segunda-feira, fevereiro 29

(Resenha) #13 A Morte da Luz

A Morte da Luz
George R. R. Martin
Ficção Científica, Fantasia 
Editora Leya

Muitos dizem que finais são difíceis, mas e os começos? A Morte da Luz foi a primeira obra lançada, em 1977, por George R. R. Martin que é famoso principalmente pela série sensação Crônicas de Gelo e Fogo cujo primeiro livro deu nome a série da HBO Guerra dos Tronos.

Antes de começar a falar do livro em si, vou contar um pouquinho da minha experiencia com o autor, li apena três livros dele, os três primeiros volumes de Crônicas de Gelo e fogo, amei de paixão o primeiro, o segundo caiu um pouco, o terceiro, bem o terceiro abandonei, é gente detestei os rumos que a história começou a tomar e abandonei, minha relação com o autor foi do céu ao inferno. Mas mesmo assim decidi dar mais uma chance ao autor.


“– [...] Os kavalarianos têm um ditado, que um homem é a soma de todos os seus nomes. Nomes são muito importantes em Alto Kavalaan. Nomes são muito importantes em todos os lugares, mas os kavalarianos conhecem essa verdade melhor do que a maioria. Uma coisa sem nome não tem substância. Se algo existe, tem um nome. E, da mesma forma, se você der um nome para alguma coisa, de algum modo, em algum nível, a coisa nomeada existirá. Esse é outro ditado kavalariano. Você entende, Dirk?”
A estória se desenrola em Worlorn, um planeta errante, que passou por um conjunto de sóis e por décadas foi habitado por representantes de 14 mundos da Orla da galáxia, no que foi chamado de O Festival, mas isso é passado, o planeta agora está se afastando das estrelas escorregando para um longo "inverno" na escuridão, e está praticamente vazio.

É nesse contexto Diek t'Larien chega no planeta atendendo o chamado de um antigo amor Gwen Delvano, mas se depara com uma Gwen "casada" com Jaan Vikary dos Jadeferro (um dos grupos de Kavalaan) e seu tyen (um laço que é maior que a amizade entre os kavalarianos) Garce Janacek (isso mesmo ela é dos dois, se um morrer ela passa a ser mulher do outro). Dirk quer levar Gwen ( que ele teima em chamar de Jenny) embora desse mundo moribundo, então um show de orgulho, desinformação, mal entendidos desfila em descrições enfadonhas e diálogos longuíssimos.

Nesse livro vemos já vemos elementos que vão fazer de G. R. R. Martin famoso, como a criação de uma cultura forte e crível como a dos Kavalarianos, gostei demais da cultura deles, com lendas e mitos para justificar muitos aspectos de sua vida atual, mesmo o papel das mulheres serem relegados, muitas vezes a meras parideiras. Jaan é um homem bem diferente do seu povo, desde pequeno preferindo ficar com as mulheres nas caverna do que com os meninos, depois que foi estudar em Avalon (um outro planeta do sistema) descobre algumas coisas que põem em xeque algumas crenças de seu povo, hoje ele é um visionário que luta praticamente sozinho para mudar a visão de seu povo, mas mesmo ele ainda segue certas tradições kavalarianas.

O problema do livro é que ele segue Dirk, um personagem extremamente chato, orgulhoso, precipitado. Quando ele se encontra com Jann, Janaceck ou mesmo Bretan (um dos "vilões") era um sopro de ar puro. Gwen é uma boa personagem, mas ela comete erros com consequências terríveis, contribuindo com uma história que não era para ser.

Nesse livro Martin realmente extrapola nas descrições e nos monólogos, sabe é muito chato esperar meio livro para acontecer alguma coisa, e quando você pensa 'agora vai', o livro volta a ser mais conversa e descrições e foi assim até quase o final, mas aí já estava tão saturada que não aproveitei nada, muito triste. Se o autor fosse mais sucinto, o livro seria mil vezes melhor.

Bom gente, ainda não desisti do autor, quero ler mais obras  dele, como Sonho Febril, vamos ver se me saio melhor já que tive duas grandes decepções com ele. Indico para os amantes do Autor, para quem gosta de ficção cientifica, especialmente no sub-gênero Space Opera, que é mais puxado para fantasia.


22 comentários:

  1. Ola tudo bem?

    Nossa que pena que você não gostou tanto do livro. Os livros do autor são sempre tão elogiados que é até raro ver uma pessoa do contra. E concordo com você, é chato de mais quando esta extenso de mais para começar acontecer as coisas, só desanima a leitura.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?Gostei da sua sinceridade, prezo demais isso nas minhas resenhas. Bom, nunca tive curiosidade para ler a serie sensação do autor, acho que enjoei só de ver todos falando dela, até hoje vejo. Mas também não curto muito ler series que tem muitos livros e que esses livros sejam pequenos calhamaços,hahaha, sim, sou preguiçosa e vou mais nas duo ou trilogias. Quanto ao livro que resenhou, não me interessou tanto a premissa, e depois da sua sinceridade, vou deixar passar, esse ano estou investindo em leituras que sei que irei gostar, perder tempo é muito ruim e fiz muito isso ano passado. Bjs e que as próximas leituras de livros do autor seja melhor para você.

    ResponderExcluir
  3. To pasma em ver um "dois" para esse autor! Nunca li nada dele, e não esperava que fosse um livro tão enfadonho e demorado. Bom saber que não sou a única que teve começos complicados como escritor haha.
    No entanto, fiquei curiosa para saber como funciona isso de ela ter dois maridos, um esperando o outro morrer para assumir! uou, deve ser estranho.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani! Tudo bem?

    Geeeente, Martins não te surpreendeu?
    Espero que em outros livros você supere. ;)

    Eu já li "AS Crônicas de Gelo e Fogo", preciso ler o demais do autor.


    Beijos!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniele,
    Sério, um personagem chato, orgulho e precipitado? Não conseguiria lidar com isso.
    Tenho muita curiosidade de ler os livros do autor, principalmente GoT, mas esse não despertou minha curiosidade.
    Acho que sua resenha ficou muito boa!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Por mais que ache o Martin incrível (livros enormes, mundos criados do zero e personagens incríveis, pelo o que o pessoal fala), não tenho curiosidade de ler os livros dele, até porque passam bem longe do tipo de livro que eu costumo ler, e não estou muito animada para sair da minha zona de conforto...hehe' *-* Espero que você goste do próximo livro que ler do autor :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Nossa que saco você não ter gostado heim? Detesto quando isso acontece. Infelizmente eu não leria o livro também pois a escrita do autor não me atrai apesar de ser muito bem elogiado. Quem sabe na próxima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniele.
    Teve um tempo que tive interesse em ler esse livro pois li uma resenha positiva. Mas sempre adiei a compra dele. Que pena que a leitura não foi como imaginava e também não gosto quando isso acontece, parece que a leitura não desenvolve.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca para ler os livros de Martin mas justamente por causa de tanta descrição sempre fico com o pé atrás para começar. Tentei Guerra dos Tronos e parei por esse motivo. Ainda vou dar uma chance para o autor lendo um livro inteiro mais ainda não sei quando.
    Sua resenha ficou muito bem elaborada...
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Oi, ainda não li nada do Martin, mas tenho curiosidade, é uma pena que você não tenha gostado tnto assim do livro.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, e confesso que não estou inspirada para começar a leitura. Ainda mais quando diz que demora muito para algo acontecer, já que o autor fica nas descrições, e em pouco desenvolvimento. E quanto a série Guerra dos Tronos, estou esperando a publicação dos últimos para ler de uma vez.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Te entendo completamente, eu tenho os quatro primeiros livros da Guerra dos tronos, e não terminei o primeiro até hoje. muita gente acha que é um ritmo bom, mas eu achei lento, mesmo tendo gostado de como ele coloca os capítulos. E parece que em outras obras ele faz a mesma coisa. Ou isso ou acostumei tanto com um ritmo mais alucinante dos livros e filmes atuais que quando tem uma história mais dramática, acabo achando enfadonho. Ótima resenha.
    um abraço,

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito do George RR Martin, mas até agora li apenas os livros relacionados às Crônicas de Gelo e Fogo.
    Beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu reconheço que os universos que o autor cria são incríveis,mas não consigo ler,exatamente pelas extensas descrições e pelos monólogos. Admiro quem consegue ir em frente na leitura. Como disse a premissa é super interessante ,mas não leria.

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  15. Oii Dani
    Eu infelizmente tenho um sério probleema com o George e é justamente um que você citou aqui... as descrições. Livros muito descritivos para mim se tornam lentos e me desestimulam, por isso nunca li nada do autor e mesmo com todo sucesso que ela faz, por enquanto pretendo não ler.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oie

    Eu já li os dois primeiros volumes das Crônicas de Gelo e Fogo e estou indo para o terceiro, fiquei com receio agora rs. Pq realmente, não gostei do segundo, como gostei do primeiro.
    Agora esse livro, já tinha visto falar que era cansativo mas não tinha lido nenhuma resenha antes da sua. Pelo visto é cansativo e chatinho mesmo.. Vou passar longe rs.
    Ótima resenha.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não tenho vontade de ler essa série, não é do gênero que eu gosto, porém sei que é importante para a literatura atual. São livros elaborados e complicados demais para mim. Espero que você continue curtindo as obras dele.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!!

    São uma tremenda fã dele, e embora não tenha o livro o que mais me atrai são as riquezas das descrições e dos monólogos. Não estou dizendo para você desistir dele, mas os livros são como pessoas, existem aquelas que você possuem mais afinidades, as que convive e são indiferentes, e outras que mesmo sem motivo você não consegue ter um bom relacionamento. Então, diferente de mim, você e o Sr.Martin não se deram bem, e não há compatibilidade entre vocês. Porém, não desista.


    Beijos ...

    ResponderExcluir
  19. Hello!

    Até hoje nao li nenhum livro do George R. R. Martin, sei do seu sucesso e das suas grandes obras, mas nunca tive mta vontade e olha que eu amoooo fantasia, mas acho a dele bem pesada e eu sou fraca demais, hehe.
    Foi bom conhecer mais do livro pela resenha e mega te entendo como é chato ficar esperando algo acontecer e o autor so fica escrevendo, escrevendo e nada acontece.
    Uma pena que o livro nao te agradado 100%.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  20. oi,

    adoro resenhas sinceras assim!

    Eu nunca li nada do autor, mas tenho a impressão que a narrativa dele é meio cansativa sabe, acho que é pq eu não gosto muito de GOT...

    amei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nada do Martin, mas se fosse começar não seria por esse! Gostei da honestidade da resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu li esse livro esperando por algo maravilhoso já que foi Martin quem escreveu, mas olha... odiei esse livro.
    Como você disse, irk é muito chato, o livro tem muitas descrições e quando você pensa que realmente vai acontecer algo... o livro acaba da mesma maneira que começou! Li o livro me arrastaaaando e só não desisti porque eu me coloquei essa meta de não desistir de nenhum livro.
    Foi minha primeira obra dele, mas sou fã da série. Tenho o boz aqui das Crônicas de Gelo e Fogo, vou ler!

    Meninas adorei o blog! Estou seguindo.

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir