segunda-feira, setembro 26

(Resenha) #23 Os Elefantes não Esquecem

Título: Os Elefantes não Esquecem
Autor: Agatha Christie
Gênero: Mistério, Suspense Policial

Desafio #23 Livro de Um Autor que Ama que ainda Não Leu

Olá Galera, seu apaixonada por livros de mistério, devo isso à Coleção Vaga-lume e a Agatha Christie, que veio logo a seguir, por isso digo que ela foi uma das pessoas que me ajudou a tomar gosto pela leitura.

A autora escreveu vários livros, eu li muitos, é tanto livro que hoje não lembro mais direitos quais li e quais não. Mas sei que esse ainda não li, sempre que eu ia em um sebo ou livraria acabava indecisa e levava outro, que eu também amava, só que agora resolvi tirar a poeira de cima e ler Os Elevantes não Esquecem, ainda mais nessa edição linda da Nova fronteira.
Na realidade, a sra. Oliver não era modesta, nem humilde. Achava simplesmente que suas novelas policiais eram bem-urdidas e (no gênero) bem-escritas. Algumas eram melhores que outras, porém seria demais concluir delas que a autora era uma grande dama. Simplesmente tinha uma grande aceitação pública.


Tudo começa quando a Sra Oliver, uma renomada escritora de romances policiais, vai a um almoço onde seria uma das homenageadas, tudo ia na medida do possível, até que uma desagradável senhora vem até a Sra Oliver e pegunta sobre uma das afilhadas sobre um incidente do passado.

Os pais da moça cometeram suicido, e essa mulher queria saber quem tinha matado quem e depois se matado, porque o filho da mulher ia casar com a filha desse casal. A senhora Oliver achou isso um absurdo, mas sabe como é a curiosidade, aquela pergunta ficou remoendo na cabeça da escritora e ela decide que vai descobrir o que aconteceu naquele dia, para isso ela contada o lendário detetive Hercule Poirot, e vai atras de alguns elefantes que viveram naquela época.

E agora? Porque será que essa informação é tão importante para a degradável mulher? O que será que realmente aconteceu no fatídico dia? E os elefantes, será mesmo que eles não esquecem?
- Elefantes? Não, senhor!
- Talvez esteja desapontada com eles - deduziu Poirot.
- George olhou para o patrão com surpresa, concluindo que não era nada fácil conviver com uma pessoa tão bizarra quanto o Sr. Poirot.
O livro tem uma trama bem simples, e a leitura é muito gostosa, é o tipo de livro  para se ler de uma vez só, de preferencia em uma tarde chuvosa ou fria (nyaaa), os personagens mas desenvolvidos são a Sra Oliver, que é a protagonista da história, temos Poirot, que dispensa apresentações, e abrilhanta suas participações ao longo do livro. A sra. Burton-Cox consegue ser bem desagradável, mesmo com uma participação bem pequena, o casal que ela quer separar, não convenceu muito (mas isso não é um livro de romance), e nossas testemunhas (Elefantes) gostei deles, a autora conseguiu colocar um ar de dúvida em seus relatos que ajuda demais no gênero, para tentar segurar o mistério até o fim.

Sobre o mistério, já falei que tento descobrir quem é o criminoso antes do autor nos apresenta-lo? Pois bem não foi diferente aqui, e olha só esse aqui foi bem fácil, já sabia quem era na página 60, só faltava a motivação, tem gente que reclama, ah já sabia quem era o assassino, não sei o que, blablabla, já eu ADORO. A motivação eu também descobri antes da revelação, aliás acho que a revelação foi só para os demais personagens, porque Agatha não economizou nas dicas, só quem estiver realmente distraído não pega a dica no ar.
- Quero lhe pedir um favor bastante difícil - disse Poirot - mas, como é muito importante, precisei vir pessoalmente.
- Depois de tantos anos, ainda é tão importante para o senhor?
Uma coisa que sempre gosto são as referencias, e aqui nós temos algumas referencias a casos passados de Poirot como o Caso dos Cinco Porquinhos, que eu já li e é muito bom, mas é bem de leve e não vai atrapalhar a leitura de ninguém, o único problema para mim foi o seguinte: Sou uma fan-girl do sr. Poirot, e me senti meio como aquele fã do Coringa que foi assistir Esquadrão Suicida e vê que ele só aparece uns 20 min de filme, ou o fã do Neymar que vai assistir um jogo da seleção e ele só entra depois do 2º tempo. Ai ai,

Indico o livro para todos, é uma boa forma de passar um momento leve de descontração entre leituras mais densas.

17 comentários:

  1. Que resenha incrível! É difícil encontrar resenhas tão bem detalhadas como essa!
    Amei e super me deu vontade de ler o livro!
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  2. Arrasou na resenha, vejo poucas tão bem escritas assim, Agatha Christie sendo escrevendo livros fascinantes!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos livros da autora, já li quase todos os publicados aqui no Braisl. Esse eu li faz muito tempo mas gosto muito dele.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Boa resenha.
    Eu amo Agatha Christie. Acredito que foi a primeira autora policial que li.
    Gosto da praticamente todas histórias dela.
    Também sou fã do Poirot hehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não tive contato com a escrita da autora pelo fato de só estar tomando gosto pelo gênero agora, mas já ouvi falar maravilhas de suas obras e sua escrita.
    Fiquei bastante curiosa para saber o que realmente aconteceu naquele dia e porque a senhora tinha tanto interesse acerca dos acontecimentos.
    Qual será a descoberta de Hercule?!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Amei sua resenha, muito bem escrita e até me deu vontade de ler o livro, apesar de não gostar dos textos da Agatha christie. Abraços e Beijos.
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Sou apaixonada pela Agatha, mas ainda não li esse livro :(
    Ótima resenha e ótimo gosto, Agatha Christie e Coleção Vagalume também são meus amorzinhos rsrs
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Fala sério, Agatha Christie! Meu, eu amo demais os livros dela. Já quero ler esse livro, achei a capa muito bem trabalhada. Esse livro é perfeito para ser lido em um final de semana, acho que farei isso e vou atrás de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Daniele, tudo bem?
    Eu estou louca para realizar a leitura desse livro, esse eu não tenho da Agatha, mas super anotei a dica, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Hello! Tudo bem?
    Comprei o box da Agatha Christie e estou louca pra começar a ler.
    Achei as edições especiais perfeitas.
    Não conhecia o livro Os Elefantes não Esquecem, mas ja vi que vou gostar mto.
    Gostei de conhecer mais o livro e os pontos positos dele.
    Vou tentar ler.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu fico mal toda vez que leio uma resenha de livro da Agatha Christie pq eu simplesmente NUNCA li um livro dela! Tem noção? Pior que eu curto suspense policial. Preciso mudar isso urgentemente!
    Adorei a resenha e achei o título engraçado rs. :P
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. oie, não gosto muito da agata principalmente por essa previsibilidade. Mas fiquei curiosa com qual o envolvimento dos elefantes. Mas como uma dica para a tarde chuvosa é bacana mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Acredita quem eu li esse livro da Ágatha e não lembro quase nada do livro.Logo se vê que eu não tenho "memória de elefante".

    Eu também comecei a gostar de mistério com os livros da coleção Vagalume e continuou com os romances da Agatha Christie.

    Gostei da sua resenha

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  14. Eu acho os títulos dos livros da Agatha uma comédia hahahha
    Não conehcia esse e simplesmente amei!!!
    Amo a escrita dela e esse livro entrou na minha lista de fato.
    Sua resenha está super bem escrita, parabenss

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu amo Agatha Cristie mas esse eu ainda não tive a oportunidade de conferir. Como todos os outros, pude ver que esse a leitura é fluída e deliciosa também. Adoro referências a outras obras dela! Mal posso esperar para ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bem?
    Amei sua resenha, muito boa! Conheço a autora, aliás quem não conhece? Mas nunca li nada dela, acredita? Preciso mudar isso e logo. Quem sabe não começo por esse livro?! Dica anotada e parabéns pela resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Essa autora é lacradora, sempre amei os mistérios escritos por ela! Não tinha lido esse ainda, mas gostei bastante da sinopse. Diferente de você, gosto de ter uma baita surpresa ao descobrir o assassino no final, então não faço apostas haha! Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir