quinta-feira, setembro 1

(Desafio #12 Meses de Poe) Agosto - O Coração Denunciador


Olá pessoal

Mais um mês chegando ao fim, ou melhor começando XD, e cá estamos nós cumprindo o oitavo mês de Poe, dos #12 Meses de Poe proposto pela Ana, e dessa vez teremos mais um conto de Loucura e Morte, vamos conhecer.

O Coração Denunciador

Nosso narrador sem nome começa tentando nos convencer que não é louco, mesmo que tudo nos leve a crer que ele é, algo terrível aconteceu com o velho que mora com ele, e foi nosso narrador que causou, então ele nos conta o que aconteceu.

O Velho que vive com ele tem um olho, um olho demoníaco, na opinião do narrador, e todas as noites, a meia-noite, ele vai até o quarto do velho com o objetivo de dar fim aquele olho, até o dia em que a tragédia se completa. Nosso narrador ataca o motivo de seus terrores, mas o alívio momentâneo se transforma novamente em terror quando seus ouvidos são invadidos por aquele som... E agora o que será de nosso narrador?

Dani: Assisti um filme recentemente que adaptou esse conto, que eu ainda não conhecia, o filme é de baixo orçamento, mas gostei bastante da história, e lendo aqui o conto, consegui sentir muito bem essa paranóia do Narrador, algo como, ‘minha vida depende disso’, mas nosso narrador acaba sendo tomado pelo Demônio da Perversidade (desde que li aquele conto, acabo usando o termo para definir várias situações XD), mas aqui ele se chama Coração Denunciador, na verdade existe uma razão bem interessante para o nome, mas não vou falar, leiam o conto que é bem curtinho (na versão que a Ana disponibilizou são só 4 páginas).
Gosto muito desses contos de Loucura e Morte de Allan Poe, eu sempre achei que Poe tem um jeito muito vívido de escrever, as palavras que ele usa evoca um sentimento de paranóia, de tensão, um sentimento que vai crescendo e não tem como parar até a conclusão do conto, quando finalmente soltamos a respiração aliviados. Poe é um gênio!

Carol: Esse conto me lembrou bastante a do Demônio da Perversidade (ainda meu favorito), sabe aquela história de tentar se explicar antes de ter contado o que fez? Esse conto é bem isso, mas o narrador não convence quando ele diz que não é louco, muito pelo contrário, e esse tipo de atitudes me fez pensar em pessoas que fazem coisas do tipo. Conto curtinho e com um final surpreendente!
Confesso que tem um cãozinho velhinho, onde trabalho que já está quase cego, e dá um aflição mirar em seu olhinho ToT.

A arte da nossa capa é do artista Andrew Mar, perfeita para conto!

Até o próximo mês com mais um conto do mestre Poe.
E continuem acompanhado o Desafio de 12 meses de Poe
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

19 comentários:

  1. Até hoje não li nada do Poe, sinto que não vou conseguir aproveitar os contos dele da forma que deve ser, por isso vou adiando.
    Mas ótimo post!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho bem legal o projeto e estou adorando saber mais sobre as obras do autor! Já já termina mais um mês rsrs
    Ainda não li nada do autor e, embora não seja meu gênero favorito, tenho muita vontade de ler suas obras pois conheço muita gente que gosta e só fala bem de sua escrita.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Daniele, como vai?
    Menina ainda não tive oportunidade de ler nenhum conto dele e pode ter certeza que este que tu resenhastes me pegou de jeito e me fascinou, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Muito bacana esse projeto acompanho alguns blogs que estão participando e acho bem bacana esse é um conto do Poe que eu ainda não fiz leitura mais com certeza é mais um para deixa-lo um pouco acima do topo do mundo.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Aah, eu já li esse conto! Eu tinha que apresentar um conto fantástico no colégio, então fazendo minhas pesquisas, encontrei vários do Poe e até que gostei desse, mas para a apresentação acabei escolhendo outro.
    Que o projeto seja um sucesso!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o desafio, senão estaria participando também! Que pena! Esse conto eu ainda não conhecia, mas o achei muito interessante.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá. Não li nada do Poe ainda, tenho muita vontade, mas nunca consigo pegar uma obra dele e ler. Vou tentar ler algum livro dele pelo menos esse ano ou no próximo...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Li poucos contos do Poe, mas me interessei bastante por esse. Gostei de saber que o final é surpreendente.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Heey tudo bem? Gostei muito de saber a opinião de vocês sobre esse conto. Confesso que não gosto tanto do autor, mas já li alguns de seus contos e O Coração Denunciador e O Gato Preto, que acho parecidos, são meus favoritos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi lindas,

    Estou atrasada com os contos desde julho...aff!
    Vou colocar todos em dia até dia 26 que voltam minhas aulas.

    Gostei muitos dos seus pontos de vistas e louca para ler esse conto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniele, sua linda, tudo bem?
    Infelizmente na realidade existem pessoas que dizem ver um demônio na utra para justificar seu assassinato. Não sei se são doentes, psicopatas, mas que dá medo dá. Não sei se é o caso desse conto, se ele realmente é louco ou se é outro motivo. Fiquei bem curiosa, risos... A resenha de vocês ficou ótima!!! E gostei muito desse desafio.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Acho esse desafio que vocês participam bastante legal, pois passei a conhecer novas obras do Poe, o que eu conhecia era bem pouco. Gostei da premissa desse conto e fiquei curiosa para ler. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2016/09/resenha-o-sinaleiro-charles-dickens.html

    ResponderExcluir
  13. Mais um livro do Poe que necessito ler o mais rápido possível. Li dois livos dele e já considero um dos maiores escritores de todo os tempos. Estou acompanhando esse desafio do blog. E boas leituras sempre!

    ResponderExcluir
  14. Oie
    muito legal o desafio, eu tenho bastante curiosidade na escrita do Poe e gosto muito do gênero, quem sabe qualquer hora eu arrisco

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Cara, amei essa postagem!!! Eu amo Poe e porra...adorei saber que vocês estão participando de um desafio de 12 meses, com ele!!!! <3

    Parabéns pela resenha

    Abraço.

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola Dani acredita que ainda não li nada do Poe, além de sair de minha zona de conforto a correria é enorme., gostei da opinião de ambas, me deixou curiosa com esse conto. Dica anotada para eu começar e conhecer mais sobre esse gênero. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Eu sou fã confessa de Poe, e só não participei do desafio porque temi me comprometer com algo para o ano todo, já que o tempo é tão corrido. Mas sempre que leio um post que faça parte do desafio, sinto uma ponta de arrependimento. Adorei o post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Para te falar a verdade, não tive a oportunidade de ler nada do Poe e no fundo ele não faz em nada o meu estilo literário.
    Adorei essa resenha de vocês e o desafio principalmente, um ideia genial.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Oii! Amo de paixão o Poe e seus contos, e por coincidência minha leitura atual é uma coletânea destes rsrs
    Uma pena que eu não tenha conhecido esse desafio, adoraria participar...
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir