segunda-feira, junho 27

(Revelação) #20 Um livro com mais de 100 anos


Olá galera,

Hoje nosso tema pode não agradar a todos, livros antigos sempre causam um pouquinho de aversão tipo 'ai a leitura deve ser toda cheio de trejeitos', 'vou me sentir entendiada', 'vou ficar confusa', 'vai ser lenta', mas o tempo passa pessoal e vários livros famosos já estão aí com seus 100 anos, Agatha mesmo daqui a 15 anos seu primeiro livro fará 100 anos o.O
Mas vamos pensar o seguinte, não podemos deixar os livros antigos morrerem só por medo de não gostar, vocês gostariam que os livros que amam hoje sejam desprezados por pessoas que nunca os leram 100 depois? Então vamos ler um livro com mais de 100 anos!

Dani escolheu:
Arsene Lupin, Ladrão de Casacas - Maurice Leblanc
Na minha edição diz que esse livro foi publicado originalmente em 1907, então é lógico que eu usei a desculpa do desafio para ler esse livro que já esta parado na minha estante por pura preguiça, porque sou super curiosa com essa obra desde que assisti Lupin Terceiro e o Castelo de Cagliostro, que eu amo.

Sinopse
A alta sociedade francesa diverte-se a bordo do transatlântico Provence, quando chega a notícia: Arsène Lupin, o ladrão impossível­ de se capturar, viaja disfarçado entre os passageiros. Eis a chance de o Inspetor Ganimard prender o homem capaz de realizar crimes perfeitos e fugas espetaculares. Conto de estreia deste ícone da literatura policial, “A detenção de Arsène­ Lupin”, de 1905, é a primeira das nove aventuras aqui reunidas, revelando um criminoso galante e sedutor, guiado pelo prazer do desafio. Um anti-herói que se dá até ao luxo de ajudar a polícia em casos difíceis. Conheça um oponente à altura de Sherlock Holmes – ou “Herlock Sholmes”, na versão de Maurice Leblanc – e prepare-se para torcer pelo ladrão.

Carol escolheu: 
Frankenstein - Mary Shelley
É um clássico lançado em 1818, tenho uma HQ feita pelo Sergio A. Sierra, e simplesmente me apaixonei, preciso ler o livro agora, não sei porque não fiz na época que li Drácula a uns 15 anos atrás....

A princípio, tratava-se de um pequeno conto sobre um jovem estudante suíço que ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto. Mais tarde, transformado em romance, tornou-se um marco na literatura do gênero. Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental.

E vocês quais livros centenários que já leram e gostaram? Foi algum pro vestibular ou colégio? hehe

20 comentários:

  1. Oiee

    Eu adorei o post!!!
    Não tenho aversão pelos antigos, muito pelo contrário. E sinto falta de posts assim.
    "Frankenstein ", já estava minha lista de futuras leituras, estou com ele na estante. "Ladrão de Casaca" ainda não estava na minha lista, mas adorei a dica e já vou anotar.
    Parabéns pelo post!! Estou adorando seu blog!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Post fantástico! Esse primeiro que você mencionou "Ladrão de Casa", nunca tinha ouvido falar, vou procurar mais sobre ele e poder ler. Seu post está perfeito, que tal novos livros com mais de cem anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou, preparamos mais algumas dicas para sexta-feira, espero que goste ^^

      Excluir
  3. Gostei de Ladrão de Casaca, aguardo a resenha dele viu!
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Tem tantos livros incriveis com mais de 100 anos e que poucas pessoas conhecem. Tbm tenho bastante vontade de ler Frankenstein, e o Dracula tbm, mas ainda nao criei coragem o suficiente... resumindo eh falta de vergonha na cara mesmo. Adorei a ideia da postagem.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Tem um certo estigma com livros antigos, isso é fato. Mas não há como negar, que livros que estão por aí há mais de 100 são bons, caso contrário teriam se perdido no tempo. Dos dois eu conheço e já li mais de uma vez Frankenstein, é um dos meus preferidos da vida. Ela foi muito vem sucedida na escrita desse livro. Eu recomendo pra todas as pessoas, mesmo pra quem não curte o gênero.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não tenho problemas com livros antigos mas parando para pensar acho que não li muitos além dos da Jane Austen e alguns outros no mesmo estilo. Independente da idade, há muitos clássicos maravilhosos que merecem uma chance, basta expandirmos nossos horizontes.
    Amei a ideia do post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ótimo post!!!
    Eu tenho esse certo preconceito com livro antigo, mas só por falta de costume mesmo, já andei lendo algumas obras antigas e são muito incríveis! E o tempo passa bem rápido, olha o HP o tanto de tempo que já tem não é? hahaha
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Nossa, mais de 100 anos é mta coisa.
    Eu confesso que nao fou fça de literatura assim, acho que ate sao bons, mas eu sou mais conteporanea.
    Mas a ideia de mostrar os livros sempre é legal, afinal os classicos nunca ficam velhos.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Que postagem incrível gente, amei saber que a obra possui essa idade toda e além do mais a premissa realmente despertou meu interesse, leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Não tenho muito costume de ler livros antigos, mas agora pelo meu curso da faculdade estou tendo que começar a ler e estou gostando muito, talvez coloque eles dois na lista também.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Gostei da tag e pretendo dar mais chances a livros antigos.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    nossa, não sabia que a publicação do livro do Frankstein é tão antiga assim! Eu sei pensei que era de 1900, não anterior a isso. Nossa, gostei dessa postagem, não sabia dessa data das publicações.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Caramba amei a ideia do post! Livro bom não tem idade!!
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos dois livros!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adorei o post, ainda não li nenhum dos dois mas amei as premissas deles principalmente a do primeiro. Estou tentando criar vergonha na cara e ler Os Miseráveis. Espero que as leituras sejam muito proveitosas. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Livros centenários que li só na escola. Tomara que vocês gostem dos livros e por favor, tragam as resenhas para nós! No momento, tento ler Crime e Castigo, mas é rebuscado demais hahaha

    ResponderExcluir
  16. Não que eu tenha aversão aos antigos, mas o que acontece é que falta oportunidade de ler. Penso que o mais antigo que li foi Os Lusiadas....

    ótimo post!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Sou como a Denise, (comentário acima).
    não tenho aversão, tenho alguns na estante, mas é que as novidades vão chegando e pulando a frente sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie!!! Olha, sou dessas que falam "nooossa, a leitura vai ser arrastada" rsrs. Mas aí vi Frankenstein de Mary Shelley e os olhinhos brilharam hahaha... saudades, pois li já faz 13 anos! É maravilhoso! :)
    Bjão

    ResponderExcluir
  19. Oie
    nossa, que legal, espero poder ler Frankestein alguma hora da minha vida, pois curto esse gênero e é um clássico mega interessante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir