?

    Sabe não gosto de histórias em quadrinhos, eu não consigo acompanhar direito kkkk Não conheço o trabalho dos autores, mas desejo todo o sucesso do mundo.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Eu estou entrando no mundo das HQs somente por agora, então ainda tenho muito o que conhecer desse mundo. Adorei a postagem e conhecer um novo trabalho - me pareceu bem interessante e com certeza é algo que eu leria.
    Torço para que eles consigam atingir a meta no catarse e que façam sucesso!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. melhor ainda.
    Não conhecia o trabalho deles mas eu gostei muito!!

    Obrigada pela oportunidade!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. OI. Realmente eles pegaram um tema muito legal para falar, algo que atinge todos os públicos e mesmo que seja em quadrinhos, que é uma coisa que eu não leio muito, chama a atenção. É algo diferente e confesso que não conhecia eles ou algo sobre eles. Parabéns pela divulgação.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, que maravilha essa entrevista, o Jess parece ser bem simpático. Na verdade não leio muiti quadrinhos, fanzines e mangás, mas adorei a proposta de falar de amizade e o mural interativo.
    Desejo muito sucesso e que cada vez mais tenhamos oportunidade de conhecermos tanta coisa boa e nova por aqui.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  14. Estou simplesmente apaixonada por essa HQ e mal posso esperar para poder ler! Adorei o conceito de misturar morte + amizade + física quântica. É bem ousado e tem tudo pra ser ótimo. Sucesso pra esses três e que eles consigam atingir a meta!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    Entrevista são sempre bem vindas; pois é uma oportunidade de conhecermos um pouco da obra e saber como tudo surgiu. Esta iniciativa de conte sua história é uma forma de interação quem sabe de aparecer novos talentos. Parabéns pela entrevista.
    Vida longa aso Quadrinhos Nacionais.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Não sou chegada em HQ, mas gostei muito deles terem escolhido o tema da amizade para esse trabalho. Espero que consigam o financiamento coletivo com o Catarse, o site é muito legal! Adorei a ideia que tiveram de fazer esse mural virtual interativo, muito interessante quererem criar um laço entre obra, autores e leitores.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Sou completamente leiga quando o assunto é Hq, só li uma em toda a minha vida. Não tenho o hábito de ler, e mesmo sendo uma iniciativa super legal, não me atraiu nem um pouco.
    Desejo sucesso com o projeto, espero que consigam executa-lo.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Eu gosto bastante nos HQS por causa dos traços, acho que cada um tem uma característica única e isso que me atrai. Mesmo não lendo tantos, gostei de conhecer o projeto deles
    Não conhecia o trabalho deles mas eu gostei muito!!
    A entrevista ficou ótima e espero ver mais por aqui!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol e Jess!
    Que trabalho legal, amo esses projetos, o meu irmão também desenha, está em um projeto de um livro de rpg muito legal, adorei seus desenhos, e o tema da história tmbm, amizade é um assunto tão amplo, pode gerar tão boas histórias que quero conferir!

    Beijos
    Paulinha - Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Caroline, sua linda, tudo bem
    Primeiramente, parabéns por ajudar a divulgar nossos talentos nacionais. Adoro livros que falam sobre amizade, e pela sinopse,a história deles promete emocionar com um mistério e provavelmente uma grande lição. Por isso estou torcendo para que consigam publicá-lo. Boa sorte a eles e a entrevista ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu costumava ler muito HQ quando era adolescente, mas hoje em dia acompanho muito pouco. Gostei muito do tema amizade ser abordado, esse é um dos meus temas favoritos para leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá... bom eu não curto muito HQs.. porém acho no trabalho de que o faz incrível... esse parece ser dos bons além de ser nacional é claro... eu curti muito a entrevista... o entrevistado respondeu de forma simpática e muito atenciosa... impossível não se sentir interessada pelo trabalho desta forma... desejo muito sucesso... xero!!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Amo HQ's e a premissa desse é bem envolvente, gostei de cara! As ilustrações da capa estão incríveis!! Desejo que eles consigam lançar logo e vai ser um belo de um sucesso e quero sim ler! Quero saber esse segredo na história, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Tudo bom?
    Não sou muito fã se HQ, mas a temática que eles estão usando é bem bacana e achei legal conhecer um pouco quem escreve.
    Beijos

    ResponderExcluir