sexta-feira, dezembro 4

(Série de Séries) Salem


Oi, oi pessoal, tudo bem?

Hoje é mais um dia de Série aqui no Poyozo Dance, e temos uma série que não é baseada em livro, mas mesmo assim temos uma referencia literária, como acontece com True Detective e Penny Dreadfull, então vamos conhecê-la?

Salem é um drama histórico com uma pegada de horror e fantasia, na série é usado o fato histórico que ocorreu em Salem, Estados Unidos, entre 1690 e 1692 quando uma histeria de caça as bruxas tomou conta da cidade, até onde se sabe foi só isso mesmo, mas na série eles partem da premissa do 'e se existiram mesmo essas bruxas'.

Alguns personagens históricos dessa passagem estão na série como a Tituba (que foi a responsável pelo começo da histeria lá em 1690) e Cotton Mather (que foi um pregador puritano responsável pelo julgamento das bruxas) os dois personagens não estão exatamente caracterizados como os personagens históricos, mas um pouco de suas essências estão lá.


A Primeira Temporada começa com a chegada de John Alden, que passou 7 anos fora da cidade deixando sua amada Mary Sibley para trás, ele descobre uma cidade totalmente diferente da que tinha deixado, Mary está casada com o prefeito George Sibley (e grande responsável por Alden sair da cidade), e Salem está em meio à uma caça as bruxas.

Em segredo, para a cidade, não para nós espectadores, Mary se tornou uma bruxa de verdade com a ajuda de Tituba, sua criada, e está em meio a preparativos de um grande ritual.
A primeira temporada foi muito boa, gostei das atuações do casal principal, e no enredo tudo está conectado, desde a romântica Anne Halle, que acha toda essa história de bruxas um horror, passando pelo sofrido Isaac Walton, que no começo da série é marcado como pecador e condenado a limpar a cidade, é ele quem descobre as coisas estranhas na floresta, Cotton que parece tão inflexível no começo vai mudando e mostrando o quanto está incerto do que tem que fazer. Meu personagem preferido dessa temporada foi Increase Mather, ele sim é um inquisidor de verdade, não o Cotton e seu eterno questionamento sobre tudo o tempo todo que não ajuda a trama seguir, precisaram trazer um novo personagem para que eles conseguissem terminar a história.

O cenário e fotografia também arrasaram, tudo é sombrio e cinzento, a cidade é suja, e os elementos mais macabros são acrescentados de forma discreta, mas contundente, como aquela boneca super esquisita que a Mary dá para a Anne quando esta começa a se aproximar demais dos interesses de Mary, o final dessa temporada é de tirar o folego.





A Segunda temporada começa do mesmo ponto em que acaba a primeira, então não vou fazer um resumo, só vou falar que temos vários novos personagens na série.

Vou logo ao ponto, não gostei da segunda temporada, e vocês devem pensar 'nossa Dani, por que então você vai indicar uma série que você não gostou?' Eu gostei da primeira temporada mas acho que na segunda eles erraram, mas essa é a minha opinião, li algumas analises e eu sou a minoria, e vocês podem assistir e gostar, não é?

