segunda-feira, dezembro 14

(Resenha) #9 Fim

Fim
Fernanda Torres
Drama
Companhia das Letras

Olá pessoal! Hoje vou falar um pouco desse livro sobre o tema que inevitavelmente chegará para todos, o FIM.
"— QUEM SERÁ O PRÓXIMO?"
Fernanda Torres é famosa como atriz, principalmente nas comédias, mas também atua na imprensa escrevendo  em colunas para jornais, e recentemente entrou para o mundo dos romancistas.

Já adianto que foi uma ótima estréia!

O livro conta a história de um grupo de cinco amigos que viveram no Rio de Janeiro nos anos 70, cada capitulo mostra o ponto de vista de um deles sobre a amizade amores e brigas. Ahhh, todos os amigos morrem, isso não é spoiler.

"Falei muito mal das mulheres, elas merecem. Os homens também não prestam para
nada. E um não foi feito para o outro."
- Álvaro, pag 17

A história começa com Álvaro que foi o último a morrer em 30 de abril de 2014 com 85 anos, morreu atropelado na porta do condomínio onde viva sozinho, sua filha única morava em outra cidade com o marido e já havia se separado de Irene a algum tempo. Ele era o "broxa" da turma, esse foi um dos motivos para sua separação. Irene era amiga de Ruth, mulher de Ciro, ela que arranjou o casório, mas no final nunca sentiu amor por Álvaro.

Seu capítulo é narrado em primeira pessoa como se ele estivesse conversando consigo mesmo, numa leitura dinâmica e cheia de interrupções, com ele lembrando do passado ao mesmo tempo que narranda o presente. Álvaro é amargo, e desiludido, não acredita mais no amor.

Depois temos a história de Silvio, que morreu em 20 de fevereiro de 2009, no carnaval, com 76 anos. Foi achado drogado com um lança perfume e cocaína no bolso. Era casado com Norma, mas não aguentou o casamento e também se separou. Se mandou para o sul, mas antes fez uma festa de despedida, juntou os 5, e fizeram uma orgia, Silvio achava que isso ia ensinar a eles a viver e a curar o Álvaro da impotência, o Neto da monogamia, e o Ribeiro da infantilidade, mas o plano não saiu como previsto.

Silvio é típico cara que bebe todas, não está nem aí pra coisa alguma, um canalha nato.

Ribeiro morreu no dia 13 de novembro de 2013, com 80 anos, não se casou, não tinha muita sorte no amor, gostava de Suzana mas ela tinha uma caso com do Silvio e ele nunca perdoou os dois por isso, e amava Ruth, que só tinha olhos para o Ciro e depois, que enlouqueceu, e não tinha mais olhos para ninguém. Mas ter "casos" para ele era o suficiente, mesmo velho queria preservar sua masculinidade.

Ribeiro era mesmo infantil, ficou de mal de todos os amigos e não conseguiu se declarar, foi o que menos me interessei.

Neto, morreu no dia 30 de abril de 1992, com 63 anos. Foi o único que não se separou, era casado com Célia, os dois brigavam bastante, mas logo faziam as pazes, já tinham se acostumado a isso, pelo menos ele. Quando Célia morreu, Neto perdeu o rumo, não tinha mais ânimo para fazer nada, ficou sem chão. Não passou muito tempo ele foi ao seu encontro, achou que não poderia mais viver sem ela, mas talvez ele conseguisse sim...

No capítulo do Neto tem uma pitada de misticismo. O amor no convívio, a dependência e o medo de ficar sozinho, em todas as histórias não há muita esperança no casamento.

Por fim temos o Ciro, morreu no dia 04 de agosto de 1990 com 50 anos. Nem o câncer conseguiu acabar com a sua virilidade. Sempre foi um conquistador, achou que a paixão a primeira vista que sentiu por Ruth ia apagar o seu fogo, até que apagou por uns 10 anos, mas Ruth passou de amante para dona de casa, mãe e companheira. O tesão acabou e as brigas começaram, Ciro enlouqueceu e começou a trair sua mulher, e ela também enlouqueceu, os dois se separam, e só o que restou para ele foram suas enfermeiras.

O Ciro, ah o Ciro, o conquistador, acho que esse tipo é mais típico por aí, que não gosta de compromisso, rotina, aconchego, devo dizer canalha também.

Quero também falar um personagem que aparece bastante no livro, o Padre Graça, responsável por cuidar do funeral de pelo menos dois dos mortos, Álvaro e Ciro, ele já estava cansado, achava que já não se adequava ao cargo, já estava a 24 anos nessa função, gostaria de poder celebrar casamentos e batizados.

Em todas as histórias algumas histórias se unem e se chocam, cada um contando a sua própria versão do ocorrido. Foi uma leitura muito gostosa, incrível como podemos entrar nesse universo masculino sem censuras e fantasias.

A capa é um charme a parte, achei de muito bom gosto.

Indico para todo mundo que conhece a Fernanda Torres, e para todos que gostam de ler, Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro e Nelson Rodrigues.



29 comentários:

  1. Ola Carol estou doida para ler algum livro da atriz/autora li alguns elogios a sua escrita, e adorei essa premissa com essas histórias contadas por 05 amigos, deve ser bem interessante. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, todos os personagens morrem?! Tadinho! Não gostei da premissa desse livro...não me chamou atenção. Sei lá cinco amigos contando seus pontos de vida de uma história é até bacana, mas todos parecem ter tido muito azar na vida e ainda morrem todos. Mesmo sendo uma realidade, o fim chega para todos, prefiro ficar no mundo da fantasia!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente gostei bastante da sua resenha, até porque ainda não conhecia esse livro, mas o que me deixou assim surpresa é que todos os personagens vão morrer. Não sei porque desenvolver uma trama assim, mas eu acho que tem uma explicação em seu desfecho que me deixou curiosa. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim que tiver chance. Adorei a maneira como abordou e também sobre suas impressões. Parabéns viu?!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-paralelos.html

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Eu não conhecia este livro, até esse momento. rs Amei a sua resenha, e como você abordou seu ponto de vista. Não sabia que que a Fernanda também era escritora, mas, pelo o que me pareceu na sua resenha, ela é tão boa escrevendo quanto atuando. Anotei a dica, e espero ter a chance de conferir a escrita dessa grande mulher. Curti bastante a premissa dele.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu já li duas resenhas megas positivas para esse livro e eu não conheço a escrita da Fernanda ainda.
    O que me atrai nessa obra é essa junção das histórias e da forma como a autora conseguiu fazer com maestria isso. É um livro bem elaborado.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Gosto muito da Fernanda como atriz, mas como escritora fico um pouco receosa, fico com mede de decepcionar a afetar o lado que gosto dela, rsrs. Gosto demais dos histórias e adaptações do Luís Fernando Veríssimo, são engraçadas e trágicas ao mesmo tempo. Já tinha visto outras resenhas deste livro e no lançamento recebeu boas críticas, quem sabe no futuro de uma chance ao livro e a Fernanda como autora.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu já estava cheia de preconceitos com esse livro, ouvi alguns comentários bem negativos e não havia me interessado, mas a sua resenha reverteu esse quadro, não digo que fiquei morrendo de curiosidades pelo livro, mas já consegui despertar um certo interesse para ler algum dia.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, acredita que não me liguei que este livro se tratava disto ou que era dela? Não sei porque eu fiquei imaginando outras mil coisas na minha cabeça. Mas agora que você falou acho que é algo legal de ler já que a gente sabe que acontece mas não pensa como e principalmente com nossos amigos.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  9. Esta é a primeira resenha deste livro que eu leio e apesar do livro estar na minha estante desde a época do lançamento, só agora me deu vontade mesmo de ler. Adoro a Fernanda Torees e seu humor rápido e nem imagino como deve ser a escrita séria dela, então, a partir da sua opinião é que eu quero ler.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu também menos me interessaria pelo Ribeiro, me pareceu sem graça. Ouvi muito se falar sobre esse livro e tinha esquecido do que se tratava a história. Achei bem dinâmico e divertido a forma como conhecemos os 5 amigos. Adorei sua resenha
    -Mari

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Vi muito a respeito dessa obra assim que ele foi lançado. Acho a capa bem fofinha e tenho lá minhas curiosidades em ler, mesmo depois de sua resenha. Ela é a primeira que leio, portanto, nao tinha tanto conhecimento a respeito da trama

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  12. Oi Caroline, sempre tive muita vontade de ler esse livro e confesso que a sua resenha me cativou a ir atrás dele, eu nunca li nada da autora ou dos autores que você citou, então acho uma boa começar por esse livro!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-sombra-da-figueira.html

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Confesso que não tenho muita curiosidade de ler esse livro, e certamente não o leria agora. Estou na fase romances, sabe? haha' muitos romances aqui para ler, então não sei se conseguiria ler um livro com mortes assim *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Esse livro não chama a minha atenção. Apesar de achar que a trama é interessante, não estou em um momento para livros desse estilo, estou buscando por livros mais leve e divertidos. Quem sabe numa próxima!

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olaá,
    Tinha visto uma reportagem sobre o livro dela acho, mas nunca cheguei a ler uma resenha, e nem a sinopse kkkkkk. Me parece um livro incrível, cheio de personagens com personalidade e muita história pra contar! E eu adoro livros que dão chances a mais de uma historia, ainda mais quando estão divididos em povs. Achei a capa uma gracinha, de bom gosto!
    Xx

    ResponderExcluir
  16. Amei esse livro.
    Esse senhores me ensinaram tanto e sem contar que a escrita de Fernanda Torres é realmente incrível.
    O fim de cada um foi algo interessante de se ler.
    A capa é linda mesmo e com certeza merece 05 estrelas;
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Todos os personagens morrem?! Nossa, está aí uma trama bem diferente do que estou acostumada a ler. Gostei de saber que algumas histórias se chocam e fiquei curiosa para saber como a autora interliga tudo isso. Ainda não li nada dessa autora mas já fiquei interessada. Adorei sua resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    É a primeira resenha que leio desse livro e não sei bem o que pensar. Todos os protagonistas morrem o.O
    Achei inovadora a premissa do livro e me interessei, mas estou com uma pilha de livros para ler e no momento a leitura desse livro não é prioridade, mas espero ler sim!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Desde que vi esse livro, ele chamou minha atenção, mas confesso que demorei muito pra associar que era a autora. Sou muito perdida pra isso. Eu adoro livros que tem vários personagens independentes e que em algum momento as histórias se unem. Dos autores que você citou, só não gosto do Nelson Rodrigues, mas os outros são excelentes referências. Sua crítica só aumentou minha vontade de ler.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Já quase comprei esse livro milhares de vezes!! Mas tinha medo de ser mais marketing que estória!
    Agora lendo sua resenha consegui entender bem o teor da trama, e quero muito ler! Agora compro kkk

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  21. Sou fã da Fernanda Torres como atriz e sou louca pra ler esse livro. Já tenho o meu exemplar, mas ainda não consegui encaixar na fila enorme. Sua resenha se junta às várias positivas que eu já li, fico feliz que tenha considerado uma ótima estreia. Adorei isso das histórias se unirem e se chocarem, estou bem ansiosa para conferir o efeito disso. E essa capa é realmente um charme!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Adorei saber que todos morrem, não nesse sentido mórbido, mas é que achei interessante a autora dar um desenvolvimento ao livro assim. Eu fiquei muito curiosa para ler a obra, adoro ela como atriz, vamos ver agora como autora! haha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gosto bastante da atriz Fernanda Torres, mas a premissa do livro não me agradou, acho que pelo fato de todos morrerem, fiquei triste rsrsrs. Percebi que o livro conta a história de cada um,o que deve ser bem legal. Mas, acho que o fato de saber o destino de cada um deles é que me deixou sem vontade para ler. Espero que, se eu ler um dia, minha opinião mude. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nossa... Esse livro parece seer muito interessante. Varias histórias que se cruzam e ao mesmo tempo vividas e contadas separadamente.
    Super curto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Achei muito bacana a atriz iniciar nesse ramo de escritora, pois ela é uma atriz.
    Gostei bastante do enredo do livro dela, principalmente por ela colocar cada capítulo um ponto de vista diferente, e conseguir trabalhar bem em cima disso.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  26. Para tudo. Como assim todos morrem? Aliás, já morreram kkkk eu hein?! E essa mistura toda de que um gostava de outra que amava aquele que era casado com aquela... deu um nó no meu cérebro rsrs

    Também achei a capa super fofa e fico feliz que tenha gostado ^^

    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  27. Ei Caroline!
    Então, eu adoro João Ubaldo Ribeiro e Nelson Rodrigues, só espero que essa indicação seja válida, pq vou marcar no skoob pra não esquecer hahahaha Eu sabia que a Fernanda Torres escrevia pra algum jornal, também nem deve ter como se caber dentro daquele cérebro super pensante dela. Tenho certeza de que a escrita tá incrível, não tem como recusar!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu vi o livro na livraria e fiquei super curiosa para saber um pouco mais sobre como seria a Fernanda Torres como escritora. Adorei ler sua resenha e saber mais sobre a premissa que até me pareceu interessante. Mas mesmo você dando cinco estrelas para o livro acho que faltou alguma coisa para me ganhar - acho que foi o fato de todos estarem mortos, sei lá...rs Então, por enquanto eu passo a leitura - quem sabe o próximo livro dela?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?

    Adoro ela como atriz, mas não sabia desse livro. Para ser sincera não sei se o leria, sei que um dia todos nós teremos um fim, ninguém viverá para sempre, mas estou passando longe de livros que tragam a morte como temática, passei por momentos difíceis com familiares queridos nos últimos anos estou passando e esse assunto me deixa mau, de verdade. Parei até de ler meus Sick-lits que tanto gosto. Mas fico feliz que tenha gostado da leitura, é bom quando um livro é maravilhoso assim e damos logo 5 estrelas.


    bjs

    ResponderExcluir