quarta-feira, fevereiro 3

(Desafio #12MesesdePoe) Janeiro - Metzengerstein


Olá pessoal, tudo bem?

Vocês devem ter visto pelas redes sociais que está rolando um desafio criado pela Anna Costa que consiste em ler 12 contos do Edgar Allan Poe, um por mês, quem quiser ficar por dentro das novidades é só curtir a página do desafio no Face.

Nós do Poyo vamos participar, mesmo que informalmente, então todo mês tentaremos fazer uma resenha conjunta do conto escolhido pela Anna.

Hoje vamos resenhar esse conto de nome impronunciável, vamos lá:

METZENGERSTEIN


Na Hungria duas famílias há muito tempo rivais, os Berlifitzing e os Metzengerstein estendem sua 'batalha' a sombra de uma profecia "Um nome elevado sofrerá queda mortal quando, como o cavaleiro sobre seu cavalo, a mortalidade de Metzengerstein triunfar da imortalidade de Berlifitzing." que o próprio conto diz não fazer muito sentido. Mas então os pais do jovem Frederico Metzengerstein morrem e ele se entrega a uma vida de excessos, enquanto o já caduco Berlifitzing tem seu castelo incendiado, todos colocam a culpa no jovem rival, mas neste momento Frederico estava contemplando uma bela e terrível tapeçaria admirando um belo cavalo, algo chama sua atenção e olha para a janela e quando volta para a tapeçaria algo está muito diferente...

O conto é bem complexo e existe informações que podem colaborar com o final em todo lugar, nada aqui é por acaso, nada mesmo, é um conto bem bonito, mas ao mesmo tempo difícil, especialmente pela linguagem muito rebuscada para nós, mentes preguiçosas, e também consegui notar vários elementos que Poe gosta de usar em suas obras, como uma rixa profunda, mudanças sutis que vai se aprofundando até uma completa mudança, especialmente no caráter.

É isso pessoal o conto é bem curtinho com apenas 6 páginas, na versão que eu li, mesmo assim tem uma história muito bem elaborada, poética e que me lembrou um grande quadro ou tapeçaria cheia de detalhes.

Poe e seus Corvos, por Carol


Já está no mês do Demônio da Perversidade, bora ler e acompanhar o desafio?

16 comentários:

  1. Olá!

    Eu tinha visto alguma coisa sobre esse desafio, fiquei bem interessada! Acho que vou participar tb! Poe é sempre uma leitura surpreendente, para quem gosta pelo menos rs.
    Por serem curtinhos, com certeza não vou me perder no tempo para ler! rs

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu vi esse desafio em outros blogs, esse conto parece ser bem legal, eu até leio contos, mas confesso não sou muito fã. :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, esse conto parece ser bem interessante!!!

    Já vi esse desafio por aí, mas eu não consigo participar de desafios...heheh

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto tanta gente participando desse desafio que estou quase adotando ele também, o problema é que já li boa parte desses contos hahaha (mas ok, admito que não seria sacrifício relê-los, já que são tão curtinhos)

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  5. Oie, putz, adorei o desafio, ler algo de Poe uma vez por mês me parece muito enriquecedor.
    Nunca soube desse conto, porém tudo que o autor escreveu é interessante e por vez completo, não tem como ser diferente.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu vi o desafio em alguns blogs mas não me atraiu tanto assim. Mas acho bacana quem está encarando ele. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu tenho visto muitos blogs falando desse projeto e acho muito bacana mesmo, passei a conhecer esse autor faz pouco tempo e mesmo eu não gostadno do gênero, eu acho que os livros dele e os contos, podem me agradar sim. Faz tanto te po desde a época dele e ate´hoje continua encantado alguma coisa de muito espetacular deve ter aí =D não consigo ler o nome desse conto kkkkk quanto mais pronunciar rsrs

    ResponderExcluir
  8. Li sobre este desafio mês passado em outro blog e achei interessantíssimo!... Para os fãs é uma ótima oportunidade de se aprofundar nos escritos de Poe. Para os que não conhecem, uma tremenda oportunidade de conhecer melhor o autor e suas obras. Este conto é um dos mais complexos dele. Bom desafio!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Conheci o desafio através de seu blog e achei bem legal. Já tive a oportunidade de ler um conto dele e sim, ele escreve bem difícil - e bem bonito. Achei esse conto meio confuso e, que sobrenomes são esses? hahaha

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, já vi outros blogs falando desse desafio e ele parece ser super legal

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já vi esse desafio em outros blogs, e achei fantástico. Adoro Poe! E a escolha dos contos foi perfeita. O bom é que o desafio está só no começo, ainda faltam onze meses de Poe. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  12. Oi, Daniele
    Infelizmente, sou leigo ao máximo quanto o assunto é Poe. Só conheço por nome uma das obras mais famosas dele, O Corvo (?). Existe esse conto, não existe? Ou estou ficando louco? kkk Parece que a Darkside vai lançar um livro do Poe esse ano, então essa é a minha oportunidade.
    Esse conto dele aí parece ser legal, mas sou lento para ficar pescando essas mudanças sutis que vai acontecendo ao longo da história. Quando chega o final, eu sempre me pergunto: mas como foi que chegamos até aqui? kkk

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João.
      Eu também me perco um pouco dependendo do conto XD. Sim existe O Corvo, mas é um poema.

      Excluir
  13. Oie
    é um belo desafio e boa sorte á todos que forem participar, infelizmente não irei participar de nenhum por falta de tempo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. oi,estou participando desse desafio também,adorei esse primeiro conto,ainda não tinha lido nada desse autor e com esse desafio puder ler sua obra.
    bjs

    ResponderExcluir