segunda-feira, março 21

(Resenha) #14 O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho
Neil Gaiman
Fantasia
Editora Intrínseca 

Olá, eu li agora Um livro Indicado por um Amigos (no meu caso Irmã =D), ela é fan(zassaaa) de Neil Gainan e desse livro, e esperava que eu gostasse tanto quanto ela desse livro, será que deu certo? Confira na resenha.
“Eu não era uma criança feliz, ainda que, de vez em quando, ficasse contente. Vivia nos livros mais que em qualquer outro lugar.”

A história começa com nosso protagonista, saindo de um velório, na cidade onde passou sua infância, ele sai perdido e anda a esmo, até encontrar uma casa conhecida, a fazenda das Hempstock, ele não sabe muito bem porque foi parar ali, e só pede a velha senhora que o atende para ver o lago, que sua amiga, que morou ali na sua infância, chamava de Oceano.
‘ ... duas pessoas não podem se lembrar do mesmo acontecimento do mesmo jeito’
A partir  de então, somos transportados para para 40 anos atrás, quando nosso protagonista tem apenas 7 anos, ficamos sabendo que os pais dele estão alugando um dos quartos da casa porque estão com problemas financeiros, mas poucos dias depois o inquilino rouba o carro da família e comete suicídio dentro dele, esse fato acaba libertando uma força antiga. E é por causa desse fato que o gato conhece Lettie Hempstock, que mora perto de onde o carro foi encontrado, e ela diz coisas bem estranhas sobre o incidente.

No dia seguinte, o garoto acorda com muita sorte, ganhou um prêmio de um título de capitalização que seus avós fizeram para ele, achou uma garrafa cheia de moedas no jardim, tudo muito bom né, só que não, quando ele acorda engasgado com uma moeda, corre para a casa de Lettie, la eles vivem uma pequena aventura em um mundo tão igual, mas tão diferente do nosso (essa parte me lembrou muito Ponte para Terabitia, que eu gosto muito, onde ficamos sempre nos perguntando se aquilo é real ou não), mas nosso amiguinho acaba trazendo algo junto com ele. Em pouco tempo a mãe dele arranja um emprego, além de colocar Ursula Monkton como a nova inquilina e como babá das crianças, e agora nosso pequeno protagonista terá que enfrentar uma força muito mair que ele, agora deixa eu parar se não vou contar tudo para vocês XD
“Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos por seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares: talvez nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododendros, encontrar os vãos entre as cercas."
A cada livro de Neil Gaiman que leio mais fã fico do autor, esse livro tem tanta coisa real acontecendo escondida atrás de uma história fantástica para crianças, como por exemplo a negligência dos pais, a traição, aliás nossa criatura maligna só surge por causa da ganancia.

Os personagens são bem delineados, alguns até mesmo caricatos, como em uma fábula. Os pais do garoto vivem sua vida rotineira, sem perceber seu tímido filho, a irmãzinha ao contrário, parece ter tudo que quer (aliás que menina irritante), As Hempstock são estranhas e parecem viver em outro mundo, onde as fadas e as representações dos sentimento ganham vida, Lettie, a filha toma para si a obrigação de mandar a força que despertou com a morte do inquilino do herói e a proteção do garoto, ela é bem esperta, responsável, mas muito estranha (quem nunca teve aquele amigo que inventava tantas histórias que nos fazia viajar entre o real e o imaginário). Repararam que não falei o nome do protagonista, é porque ele não tem, esse menino pode ser qualquer um, mas ao mesmo tempo pegamos uma simpatia tão grande por ele, que parece que nos conhecemos desde sempre e não há necessidade de apresentações.
“– Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões...”
Amei a escrita do livro, simples, fluida, descrições na medida certa, com um clima de história do bicho-papão, talvez deixe uma criança mais apreensiva, mas para adultos seria um João e Maria estranho e mágico. Algumas pessoas dizem que o livro é confuso, talvez porque o clima de sonho não é desfeito, mas quer saber isso não tem a menor importância, a história não é sobre isso, mas não vou falar sobre o que é, porque é spoiler :)

Para terminar, gostaria de falar algo que acho importante sobre o autor, nunca, nunca li nada de Gaiman que seja terror, no máximo, incluo aqui o quadrinho Sandman, um Conto de Fadas Sombrio, como os filmes de Tim Burton, os livro de Gaiman são ficções fantásticas, e muitas delas são infantis ou infanto-juvenis, as editoras fazem as sinopses de seus livros dando a entender coisas que não tem nada a ver com os livros e isso afasta tanto os fãs do gênero, que se decepcionam porque esperam uma coisa e tem outra, quanto os que não gostam do gênero, que ficam com medo de ter medo e nem se arriscam.
"Uma fábula que nos lembra como nossa vida é ditada pelas experiências da infância. O que ganhamos com elas e o preço que pagamos"
Indico a todos que queiram ler um livro leve, que trata de temas sérios vistos por uma criança muito imaginativa e sozinha. Para quem gosta de livros sensíveis com um toque de sonho e magia. E para quem quer se lembrar daquelas histórias loucas que imaginávamos quando crianças.

PS: quero uma animação desse livro, de preferencia feita pelo Studio Ghibli (A Viagem de Chiriro e O Castelo Animado) \o/

Beijos

19 comentários:

  1. Oi Daniele, tudo bem?
    Eu já ouvi muitos comentários positivos a respeito desse livro, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo. Gostei bastante da sua resenha e me fez compreender pontos que nunca conhecia. Espero ler em breve, ainda mais por ser um livro mais leve.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto do gênero mas mesmo assim tenho uma grande curiosidade com esse livro. O enredo dele parece ser muito bom e a dinâmica me atrai bastante. Gostei da sua resenha e o fato de você desejar ver uma animação com ele me fez ficar mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  3. Li poucos livros do Neil Gaiman, mas a narrativa do autor é incrível e viciante.
    O oceano no fim do caminho tem uma proposta singular, um enredo único que simboliza bem a escrita do autor.
    É bem verdade que seus livros não são de terror, mas alguns são bem sinistros.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Você está coberta de razão, sempre tive um certo pavor de ler esse livro por achar que era de terror, mas amei sua resenha e pretendo comprá-lo na primeira oportunidade que tiver.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é lindo demais! Já tem um tempão que eu o li, mas sou apaixonada por ele até hoje.
    É uma estória super doce e infantil, com um toque de inocência que faz tudo ficar super especial. Gaiman não decepciona nunca mesmo. <3

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Olha, adorei sua resenha, me deixou curiosa e doida pra ler esse livro.
    E essa capa? Linda!
    Tb nunca li nada do Gaiman, na verdade sou bem cagona e por isso não leio terror rsrs, mas fiquei super animada quando vc indicou por ser um livro leve, mesmo se tratando de temas sérios, além de ser sensível. Amo livros assim!
    Valeu pela dica!
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Já conheço o trabalho do Neil, mas não conhecia esta obra.
    Li Caroline e desde então não consegui ler mais nada do autor, na época eu era bem novinha ( não que eu seja velha, hahahahaha) e acho que meu psicológico não estava preparado para um livro como aquele.
    Gostei da sua resenha, despertou meu interesse pela leitura, livros que abordam traição, ganância, geralmente sempre nos tem uma lição a ensinar.
    Anotei a dica, vamos ver se meu "trauma" deixa eu fazer a leitura.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu li e achei um saco! A leitura até flui, mas é cada coisa absurda que acontece que até fiquei com medo de vomitar. Enfim, essa leitura eu não recomendo. Que bom que você curtiu, porque eu não vi nada demais nela.

    ResponderExcluir
  9. Oie

    Já vi muitos comentários a respeito desse livro e até do autor mesmo, mas ainda não li nada.
    Gostei da dica que vc deu quanto as sinopses, isso realmente pode espantar o leitor que espera uma coisa e entende ser outra.
    Anotei a dica para uma futura leitura.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Esse livro foi lindo! Eu gostei muito da trama, assim como da edição da editora que está linda. Foi meu primeiro contato com a escrita do autor, e gostei muito do que encontrei. Uma ótima história, contada pelas mãos competentes do Neil.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. OI!!!

    Esse é um livro que me pareceu confuso, talvez como você mesmo ressaltou, por não diferenciar o que é real do irreal, ou pelo "clima de sonho". Quando você disse que o mesmo recorda João e Maria em uma versão adulta automaticamente liguei o mesmo ao filme João e Maria o caçador de bruxas, seria estilo esse filme? Caso seja realmente é uma obra rica em detalhes e com uma ficção única. Espero que quando eu ler, tenha a mesma visão que a sua. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Na verdade citei João e Maria, por ser um conto de fadas mais dark, na verdade não tem muito a ver com o conto em si, mas que se parece com um conto de fadas, com lições e coisa e tal. Quando for ler pense como você diria que tal pessoa é Má, mas usando um vocabulário bem limitado, pense que você ama ler, mas que seus livros são para crianças, esse é nosso protagonista.
      Não sei se consegui me esplicar, mas espero muito que você goste ^^

      Excluir
  12. Eu tentei, mas achei o livro muitíssimo fraco. Não é infantil, apesar de ser fábula, pois trata de temas complexos demais para a criança. Mas também não dá para chamar de adulto porque é muito "bobo" e várias coisas simplesmente não "colam". Exemplo, se a mulher tinha o poder de recortar o passado, por que não o fez naquele momento crucial?
    Achei "falho". Bonitinho, mas com pontas soltas.

    ResponderExcluir
  13. oi....

    mas olha....me enganou esse livro....achei que fosse bem diferente...na verdade nem sei o que eu esperava, mas não uma volta ao passado assim, achei bem interessante e que bom saber que é uma leitura leve, outra coisa que não imaginava!!!

    parabéns pela resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie.
    Deve ser uma delicia ter uma irmã leitora e que indica livros bons hehehheee
    Eu sempre tive curiosidade de ler O Oceano sem fim, o livro está na minha lista a muito tempo mesmo, mas ainda não tive oportunidade de ler. Alias nunca li nada de Neil Gaiman.
    Amei a premissa, essa é a primeira resenha do livro que eu leio e simplesmente amei a minha curiosidade ficou BEM MAIOR.
    Amei saber mais sobre a escrita do autor. Fluida e com descrições na medida certa, acho isso maravilhoso.
    Adorei a resenha muito bem escrita e estruturada.
    Amei os quotes que você escolheu.

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi vários comentários positivos sobre o autor mas ainda não tive a oportunidade de ler. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e gostei. Curti a forma como descreveu a forma de escrita do autor e desenvolveu a sua resenha.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adoro quando alguém indica um livro e gostamos.
    Esse livro está na minha lista há um bom tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Que bom que você curtiu a história e se tornou ainda mais fã! Isso é maravilhoso.
    Adorei suas impressões. Espero ler em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Gostei da premissa, o livro já foi parar na minha imensa lista. Gosto muito de obras que nos deixam em dúvida entre o que é e o que não é real. Adorei a dica e farei a leitura o mais breve possível.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oi, Dani!
    Eu já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas até hoje eu não consegui lê-lo. Tenho uma enorme curiosidade, até porque amo livros fantásticos, principalmente, esses que são para um público mais jovem. Gostei bastante da tua comparação com Ponte para Terabithia, só isso já me faz querer o livro para ontem, pois, tanto o filme quanto o livro, ganharam o meu coração.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir