quarta-feira, fevereiro 22

(HQ) Nausicaa dos Vales dos Ventos

Nausicaä dos Vales dos Ventos
(Kaze no Tani no Naushika)
Autor e arte: Hayao Miyazaki
Volumes: 7
Publicação: 1982~1994
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Ação
Ler on-line: mangahost


Um milênio se passou desde "OS Sete Dias de Fogo", uma guerra apocalíptica que quase destruiu a civilização humana. Desde então, a terra é coberta com uma crescente "Mar da Corrupção", uma vasta floresta de fungos que segrega miasma venenoso e esporos invasivos, além de insetos grandes e mortais habitam esse lugar.

A fim de lutar por mais terras habitáveis não poluída pelo Mar da Corrupção, o Reino de Torumekia declarou guerra contra o Império Dorok. Nausicaä, princesa e herdeira de uma pequena cidade-estado chamado "Vale do Vento", que prometeu aliança com Torumekia, agora é forçado a se juntar Torumekiano e invadir o Império de Dorok. Esta guerra vai mudar a sua vida e o destino da raça humana para sempre.




Essa é uma história em um cenário pós apocalíptico, onde os humanos destoem o planeta com guerras e poluição acabam com muitos dos recursos naturais de nosso planeta e mesmo 1.000 anos após os dias em que a Terra virou fogo, ela não conseguiu se recurar por completo, as floretas são tóxicas, assim como os insetos, e a maioria deles são de novas espécies gigantes. Mamíferos e aves são raras. Mesmo assim a floresta ou que também é conhecida como "Mar da corrupção" aos poucos está purificando o mundo, absorvendo a poluição. E os humanos... estragando tudo outra vez.

 Nausicaa, cujo nome é inspirado na princesa que ajudou Odisseu da mitologia grega, é uma princesa do pequeno reino do Vales dos Ventos, uma garota independente, corajosa, guerreira e que ama verdadeiramente todos os seres vivos, homens, animais ea natureza.

Quando seu pai é convocado para lutar ao lado do imperador, Nausicaa tem que ir no seu lugar por que ele está extremamente doente e ela é sua única filha viva.

Viajando pelo mundo inteiro ela fica a par das tramas políticas e descobre o grande significado da floresta, ela começa a lutar não mais pelos reis e imperadores e sim pelo planeta e pela floresta. Impossível não admirar a saga da protagonista, ela se assemelha a Jesus. Com o passar dos volumes a história aos poucos vai ficando cada vez mais tensa, melancólica e emocionante.

Hayao Miyazaiki, que viria a ser o diretor do estúdio de animação japonês Ghibli, (do Viagem de Chihiro) além de escrever e desenhar também animou Nausicaa dos Vales dos Ventos, a essência da história é a mesma, porém os acontecimentos são bem diferentes, ele foi gravado em 1984, chegando até o 3° volume.



A editora Conrad chegou a lançar alguns volumes no Brasil, mas não chegou a concluir a série, uma pena, mas ainda bem que alguns fansubs traduziram essa obra prima.

Recomendo pra todo mundo que goste de uma boa ficção científica com plano de fundos complexos e emocionantes.

19 comentários:

  1. Sou fãaaaaaaa do Hayao Miyazaki!!! Box lindo, quero muito!!!

    Grande beijo
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  2. Não curto ficção científica, confesso, mas parece ser excelente para quem gosta! Vou enviar teu link para meu amigo que é doente pelo gênero! hehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    Menina, a fantasia/a ficção que os orientais criam é mágica. Sou muito fã.
    O castelo animado é do mesmo autor?
    Adorei a Nausicaa e sua determinação, e claro, o enredo pós-apocalíptico parece ótimo!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, o filme do Castelo animado é do Miyazaki como diretor, ele se baseou nos livros da Diana Wynne Jones, que são uma fofura. Infelizmente ainda está indisponível nas livrarias =(

      Excluir
  4. Oi, Caroline
    Tão bom quando a série nos empolga com o decorrer dos livros, né?
    Confesso que não me recordo de já ter visto ela. Não faz muito o estilo que costumo ler, mas gostei de sua dica, quem sabe um dia me anime.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa sério que a Conrad parou de publicar? Fiquei bem interessada e adorei os traços <3 Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada parecido com essa obra, mas não acho que eu vá me interessar no momento, talvez em outro. De todo modo, é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  7. Que bacana, nunca li nenhum livro desse género, mas adorei conhecer e achei a história muito interessante e as ilustrações lindas! Vou procurar saber mais sobre!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas não curti muito a premissa. Vou repassar a dica para meu irmão, que adora o gênero!

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro e o enredo traz algo que vemos sempre. Humanos sempre destruindo tudo.
    Gostei da resenha, mas eu não sei se leria no momento.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Eu não costumo ler hqs, mas achei essa bem interessante, proposta bem original. E eu adoro ficção científica, então anotei a dica :D Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ola não conhecia o livro, a capa me chamou muito atenção está linda, com relação ao gênero da leitura não costumo ler, porém a sinopse me atraiu, me fazendo sair de minha zona de conforto. Dica anotada para ler ainda esse ano. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  12. Hello, tudo bem?
    Não conhecia essa obra e fiquei encantada ao saber mais sobre Nausicaä dos Vales dos Ventos.
    Os desenhos tem traços bem bonitos, é o tipo de leitura que gosto mto.
    Uma pena que nao terminaram de publicar, espero um dia poder ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Eu não conhecia essa série, mas não é muito o meu estilo de leitura.
    Imagino que deve ser bem criativo, mesmo assim vou deixar passar.
    Não gosto quando começam a publicação da série e não terminam :(
    Beijos

    Daya

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Depois de ler sua resenha eu parei aqui pra pensar e vi que nunca li um livro com cenário pós apocalíptico rsrs. Esse tipo de leitura, fantasia distópica, não me atrai, então eu fico meio por fora. É engraçado que filmes nessa vibe eu até vejo e curto, mas ler, nunca rolou.
    Que chato que a série não foi concluída, fico p da vida quando isso acontece aqui. Total desrespeito com os leitores. :/

    ResponderExcluir
  15. Adoro distopia e essa até me lembrou um pouco o cenario de the 100 , gostei bastante e alem de tudo as ilustrações são de tirar o folêgo, tem cara de ser uma historia recheada de aventuras

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro mas adorei as ilustrações e o tema abordado. E embora seja algo que vemos sempre, que é a destruição do planeta, acho que é importante batermos sempre nessa tecla. Vou anotar a dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sou apaixonada por HQ e adorei mais essa sua dica! Ainda não conhecia, mas achei as ilustrações maravilhosas e só por isso já me chamou a atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Carol,
    sou amante de uma boa fantasia e essa parece realmente maravilhosa, fiquei surpresa com o ano de lançamento.
    É uma pena que eles não tenham lançado tudo.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir