segunda-feira, março 14

(Dicas) #15 Um Livro Vencedor do Premio Pulitzer Prize


Olá pessoal, já escolheram seu livro premiado?

É, eu sei, é difícil saber quem são os ganhadores mais antigos, então acabaríamos lendo todos o mesmo livro, então dei uma busca pela net e encontrei a lista em inglês dos Ganhadores do Premio (se você for ver a lista, note que a partir de 1980 eles colocam o nome de todos os concorrentes, mas o ganhador é somente o que esta na frente do ano que o premio foi dado).

Por minhas pesquisas por aí percebi que este é o prêmio mais respeitado pelos críticos, então seria bem legal saber o por que disso, né?
Separei algumas dicas a partir de experiência cinematográficas e de autores  renomados, por que até este desafio eu também nunca tinha ido atrás de um livro premiado, seja lá qual prêmio. Então vamos lá?

O velho e o mar - Ernest Hemingway, ganhador do ano de 1953
Considerado um clássico da literatura de língua inglesa, é um livro que gostaria de ler pelo autor que é bem comentado.

Sinopse
Essa é a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida. Esse é o fio do enredo - fio tenso como o que prende na ponta da linha o grande peixe que acaba de ser pescado - com o qual Hemingway arma uma das mais belas obras da literatura contemporânea.
Há 84 dias que Santiago, um velho pescador, não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas Santiago possui têmpera de aço, acredita em si mesmo, e parte sozinho para o mar alto, munido da certeza de que, desta vez, será bem- sucedido no seu trabalho.


O Sol é Para todos, Happer Lee, ganhador do ano de 1961
Um livro que bombou ano passado por causa da sua continuação publicada depois de tanto tempo, na verdade acho essa obra atemporal, é uma história de respeito que merece ser lida por todos.

Sinopse
A nova edição de um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna.
Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto forte, melodramático, sutil, cômico (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.
Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado. Desde o anúncio de sua sequência, O sol é para todos é um dos livros mais buscados e acessados no site do Grupo Editorial Record. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: "Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo."



A Cor Púrpura, Alice Walker, ganhador do ano de 1983
Assisti ao filme adaptado, e como o livro normalmente é muito melhor, então esse livro garante rios de lagrimas e muita emoção.

Sinopse
Publicado com sucesso nos Estados Unidos, o romance A Cor Púrpura tornou-se conhecido, principalmente, após a adaptação para o cinema por Steven Spielberg, num filme estrelado por Whoopi Goldberg (Celie) e Oprah Winfrey (Sofia). A personagem principal, Celie, negra, semianalfabeta, no sul dos Estados Unidos, vive entre cuidar da família e planeja uma história diferente da sua para a irmã, Nettie. Acompanhamos sua vida por mais de trinta anos, por meio das cartas que escreve para Deus e, posteriormente, para a irmã. Em oposição à solidão, pobreza, brutalidade e violência, Celie vai descobrir outras maneiras de sentir.

As incríveis aventuras de Kavalier e Clay , ganhador do ano de 2001Como adoro histórias em quadrinhos não podia ficar indiferente a esse ganhador, seu livro até virou realmente um HQ, "As Incríveis Aventuras do Escapista" heróis criados pelos quadrinistas do livro!

Sinopse
Vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção como melhor romance de 2001, é um retrato da Nova York das décadas de 30 e 40: uma cidade se recuperando de uma grande recessão e sob a sombra da Segunda Guerra Mundial.
Um local onde imigrantes se tornavam americanos, órfãos se transformavam em super-heróis e a cultura pop e suas manifestações - pulp fictions e histórias em quadrinhos - viviam seu momento mais glorioso.
Entre seus arranha-céus, a capa vermelha de Super Homem tremeluzia enquanto combatia nazistas; o Capitão América espancava pilotos kamikases; e a Mulher Maravilha esboçava uma reação contra a sociedade machista
.

Empire Falls, Richard Russo, ganhador do ano de 2002
Outro livro conheço pela adaptação, a história é muito bonita, temos um homem enfreando a 'queda de seu império', família, negócios e até mesmo a cidade. E ta aí outro tema que gosto o redescobrimento de sua própria cidade.

Sinopse
Empire Falls,pequena cidade do estado de Maine, Estados Unidos, já viveu dias melhores. Ao longo de décadas viu as empresas têxteis e madeireiras do clã Whiting sucumbirem uma a uma. Miles Roby observa a decadência do lugar através das janelas do Empire Grill, retaurante da família Withing que representou oportunidade em sua juventude. Tendo abandonado a universidade para ajudar a seu pai, agora Miles tem suas próprias preocupações: o divórcio em andamento,as confusões do irmão mais novo, envolvido com álcool e suspeito de traficar drogas,as atribulações de adolescência da filha Tick.Procurando um futuro melhor para si e para a filha, é no passado que ele encontra a chave para a salvação, descobrindo segredos da cidade que ele pensara conhecer tão bem quanto seu reflexo no espelho.


Pintassilgo, Donna Tartt, ganhador do ano de 2014
Esse é um livro que está na minha lista especialmente por ter suspense em suas páginas, além de artes e antiguidades que na minha opinião enriquece demais uma história.

Sinopse
Theo Decker, um nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe. Abandonado pelo pai, Theo é levado pela família de um amigo rico. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com quem não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma importante lembrança dela - uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte. Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração. 'O pintassilgo' é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino.

E aí pessoal? Já leram algum livro ganhador de um prêmio, qualquer prêmio? Qual? Muitas pessoas tem medo de livros ganhadores de prêmios, achando ser livros mais complexos e tal, e você? Comente conosco aí em baixo.

E só para completar o ganhador de 2015 foi Toda Luz que não Podemos Ver de Anthony Doer, até a próxima o/


18 comentários:

  1. Quero muito ler O sol é para todos, A Cor Púrpura e Pintassilgo. Não sabia que eram ganhadores de prêmios, e é claro que fico ainda mais curiosa para conferir, não pela sua complexidade, mas sim pelos elementos especificados em cada narrativa.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, quero muito ler O Sol é Para Todos, mas os outros tambem me cativaram com sua sinopse, e talvez eu leia ainda esse ano esse livro que falei, e tambem o livro A Cor Purpura e O Velho e o Mar. Não sabia que eles eram ganhadores de prêmios e isso só faz com que eu queira ler mais cada um deles.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Excelentes escolhas.
    O Sol é para todos, tô querendo ler a um tempo já.
    Pintassilgo já li e gostei muito. Peguei na biblioteca, pretendo comprar quando puder.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Só livros tops! Dessa lista só tenho O Sol é para todos, que já está chegando a vez dele ser lido. Excelente post.

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns vencedores desse prêmio, mas sinceramente, eu nunca me prendi muito a isso haahh Geralmente eu só descobrir que o livro havia ganhado depois de comprá-lo.
    Desses que você listou, estou querendo muito ler O velho e o mar.

    Abraço!
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Das opções citadas eu apostaria em o sol é para todos.
    tenho um exemplar aqui, mas ainda não li..
    abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Excelentes opções! Eu quero ler O Sol é para Todos! Espero que vocês curtam os livros e tragam as resenhas para nós!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sou fã do seu blog! Amei todas as dicas que você deu. São todos com premissas bem interessantes e que irei ler. Imagino a emoção que o autor sente ao receber um prêmio tão respeitado como esse! Obrigada pelas dicas, beijos!
    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    A ideia do prêmio Pulitzer é muito boa e com certeza fiquei curiosa com vários livros.
    O que eu mais gostei de saber que ganhou foi O Sol é Para todos, de Happer Lee.
    Estou bem curiosa com o livro e já me falaram maravilhas sobre a historia.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Ainda não li nenhum livro dessa lista, mas tenho vontade de ler "O Sol é para todos".
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Ainda não li nenhum livro dessa lista, mas tenho vontade de ler "O Sol é para todos".
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Já li O Sol é para Todos e A cor púrpura. Lindos!!! Recomendo a quem ainda não leu.
    Quero muito ler O velho e o mar, já estou com ele na estante.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. E eu, infelizmente, ainda não li nenhum. Tenho o velho e o mar e o sol é para todos na lista de leitura, mas não ainda na minha estante. Quero ler, mas permaneço adiando.
    Mas lerei, tenho fé.

    ResponderExcluir
  14. Oi, ainda não li nenhuma das obras, mas já ouvi falar de praticamente todas elas. Espero poder lê-los em breve.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii.

    Quero muito ler "O sol é para todos" e "A Cor Púrpura", são dois livros que tenho uma grande curiosidade em relação a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. oi

    ótimas opções!
    ainda não li nenhum, apesar de conhecer todas as obras, vamos ver se consigo ler algum deles logo...

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não gosto de nenhum desses livros, sua postagem está linda

    ResponderExcluir
  18. "O velho e o Mar", "O Sol é Para Todos" e "A Cor Púrpura" estão na minha lista de livros para ler antes de morrer hahha.
    Os outros eu não conhecia, com exceção de "O Pintassilgo" que eu já li. Livro maravilhoso.
    Toda a luz que não podemos ver também está na minha lista, parece maravilhoso!

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir