segunda-feira, fevereiro 20

(Resenha) #30 Alice no País das Maravilhas

Título: Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Gênero: fantasia, comédia, nonsence

Desafio #30 livro que marcou sua infância
Falou em livro de infância, livro que marcou minha vida, ou que me ajudou a me formar com leitora, falou em Alice nos País das Maravilhas, com certeza não foi meu primeiro livro, já tinha lido aqueles livretos de 10 páginas e 3 linhas cada uma, também já lia quadrinhos e livros didáticos. Eu também já era uma garota bem imaginativa, inventava histórias de fantasia, ficção científica e até mesmo terror (vou contar um segredo, eu era uma dessas irmãs mais velhas que contavam histórias para botar medo na irmãzinha XD), então Alice não foi a responsável pelo meu gosto exótico, e provavelmente uma hora ou outra eu ia mergulhar nos livros, mas calhou de ser O Primeiro Livro que eu lembro de ter lido, e foi O Primeiro Livro que peguei em uma biblioteca, por isso ele tem um lugar especial no meu coração.
"Eu adoraria saber quantas milhas caí até agora", ela disse em voz alta. "Eu devo estar chegando em algum lugar perto do centro da Terra. Deixe-me ver. Até aqui eu desci umas 400 milhas, eu acho... (você vê, Alice aprendeu uma porção de coisas na escola e pensou que seria muito boa a oportunidade de colocar para fora seu conhecimento; mesmo não havendo ninguém para  ouvi-la, ainda assim era bom praticar.)

O livro conta a história de Alice que um dia, entediada de ouvir sua irmã ler um livro chato  (afinal um livro sem figuras só pode ser chato XD) começa a devanear sobre margaridas quando vê um coelho branco, beleza um coelho! O Coelho se lamenta dizendo que está muito atrasado, beleza, um coelho que fala, e? Então o coelho tira um relógio do bolso, epa!!! Como assim um coelho com colete e relógio? Alice corre atrás do coelho entra na toca e cai em um buraco, ela cai, cai, cai e cai mais um pouco até aterrissar suavemente em um monte de folhas, ela vê o coelho em um túnel e o segue chegando em uma sala com várias portas pechadas, a partir daí passamos a acompanhar a loucura que se tornou o dia de Alice.

 Em um único dia ela se tornou gigante, minúscula, nadou em um lago feito por suas próprias lágrimas, conheceu um bando de animais falantes, uma duquesa muito feia, uma corte de baralhos com uma Rainha que não pode ver uma cabeça em cima de um pescoço, um gato que aparece e desaparece, joga um jogo maluco, passeia de grifo e participa de um julgamento, não necessariamente nessa ordem.
"Bichano de Cheshire", começou muito tímida, pois não estaria nada certa de que esse nome iria agradá-lo; mas ele só abriu um pouco mais o sorriso. "Bom, até agora ele está satisfeito", pensou e continuou: "Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?"
"Depende bastante para onde quer ir", respondeu o Gato.
"Não me importa para onde" disse Alice.
"Então não importa que caminho tome", disse o Gato.
As vezes eu me peguntava de onde autores como Neal Gaiman ou Douglas Adams tiravam tanta aleatoriedade, relendo Lewis Carrol eu acho que deve ser da água que eles bebem por lá, se bem que uma cultura rica e antiga pode ajudar bastante, ou eles são simplesmente tocados pelas fadas, sei lá.

É uma pena que nossas mente andam tão linear ultimamente, tão quadradinha, que as pessoas tem muita dificuldade de mergulhar em uma grande fantasia, de aceitar o absurdo em nossas vidas, tudo tem que ser perfeito e ordenado, acho que humano é um grande organismo com TOC, ainda bem que existe gente que de vez em quando quebra o padrão criando coisas como Alice no País das Maravilhas.
"Concordo plenamente com você" disse a duquesa; "e a moral disso é 'Seja o que você parece ser'... ou, trocando em miúdos, 'Nunca imagine que você mesma não é outra coisa senão o que poderia parecer a outros do que o que você tivesse sido não fosse ou poderia ter sido não fosse senão o que você tivesse sido teria parecido a eles ser de outra maneira'."
"Acho que entenderia isso melhor", disse Alice, muito polidamente, "se o visse por escrito; assim ouvindo, não consigo acompanhar muito bem"
É claro que amei o livro novamente, me deixei mergulhar se questionar, as vezes me perdi, daí eu falava para mim "Não racionalize" e pronto, como eu ri com o diálogo com a Duquesa, gente! Alice acabou ganhando muito status especialmente depois de Matrix, todo mundo tenta encontra sentidos escondidos atrás de tanta zoeira, mais gente as crianças são assim, (ou eram sei-lá) seus carrinhos voam, suas armas dão tiros de gosma, não tem nada demais nisso.

Tem críticas no livros? Eu acho que sim, que ele deve ter alfinetado a nobreza, a igreja e a sociedade inglesa, isso é meio que regra ao escrever, mas não acho que tenha sentidos metafísicos, psicológicos ou conspiratórios como algumas pessoas acham.

Para falar a verdade eu vejo justamente a Verdade em algumas passagens, quantas vezes nos pegamos em várias discussões sobre o Nada? Quantas vezes discutimos sem perceber que as duas pessoas estão concordando sobre o assunto em questão? E a fúria decapitante, "sou contra o partido, produto, o que quer que seja" e as redes sociais e politicamente corretos gritam em uníssono "CORTEM-LHE A CABEÇA"
O Coelho branco pôs os óculos. "Por onde devo começar, por favos, Majestade? perguntou.
"Comece pelo começo," disse o Rei gravemente, "e prossiga até chegar ao fim; então pare."
Indico para todos, especialmente para os mais jovens, também indico para que quer rir muito com situações insólitas, mas leiam sem racionalizar, vocês vão se divertir e viajar muito.

21 comentários:

  1. Esse livro contém uma história maravilhosa que toda criança deveria ler um dia. É tão incrível, divertido e contém um pouco de loucura que só os personagens desse livro nos proporcionam. Ótima resenha, me fez relembrar minha infância louca e divertida haha,bjss!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito desse livro, mas é uma questão minha mesmo. Não consigo gostar, apesar de achar tudo incrível, nunca conseguiu me conquistar ao ponto de ser um dos melhores clássicos que já li. Tenho gostado muito mais das releituras baseadas nele do que dele em si... vai entender né? E nem gosto de releituras também, mas as que tenho lido tem me agradado muito, muito mesmo...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Legal! Sempre quis ler Alice no País das Maravilhas.
    Vou por na minha fila de leitura!

    Beijos meninas!
    Hugo,
    Raposa Cultural

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu adoro a história da Alice e li uma versão clássica também. É realmente lindo e melódico a forma Lewis Caroll conta a história e lendo sua resenha bateu uma nostalgia imensa dessa obra.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Alice é um marco na infância de muita gente, mas eu só li depois de adulto, Então não pesquei a fantasia, mas captei e adorei as metáforas contidas em cada aventura e personagem.
    Resenha muito boa viu!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola Alice é um clássico que encanta a muitos anos, jovens, crianças e confesso que assim como você esse livro marcou minha infância, como o filme e desenhos. Como não se encantar por essa história?. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca li o livro? Mas claro que já vi tanto o filme original quanto a ultima edição dele, acho muito interessante como foi construída a história na época em que foi escrita. Adorei sua resenha, parabéns pelo seu trabalho. Me deu até vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aaaah eu sou apaixonada por Alice no País das Maravilhas, tem tantas edições maravilhosas por aí que eu quero muito comprar, fica difícil escolher! E é uma história incrível e pra todas as idades, entendo seu amor! Linda resenha ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Alice é Alice! Esse livro é realmente incrível, que gostinho de infância, que nostalgia... adoro! Mais do que indicado mesmo. deu até vontade de ler novamente. Dei risada aqui, sobre a água, com certeza era a água. kkk

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dani.
    Adorei a sua resenha de hoje.
    É tão gostoso relembrar livros que marcaram a nossa infância!!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Olá linda,

    Eu já acho bem contrário haha...Lewis sempre foi um autor de escritas enigmáticas e como adorava Matemática, Metafísica e Física colocou em alguns elementos do livro, objetos que remeteriam as temáticas que gostava, como, o relógio que fala da nossa mania de nunca ter tempo para nada, a obsessão por perfeição e exatidão da vida. O livro é simples para as crianças que desconhecem essas ciências e a história do autor, mas para os adultos nunca passará de uma mera criança perdida num mundo diferente do dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu ainda não li esse livro acredita? Mas tenho ele aqui há um tempo... Claro que conheço a história e seus personagens, mas não cheguei a conhecer a escrita do autor e se ela for no estilo Gaiman, vou demorar um pouco para pegar o tranco...
    Gostei da sua resenha e de saber que continuou empolgada com a obra!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Amo a história da Alice, é uma das minhas favoritas da Disney. Sua resenha ficou ótima.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Pra mim, Alice é a loirinha da Disney! hahaha só vim saber que ela não era um personagem da Disney um dia desses, tenho vontade de ler esse clássico, mas não agora... Lendo sua resenha, resolvi puxar na memória quais foram minhas primeiras leituras...

    ResponderExcluir
  15. Não li esse livro quando criança e depois de adulta tentei ler em inglês... Surtei, rs, talvez porque em inglês seja mais difícil pra mim não racionalizar... Na verdade não tinha pensado nisso até você dizer pra não fazer isso, o que me convenceu a fazer uma nova tentativa em português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sério? Já estava separando até os áudio books pra mim ler tentar ler ela em inglês, tbm nunca li Alice, e acho que vai ter q ser em português também XD

      Excluir
  16. Olá.

    Eu já assisti o filme desse livro, mas ainda não li a obra do autor. Parece ser bem divertido e inteligente. É uma obra de tirar o fôlego, sem sombra de dúvidas. Fico feliz que você tenha gostado e espero ler em breve.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Realmente não tem como coisa melhor do que ler livros que marcaram a nossa infância e que até hoje possuem um lugar em especial em nossos corações e vida, fiquei feliz por trazer, ainda não tive oportunidade de ler, mas pretendo.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu nunca li esse livro, acredita? Tenho muita curiosidade, mas sempre acabo deixando de lado. Adorei a sua resenha, porque me deixou com mais vontade de conferir a obra, espero que eu adore!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Ah, adoro essa história!!! Lembro que fiquei encantada com a aventura super diferente a qual fui apresentada, nunca tinha lido nada do gênero até então. Recomendo para todo mundo também, mesmo que já seja adulto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii.
    Eu preciso muito ler Alice, um dos livro que são super comentados até hoje e que inspirou várias adaptações, já tem um tempinho que estou de olho nele, mas ainda não tive oportunidade de fazer a leitura.
    Adorei a resenha.
    Bjs Mary.

    ResponderExcluir