sexta-feira, março 11

(Revelação) #15 Um Livro Vencedor do Premio Pulitzer Prize


Oi pessoal,

Desafio para os próximos 20 dias será ler um Livro ganhador do prestigiado premio Pulitzer Prize que foi criado em 1917, que é entregue pela Universidade de Columbia, NY. O premio foi criado em homenagem à Joseph Pulitzer que a partir de doações permitiu a abertura do curso de Jornalismo na Universidade.

O premio é dividido em 21 categorias ligadas ao jornalismo, mas uma delas é Ficção e vários livros ótimos já ganharam o premio. E mesmo sendo um premio norte-americano e que contempla apenas autores daquele país, ainda é bem interessante conhecer as obras e os ganhadores já que o premio é reconhecido mundialmente.


Então que tal escolher um para ler.

Dani escolheu:
As Horas - Michael Cunnigham (1999)
Assisti ao filme muito tempo atras e gostei muito, achei a história contada muito boa, eu também não sou do tipo que assiste mais de uma vez um filme, especialmente sendo um drama, e esse faz parte dos filmes que já vi mais de uma vez, e quando sobe que tinha livro fiquei bem curiosa, e depois de saber que ele ganhou o premio, pronto já tenho a desculpa perfeita para lê-lo.

Sinopse
As horas, prêmio Pulitzer de literatura de 1999, pode ser definido como a saga da consciência de três mulheres - uma real, duas fictícias - em busca de algum tipo de inserção no mundo ´normal´, tendo como pano de fundo constante a presença palpável e inquietante da loucura e da morte.
A personagem real, espécie de matriz iluminadora de todo o livro, é Virginia Woolf, cujo suicídio, em 1941, é narrado de forma comovente e realista logo nas primeiras páginas. Ela, mais Laura Brown, uma dona de casa angustiada num subúrbio de Los Angeles, em 1949, e Clarissa Vaughn, editora de sucesso na Manhattan de hoje, são as protagonistas deste livro apaixonante. Presenciamos, em capítulos alternados, um dia na vida de cada uma delas. O talento de Cunningham consegue encapsular todo o drama de suas existências. Virginia, num dia normal e suburbano de 1923, esforça-se por manter sob controle os sintomas da loucura e para redigir Mrs. Dalloway, romance que mantém com As horas uma habilidosa simbiose. Laura busca, em vão, ajustar- se ao seu triplo papel de mãe, esposa e dona de casa, confeccionando, ao lado do filho Ritchie, de três anos, um bolo de aniversário para o marido Dan. Acontece que tudo o que Laura mais deseja na vida é solidão e a companhia de Virginia Woolf, sob a forma de seu romance Mrs. Dalloway, que ela lê apaixonadamente. Clarissa, cinqüentona e ex-hippie ainda atraente, bem casada com uma produtora de tevê, compra flores e organiza uma festa em homenagem a Richard, amigo gay e aidético terminal que acaba de ganhar um prêmio literário.
O cruzamento surpreendente dessas três histórias, urdido com a mão imaginativa e experiente de Michael Cunningham, vai mergulhar o leitor numa das experiências mais comoventes da literatura contemporânea.


Carol escolheu:
A Estrada - Cormac Mccarthy (2007)Queria ler o As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, mas não achei nem para comprar! Então acabei escolhendo o "A estrada" li e assisti muitas resenhas positivas sobre ele, acho que vou gostar bastante.

Sinopse
Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado. As cidades foram transformadas em ruínas e pó, as florestas se transformaram em cinzas, os céus ficaram turvos com a fuligem e os mares se tornaram estéreis. Os poucos sobreviventes vagam em bandos. Um homem e seu filho não possuem praticamente nada. Apenas uns cobertores puídos, um carrinho de compras com poucos alimentos e um revólver com algumas balas, para se defender de grupos de assassinos. Estão em farrapos e com os rostos cobertos por panos para se proteger da fuligem que preenche o ar e recobre a paisagem. Eles buscam a salvação e tentam fugir do frio, sem saber, no entanto, o que encontrarão no final da viagem. Essa jornada é a única coisa que pode mantê-los unidos, que pode lhes dar um pouco de força para continuar a sobreviver.


Apesar de ser um prêmio bem famoso, poucas obras vieram para Brasil, uma pena. E vocês, já leram algum livro que ganhou o prêmio Pulitzer?

20 comentários:

  1. A Estrada, me pareceu bom, vou aguardar resenha.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Os dois livros parecem ser muito bons, fiquei bem curiosa pra entender mais sobre eles. Aguardarei as resenhas😊.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia essas obras e nem sabia que tinham ganhado prêmios. É uma pena que nem todos venham para cá. Infelizmente não li nenhum deles e pelas sinopses achei bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. As Horas me deixou bem curiosa, viu? Boa sorte no desafio e boa leitura!
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo 'A Menina da Neve' que foi finalista desse prêmio também, mas para falar a verdade estou arrastando a leitura por muitos meses.

    Não conhecia esses livros, esperando a resenha hein!! rs

    Beijos, Thay.
    www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Muito boas as escolhas! Eu não li nenhum, mas adorei as duas sugestões! Já quero as resenhas!

    ResponderExcluir
  7. Hum.. Muito bom!
    Aguardo resenhas.
    abraços.

    ResponderExcluir
  8. IOie
    bem legal as escolhas de vocês, eu nunca li nenhum dos dois e não leio nada do gênero mas os enredos parece que prendem bastante então quem sabe eu não arrisque

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Belas escolhas, não conhecia nenhum dos livros. Vou aguardar as resenhas!!!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Bom, eu não conhecia os livros e não me lembro de ter lido algum ganhador do prêmio, mas adorei a ideia do seu post. E das escolhas de leitura também, aguardo resenhas!

    ResponderExcluir
  11. Hello!

    Não acompanho muito os vencedores de premios, vou mudar isso esse ano.
    Nao conhecia os livros apresentados, vou aguardar resenha sua.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Os livros me parecem ótimos, A estrada foi o que mais me agradou, vou aguardar se tiver resenhas e conferir, quem sabe se torne uma futura leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie, fiquei curiosa com o segundo livro, pois esta dentro dos temas que gosto de ler.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oii. Os dois me parecem ser bons, mas estou intrigada com a capa de A Estrada, vou aguardar a resenha *-*

    Beijos e bon desafio !!!
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que nunca cheguei a ler um livro vencedor do Prêmio Pulitzer.
    Dos livros citados, A Hora eu não conhecia (apenas o autor) e A Estrada foi o que mais me atraiu muito. Não conhecia o livro, tampouco o autor, mas só a sinopse já foi suficiente para chamar minha atenção, fora que achei essa capa muito atraente. Já quero ler *-*
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, boa leituras a vocês, espero as resenhas em haha

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A Estrada tem livro?!

    não sabia....tem filme né...adorei o filme até quase o final, odiei o final...mas filmes são sempre mais superficiais, vou atrás do livro...

    boas leituras!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Boas escolhas, não li nenhum deles ainda, mas aguardo ansiosa pela resenha de vocês.

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Super legal a iniciativa de vocês... é obvio que os livros devem ter seu interesse, mas eu realmente não me identifico com a leitura, então não pretendo me aventurar nelas... espero que gostem de suas escolhas e eu aguardo as resenhas...Xero!

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    Não sabia que o As horas, era um livro também.
    Ainda não vi o filme, mas quero muito ver.

    beijos

    ResponderExcluir