segunda-feira, dezembro 7

(Resenha) #9 Inferno

Inferno
Dan Brown
Suspense, Ação
Editora Arqueiro

Oi pessoal, até que em fim li Inferno, de Dan Brown e terminei os quatro livros em que Robert Langdon é o protagonista, pelo menos até aqui. Será que ele conseguiu superar o meu queridinho Anjos e Demônios? Venha comigo em mais uma resenha do Desafio.


Vós que aqui entrais, abandonai toda a esperança - A Divina Comédia, Dante 
Mais uma vez o nosso professor de história de arte e simbologia Robert Langdon é arrastado por mais uma grande aventura, envolvendo arte, símbolos e uma ameaça que pode chocar, e dessa vez a chave para resolver o mistério está no poema épico de Dante, A Divina Comédia, mais especificamente a primeira parte chamada Inferno.

A aventura começa com Langdon acordando no hospital sem memória alguma do que tinha acontecido nos últimos dois dias, logo uma mulher de preto entra no quarto atirando, Langdon foge junto com a Dra Siena Brooks, em pouco tempo eles descobrem o que a atiradora pode querer do professor, um pequeno objeto que projeta o Mappa Dell'Inferno de Botticelle, mas eles não tem tempo de ficarem conjecturando o que aquilo quer dizer, pois são atacados novamente, agora por agentes de preto, assim tem início a mistura de fuga e investigação pontuados por obras de arte maravilhosas e lugares incríveis.
As lembranças se materializavam lentamente, como bolhas vindo a tona da escuridão de um poço sem fundo
  Dan Brown é um mestre da ação, acho incrível como ele consegue criar expectativa para o que vai acontecer a seguir, adoro a forma como ele mistura ficção e realidade, é tudo tão bem amarrado que os desavisados podem achar que é verdade, isso sem falar nas descrições vívidas dos locais visitados e das obras de arte que nosso simbologista analisa para encontrar as pistas necessárias para resolver o mistério. Inferno tem a mesmíssima fórmula dos outros três livros protagonizados por Robert Langdon, mas, ao mesmo tempo, é um livro completamente diferente.

Como não pode faltar Langdon tem uma companhia e ela se chama Siena Brooks, gostei dela, é uma moça super inteligente, ativa, direta, e mesmo que não fosse tudo isso, acho difícil ser tão ruim quanto a mocinha do Símbolo Perdido.
Nada é mais criativo, nem mais destrutivo, do que uma mente criativa com um objetivo.
O vilão desse livro tem uma ideia bem extremista para resolver um problema realmente sério, que é a superpopulação humana, ele até tem uma certa razão de se preocupar com isso, e algum dia teremos que resolver isso, mas as soluções não serão fáceis, e será que a solução que nosso vilão quer impor é a mais apropriada? Isso só você, depois de ler o livro, pode refletir. Também achei a Organização que ajuda o vilão a completar seus planos, muito bem desenvolvida.
Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto o livro possui dois grandes problemas. Primeiro: há um certo exagero nas descrições, as vezes me sentia mais como uma turista, e esse excesso acabou cortando a ação em momentos inoportunos, e acabou me frustrando. Segundo: não consegui aceitar a reviravolta rocambolesca do final, quando Langdon descobre a verdade, tudo bem que foi realmente bem pensado, mas forçou demais e fiquei muito tempo pensando, 'não, não pode ser, eles estão tramando algo para que Robert aceite trabalhar junto com todos eles', mas não era tudo aquilo mesmo, o final também podia ser mais curto, mas Dan Brown mais uma vez decidiu estender a história um pouquinho mais, pelo menos não foi a baboseira do Símbolo Perdido, mas também achei que não precisava.

Bom pessoal, eu indico o livro para quem gosta de livros de Ação, com muito mistério e suspense, ler Dan Brown é quase como assistir um filme, só que melhor, os personagens tem a cara que você quer dar a eles, e por mais que minha classificação não seja as melhores, eu leria de novo só para me divertir.

Dou 3 estrelas.

Bom pessoal se você quiser saber nossa opinião sobre outros livros da série, aqui no poyo saiu três resenhas:
1. O Código da Vinci
2. Anjos e Demônios
3. O Símbolo Perdido
4. Inferno

28 comentários:

  1. Olá, Daniele, tudo bem?
    Eu também li, e assim como você também acabou "me cansando" um pouco nas partes muito descritivas. Essa uma característica que não suporto, e muitas vezes chego a pular a página ( COISA FEIA ).
    Gostei da sua resenha, parabéns.
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eu amo os livros de Dan Brown, sou fascinada pela escrita dele e polo universo que ele consegue criar, esse livro eu gostei muito mas na minha opinião, não é um dos melhores dele, talvez seja por eu ter lido logo após Símbolo Perdido e acabei ficando com muitas expectativas, mas sei lá, o livro é muito bom. Assim como a minha amiga Juliana, que comentou aqui em cima, nessas situação de muita descrição dos cenários e personagens eu pulo! acho desnecessário e corta mesmo o clima do livro.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Tenho o livro aqui, mas ainda não ame aventurei coma leitura. Não estou no momento certo. Preciso ter aquela inspiração para começar, ou vou acabar lendo só até a metade. Já li alguns livros do autor, e gostei muito de suas tramas.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li oo código da Vinci, recentemente fiz uma troca de livros e.ganhei Anjos e Demônios mais ainda não li. E estou louca para ler Inferno que me disseram ser um dos melhores livros dele. Concordo com você que muita discrição torna o livro um pouco chato, mas sendo uma história cheia de suspense e do Dan Brown acho que vale muito a pena passar até pelos pontos fracos do livro!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Oi, nunca li nada do Dan Brown, comecei a ler O Simbolo Perdido e acabei abandonando em função de muitas partes descritivas e cansativas, algo que você falou que este livro aqui também tem. Mas ainda quero ler outra coisa dele, e tenho curiosidade por Anjos e Demônios.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha eu sinceramente nunca tive muito interesse de ler os livros do autor.
    Eu só li um pedaço daquele FORTALEZA DIGITAL, mas nem terminei pra vc ter uma ideia. Mas mesmo assim espero poder ter a chance de fazer a leitura completa do livro, mas agora em ebook, porque o livro físico já até dei para sorteio se quer saber. M

    Enfim...Gostei bastante da sua resenha, mas eu não tenho interesse em ler os livros do autor não. Acho que não faz muito meu estilo mesmo hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lembra-de-mim.html

    ResponderExcluir
  7. Ola Dani lindona ainda não li esse livro, amo a escrita do autor e a maneira como envolve o leitor o deixando sedento pelos próximos acontecimentos. Espero poder ler em breve. Pena que houve excesso de detalhes o que deixa a leitura não fluir tão bem, mas mesmo assim vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniele.
    Eu comprei este livros na compra do Black Friday e já estava a muito tempo na minha lista, também o ultimo que falta do protagonista Robert Langdon, que sempre associo ao Tom Hanks. Gosto muito dos livros dele; pois me fazem pesquisar mais sobre os assuntos abordados nos livros. Espero gostar desta tanto quanto gostei dos outros. Meu preferido também e Anjos e Demônios. Parabéns pela resenha.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Sou muito fã do Dan Brown, mas Inferno foi o único livro do autor que eu ainda não li! Minha Prima ( que também é fanática por ele) tem Inferno e acho que vou ler do dela, rsrs! a crise é grande, kkkk. Adorei a resenha
    Abçs

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Eu ainda não li Dan Brown, o que acho um absurdo! Sei que vou amar o livro, e não sei o que estou fazendo que ainda não li. Talvez esse não seja pelo o qual eu irei começar, mas com certeza lerei esse um dia. Eu adoto fantasia e ação, e esse é um livro mais que obrigatório!
    Xx

    ResponderExcluir
  11. Oláaaaa
    Eu gosto muito dos livros dele apesar de terem a mesma fórmula rs.
    Assim como você eu to atrasada e só falta Inferno, mas você conseguiu ler kkkk
    Essa coisa de reviravolta no final é bem característica do Dan Brown mesmo, espero conseguir ler logo esse livro, já passou da hora.
    bjs
    Olá!
    Gente não conhecia essa cantora.
    O penteado dela é mesmo um luxo, na verdade o cabelo né? Muito lindo mesmo.
    Achei a voz dela bem rouca, gostei do estilo. Vou baixar algumas músicas para conhecer melhor.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Daniele.
    Eu adoro os livros do autor, principalmente os com o Langdon, mas infelizmente esse foi o que eu menos gostei até agora. Apesar da ideia ser ótima, e ter tudo a ver com o momento atual em que estamos vivendo, dá até para ficar pensando hehe. Mas o que eu não gostei muito foi do final. Meio que acabou o mistério e ainda tinha mais um monte de páginas. Concordo com os pontos que você ressaltou.

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Esse não faz meu estilo, primeiro pela temática (quem curte é meu pai) segundo por toda essa descrição. Tenho um grande problema com isso. Acabam.sempre tirando minha atenção.
    Gostei da sua análise para a obra. Mas eu passo a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniele, apesar de todos sempre falarem tão bem do autor, os livros dele não chamam minha atenção sabe? eu amei a sua resenha e está muito bem escrita, mas mesmo assim esse é um livro que eu não leria no momento, quem sabe dou uma chance mais para frente.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu e Dan Brown temos uma relação de amor e ódio. Amei o codigo da vinci e nem acredito que o simbolo perdido é do mesmo autor....hahahaha
    Ainda não li Inferno... A colunista do blog queria muito ler então o livro foi para ela e quando chegou aqui em casa minha mãe tomou conta. O que me consola e ainda me dá vontade de ler é que ele não tem as baboseiras de simbolo perdido... Isso faz com que o livro ainda fique em minha lista, mas não é uma leitura que tem prioridade. Quem sabe o próximo livro do autor...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oiie,

    Eu nunca li nada do Dan Brown, e acho que nunca vou ler. Vi o filme o Condigo da Vinci e dormir o filme todo, não gostei mesmos. Acho que pelos temas, que fala de religião, eu não sou muito fã não. Sabe por meus princípios Cristã, não sei se você vai entender.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oi Daniele, sua linda, tudo bem
    Eu sou suspeita, pois adoro os livros do autor. Já vi os filmes e adorei e já li O Código da Vinci e Inferno também e adorei os dois. Ele tem uma escrita que é voltada acredito para um público específico. Pois o livro dele é rico em história, e como você mesma falou em obras de arte, as descrições dos lugares, para mim são incríveis. Como eu amo história antiga e sou fascina pela Comédia Divina de Dante, achei o livro perfeito para mim. Mas já li outra opinião de que o livro foi um pouco cansativo. Por isso que digo, o livro dele é voltado para um público específico, acho que nem todos irão gostar. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amo Dan Bronw e esse livro comprei no dia do lançamento, pois não poderia esperar nem um segundo a mais para ler.
    Gostei muito da aventura de Longdon e concordo com você: O livro é super descritivo e a reviravolta foi meio louquinha, mas o fim em si gostei bastante.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oiee.

    Não li nenhum livro do autor até hoje e depois de saber que tem muitas descrições em momentos inoportumos acabo ficando sem vontade de ler, pois odeio descrições demais. No mais eu fiquei curiosa como sempre quando leio uma resenha a respeito das obras dele

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Acho que nenhum livro dele supera o Anjos e Demônios, foi de longe o melhor! Não li Inferno ainda, por pura preguiça pois acho que ficou tudo igual... Mas lerei antes de sair o filme. Adorei sua resenha, muito objetiva.

    ResponderExcluir
  21. OI.
    Olha, eu só vi o filme o Código da Vinci e achei ótimo mas acredito que não teria paciência para ler os livros mesmo você dizendo que é cheio de adrenalina. Sobre o ponto negativo eu gosto de momentos de narrativa, desde que não seja o tempo todo, já que gosto de saber como é o cenário em volta. Não é este que sai em 2016 nos cinemas?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu ainda não li Inferno e sou louca para ler. Adoro os livros do Dan Brown e sou completamente viciada em seus livros, suas historias. Eles envolvem o leitor em um mistério que a princípio não se encaixa em nada, mas no fim você descobre coisas que nunca imaginou. Eu quero muito ler a Divina Comédia, antes de iniciar a leitura do livro, acho que será mais interessante. Espero não me incomodar com os pontos que você apontou como negativos.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Confesso que embora os livros do autor façam um enorme sucesso, eles não me chamam atenção, mas sou o contrario de você, não é? Deu para ver pela resenha que você adora os livros dele.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu fã de carteirinha do Dan também, e anjos e demonios é o meu favorito do autor, então me identifiquei bastante com sua resenha hoje.
    Ainda não li inferno, e posso dizer que sua resenha me ajudou a baixar um pouco a minha bola, pois achei que esse livro seria tão incrível quanto os anteriores, já que mal tinha lançado e tinham comprado os direitos dele pra um filme/série, não me lembro bem o que era.
    Mas fiquei triste com tantas descrições, pois o certo seria ter vários mistérios e poucas descrições né, afinal não somos turistas como você citou, e isso atrapalha bastante a leitura. Espero poder ler em breve e ver o que eu acho tbm desse livro

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!!

    Sou do time que nunca leu Dan, que morre de vontade, mas sempre empurra pra frente kkkk
    Gostei muito da resenha, fui até comentando aqui com meu marido rs
    Já li outros livros que envolvem artes, e talvez seja isso que mais me chame a atenção nessa coleção!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  26. Percebi que leu bastante livros de Dan...fiquei impressionada e apesar de curtir as aventuras descrita neste livro e nos outros, eu não me sinto cativada em ler os livros, não sei acho que iria me sentir meio cansada de qualquer forma apesar das ressalvas, ainda bem que a leitura foi fluida... e que você curtiu todos os movimentos da trama... Xero!!!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sou um grande fã de Dan Brown. "Anjos e Demônios" é e sempre será o meu queridinho, sem dúvidas <3. Às vezes ele prolonga as descrições, mas ele sempre atenta a certos detalhes que passariam despercebidos se estivessem em um filme. "Inferno" considero um ótimo livro dele.
      Gostei da resenha :)

      Abraço!
      Tudo Online - tudoonlinevirtual.blogspot.com.br

      Excluir