Então vamos aos motivos que eu não gostei, acho que pode ter algum spoiler, sabe como é gente indignada, então sintam-se a vontade de pular essa parte.
  • Mary Sibley na primeira temporada fez o que fez pela causa, na segunda quando a causa exigiu um sacrifício mais difícil do que ela estava disposta a dar, resolveu se fazer de vítima.
  • John Alden, como caçador de bruxas é um ótimo nada, só conseguiu pegar um, que foi estrategicamente colocado lá para isso.
  • Tituba, quando achei que ela realmente ia mostra a que veio, ela mostrou que não veio a nada mesmo.
  • Cotton Matter, ele só não me decepcionou nessa temporada, por que já tinha feito isso na anterior. 
  • Isaac Walton, com o final da temporada anterior esperava muito dele, até que enfim Isaac deixaria de ser aquele personagem trágico e miserável e tomar as rédias de sua vida, mas não, o máximo que ele fez foi um discurso acusando a cidade toda de ser a causadora do mal, depois de falar um monte, as pessoas olharam para ele como cara do meme ai ao lado.
  • Doutor Esqueci o Nome, surgiu na história supostamente para achar a cura de uma peste, aparecia na série de vez em nunca para falar algo que faria a série seguir, e de vez em quando para fazer cenas de 'agarramento' com a Mary Sibley, imagino que seja essa a verdadeira função dele na história.
  • Mercy Lewis, não entendi bem por que ela voltou, é outra que fez exatamente as mesmas coisas na primeira temporada, mas ao contrário do Cotton, ela só serviu como mais um conflito no mar de conflitos.
  • Anne Hale, também prometeu o que não pode cumprir no final da temporada anterior, acabou sendo resumida a alivio cômico da série.
  • Filho da Condessa, mais outro que quer pegar a Mary Sibley, e por causa disso pode ser que cause algum problema.
Teve dua personagens que se destacaram um pouco melhor, que foram:
  • Incrase Matter fez uma aparição durante a série, não foi tão bom quanto na primeira, mas mesmo assim fez bonito.
  • Condessa Marburg, nossa ela sim, uma mulher forte, sabe se impor e principalmente sabe o que quer.
Podem voltar pessoal.

Bom gente mas tem coisas que gostei bastante, figurino, cenário e fotografia são incríveis, algumas tramas tem, ou tinham, muito potencial, só acho que eles se perderam, quiseram colocar coisa demais para escolher qual estava dando mais retorno e então deram soluções mixurucas para as demais. A Série também tenta ser muitas coisas ao mesmo tempo sobrenatural, fantasia, romance, é meio confuso fica difícil saber o que esperar.

Falei no começo do post que essa temporada tem uma referência literária, né? Então foi essa coisinha aí ao lado, e para mim foi uma grata surpresa, por que sou fã do autor que o criou.

Ele foi criado por H P Lovecraft, e aparece no conto Os Sonhos na Casa da Bruxa, o conto fala de Walter Gilman um estudante da Universidade de Miskatonic, em Arkham, como não é da cidade ele vai morar em uma velha pensão, mas o lugar foi morada de uma poderosa bruxa, que foi pega em Salem e conseguiu fujir de alguma forma, chamada Keziah, e essa bruxa tinha um familiar chamado Brown Jenkins.
O Brown Jenkins de Lovecraft também é um ratinho, mas ele tem mãos, pés e rosto humanos e medonhos. (treme)


Por fim, já que está ficando um post um pouco comprido, já está confirmada para o começo do ano que vem a terceira temporada, que para mim será a prova de fogo, ela vai definir se continuo ou abandono a série.

Estou bem curiosa para saber como vão desatar o nó que fizeram no final da segunda temporada, também quero muito ver se eles vão ligar a série com o conto também em outros elementos.

Então pessoal, o que acharam da série? Já precisaram passar por isso de ter de ver mais uma temporada para saber se continua seguindo ou desistem?

PS prometo voltar na próxima temporada para contar à você minha decisão 

Té mais ^^

22 comentários:

  1. Adoro séries e filmes sobre bruxas. Essa parece ser bem sinistra. Pena que a segunda temporada decepcionou, às vezes acontece, mas geralmente é mais pra frente e não logo na segunda. Eu me desanimei com Desesperate housewives, mas só lá pra 4º temporada.
    Tentei assistir à Penny Dreadful, por causa das referências literárias porém não gostei. E olha que adoro Frankenstein.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Que maravilha descobrir sobre essa série... Fiquei mais empolgada no início do post porque realmente gosto de histórias sobrenaturais e achei legal ser, pelo menos um pouco, baseado na história de Salem mesmo.
    Mas aí você disse que se decepcionou um pouco com o desfecho de algumas coisas, isso acontece em muitas séries e às vezes em livros né?
    Os autores tentarem colocar elementos demais e não conseguir definir bem o fim de tudo, mesmo assim eu vou tentar assistir. Já que são só duas temporadas por enquanto, quem sabe eu consigo ver tudo até lançar a terceira...
    bjs
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Confesso que conheço muito pouco dessa série, e mesmo você não gostando tanto da segunda temporada, vou dar uma chance e começar a assistir. Quem sabe eu acabe gostando da história \o/ E pelo jeito vou gostar, pois gosto de assistir seriado com bruxas rsrs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa menina como não conheço essa série ainda? Adoro história com bruxas. É tanta série para assistir e tanto livro para ler...queria ter muito mais tempo. Mas essa dica vou deixar anotada e assim que possível quero conhecer a série.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Nossa menina como não conheço essa série ainda? Adoro história com bruxas. É tanta série para assistir e tanto livro para ler...queria ter muito mais tempo. Mas essa dica vou deixar anotada e assim que possível quero conhecer a série.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Olá linda,

    Eu via cinco capítulos de Salem e confesso que me deu arrepios haha.
    Gostei do fundo histórico, caracterização e dos atores que interpretam muito bem.

    Pensei que a série tivesse sido cancelada, mas deve ter alcançado bom público depois das polêmicas da estreia.
    Vou terminar de assistir a primeira e começar a segunda.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Daniele
    Eu até curto séries, mas acabo dando prioridade para um livro qdo tenho tempo. Então, conheço pouco esse mundo.
    Achei seu post interessante apesar de não gostar muito desse gênero de fantasia. Que pena que a segunda temporada não é tão boa. Desanima quem quer acompanhar né?
    Parabéns pelo post.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Daniele.
    Eu ainda não conhecia essa série mas já fiquei super interessada. Falou que é de bruxas eu já to dentro hehe. E me interessou muito pelos figurinos das séries e vi que foi uma das coisas que você elogiou. Que pena não ter gostado muito da segunda temporada, mas vai que eu goste hehe. Já deixei anotado aqui para aumentar a minha lista interminável de séries atrasadas hehe.

    ResponderExcluir
  9. Salem é uma serie que eu já comecei a assistir e por alguns motivos, mais pessoais do que da trama (não me sinto apta a julgar a trama), larguei nos primeiros episódios, eu estava saturada de histórias de bruxas que seguem a linha que Salem estava me parecendo que ia seguir. Estava cansada do sobrenatural exposto nas facetas que Salem está expondo, não funciono com filmes e series que tem o intuito de dar susto e só, preciso de algo muito mais profundo, de um terror/horror muito mais enraizado, psicológico, mórbido e vívido ao mesmo tempo, não é para menos que Penny Dreadful é a minha paixão.
    Mas enfim, espero que a terceira temporada passe na sua prova de fogo e que você consiga dá continuidade a série.
    Já estou seguindo e adorando conteúdo do blog!
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral. Se puder dá uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar da série e fiz como faço com todas as séries com um toque de terror: fico de olho atento quando mencionam coisas da série para descobrir se tem ou não certos elementos que abomino no terror (na sua resenha encontrei nenhum o/).
    Que pena que a segunda temporada não foi tão boa e que alguns personagens "regrediram", pois é um plot tão bom o da série!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Essa série me chamou a atenção desde que ouvi falar dela pela primeira vez, mas só uma coisa faz com que eu não assista: o toque de horror. Tenho medo do que vou encontrar, e o medo não me permite nem começar a ver, esses elementos macabros que você disse que são acrescentados de forma discreta, mas contundente, com certeza não me agradariam. Espero que curta a próxima temporada, é uma pena que uma série que tenha começado tão bem tenha te desagradado tanto na segunda temporada.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Adoro séries, essa já faz algum tempo que estou doida para assistir, pois tenho ouvido muitos elogios. O tema me interessa muito, adoro essas histórias medievais de bruxas que são perseguidas. Acho uma pena que você não tenha gostado da segunda temporada, é tão chato quando nos decepcionamos com um série! Espero que a próxima temporada seja mais gratificante para você. ;)

    ResponderExcluir
  13. Olha eu sinceramente nao tenho muito o que comentar, porque eu não gosto de ver séries.
    Eu comecei a ver algumas, mas depois não continuei porque começou a se estender demais sabe? Mas mesmo assim acho legal para quem gosta, pois é uma opção. Espero que agrade seu publico aqui do blog e que tenham interesse de conhecer. Mas eu msma não assistiria não =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/eu-nao-sei-onde-ir-partir-daqui-3.html

    ResponderExcluir
  14. OIie,

    Eu gosto de livros em série e que contenha bruxos ou fantasias, mas série eu não curto. Sabe eu nunca assisti e nem me interessei, tenho amigos que adoram, mas não consigo compartilha dessa paixão. Admiro que gosta e assisti, parabéns.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Dani, já acabou Jéssica? kkkk
    Ri alto aqui com aquele gato!!
    Eu vou confessar algo, não me mate, ok?
    Não vejo séries :o Calma, não sou um ET , não é isso, é que sou mãe blogueira, escritora e dona de casa não sobra tempo, eu tenho que escolher entre assistir séries ou ler.
    E nem preciso dizer quem ganha, né?
    Mas tirando a sua visão sobre a segunda temporada está bem fraquinha, gostei bastante da ideia da série, amo sobrenatural, terror e Bruxas. Na verdade eu acho que fui uma em alguma encarnação passada...hahahahha
    Beijos e espero que a terceira temporada seja melhor pra ti e você nos traga novidades.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que gosto muito de séries e filmes de bruxas, porém tenho um pouco de medo de ver Salem, acredito que eu iria me assustar um pouco durante os episodios. Mas a curiosidade é muita, então provavelmente vou me arriscar vendo o primeiro episodio.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Preciso te contar que não curto séries e Salém não conseguiu despertar minha curiosidade. Claro que o nome é bastante atrativo, mas não me chama a atenção sabe?
    Fico feliz em saber que será lançada a terceira temporada assim os fãs podem acompanhar.
    Adorei o seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi!!!
    Parabéns pela matéria completa e explicativa. Já tinha curiosidade em assistir a séria, gosto muito do tema, e lendo sua postagem deixou mais ainda. Vou ter que arrumar tempos para ver, pois gosto de assistir tudo em sequencia. Assistir uma temporada da série e depois perder o interesse.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou fã de terror e nada que tenha a pegada para esse lado, mas fiquei super curiosa com essa série. Não conhecia, mas como curto essa coisa de bruxas vou ter que procurar e ver se curto ou não.
    Essa coisa de gostar demais de uma temporada e não gostar da outra acontece... Eu sou apaixonada por Supernatural, mas acho que eles se perderam feio em algumas coisas - em mais de uma temporada - mesmo assim, no geral eu amo a série. De repente a próxima temporada faça você amar ainda mais a série... :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oie!!

    Que demais! Não conhecia o seriado, não sou tão ligada neles assim, apenas Supernatural kkk
    Mas esse me interessou muito!! Vou atrás! E o bom é que só tem 2 temporadas né, então da pra correr e esperar a terceira tranquilo!
    Pena que não tem no Netflix né? Não né? :(

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!
    Parabéns pela matéria completa e explicativa. Já tinha curiosidade em assistir a séria, gosto muito do tema, e lendo sua postagem deixou mais ainda. Vou ter que arrumar tempos para ver, pois gosto de assistir tudo em sequencia. Assistir uma temporada da série e depois perder o interesse.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu estou numa vibe de assistir várias séries ao mesmo tempo.
    Adorei a sua dica. A história parece ser bem estruturada. Todos as séries que acompanho até agora não quis desistir e fico ansiosa para a próxima temporada. Espero que você prossiga com a série.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir