segunda-feira, julho 4

(Resenha) #19 Dexter, A Mão esquerda de Deus

Dexer, A Mão Esquerda de Deus
Jeff Lindsay
Policial
Editora Planeta


Adoro séries adaptadas ou que usa referencias literárias, cinematográficas ou históricas, quando comecei a assistir Dexter não sabia que tinha livro, só fiquei sabendo quando já havia terminado a segunda temporada, no começo pensei, mas será que um livro consegue toda a carga que uma temporada inteira de uma série, e acabei não lendo (sim era uma boba naquela época), mas hoje por causa do Desafio decidi tirar esse atraso.
Tudo isso chamando o Necessitado. Ah, o berro sinfônico as milhares de vozes ocultas, o grito interior do Necessitado, a entidade, o observador silencioso, a coisa fria e quieta, aquele que dança, o Bailarino da lua. O eu que não era eu, aquele que zombava, ria e vinha com sua fome. Com a Necessidade. E a Necessidade agora estava muito grande, muito atenta fria enroscada arrastada rachada ereta e pronta, muito grande, bem pronta... mesmo assim, esperava e observava, me fazia esperar e observar.
O livro é narrado por Dexter Morgan, um perito forense de padrões de sangue da polícia de Maime, e um assassino psicopata nas horas vagas (mas isso é segredo XD) tudo ia controladamente normal na vida de Dex até receber um telefonema de Deb (sua irmã, que sonha em sair das ruas em que trabalha disfarçada entre as prostitutas, e passar para a Homicídios) que o chama até uma cena de crime, chegando Dexter encontra seus colegas da perícia e um deles pergunta porque ele estava lá, já que não havia sangue na cena.

Esse fato desperta tanta coisa em Dexter, seu Passageiro Sombrio (nome que ele dá a seu impulso psicopata) acha aquilo "artisticamente perfeito" e sente uma admiração tão grande pelo "artista" que gostaria de congratula-lo do mesmo jeito que nós queremos encontrar um artista que nós mega, hiper, super como Eu como escritora querer conhecer um autor que escreveu um livro que considerei sensacional, perguntar para ele como fazer isso ou aquilo com mais requinte, em fim trocar figurinhas. Mas ao mesmo tempo ele que ajudar Deb em suas aspirações profissionais, e também tem o código Hary que diz para ele só matar gente que de alguma forma consegui fujir da justiça mesmo sendo um assassino. Isso o deixa muito dividido.
(...)Crianças brincavam na grama bem cuidada. Mamãe e papai faziam churrasco, relaxavam, ou poluíam as cercas de arame, de olho nas crianças. Acenei para todos. Alguns até retribuíram. Eles me conheciam, já tinham me visto passar antes, sempre alegre, dando um grande olá para todo mundo. Era um homem tão gentil. Muito simpático. Não consigo acreditar que tenha feito essas coisas terríveis...
O livro é focado no Dex, afinal são seus pensamentos e atos que acompanhamos e é a suas impressões sobre os outros personagens que nós temos, isso é um dos motivos de eu não gostar de narração em primeira pessoa, mas acho que o Jeff fez um trabalho muito bom, porque ele enfiou o dedo no meu nariz e disse: 'esse é para mostrar com Dexter Morgan vê o mundo', e eu amei. O Dexter do livro é muito mais sarcástico, mais engraçado, (vê-lo embasbacado com seu antagonista, ou tentando entender o amor, é impagável) tem muito mais dilemas com seu Passageiro da Trevas.



Mas, se você quiser ver a série no livro, acho melhor baixar um pouco a bola, todo aquele elenco de apoio (Angel, La Guerta, Masuka) mal aparecem, e algumas personalidade são bem diferentes, só a Deb que continua uma chata, sempre exigindo ou se lamentando, mas os fatos que movem a trama estão todos lá. Confesso que a surpresa final do nosso 'vilão' ao nosso 'mocinho' na série foi bem mais 'artístico' fazer o que, não se pode ganhar todas.
_Droga droga DROGA! _ exclamou Deborah. Chute chute chute.
Era difícil discordar da analise sela da situação.
Indico o livro para os fãs da série, porque vale muito a pena, e para fãs de livros e séries policiais, além de ter altas doses de humor negro.


Antes de terminar preciso colocar a abertura dessa série e falar o como ela tem haver com a personalidade de Dexter, porque ele mostra toda a rotina repetitiva que é manter seu Passageiro das Trevas sob controle.



19 comentários:

  1. Oiee.
    Gostei muito do primeiro livro de DEXTER, que aliás só os 4 primeiros são bons, confia na fé. Porque o treco viajjjjjjjjaaaaa tipo muito depois.
    E na verdade apenas o primeiro livro serviu como base para a série de tv, por isso que muitos personagens mal aparecem.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu adorava o seriado, mas nunca li um livro da série.
    Legal sua resenha, deixou com vontade de comprar o livro para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Daniele, como vai?
    Eu sou completamente apaixonada e louca de vontade de realizar a leitura dessa obra, eu gostei tanto da série Dexter e leria com toda certeza as obras. Amei a sua resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. nossa!!!! li outra resenha esses dias de outro dos livros dessa série, isso só está me deixando cada vez mais curiosa...

    amei a sua resenha!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Gostei muito da resenha! Eu comecei a assistir a serie recentemente e quero conferir os livros depois!! Que bom que gostou tanto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Meu pai falou tão bem da série que fico morrendo de vontade de assistir e também de ler algumas obras a respeito do mesmo. Gostei muito da sua resenha, expôs exatamente o que se passar no livro e já sei o que esperar. Fico feliz que você tenha tido uma boa leitura.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro dessa série? Cheguei a assistir alguns capítulos do seriado, mas depois acabei parando. Quanto aos livros, preciso iniciar a leitura, acredito que vou gostar.
    Bjs!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nunca li os livros e nem assisti a série, mas depois de ver tantas resenhas positivas estou ficando bem curiosa para conhecer melhor a história. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olha tenho amigas que amam tanto o livro quanto a série. Eu não curto não. Kkkk
    Medinho, sou medrosa e essa série me dá medo. :/
    Mas sua resenha esta ótima. Parabens.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Acho que sou um dos poucos que nunca viu Dexter na TV, ou mesmo leu os livros, admito que quero bastante começar a série. Depois da sua resenha, minha vontade de começar a série e complementar com o livro.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Essa série está na fila para ser assistida nem sem há quanto tempo. Depois de sua resenha fiquei muito mais curioso! Fazer isso em breve!
    Sobre o livro: Deve ser ótimo para os fãs como você falou, eu vou ver uma temporada antes de embarcar no livro, assim posso ter uma ideia de se vou gostar ou não. =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi...
    Eu adoro esse gênero de livros e séries. Tenho uma curiosidade muito grande de ler esse livro. Sério que é diferente da série? Imaginava que poderiam ser histórias iguais, mas não tem problema, quero ler da mesma forma haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adoro livros policiais, mas ainda não tive a oportunidade de ler/ver Dexter. Parece ser do jeito que eu gosto: bastante sangue, polícia e investigação. Pretendo ler sim, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu não vi ainda nenhum episódio da série e não li nenhum dos livros, apesar de ter o primeiro na minha estante. A trama e o personagem principal parecem ser bastante intrigantes, mas apesar da vontade sempre fico com preguiça de iniciar essa série. Ainda assim vou dar uma chance, graças à sua resenha que foi bastante animadora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Fico curiosa pra saber se a Deb é tão desbocada no livro quando era na série rsrsrs. Adorei a série, mas nunca me animei em ler os livros. E vc falou do humor negro, isso me deixou com uma pontinha de vontade de ver como é o livro hahahaha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Sabe quando você fica enrolando assistir a série porque quer ler o livro e fica enrolando ler o livro porque tem vontade de ler tudo antes de assistir a série e assim o tempo vai passando e você não faz nem um e nem o outro? Então.
    Sei da história e sou super curiosa em conhecer os dois - livro e série - mas o tempo anda tão curto que nem sei se um dia iria conseguir tirar o atraso.
    Acho que a série consegue muito mais impacto já que no quesito visual ela arrasa. Eu li o quadrinho que saiu pela planeta uns anos atrás e super curti por achar que essa coisa de psicopata-sangue-policial é muito melhor para mim no visual. Isso me faz pensar que irei curtir bem mais a série.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  17. Não consigo ler livros dessa temática, acho que são muito fortes pra mim e acabam não me conquistando. Só consegui ler um livro do gênero até agora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Essa série é bem aclamada, mas ainda não tive tempo para ver. Não sei se leria o livro pois gêneros assim prefiro ver na tela. Fiquei curiosa por ele ser um psicopata e ainda trabalhar para a polícia. Deve ser bem curiosa essa história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Dexter, a série de sucesso que virou livro. Acredita que ainda não vi nem um e nem li o outro? Sempre ouço falar maravilhas, mas ainda não criei coragem para me aventurar neles. Acho que depois dessa resenha não terei mais desculpas.rs.

    ResponderExcluir