quarta-feira, fevereiro 24

(Desafio #12MesesdePoe) Fevereiro - O Demônio da Perversidade

O Demônio da Perversidade

Olá.

Seguindo com o desafio #12 meses de Poe, hoje decidimos fazer uma resenha conjunta, então teremos a opinião tanto da Dani quanto da Carol desse maravilhoso conto, vamos lá:

O conto é narrado por um homem que explica sua atual situação explicando 'fatos' sobre o cérebro humano, como por exemplo 'precisamos de comida então o cérebro nos dá o impulso de comer' mas existe um impulso que temos que não pode ser explicado dessa forma, que é o impulso de fazer o mal pelo mal, e isso não significa SÓ matar uns aos outros, mas também torturar os ouvidos alheios com um converceiro interminável sobre, sei lá, o quanto seu namorado é insensível por não reparar que você cortou dois dedos do cabelo, ou então o mal que fazemos a nós mesmo e é nesta conjectura que o conto se desdobra.

Poe diz que ficar adiando seus afazeres até o último minuto é como se equilibrar na beira de um precipício com a ideia de pular a todo momento passando pela cabeça, também fala de pensamento obsessivos/compulsivos, o narrador chama esse impulso de "Demônio da Perversidade".

No começo do conto, parece um estudo acadêmico sobre o cérebro (Frenologia) para tentar compreender tal comportamento perverso, tenta encontrar a resposta até em Deus. Conforme vai expondo suas teorias, todas excelentes, o conto chega ao ápice onde o narrador explica por que ele nos contou tudo isso, ele fora vitima do Demônio da Perversidade, e não queria que ninguém o julgasse como louco.
"Temos diante de nós uma tarefa que deve ser rapidamente executada. Sabemos que retardá-la será ruinoso. A mais importante crise de nossa vida requer, imperiosamente, energia imediata e ação. Inflamamo-nos, consumimo-nos na avidez de começar o trabalho, abrasando-se toda a nossa alma na antecipação de seu glorioso resultado. É forçoso, é urgente que ele seja executado hoje, e contudo, adiamo-lo para amanhã. Por que isso? Não há resposta senão a de que sentimos a perversidade do ato, usando o termo sem compreender-lhe o princípio."
Carol: Quem nunca esteve super atarefado, com um monte de coisas urgentes para fazer, mas que acabada passando horas inúteis na internet ou só mais 5 minutos de soneca.

Achei esse conto incrível, creio que ele é muito mais motivador que livros de auto-ajuda, depois de ler fiquei muito inspirada. Mesmo que no começo ele não se parecia com um conto, foi a parte que mais gostei, esse tipo de teoria sempre me despertou interesse. Recomendo muito, muito mesmo! Ele é super curto tem apenas seis páginas, a linguagem é um pouco difícil mas vale muito a pena ler.
Luta em sua língua por expressar-se amais lacônica e luminosa linguagem. Só com dificuldade consegue evitar que ela desborde. Teme e conjura a cólera daquele a quem se dirige. Contudo, assalta-o o pensamento de que essa cólera pode ser produzida por meio de certas tricas e parêntesis. Basta esta ideia. O impulso converte-se em desejo, o desejo em vontade, a vontade numa ânsia incontrolável, e a ânsia ( para profundo remorso e mortificação de quem fala e num desafio a todas as conseqüências) é satisfeita.
Dani: Esse conto me lembrou bastante um artigo que li em uma revista feminina que li a séculos cujo título era Será que Você está se Sabotando? onde o texto dizia que certas coisas davam errado na vida das pessoas por causa de auto-sabotagem como por exemplo chegar atrasada em um compromisso muito importante porque resolveu dormir só mais 5 minutos.

De certa forma gostei do conto, só acho de Poe foi tomado pelo demônio da perversidade e falou demais nas primeiras páginas deixando a leitura meio truncada e só na metade final onde a parte do horror psicológico e a obsessão de nosso narrador é exposta, é que a história ganha e fica boa de verdade, mas eu recomendo a leitura de qualquer forma porque o conto tem uma mensagem muito boa e, até mesmo, importante.
"(a) tendência de praticar o mal pelo mal. É um impulso radical, primitivo, elementar."
Até o próximo mês com mais um conto do mestre Poe.
E continuem acompanhado o Desafio de 12 meses de Poe
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

20 comentários:

  1. Oi Caroline.
    Também li este conto para o projeto e tive uma pequena dificuldade no inicio. Mas realmente é uma leitura valiosa e vale a pena conferir.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos contos do Poe porque vai além de uma simples história de romance e ou terror. Analisando bem os detalhes podemos encontra a riqueza da obra. No entanto é necessário bastante atenção para não se perder nos fatos. O Poe é detalhista e pode nos confundir um pouco.
    Adorei a ideia do projeto, quem sabe não entro nessa também não é?
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Saudações literárias! Estou amando esse desafio do Poe, cada vez mais descubro os maravilhosos livros do qual ele publicou. Amei sua resenha do livro e esse vou querer ler ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  4. Oi, achei o conto super legal, ainda não o conhecia, mas vou procura-lo pra lê-lo futuramente. Obrigada pela dica.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. muito legal o blog!!!
    parabéns! Sucesso para o blog!
    http://redomacritica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia desse desafio, desde que li a primeira resenha no mês passado. Acho Poe um autor fantástico, um mestre da literatura, e seus contos são inesquecíveis, embora alguns sejam muito assustadores. Gostei muito do post e de ver a opinião das duas. Agora vamos ver o que vocês nos trazem de Poe no mês que vem. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa ideia de duplicidade na postagem. :D
    Bem, eu ainda não li esse conto. Mas gostei da opinião de vocês. Sobre o desafio achei incrível. Parabéns *-*

    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hahaha... 'acho que o Poe foi tomado pelo Demônio de Perversidade e falou demais nas primeiras páginas'. Adorei! Vai ver ele quis colocar em prática aquela parte da tortura dos ouvintes. Também achei o conto meio cansativo no início, mas no fim valeu a pena.
    bjo!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Curto mt esse projeto, já vi que diversos blogs estão participando. Adorei a ideia do conto, adoro livros que nos fazem repensar as situações que estamos passando. Cá entre nós, quem não dorme 5 minutinhos a mais?rsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Apesar de ser bem antigo, achei o conto bem atual, até me identifiquei com ele! Gostei muito de ver as duas opiniões no post, deu uma ótima ideia do que esperar do conto!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu amo Poe, comecei a ler ele ano passado e amei. Até agora meu conto favorito é do Gato Preto. Eu ainda não li este, mas já vou atrás, achei interessante. Realmente alguns contos do Poe são mais complexos, e nós temos que reler algumas partes para tentar entender. Ele é muito bom. Gostei da resenha conjunta.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas. Repito que adoro a resenha dupla de vcs ♥
    Não sei se já disse isso, mas nunca li nada do autor. E os posts do desafio já me convenceram a ler de imediato. Ontem mesmo estava buscando livros para comprar.
    Sempre li alguns quotes super chocantes, em certos aspectos, pq acabo me identificando.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou me acostumando com a escrita do Poe, e confesso que dessa vez estou gostando, tentei ler cerca de um ano atras e nao deu muito certo, mas agora eu ja estou me familiarizando. Esse conto eu ainda nao li, mas achei interessante

    ResponderExcluir
  14. Estou me acostumando com a escrita do Poe, e confesso que dessa vez estou gostando, tentei ler cerca de um ano atras e nao deu muito certo, mas agora eu ja estou me familiarizando. Esse conto eu ainda nao li, mas achei interessante

    ResponderExcluir
  15. Moças, também estou participando desse projeto e adoro o Poe, mas confesso que esse conto me deixou meio confusa. No começo eu lia e não entendia nada. Pensei várias vezes em desistir e deixar pra lá, porém fui até o final. Eu gostei, mas talvez não tenha conseguido absorver o sentido completo do conto. Pretendo até reler pra ver o que deixei passar. Eu gostaria de fazer resenha de todos os contos, mas desse eu não sei como fazer, não sei como me expressar, e vocês escreveram tão pouco mas com tanto valor. Agora mesmo que eu não sei o que dizer na resenha, haha. Enfim, adorei!
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ai, também estou participando do Projeto, embora não tenha feito o post do mês passado HIHI
    Muito bacana a ideia da resenha conjunta.
    O conto é sensacional mesmo, apesar da dificuldades no inicio... é uma linguagem distante da que estamos acostumados, né. Só um pouquinho de paciência e vale super a pena HAHAHAHA
    Estou seguindo o blog e vou acompanhar!
    Beijos!
    | PSYCHOTECA - http://goo.gl/lRC1ne

    ResponderExcluir

  17. Nunca li nada do Poe, achei interessante desse desafio, acho que vou aderir.rs
    é muito bom ler duas opiniões no mesmo post, ainda mais opiniões diferentes.rs
    Vou ler esse conto e ver se me inspiro também!

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Oii o desafio é ler um conto do Poe por mês, a Ana que idealizou o desafio sugeriu um conto para cada mês, mas fica a critério para escolher qual conto que você queria ler.
      No Final do Post tem uns links do Blog da Ana, a página do facebook que ela criou para o desafio e um grupo no facebook também.
      Se você gosta de escrever, tem um novo desafio como o blog Literatortura, que em vez de ler e/ou resenhar, pode criar algum conto inspirado no conto do mês, mais informações http://anna-costa.blogspot.com.br/2016/03/literatortura-e-12mesesdepoe.html

      Excluir
  19. Olá... tive uma dificuldade para entender o início do conto, mas depois ele flui bem melhor e me deixou encantada porque achei o conto extremamente profundo e bem diferente do outro que lemos em janeiro!!!

    bj
    Keyla - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir