segunda-feira, dezembro 28

(Resenha) #10 Coisas Frageis

Coisas Frágeis Vol I
Neil Gaiman
Sobrenatural, Fantasia
Editora

"(...) Me ocorre que a peculiaridade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Corações podem ser partidos, mas o coração é os mais fortes dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar..."




Olá pessoal, hoje trago para você a resenha de um livro de contos de uma autor que gosto muito, confesso que resenhar livros de contos é meio difícil para mim, como são várias histórias curtas, fico com um pouco de medo de falar demais, ou de menos do livro em si, mas vamos lá.

O livro já começa com as notas do autor, onde ele explica o nome do livro e um pouco dos contos, então ficamos sabendo que alguns foram encomendados para antologias específicas por exemplo "Estudo em Esmeralda" foi encomendado para a antologia  Shadows Over Baker Street.

A escrita de Neil Gaiman é muito gostosa, mas seus contos podem trazer algum estranhamento para quem não conhece, por que tem um toque onírico, as coisas acontecem como num sonho, sem muita explicação e as vezes o final fica em aberto.

Agora vou tentar falar um pouco de cada um dos contos

Um Estudo em Esmeralda - O conto ganhou o premio Hugo 2014, mostra um 'Sherlock' em um mundo 'vitoriano' dominado pelos Antigos (seres alienígenas ancestrais e montuosos criado por H.P Lovecraft), o livro tem aquele jeitão Conan Doyle, quem conta a história é o companheiro de quarto do nosso consultor. Gostei do conto especialmente da parte do mundo dominado pelos antigos, e a resistência que quer que o mundo volte a ser como era antes da chegada deles, daria para fazer um livro distópico completo a partir da premissa.

A Vez de Outubro - Esse conto foi um estudo para um livro do Gaiman chamado O Livro do Cemitério. O conto começa com uma reunião dos meses do ano para contar histórias, e agora é a vez de Outubro, que conta sobre um garoto que foge de casa e no meio do caminho encontra um outro garoto que pede para ser chamado de Anjo, e então eles vivem uma pequena aventura. Esse conto foi um dos meus favoritos, ele é muito bonito e sensível, além do final misterioso. Preciso ler o Livro do Cemitério.
"E eles deram as mãos ao se afastarem das brasas alaranjadas da fogueira, levando suas histórias de volta para a escuridão."
Lembranças e Tesouros - Conta a história do Sr. Smith que trabalha para o Sr. Alice, um homem tão rico que conseguiu sumir do olho do mundo, é capaz de tudo para atender seus desejos. Esse conto é mais pesado, violento com um linguajar forte que me incomodou um pouco, mas mesmo assim a história contada foi muito boa.

Os Fatos no Caso da Partida da Srta. Finch - A história começa do fim, com três amigos tentado decidir o que fazer quanto a 'amiga' que sumiu, então ficamos sabendo da expedição que os amigos fizeram em um circo de horrores encenado em galpões subterrâneos. Toda essa história surgiu depois da observação de uma ilustração do Frank Frazetta. Nesse conto vemos uma característica de Neil Gaiman que é o choque entre o mundo Real e o mundo onírico das fadas. Mas eu não gostei muito do conto, esperava mais do final.

O Problema de Susan - escrito para uma antologia fantástica, Gaiman discorre sobre a Susan das Crônicas de  Nárnia, em uma discussão entre a jornalista Greta e a professora Susan, esse conto também possui passagens fortes, não consegui entendê-lo em sua totalidade, talvez por que ainda não li Nárnia, esse foi o conto que menos gostei, mas tentarei ler ele mais tarde depois de ler Nárnia e quem sabe não mudo de ideia.
"Foi como nascer. Nem confortável, nem prazeroso. Foi a respiração que me fez suportar toda a dor, a escuridão e o borbulhar nos pulmões. Abri os olhos. Eu estava deitado num disco de metal de cerca de 2,5 metros de diâmetro. Estava nu, encharcado, e rodeado por um feixe de cabos. Eles se recolhiam, se afastavam de mim, como vermes assustados ou cobras nervosas, de cores vivas."
Golias - Esse conto foi encomendado para o site de um filme, que ainda nem havia saído, Matrix. Gaiman leu o roteiro e escreveu a história de um homem muito grande e desengonçado que vê sua vida desmanchar em eternos déjà-vus, em meio ao vai e volta do tempo sua vida acontece e desacontece até que é dada a derradeira missão a ele. É um dos meu contos favorito, adoro essas coisas a lá Feitiço do Tempo, com um final muito bom.

Como Falar com Garotas em Festas - Dois amigos vão à uma festa com o intuito de xavecar, um dos amigos é descolado e boa praça, logo de cara se arranja deixando o amigo nerd/tímido para traz com a missão de conversar com as garotas, ele tenta mas as moças falam coisa completamente desconexas, o final é bem engraçado. Gostei muito desse conto, as meninas me lembravam fadas, vai saber se não era mesmo XD. Sabe eu meio que entendo o nerd, como eu sou muito tímida quando vou conversar com gente que não conheço em situações sociais, as vezes parece que as pessoas estão falando comigo em outra língua.
“São só garotas – disse Vic. – Não são seres de outro planeta.”
O Pássaro do Sol -  Um clube gastronômico estão pensando em encerrar as atividades por que já haviam provado de tudo, até que um dos membros lembra que eles ainda não provaram a carne do Pássaro do Sol da Cidade do Sol, então se dá uma pequena aventura para capturar a ave, com um final que nos leva a pensar em como nós humanos não medimos as consequências para ter o que desejamos.

O Monarca do Vale - Uma história com o Shadow do Deuses Americanos, depois dos acontecimento do livro, Shadow viaja pelo mundo e nesse conto ele está na Escócia, e em sua estada é convidado para ser segurança em uma festa de ricaços. Para que conhece o personagem sabe que Shadow faz o possível para ficar longe dos problemas, mas os problemas adoram ficar perto dele, e para onde quer que ele vá seres míticos diversos estão por perto. Adorei ler esse conto e saber o que esta acontecendo na vida de Shadow depois de Deuses Americanos, e também está entre meus favoritos. Ah antes que me esqueça Sr. Smith e Sr. Alice do com Lembranças e Tesouros também estão nesse conto.
"— Porque — respondeu o homenzinho, levantando seu copo de uísque com o ar de quem apresenta um argumento irrefutável -, também sou uma espécie de monstro. Um reconhece o outro. Somos todos monstros, não somos? Monstros gloriosos, chafurdando nos pântanos do irracional... "
Bom gente, o livro como um todo me agradou muito, mas acho que indicaria para aquele que já tenham lido algo do autor antes, como a leitura as vezes parece um sonho, alguns contos tem final aberto e isso pode desagradar quem não é acostumado com esse tipo de leitura.



25 comentários:

  1. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro, mas confesso que nunca tive muita vontade de ler, sabe? Não é prioridade. Fico feliz que você tenha gostado, sua resenha me deixou um pouco curiosa para ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
  2. Eu via bastante esse livro nas promoções do submarino, tem o volume 1 e 2 né?
    Nunca li nada do Neil Gaiman (vergonhoso, eu sei), mas amei aquele discurso que ele fez sobre fazer boa arte. Achei bem interessante esse conto do pássaro do sol. Realmente, as pessoas costumam fazer loucuras para terem o que querem.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee...
    Não curto essa capa, ela tem um ar meio sinistro..
    Não gosto muito de ler contos, pois sempre acabo frustrada querendo mais da trama.. rs
    Que bom que a leitura te agradou, mas no meu caso eu passo..
    Adorei sua resenha, sei o qua to é difícil reaenhar contos..
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gosto muito de contos e também fico com essa dificuldade na hora de resenhar livros assim. Bem, achei a capa do livro impactante. Eu nunca li nenhum livro de Neil mas já li um de seus contos no livro O Príncipe de Westeros e outras histórias, não me recordo agora o título, mas lembro de ter gostado muito.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar muito bem dos livros do Neil Gaiman, mas nunca li nada do autor até o momento.
    Gosto de livros de contos e fico curiosa para conhecer esse, mas o fato de você ter dito que alguns contos ficam em aberto no final, me desanima, pois mesmo sendo contos, gosto de finais fechadinhos, então ainda não sei se esse livro é ideal pra mim.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já cheguei a ler esse livro, mas não gostei =/
    Já tinha lido outro livro dele antes, Lugar Nenhum, e adorado, mas Coisas Frágeis foi pra lista dos "não gostei e não sei se quero ler a continuação".
    Provavelmente não me identifiquei com a forma que o livro foi contado, em forma de contos. Achei que todos ficaram meio que soltos, algumas histórias sem começo ou sem final, arg, não consigo nem explicar.
    Só sei que infelizmente não gostei =/
    Mas mesmo não tendo gostado desse, já adquiri e tenho a vontade de ler mais livros em prosa dele, achei que ele tem uma mente fantástica pra histórias.
    Adorei a sua resenha e o blog, flor!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!!! Tudo bem?
    Já tinha visto alguns comentários do livro e a autora já vi bons elogios. Gosto muito de livros de contos pela facilidade de conciliar com outras leituras. Sua resenha passa exatamente o que encontrar no livro, parabéns.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu gosto de livros de contos,ainda mais quando estou querendo uma leitura mais rápida. Mas esse não chamou muito minha atenção, achei a capa e a premissa dos contos um pouco estranhas. Rsrs
    Fica para a próxima
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniele, esse é um livro que sempre quis ler do autor, eu já li O Oceano no Fim do Caminho e amei, então acredito que iria gostar desse também, mesmo sendo contos. Pela sua resenha os contos chamaram muito minha atenção, então acredito que não iria me decepcionar!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Ooi,
    Nunca tinha ouvido sobre o livro mas mesmo depois da rua resenha não me senti muito atraída pela leitura. Fico feliz que tenha gostado.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Sou super fã do Gaiman e meu sonhos literarios e ter Os exemplares de Sandman. Porém esses livros ainda não li justo por ser de contos, mas gostei tanto da sua resenha que vou dar uma chance.
    Bjs
    Luana Lima
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sabe que eu li um livro dele e entendo perfeitamente o que você diz quando as histórias dele podem ficar no meio do nada e mesmo assim serem boas. O Oceano no fim do caminho acho que é este o nome que eu li e olha, é cheio de fantasia e mesmo assim foi maravilhoso. Não curto contos, mas por ser dele eu leria. Já pensei várias vezes em comprar este livro, mas sempre deixava para depois.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Tenho uma amiga que é absolutamente louca pelo autor, por isso morro de vontade de ler algo dele. Comprei esse primeiro livro em promoção no sub, estou pretendendo lê-lo agora nas férias ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu conheci o Gaiman através do projeto da Mayra, do All About That Book e me apaixonei por ele. Sou louca pelo livro Coraline e amei o filme. Eu já tenho esse livro aqui, mas quero ler os livros e depois os contos. Acho mais fácil de entender. Sua resenha está maravilhosa! Meu parabéns.
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Olha eu sinceramente até hoje nunca li nada do autor, mas tenho bastante interesse, até porque comentam que é muito bom e também que sua escrita é bastante intrigante. Eu ainda não sei quando irei ler, porque cada hora estou numa fase diferente para certas leituras, mas espero poder ler assim que tiver uma oportunidade. Adorei a sua postagem. Muito bacana =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-homem-formiga-inimigo-natural.html

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade (fui descobrir esse ano que ele faz releituras e afins), fiquei muito curiosa em como são os contos sobre Sherlock Holmes e a Susan de Nárnia, adoraria saber como que o autor se desenrolou em quebrar totalmente o clima em que os personagens ficam.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu não sou muito fã de livros de conto. É esse gênero não me agrada muito. Mas gostei do conte A Vez de Outubro. Fiquei interessada pra saber que aventuras os dois meninos vivem.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    https://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Sempre que tem promoção no Submarino, esse livro esta com um bom preço, mas nunca quis adquirir ou ler, porém quero ainda ler algum título do autor.

    Patty

    ResponderExcluir
  19. Oi Dani, sua linda, tudo bem
    Alguns gostam e outros não dos livros desse autor, por isso, até hoje não me decidi se leio algo desse autor ou não. Livro de contos não é muito o meu gênero,mas de todos os que você citou, como sou fã do Conan Doyle, Um Estudo de Esmeralda me chamou atenção. E tem um outro que elogiou A Vez de Outubro. Por isso, vou deixar a dica anotada. Sua resenha ficou ótima!! Feliz 2016!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não sou fã de contos, e fiquei ainda com menos vontade de ler pelo final ficar muitas vezes em aberto (algo que odeio) e também não curti esse toque onírico que faz as coisas acontecerem sem muitas explicações. Sobre os contos, só o primeiro e Golias chamaram a minha atenção. Gostei da premissa de O problema de Susan, já que sou apaixonada por Nárnia, mas essas passagens fortes me fizeram perder todo o interesse.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Ei Daniele!
    Os contos geralmente tem finais abertos ou "esquisitos", talvez não seja preciso conhecer a escrita do autor e sim a estrutura do conto. Todos os contos parecem ser ótimo, a leitura vale a pena. Vou marcá-lo no skoob!
    Bjssss
    Feliz ano novoooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não tenho mto hábito de ler livros de contos. Esse parece que é bem legal. Acho que leria ele, pois estão falando muito bem desse escritor.

    Parabéns pela resenha e tenha certeza que vc conseguiu fazer uma resenha que não entregou o livro.

    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Realmente acho complicado resenhar um livro de contos justamente por corrermos o risco de falar demais sobre os acontecimentos da história. Não sou muito de ler contos e não conhecia esse em específico, mas me vi interessada no conto "O Problema de Susan" que me pareceu o atrativo entre todos.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Dani, tudo bem? Nunca li nada do autor, e acho que não seria uma boa ideia começar por esse livro. Não tenho tanto problema como finais em aberto, mas essa questão mais onírica dos contos me incomoda um pouco.

    Alguns contos realmente não fazem meu estilo e acho que não iria entender nada. Mas os contos "A Vez de Outubro", "Como Falar com Garotas em Festas" e "O Pássaro do Sol" chamaram a minha atenção.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Olá... tudo bem??
    Ainda não li nada do autor, nada que eu me lembre no momento rs... mas ouço muitas coisas sobre ele... infelizmente nenhum dos contos me chamou atenção para a leitura... na verdade não sou de ler livros de contos... ou somente se o livro realmente me chamar muito atenção para os contos anunciados... pela sua descrição eu não iria curtir nenhum e talvez desistisse da leitura, por isso não vou arriscar, mas que bom que pra ti a leitura funcionou e você curtiu... Xero!!

    ResponderExcluir